“Eu me encontrei totalmente no design gráfico. Não penso em fazer outra coisa!”
Dandara Amaral já conquistou uma vaga na área, após iniciar o curso Profissão: Designer Gráfico, e está realizada.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda com profissionais reconhecidos e construa sua carreira em um setor com grande futuro. Domine todos os aspectos do Design Gráfico e use o software mais popular da Adobe. Crie peças gráficas desde os primeiros módulos e desenvolva habilidades para criar fontes e tudo relacionado a branding.
Às vezes, antes de encontrar a área profissional em que se quer atuar, você passa por várias outras. Este foi o caso de Dandara Amaral, de 21 anos. Psicologia, pedagogia e design de interiores foram áreas que despertaram o seu interesse anteriormente, mas foi no design gráfico onde ela se encontrou.
Estudante do curso Profissão: Designer Gráfico da EBAC, hoje Dandara atua como designer em uma agência de publicidade e marketing em Lagoa Santa (MG). Para saber mais sobre a sua carreira profissional, conversamos com Dandara que nos contou como o centro de carreiras da EBAC a ajudou a conquistar a vaga em que está hoje e o que ela espera para o futuro.
Fazer o curso de design gráfico foi uma ideia aleatória
“Para ser sincera, eu caí de paraquedas no curso de design gráfico. Nunca tinha passado na minha cabeça estudar ou trabalhar na área. Não sou uma pessoa que gosta de passar muito tempo na frente do computador, e design gráfico é exatamente isso.
Só que eu estava numa fase de tentar entender o caminho que eu ia seguir profissionalmente. Uma noite, enquanto estava mexendo no celular, surgiu uma publicidade da EBAC sobre o curso Profissão: Designer Gráfico.
Comecei a pesquisar mais sobre o curso e fiquei extremamente interessada. Na semana seguinte, eu já me inscrevi e comecei a fazer.”
Interesse por design gráfico esteve sempre presente em sua vida
“Hoje em dia, quando eu paro para pensar em como cheguei nessa escolha e como quis entrar na área, percebo que já tinha um certo interesse. A minha mãe conta que, quando eu era criança, eu ficava admirando os outdoors da cidade. Quando eu via um, eu parava, fazia ela ler o que estava escrito e ficava admirando.
Na minha pré-adolescência eu também tinha um prazer imenso em ficar editando fotos e coisas do tipo. Mas só agora que consigo pensar e ver que eu já tinha um certo interesse na área.”
Dandara teve vários interesses profissionais antes de se encontrar no design gráfico
“Quando dei início ao ensino médio, eu tinha muito interesse na área de psicologia. E essa ideia ficou fixada na minha cabeça durante um bom tempo. Acabou que, pelo ENEM, eu não consegui entrar no curso. Aí dei uma desanimada e comecei a pensar em novas áreas.
Comecei a fazer pedagogia numa faculdade a distância, mas fiquei apenas dois meses no curso. Eu não me senti à vontade lá. Depois de pedagogia, eu me interessei por design de interiores porque eu estava numa fase de mudança, querendo reformar o meu quarto e estava pesquisando muito sobre decoração, cores e organização. Por conta disso, cheguei a cursar uma semana de design de interiores, mas também não foi para frente. Dei uma pausa e caminhei para o design gráfico.”
Dandara conquistou uma vaga de emprego e o Centro de Carreiras a ajudou no processo
“Quando eu comecei o curso, eu estava desempregada. Fiz alguns trabalhos para parentes e amigos para ter experiência, mas sem cobrar nada.
Depois de um tempo, eu consegui um emprego na área. Ele me agregou bastante porque eu pude ter a experiência de contato com o cliente, com os pedidos, com as críticas e aprovações. Fiquei nessa vaga durante quatro meses. Assim que eu saí de lá, já comecei em outra empresa menos de uma semana depois, que é onde eu estou hoje.
Hoje eu trabalho como designer gráfico numa agência de marketing e publicidade. Com certeza, essa conquista teve o auxílio da gestão de carreiras da EBAC. Digo que o Centro de Carreiras me ajudou porque me mostrou que, mesmo sendo iniciante, eu poderia tentar algo na área, já que existem muitas agências que querem pessoas que estão começando para que elas aprendam e cresçam juntas.”
Conhecimento do curso é aplicado no dia a dia do trabalho
“O que eu aprendi no curso, eu aplico no meu trabalho: escolher as ferramentas de edição necessárias em cada criação; método de organização de camadas/arquivos dentro dos softwares; termos técnicos e trabalhar em dois sistemas de computador diferentes (Windows ou iOS) são alguns exemplos.
Além disso, quando a gente atua na área, tem muita prática envolvida. Então, eu fico das 9h às 18h praticando o que eu aprendi até aqui.
Eu acabo aprendendo até mais porque, como eu tenho contato com pessoas que já estão em níveis profissionais mais avançados do design gráfico, elas me ensinam macetes, técnicas e me dão dicas. Isso tudo se junta ao que eu já aprendi e me ajuda a fazer o que eu consigo criar hoje.”
Dandara se encontrou no design e não pensa em ir para outra área
“Eu me encontrei demais no design gráfico! Eu ainda estou no caminho para ver onde eu me encaixo porque é uma área muito grande e dá para fazer diversas coisas. Eu já parei para pensar nisso, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Eu quero terminar o curso da EBAC e depois pensar no futuro.
Ainda fico meio na dúvida sobre a questão da rotina, por ter que passar o dia todo na frente do computador. Mas isso eu acredito que consigo mudar no futuro, quando tiver mais experiência. Posso trabalhar sozinha e de onde eu quiser. Mas agora vou focar onde eu estou para conseguir chegar lá.
O que eu sei é que, no momento, eu estou trabalhando muito com Instagram, ainda não estou criando coisas grandes como outdoors e revistas. Mas eu tenho muita vontade de andar pelas ruas e ver um outdoor que eu fiz, sabe? Mas eu me encontrei totalmente no design gráfico, não penso em fazer outra coisa!”
Profissão: Designer Gráfico
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda com profissionais reconhecidos e construa sua carreira em um setor com grande futuro. Domine todos os aspectos do Design Gráfico e use o software mais popular da Adobe. Crie peças gráficas desde os primeiros módulos e desenvolva habilidades para criar fontes e tudo relacionado a branding.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!