O que é CRM?

Última atualização
26 ago 2023
Tempo de leitura
7 min
O que é CRM

Aprenda como os sistemas de CRM podem melhorar as relações com seus clientes.

CRM Marketing

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Aprenda a desenvolver réguas de relacionamento e comunicação eficazes para fidelizar, rentabilizar e reter seu público mais valioso em diferentes canais, além de criar listas de transmissão e conduzir testes A/B. Descubra com as estratégias de CRM como aumentar a lucratividade da sua carteira de clientes a longo prazo e sem precisar fazer grandes investimentos.

4 meses
12x de
R$ 322,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.870
R$ 6.450
Inscreva-se no curso

Uma gestão de informação eficiente é fundamental para administrar bem uma empresa. As ferramentas que antes eram usadas para armazenar os dados dos clientes hoje em dia são vistas como antiquadas. Estamos falando de ferramentas como agendas, correntes de e-mails, arquivos do Excel, entre outros.

Esse modo de trabalho só funciona para marcas pequenas, com poucos clientes. À medida que a empresa cresce, a gestão manual da informação vai ficando complicada. Para resolver esse problema, foram criados os sistemas de gestão de relacionamento com os clientes (CRM, do inglês Customer Relationship Management). Neste artigo, vamos explicar do que se trata, quais são seus benefícios e como eles funcionam.

O que é CRM e para que serve?

O sistema CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é uma ferramenta tecnológica que permite armazenar e administrar informações sobre seus clientes passados, presentes e potenciais. Esses dados podem incluir: nome, endereço, e-mail, número de telefone, país, idade, gênero, entre outros.

O sistema oferece diversas fontes de contato com o cliente: redes sociais, publicidade, e-mails e chamadas telefônicas. Você pode classificar, analisar e aproveitar as informações obtidas dessas interações de acordo com as necessidades da sua empresa. Por exemplo, classificar os clientes por funil de vendas, obter novos leads, medir resultados e criar relatórios que ajudarão a melhorar o desempenho.

Além disso, o CRM permite que os diferentes departamentos da sua empresa trabalhem em conjunto para melhorar o atendimento ao cliente, identificar desafios, otimizar processos que impulsionam o crescimento e aumentar a rentabilidade da empresa.

Fonte: Unsplash

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Existem duas formas de gerenciar os recursos de uma empresa: o CRM e o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais ou, em inglês, Enterprise Resource Planning). Vamos ver em que pontos os dois se diferenciam.

CRM ERP
  • Sua função principal é melhorar os resultados da equipe de vendas, que está em contato direto com o cliente.
  • É um sistema que busca melhorar a coordenação de todos os processos internos de uma empresa, com o objetivo de otimizar recursos e planejamento.
  • Sistematiza as informações de clientes, ajudando todas as equipes que têm acesso ao seu perfil a conhecerem melhor o cliente e proporcionarem um atendimento personalizado.
  • Conecta-se ao fluxo de informações (já que gerencia o armazenamento, a produção, a contabilidade, etc.), tornando-se uma fonte importante de dados para todos os departamentos.
  • Permite visualizar em que etapa do processo de venda um lead se encontra e criar um plano de ação para garantir melhores resultados.
  • Foca principalmente na produtividade da empresa e acompanha suas operações financeiras.

Como funciona o CRM?

A função principal de um CRM é organizar e automatizar os processos de marketing e vendas de tal maneira que as equipes possam desempenhar suas tarefas de forma eficiente.

  1. Primeiro, é preciso determinar um funil e criar os KPIs que medirão a eficácia da estratégia de marketing.
  2. A equipe de marketing implementa a estratégia para atrair o público-alvo.
  3. Os usuários interessados no produto ou serviço deixam seus dados.
  4. A equipe de vendas começa a trabalhar com a base de dados: faz ligações, envia mensagens e responde e-mails.
  5. De acordo com a resposta do usuário, o gerente de vendas começa a movê-lo pelo funil etapa por etapa, até alcançar a venda. Se a pessoa perder o interesse e a venda não for concluída, a solicitação é encerrada.
  6. Uma vez concluído o processo, é hora de avaliar o desempenho da estratégia e das equipes. Verifica-se se os KPIs escolhidos eram suficientes, se são necessários mais dados do usuário e se o trabalho direto de um gerente com esse lead foi desenvolvido corretamente.

