Como desenhar um rosto humano: guia passo a passo
Aprenda a desenhar rostos e dar vida às faces de seus personagens.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.
É comum que, quando começamos a ilustrar, tenhamos medo de que o desenho final não pareça igual ao objeto real. Isso pode ser porque temos pouca experiência e expectativas muito altas.
No entanto, não há nada que não possa ser alcançado com dedicação e prática e, muitas vezes, a perseverança supera o talento. É o caso de Ana, uma apaixonada por arte que quer aprender a desenhar e se juntou ao curso online de Profissão: Ilustrador Profissional para conhecer as ferramentas e ganhar confiança para alcançar seu objetivo.
Ana faz um autorretrato
Enquanto Ana aprende os passos básicos para começar a desenhar, vejamos como ela faz:
- O primeiro passo é desenhar um círculo como base que determinará o tamanho do rosto. Ana faz duas linhas: uma vertical e outra horizontal que dividem esse círculo em quatro. Dentro do círculo, volta a cortar ao meio duas partes do eixo central. Assim, ela divide o círculo em 4 partes e adiciona outro nível de semicírculo na parte inferior.Em seguida, desenha um círculo menor da terceira linha divisória até a parte inferior. Também marca o eixo central do pequeno círculo. Conecta os dois círculos e, assim, determina o formato do rosto.
Depois de ter o formato, Ana faz 6 linhas horizontais para localizar a altura dos olhos, sobrancelhas, nariz, queixo, maçãs do rosto, linha do cabelo e boca. Esse passo ajuda Ana a entender as proporções do rosto.
Dica: Se você desenhar a linha em direção a uma das bordas do círculo e não ao centro, você determinará a perspectiva do rosto, ou seja, se ele é visto de frente, de um lado ou de outro.
- Ana se sente um pouco mais confortável, já que o primeiro passo não foi tão complicado. Agora é hora de começar a desenhar as partes do rosto.Dica: Muitos dos grandes artistas como Frida Kahlo começaram a desenhar rostos por autorretratos, já que é muito mais fácil ver os detalhes do rosto no espelho e desenhá-los ao mesmo tempo.
- Ana analisa o rosto no espelho e começa pelos olhos. Desenha dois pequenos círculos, um de cada lado da linha vertical, para fazer a íris. Em seguida, ela faz uma espécie de amêndoa ao redor de cada um dos círculos para fazer os globos oculares. Para a pupila, desenha um pequeno círculo no centro de cada íris e o preenche. Faz uma sucessão de linhas finas da pupila até a borda do círculo para dar textura à íris.Dica: Se você traçar a linha guia dos olhos de uma orelha para a outra e dividi-la em 5 partes iguais, você saberá o tamanho e a posição dos olhos. A distância entre os olhos é do mesmo tamanho de um olho.
- Para o lábio superior, Ana desenha na linha guia, na qual posicionou a boca, uma linha curva como se fizesse um 3 na horizontal de forma aberta. Para o lábio inferior, faz uma linha curva que une uma extremidade à outra.Dica: Para dar textura e volume à boca, você pode sombrear as bordas e deixar o centro da boca mais claro.
- Ana posiciona a linha guia do nariz. Em seguida, faz três círculos: o primeiro no centro e os outros dois, menores, nas laterais. Agora, reforça o contorno dos círculos de cada lado com uma linha mais grossa e, na curva que foi feita, ressalta, de um círculo para outro, as narinas. Coloca um pouco de sombra a esta área marcada para dar profundidade e textura.Dica: Se você não quiser fazer tantos detalhes no nariz, você pode fazer uma forma oval e, com uma pequena linha de cada lado no contorno oval e dois menores no centro, fazer as narinas.
- Ana está muito focada desenhando as sobrancelhas, porque elas expressam as emoções do rosto. Ela posiciona a linha guia na parte superior do nariz. Faz um arco, a um centímetro da linha central da face, para fora na direção da orelha, e uma linha curta vertical do arco inicial para baixo. Seguindo a forma do primeiro arco, Ana une o final da linha vertical e a extremidade da ponta do primeiro arco.Dica: Para preencher a sobrancelha, você pode dividi-la em duas com uma linha pontilhada. Comece pela extremidade mais grossa e desenhe cada pelinho para cima. À medida que você vai se aproximando da divisão pontilhada, incline as linhas seguindo a forma. Para a parte da curva, desenhe os pelos para baixo até chegar à ponta.
- Agora ela tem o último passo: reforçar as linhas do rosto com um lápis grosso, apagar as guias e decidir se quer pintá-lo ou deixá-lo em branco e preto.
Desenhando um rosto de homem, mulher ou criança
Ana está tão animada com seu progresso que decide continuar desenhando outras pessoas.
- O rosto de um homem tende a ser mais largo, com traços mais marcantes. A área da testa é mais ampla e a mandíbula é mais quadrada. As sobrancelhas costumam ser mais espessas, o nariz e as orelhas maiores.Dica: Para desenhar um rosto masculino, você também pode fazer um quadriculado para posicionar os elementos simetricamente e destacar os dominantes. Sombrear a área da mandíbula, maçãs do rosto, testa ou pescoço ajudará a acentuar a “severidade” do rosto.
- O rosto de uma mulher costuma ser mais delicado, com traços não tão marcados, sobrancelhas finas e lábios chamativos. As orelhas costumam ser menores.Dica: Quanto menos arqueadas estejam as sobrancelhas, mais sensível parece o rosto. Quanto mais arredondado o formato do rosto, mais jovem parece. Adicione linhas finas ao redor dos olhos, testa e canto da boca para refletir a passagem do tempo ou emoções.
- O rosto de uma criança é diferente em proporções. O espaço da testa tende a ser maior. Os olhos, o nariz e a boca são vistos mais próximos. O rosto costuma ser mais redondo, com queixo e maçãs do rosto arredondados. Já os lábios parecem maiores do que os dos adultos. O nariz e as orelhas parecem menores em crianças.Dica: Leve em conta que o rosto da criança fica mais estreito à medida que vai crescendo. Os olhos, desde o nascimento, são do mesmo tamanho, enquanto as orelhas continuam a crescer ao longo da vida.
Uma história com final feliz
Ao ver o resultado, Ana fica satisfeita. Ela sente que as dicas a ajudaram bastante e decide dar o último toque: assinar a imagem com seu nome.
Se, assim como Ana, você quer aprender a dominar técnicas de desenho, convidamos você a fazer nosso curso online de Profissão: Ilustrador. Você aprenderá a manusear ferramentas digitais para gerar texturas em seus desenhos, criar cartazes ilustrados e animados para eventos, desenhar capas para livros e revistas. Nossos professores são especialistas com décadas de experiência na indústria e irão ajudá-lo a desenvolver seu próprio estilo. Se você quer lançar sua carreira como ilustrador profissional, inscreva-se agora!
Se você quer enriquecer ainda mais o seu conhecimento na área de ilustração, confira os webinars da EBAC sobre o tema. Eles são gratuitos e abertos ao público. Aproveite os webinars que já aconteceram e não perca os próximos!
Profissão: Ilustrador
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!