O que é o brainstorming e como fazer: técnicas e exemplos

Última atualização
02 maio 2024
Tempo de leitura
8 min
O que é o brainstorming

Para sair do bloqueio criativo, use o método do brainstorming e fomente sua criatividade.

Ter um bloqueio mental é comum. Se você se comprometeu com um projeto que requer um esforço criativo extraordinário, mas ao procurar novas propostas que sejam pouco convencionais dá aquele branco, não se preocupe: convide a sua equipe, utilize técnicas de brainstorming e comece a anotar as soluções engenhosas.

Fonte: Burst

O que é o brainstorming?

Se você já se perguntou para que serve o brainstorming, ou “chuva de ideias“, aqui vai a explicação: esta é uma técnica para gerar ideias novas, espontâneas e criativas, com a finalidade de solucionar algum problema proposto.

Este método foi desenvolvido em 1939 por Alex Osborn, executivo de publicidade. Em seu livro Your Creative Power, Osborn destaca que o sucesso depende do poder criativo, não somente na área de negócios, mas também em todas as outras esferas. Por outro lado, aponta que a criatividade frequentemente acaba sufocada porque as pessoas envolvidas no processo criativo rejeitam rapidamente as ideias inovadoras. Segundo ele, todos têm o potencial para desenvolver habilidades criativas.

Regras do brainstorming

Apesar de ser um método eficaz, sem uma ordem, ele pode se tornar um exercício sem fim, que corre o risco de desviar-se do objetivo principal. Para que o método funcione, é necessário seguir algumas regras básicas.

  • É preciso explicar o formato e designar um coordenador

É importante que os participantes conheçam o formato em que essa prática é realizada e que haja um coordenador. Dessa forma, evita-se uma organização ruim ou equivocada, tendo todos a oportunidade de participar.

  • São determinados o objetivo, a duração e o número de participantes

Uma sessão de brainstorming está destinada a alcançar um objetivo. Este pode variar, dependendo das necessidades da empresa, que vão desde resolver um problema de produção até inventar um novo produto. Para não desperdiçar tempo, é preciso estabelecer uma duração e um número de participantes em cada sessão.

Fonte: Burst

  • Não há lugar para as críticas

A intenção da chuva de ideias é ativar a criatividade dos participantes. Cada membro da equipe deve evitar criticar ideias e deve estar disposto a escutar e entender o raciocínio dos outros.

  • O lema da sessão é: anotar, agrupar, revisar

Recomenda-se anotar ideias e visualizá-las, por exemplo, em um quadro branco. Várias ideias podem ser agrupadas para acrescentar mais detalhes. Desse modo, será mais fácil encontrar a melhor proposta ou resolução.

Técnicas principais do brainstorming

Existem várias técnicas que ensinam a como fazer um brainstorming. Entre as mais populares estão:

1. Direto

Um dos métodos mais básicos e mais simples: os participantes, em rodadas, oferecem a maior quantidade possível de ideias. Na primeira rodada, todos os membros da equipe trocam ideias e as anotam em um caderno ou folha de papel. Já a segunda rodada serve para falar de cada ideia detalhadamente.

2. Mapa mental

O mapa mental ajuda a organizar as propostas de cada participante e visualizá-las. No centro é colocado o problema ou objetivo, e as ideias que surgem se convertem em ramificações. Cores, formas e outros elementos visuais são aplicados à vontade para aumentar a criatividade e ajudar a memorizar a informação.

Fonte: Burst

3. Robin Round

É outro tipo de discussão em rodadas. A cada rodada, é selecionado um membro da equipe, que vai expressar sua ideia. Em seguida, essa ideia será analisada por cada membro; desse modo, cada um dos participantes poderá expressar suas sugestões e pensamentos. Este método incentiva os membros tímidos ou menos participantes da equipe a falarem abertamente, evitando também que as pessoas mais ativas se apoderem da sessão.