Tipos de CRM

Por função principal

  • Operacionais: Focam em criar estratégias interativas, automatizar processos e medir o nível de satisfação dos clientes.
  • Colaborativos: Analisa a interação com os clientes nos canais de comunicação que a empresa possui. Suas métricas ajudam a melhorar o relacionamento direto com os usuários.
  • Analíticos: Este tipo de CRM ajuda a analisar estratégias, identificar tendências, classificar os clientes e criar planos de ação de acordo com os objetivos de vendas.

Por tipo de acesso

  • Local: Também conhecido como On-Premise, é um CRM que armazena informações em um servidor físico localizado na própria empresa. Requer a instalação de software e uma equipe de profissionais de TI para manutenção.
  • Nuvem: Este CRM armazena todas as informações online, portanto, não requer a instalação de nenhum software. Toda a manutenção é feita remotamente

Vantagens e desvantagens

Vantagens Desvantagens
  • Centralização das informações sobre todos os clientes.
  • Se você tem um CRM na nuvem, não será capaz de usá-lo sem ter uma conexão estável em seu local de trabalho.
  • Coletar feedback dos usuários para analisar e implementá-lo em seus produtos ou serviços.
  • O CRM exige um investimento inicial bastante alto. Além disso, pode gerar custos extras se você quiser personalizar algum serviço.
  • Informação sobre em que ponto da jornada de compra se encontra o usuário, para decidir a melhor abordagem.
  • Você precisará treinar sua equipe para que saibam como lidar com o CRM.
  • Processos mais claros e eficientes, uma vez que as tarefas estão organizadas por ordem de prioridade.
  • Capacidade de avaliar o desempenho de estratégias, campanhas de marketing e equipes de trabalho com base nas métricas fornecidas pelo sistema.

 

Fuente: Unsplash

Exemplos de CRM

Holded:

É uma ferramenta focada na otimização contábil e na administração financeira. Com este CRM, você poderá:

  • Conectar leads aos departamentos de faturamento, contabilidade, inventário, projetos e recursos humanos.
  • Criar fluxos personalizados.
  • Gerar relatórios automáticos.
  • Manter o melhor controle de projetos com ferramentas de visualização.

Hubspot:

É uma das plataformas CRM mais conhecidas. Ela oferece ferramentas de análise web, marketing de conteúdo em redes sociais, gerenciamento de páginas web e serviços de SEO, buscando potencializar o crescimento da sua empresa.

Em 2014, a empresa lançou seu CRM gratuito, que permite criar projeções de receita, medir o nível de produtividade e determinar oportunidades de melhoria. Ele pode ser integrado com o Gmail, G Suite e o Microsoft Office para Windows, entre outros.

amoCRM:

Este CRM centraliza as suas comunicações com o cliente. Você pode contatá-lo por meio de ligações telefônicas, SMS, mensagens no WhatsApp ou e-mails. A plataforma também possibilita coordenar campanhas de mensagens em massa ou de e-mail marketing. Consulte o histórico de interações com cada cliente e meça o desempenho da sua equipe com base em relatórios semanais.

Fonte: Unsplash

Para levar em consideração

A forma como você gerencia a informação é tão importante quanto a estratégia que você utiliza para obtê-la. Você não saberá o que fazer com os dados coletados se não os organizar da forma mais adequada. Para fazer isso, é essencial que você aprenda a lidar com ferramentas como o CRM.

Ao longo do nosso curso online de CRM Marketing, você vai aprender a desenvolver réguas de relacionamento e comunicação eficazes para fidelizar, rentabilizar e reter seu público mais valioso em diferentes canais, além de criar listas de transmissão e conduzir testes A/B. No curso, você também vai descobrir estratégias de CRM sobre como aumentar a lucratividade da sua carteira de clientes a longo prazo, sem precisar fazer grandes investimentos. Conheça o nosso curso!

Você sabia? Toda a semana a EBAC realiza eventos online que são gratuitos e abertos ao público sobre diversas áreas. Então, se você quer ficar por dentro de assuntos que estão em alta dentro do universo do marketing, não perca os nossos webinars. Aproveite!

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

CRM Marketing

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Aprenda a desenvolver réguas de relacionamento e comunicação eficazes para fidelizar, rentabilizar e reter seu público mais valioso em diferentes canais, além de criar listas de transmissão e conduzir testes A/B. Descubra com as estratégias de CRM como aumentar a lucratividade da sua carteira de clientes a longo prazo e sem precisar fazer grandes investimentos.

4 meses
12x de
R$ 322,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.870
R$ 6.450
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min