Para ficar de olho: conheça o UGC Creator

Última atualização
18 out 2023
Tempo de leitura
7 min

Essa é uma nova função para a produção de conteúdo de marcas e que promete ressignificar o trabalho dos creators.

O termo user generated content (UGC), ou conteúdo gerado pelo usuário, é relativamente comum às pessoas que trabalham com comunicação e marketing. É um tipo de conteúdo feito por fãs de uma marca ou pessoas que realmente gostaram do produto ou serviço que utilizaram. Em resumo, são conteúdos (vídeos, fotos ou textos) publicados por consumidores e utilizados pelas marcas como uma estratégia competitiva.

Outro conceito muito comum na área de marketing é o de creator, ou criador de conteúdo. Aqui, os conteúdos produzidos para uma marca geralmente são parcerias entre a empresa e o criador de conteúdo, onde na maioria das vezes são pagas ou com algum tipo de benefício para o creator. Aqui na EBAC mesmo, temos um exemplo super legal desse tipo de parceria:

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Публикация от Marieli Mallmann (@marielimallmann)

Mas há um novo termo ganhando cada vez mais espaço na internet e que está deixando algumas pessoas confusas: o UGC Creator, ou criador de conteúdo gerado pelo usuário.

A confusão está no fato de que creators recebem algo em troca para falar de marcas, enquanto os UGCs são feitos de forma espontânea, o que faz com que a junção das duas coisas pareça incoerente.

Então, resolvemos entender melhor o que significa esse novo termo e explicar tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é UGC Creator?

O UGC Creator possui características dos conceitos de creator e de UGCs, mas sua atuação vai além e possui algumas diferenças essenciais para determinar o papel desse tipo de criador de conteúdo.

Creator vs UGC Creator

Quando falamos sobre creators, as marcas buscam por esses criadores de conteúdo para poder apresentar seus produtos e serviços para a audiência dessa pessoa, como acontece com creators como Nátaly Neri, Lucca Najar, Ana Clara, Marieli Mallmann e muitos outros. Assim, a empresa pode utilizar o engajamento e influência desses creators para atingir novos públicos.

Para marcas, há uma grande importância em utilizar creators como parte do seu plano de comunicação. Afinal, vemos cada vez mais comprovações de que essas pessoas possuem grande potencial de influência na decisão de compra de seus seguidores. Por exemplo, o relatório Building Better Connections da Nielsen (2022) aponta que cerca de 71% dos consumidores dizem confiar na opinião de influenciadores e creators.

Mas, diferente dos creators tradicionais, o UGC creator não precisa ter milhares de seguidores e uma grande audiência. Isso acontece pois, no caso do UGC creator, o que importa é apenas a qualidade do conteúdo que a marca irá receber para postar em suas próprias redes sociais, não sua audiência.

Apesar de ser um tipo de criador de conteúdo que não necessita de uma grande audiência, já há alguns perfis explicando o que é essa tarefa e contando como é o dia a dia de UGC creators, como UGC by Jenna, Tara Christina e Salha.

Na maioria das vezes, o UGC Creator sequer publica o conteúdo produzido em suas próprias redes sociais. Em muitos casos, o material é enviado diretamente para a marca, para que ela decida quando e como fazer a publicação.

Por isso, podemos dizer que o creator tem seu valor pelo poder de “conversar” com audiências que, muitas vezes, as marcas por si só não conseguem, produzindo conteúdos de qualidade para pessoas que valorizam o que eles falam. Enquanto o UGC creator tem o seu valor na qualidade do conteúdo que produz, mas não é dependente de uma audiência.

UGC vs UGC Creator

Em ambos os casos há uma pessoa que não é parte da empresa produzindo um conteúdo sobre um produto ou serviço de uma marca.

Mas, o UGC “tradicional” parte do princípio de ser um conteúdo produzido de forma espontânea por um usuário de redes sociais, sem nenhum acordo feito previamente com a marca.

Exemplo de UGC (Fonte: Later.com)

Já o UGC creator é contratado para produzir conteúdo para a marca, sendo remunerado pelo seu trabalho. Em alguns casos, esse creator sequer é um cliente da marca, mas recebe seus produtos para fazer fotos e vídeos e produzir o material que a empresa deseja.

Oportunidade para marcas

A compreensão do conceito de UGC Creator fica ainda mais clara quando pensamos nas oportunidades que ele gera tanto para marcas quanto para criadores de conteúdo.

Para ganhar espaço nas redes sociais e se fazer presente no dia a dia do seu público-alvo, é preciso que as marcas tenham uma produção de conteúdo para redes sociais constante e com a periodicidade adequada para o seu segmento.

Porém, muitas empresas possuem certa dificuldade em manter essa produção constante e com qualidade. E esse problema pode envolver desde falta de profissionais em sua equipe de marketing, até a falta de recursos técnicos para diferentes tipos de produção.

Portanto, poder contar com produções feitas por UGC Creators, que entregam materiais de qualidade e prontos para serem compartilhados, é uma excelente oportunidade para que as marcas se mantenham presentes nas redes sociais e com conteúdos diferenciados.

Oportunidade para criadores de conteúdo

Por outro lado, para creators há a oportunidade de produzir conteúdo de marca, receber um retorno financeiro para isso, sem a necessidade de ser um influenciador que deve construir e manter uma grande audiência para ter parcerias com marcas.

Com isso, a pessoa que cria conteúdo pode manter o foco apenas na criação para marcas, com materiais de qualidade. Isso elimina a pressão de possuir um tema central para seus conteúdos e construir uma comunidade que se identifique com você.

O mercado de trabalho para o UGC Creator

Apesar de ser algo recente no mercado de produção de conteúdo, notamos certa similaridade entre UGC creators e freelancers produtores de conteúdo, que trabalham com demandas pontuais recebendo por um conteúdo específico ou um pequeno pacote de conteúdos, mas sem contratos fixos ou exclusivos com as marcas.

Um dos mercados mais promissores para UGC Creators no momento é os Estados Unidos, com marcas explorando cada vez mais esse tipo de produção de conteúdo. Analisando a #ugccreator nas redes sociais, já é possível encontrar diversos relatos de creators que faturaram acima de 2 mil dólares em um mês criando conteúdo para marcas.

Essa é uma tendência de produção de conteúdo que ainda não é muito forte no Brasil, mas isso não quer dizer que não teremos creators brasileiros entrando nesse movimento.

O ponto chave da parceria com UGC creators é a entrega de produtos para que eles possam produzir seus conteúdos. Portanto, este pode ser um mercado sem fronteiras e com grande potencial de crescimento.

A evolução desse novo modelo de criação de conteúdo é um sinal de que esse é um mercado em constante desenvolvimento e, quem trabalha na área, deve estar sempre atento às novas oportunidades.

Página inicial / Marketing
Michele Lopes

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