Paula Cristina: de advogada para social media manager

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
7 min

Em transição de carreira, Paula Cristina já está colocando os conhecimentos do curso de Social Media Manager em prática e já se imagina trabalhando na área

Social Media Manager

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Especialize-se em uma das carreiras mais promissoras do momento. Aprenda a criar conteúdo de valor para seus seguidores, gerencie anúncios eficazes em múltiplas plataformas com o objetivo de divulgar empresas, marcas e personalidades nas redes sociais.

49 horas
12x de
R$ 362,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.355
R$ 10.890
Inscreva-se no curso

Reinventar-se profissionalmente é um desafio que pode ser gratificante. Ao menos, é assim que Paula Cristina (36 anos) encara esse processo. Advogada que trabalha na Força Armada, Paula Cristina não se vê mais, num futuro breve, trabalhando na área de formação.

Ao analisar as suas habilidades e interesses para ver qual seria o rumo profissional que tomaria, ela se deu conta de que a área de social media tinha tudo a ver com ela. Por isso, decidiu se inscrever no curso Profissão: Social Media Manager.

Para saber como está esse processo de transição de carreira, conversamos com Paula Cristina que nos contou que já está colocando o que está aprendendo em prática e que, inclusive, já se identifica como social media em formação.

Continuar na área de direito não está nos planos profissionais de Paula

Paula Cristina, estudante do curso Profissão: Social Media Manager

“Eu sou bacharel em direito, atuo na área há mais de 10 anos e hoje faço parte do quadro de oficiais jurídicos da Força Armada. Só que eu faço parte de um quadro temporário e não tenho muito desejo de voltar a advogar por conta da falta de liberdade de tempo e do excesso de trabalho.

Antes de entrar na Força Armada, eu não tinha vida. Eu entrava no escritório às 9h e não tinha horário para sair. E isso acontecia todos os dias, não havia exceção. Nos finais de semana em que eu ia para uma chácara com meus amigos, por exemplo, todo mundo curtia e eu ficava no computador.

Além disso, a remuneração é baixa. Se eu for procurar um emprego hoje como advogada, pelo menos aqui em Brasília, eu não consigo uma renda que eu ache razoável para mim. E eu acho que eu mereço mais. É um custo muito alto para você se manter como advogada no mercado e esse custo eu não estou disposta a pagar. E isso tudo vai me desgastando. Por isso que estou tentando mudar definitivamente a minha área de atuação.”

Desenvoltura com redes sociais ajudou Paula na decisão de se profissionalizar na área

“Eu sempre gostei de redes sociais. Embora eu não exponha tanto a minha vida particular nem o meu dia a dia, eu sou aquela pessoa que publica fotos de viagem e dos pratos dos restaurantes que vai. E todo mundo ficava brincando com isso e falava ‘lá vai ela tirar as fotos para depois postar!’.

E também, ao mesmo tempo que eu trabalho na Força Armada, eu mantenho uma empresa de pães artesanais com uma sócia. Uma vez ela brincou: ‘como você tem todo esse feeling com o público, fala bem e, às vezes, grava uns stories muito legais, então você vai cuidar da nossa rede social!’ E eu achei hilário porque eu achava que não tinha nada a ver. Só que eu realmente comecei a montar o Instagram da empresa.

Um dia, entrei numa live de uma pessoa que analisou o perfil da empresa e ela disse que o perfil estava muito bom e profissional. Foi quando eu parei para pensar. Eu já estava querendo mudar de carreira, querendo dar uma guinada na vida e eu não iria poder ficar na Força Armada a vida toda.

Percebi que eu já cuidava do perfil da empresa no Instagram, já tinha recebido o feedback de uma profissional que disse que eu mandava bem, e aí eu decidi profissionalizar esse lado. Eu queria começar a estudar para trabalhar nessa área efetivamente.”

Conteúdo do curso foi decisivo para Paula escolher a EBAC

“Eu fiz uma pesquisa no Instagram sobre Social Media e começaram a aparecer alguns cursos da EBAC para mim, e o de Profissão: Social Media Manager chamou a minha atenção.