4. Estrela

Este método de perguntas básicas ajuda a criar mais temas de discussão e envolver mais membros do grupo. É desenhada uma estrela, e em cada ponta é colocada uma pergunta aberta, que os participantes devem responder durante a sessão:

  • Quem?
  • O quê?
  • Onde?
  • Como?
  • Quando?
  • Por quê?

5. Brainwriting (escrita de ideias)

Seguindo este método, os participantes compartilham suas ideias por escrito em lugar de expressá-las em voz alta. Cada participante anota sua ideia em um papel dentro de um tempo determinado e, em seguida, passa para o seguinte participante. O membro seguinte da equipe pode desenvolver a ideia oferecida ou propor uma nova ideia. Esta técnica é mais controlada e metódica, uma vez que permite que todos os membros participem de forma equivalente. É bastante eficaz para pessoas introvertidas e tímidas.

6. Role storming

A técnica de role storming requer que os participantes se coloquem um no lugar do outro. Dessa forma, conseguem pensar na solução de um problema de maneira mais criativa. Podem até assumir a identidade de uma celebridade ou de um personagem da cultura popular que todos consigam reconhecer.

7. Teletransporte

Parece o role storming, porém, neste caso, os participantes devem imaginar que estão em outra época, em outro continente ou até mesmo em outro planeta. A técnica ajuda a ver o problema de outro ângulo e oferecer soluções inesperadas.

8. Gordon

Neste método, os participantes não sabem exatamente de que consiste o problema. Apresenta-se um caso parecido e procura-se uma solução. À medida que a sessão vai avançando, os participantes precisam descobrir mais detalhes, fazer perguntas, dar sugestões e investigar se a situação é real para encontrar mais ideias e soluções.

Com o advento da pandemia e a popularização do trabalho remoto, o brainstorming online chegou a ser uma boa opção, especialmente para as pessoas introvertidas, já que podem expressar ideias com maior liberdade. Para fazer um brainstorming online, é utilizada uma variedade de serviços, como o Zoom, Google Meet, WhatsApp e Telegram. O modo videoconferência também permite gravar todas as ideias apresentadas na sessão.

Vantagens e desvantagens da chuva de ideias

Fonte: Burst

A chuva de ideias se transformou em um método muito comum em setores onde um fluxo constante de ideias frescas e inovadoras é relevante para o mercado – por exemplo, no marketing, publicidade e vendas. Antes de aplicar este método, é importante considerar as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  1. Fortalece a colaboração entre os membros da equipe e cria um ambiente participativo;
  2. Aumenta a produtividade da equipe e ajuda a buscar soluções para um problema proposto;
  3. Melhora a comunicação dentro da equipe, uma vez que os participantes devem escutar e levar em conta as propostas dos outros antes de selecionar as mais convenientes;
  4. Promove a geração de ideias inovadoras, pois evita as críticas rigorosas que impactam negativamente na contribuição criativa dos membros.

Fonte: Burst

Desvantagens:

  1. A busca de ideias tem um caráter espontâneo, que não implica na análise profunda de toda a informação e não garante que, ao final, a melhor ideia seja a selecionada;
  2. Apesar de que evitar as críticas seja um dos objetivos principais, os participantes podem se sentir vulneráveis ao expor suas ideias publicamente. O instinto de autopreservação costuma condicionar o espírito criativo;
  3. Pode incentivar a falta de comprometimento profissional, dado que um integrante pode se apoiar no trabalho de outros, sem realizar suficientes contribuições pessoais;
  4. É difícil estabelecer a autoria de cada ideia em particular, e podem surgir disputas sobre quem foi o primeiro a sugerir as ideias. No entanto, deve-se levar em conta que a chuva de ideias é um processo coletivo.

Apesar de ter debilidades, o brainstorming é uma prática eficaz, que qualquer equipe, grupo ou organização pode usar a seu favor. O importante é saber utilizar e integrar as técnicas adequadas para chegar a ideias bem-sucedidas.

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