Fortnite, Doritos, Lojas Renner e Travis Scott: os games são novos canais de comunicação entre marcas e as pessoas

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
3 min

As plataformas gamers são os ambientes da vez para ações de marketing e geração de conteúdo

Se você acompanha as redes sociais, mesmo sem ser um gamer, a Ação de Doritos Rainbow no jogo Fortnite, deve ter chegado até você: a marca da PepsiCo fez uma releitura e simulação de pontos turísticos da Avenida Paulista e marca a edição da Parada LGBTI+ online.

Mais um ano em isolamento social, a marca criou uma experiência digital com o objetivo de informar e proporcionar experiências aos consumidores da Doritos no universo gamer, a partir da releitura e simulação de pontos turísticos e marcos históricos relacionados à causa. O jogo ficou disponível para o público durante o mês de junho, considerado o mês de Orgulho LGBTQIA+.

Essa não é a primeira marca a buscar o caminho da inovação no relacionamento digital com gamers. A Lojas Renner criou uma loja virtual no Fortnite, com acesso gratuito e ilimitado, a atrações criadas especialmente para esta experiência, como os dez minigames (“O chão é lava”, “corredores coloridos”, “pisos instáveis” e outros). O cenário projetado é o mais próximo possível de uma verdadeira loja da Renner e conta até mesmo com o Encantômetro, terminal eletrônico que existe em todas as lojas físicas da varejista e que os consumidores usam para avaliar sua experiência de compra.

Além disso, QR Codes estarão espalhados pela loja, direcionando o público para seções do e-commerce da marca: feminino, masculino e infantil, por onde os interessados podem fazer suas compras.

RennerPlay

Ambientes metaversos

Primeiramente, vamos desfazer o mito do jogador nerd. O estereótipo caiu por terra faz algum tempo: o estudo PGB 2021 mostra que o público é diversificado, sendo mulheres a maioria entre a comunidade gamer no Brasil, de classes sociais baixas e médias, e faixa etária ampla (de 16 a mais de 50 anos, como mostra a figura ao lado). Portanto, com um público tão amplo, faz sentido que as marcas tentem alcançar essa fatia de mercado em seu “habitat natural”, os jogos.

Report da Pesquisa Game Brasil – PGB 2021 (Crédito: Reprodução Update or Die)

Sabe quem também apostou em digital experience? O rapper Travis Scott. Ele fez um show em abril de 2020, que foi apontado em um report da Newzoo, plataforma de análises de jogos eletrônicos e pesquisa de mercado, como um case mundial, tendo arrecadado cerca de US$ 20 milhões e recorde de jogadores simultâneos na plataforma. “O público do show foi de 12,3 milhões de jogadores. Quando pegamos aquele show histórico dos Stones em Copacabana, tivemos 1,2 milhões de pessoas. São mais do que 10x mais”, diz Bruno Oliveira, professor de marketing digital para e-commerce da EBAC, Sócio e co-fundador da CTRL.365 e AdsPlay.

Travis Scott and Fortnite Present: Astronomical (Full Event Video)

Estamos presenciando a expansão das plataformas gamers como ambientes metaversos para ações de marketing e geração de conteúdo. “E tudo isso gera mais canais de comunicação entre as marcas as pessoas. Pessoalmente, acho que os games já são a próxima grande mídia. Assim como jornal, rádio, TV e internet, game é algo que toda marca tem que usar. Aliás, a indústria está tão grande que se a gente somar Hollywood com a indústria de esportes americana, games ainda é maior”, comenta o professor.

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Marketing e gestão de projetos de e-commerce

Domine as ferramentas e estratégias para alavancar as vendas em grandes lojas virtuais e marketplaces. Baseada nas melhores práticas e exemplos do mercado como Magalu, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, aprenda a planejar, criar e gerenciar um plano de e-commerce marketing eficaz para uma grande marca, startups ou para o seu próprio negócio.

26 horas
12x de
R$ 305,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.666
R$ 6.110
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min