Antes de decidir pelo de Social Media, eu fiquei na dúvida se fazia ele ou o de Copywriting. Depois fiquei pensando que não iria adiantar aprender copy sem saber aplicar as técnicas nas redes sociais certas. Aí eu conferi o cronograma, vi que o curso abordava técnicas de copywriting e a questão do tráfego pago, que eu também queria aprender.

Quando eu vi que o curso de Social Media me atenderia em todos os itens que eu estava querendo aprender, decidi me inscrever.”

Fazer o curso está sendo enriquecedor

“Eu estou gostando demais do curso! Eu tenho aprendido muito. Antes eu fazia publicações no Instagram da minha empresa, mas era bem informal, como se fosse uma conta pessoal e não empresarial. Hoje eu já sei, por causa do curso, que existem propósitos, estratégias e ferramentas por trás de tudo.

Os feedbacks dos tutores são muito bons! Eu fico ansiosa quando eu envio as atividades para serem avaliadas. Fico olhando toda hora para ver se já tem feedback, porque eu quero ver se eu acertei, para saber se eu estou aprendendo direito. Eu estou adorando!”

Aprendizados adquiridos já estão sendo colocados em prática

“Eu já estou aplicando os conhecimentos que eu adquiri no curso. Inclusive, eu já coloquei no meu instagram que eu sou social media em formação. Voluntariamente eu peguei vários perfis de profissionais que eu conheço e de colegas minhas que são autônomas e têm lojas de bolo, acessórios de jantar, picolé para cachorro, mel… eu pedi para analisar os perfis desses lugares.

E aí eu fiz toda uma análise de perfil para entregar. Vi o que estava faltando, como os stories estavam sendo feitos, falei da importância de se colocar legenda e tudo mais. No meu perfil eu também fiz a análise da Prime Day da Amazon levando em conta as técnicas de copy que eu aprendi no curso, e aí eu destrinchei e fundamentei tudo. Foi muito legal!

Uma vez que você adquire o conhecimento, você não consegue guardar para si, nem vai aplicar numa área só. Eu acabei aplicando os aprendizados no meu perfil também, e tomei essa atitude porque eu acho que a época de esperar já passou. A partir do momento que eu decidi o que eu queria fazer, eu fui com tudo mesmo.”

Após o curso, Paula terá os conhecimentos necessários para atuar na área

“Eu me encontrei na profissão. Eu ainda não tenho o retorno financeiro que todo mundo espera e almeja, mas acredito que exigir esse retorno agora é um pouco complicado porque eu ainda tenho o meu emprego, a minha empresa, o curso de Social Media para terminar e também outros cursos para fazer.

Além disso, quando você começa a atuar e lidar com a empresa de outra pessoa, é uma responsabilidade muito grande. Então, esse retorno financeiro eu acredito que eu vá conseguir obter após o curso da EBAC. Porque aí eu vou ter tempo para estudar as métricas dos clientes, me dedicar ao atendimento e traçar estratégias para eles.

Esse é um trabalho meticuloso e delicado. A gente está mexendo com CNPJs e pode afundar ou ajudar a alavancar uma empresa. Então, apesar de ainda não ter retorno financeiro, eu estou me sentindo muito leve e tranquila.”

Paula vislumbra um futuro profissional promissor como social media

“Eu pretendo atuar firme na área e conseguir clientes. Uma pessoa até me perguntou se eu trabalharia numa empresa e eu acredito que sim também. Acho que trabalhar em equipe agrega bastante e é bem interessante. Mas eu super me vejo atuando na área, coordenando reuniões e analisando métricas. Isso para mim é muito fácil de visualizar, não requer esforço. Na minha cabeça é assim, e eu espero que realmente seja!”

Página inicial / Depoimentos
Bruna Montenegro

O conteúdo

Social Media Manager

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Especialize-se em uma das carreiras mais promissoras do momento. Aprenda a criar conteúdo de valor para seus seguidores, gerencie anúncios eficazes em múltiplas plataformas com o objetivo de divulgar empresas, marcas e personalidades nas redes sociais.

49 horas
12x de
R$ 362,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.355
R$ 10.890
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

21 jun 2024
8 min
Da arquitetura para a ciência de dados

Após passar por diversas experiências profissionais, o estudante da EBAC, Paulo Brunini, de 43 anos, está focado em entrar na área de ciência de dados. Confira como foi a sua trajetória até aqui!

21 jun 2024
8 min
18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min