O que é e no que consiste a estrutura de um texto?

Última atualização
13 jun 2023
Tempo de leitura
10 min

Antes de escrever um bom texto, você precisa saber estruturá-lo.

Copywriting

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine as principais técnicas de criação de textos publicitários e saiba como capturar a atenção dos leitores por meio de peças promocionais e posts em mídias sociais. Aprenda a escrever em diferentes formatos, tamanhos e gêneros para atender às expectativas do seu cliente e promover seu próprio negócio.

5 meses
12x de
R$ 215,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.580
R$ 6.450
Inscreva-se no curso

Na internet você encontra todo tipo de texto. Podem ser textos SEO, textos para venda de bens e serviços, notícias, resenhas, artigos informativos, entre outros. Cada um deles tem sua própria estrutura e ordem de escrita. Mas nem todos estão escritos com uma estrutura que facilite ao leitor entender o que está sendo dito. Vamos analisar se o texto influencia ou não nas decisões do leitor, dependendo da estrutura do texto em si e vamos considerar os elementos que o compõem.

O que é a estrutura de um texto?

Podemos chamá-la de “esqueleto do texto”. Quando planejamos escrever um artigo, primeiro definimos seus pontos-chave: o que queremos expressar e em qual ordem.

A estrutura é a divisão correta do texto em blocos lógicos. Também é importante selecionar bem os parágrafos e não pegar informações que deveriam estar em outro bloco; separar o texto em orações e conectá-las dentro de um parágrafo. A estrutura básica de um texto é composta por:

  • Título

Ele deve ser original e breve, mas rico em conteúdo, refletindo a essência do texto. Um bom título atrai o público-alvo e o incentiva a ler o texto completo. Em alguns casos, são utilizados títulos provocativos, com o objetivo de “viralizar”, atraindo um número muito maior de potenciais leitores. No entanto, não podemos enganar ou confundir o público: o título deve refletir o tema que será de fato discutido no texto.

  • Parágrafo de abertura

Este deve ser motivador e persuasivo. O propósito da introdução é despertar o interesse do leitor. O parágrafo de introdução deve transmitir o conteúdo do texto de maneira breve e deixar o leitor interessado em acompanhar o conteúdo até o fim. Para escrever um bom parágrafo de introdução, é necessário representar com precisão os problemas e necessidades do público-alvo.

  • Corpo principal

É a essência do texto. A parte principal deve explicar completamente o tema e resolver o problema expressado no parágrafo de abertura. Formule seus pensamentos com orações breves, mas significativas. Esse é o caminho garantido para o sucesso.

  • Conclusão

O final vai depender do propósito e objetivo do texto. Se o conteúdo é comercial, por exemplo, inclua um chamado para ação (“inscreva-se”, “entre em contato”, “faça um pedido”). Um dos formatos mais comuns é apresentar a conclusão em algumas frases breves.

Características de um texto

Segundo linguistas, os signos de um texto são:

Características de um texto

Fonte: Unsplash

  • Divisão

Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto.

  • Informatividade

O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.

  • Totalidade semântica

O texto deve ser percebido como uma unidade linguística. Para conseguir isto, é necessário ter uma ideia ou tema comum.

  • Finalidade

Consiste na expressão da ideia principal, ou seja, quando o autor tem sucesso em expressar ao receptor aquilo que ele quer dizer.

  • Caráter situacional

O conteúdo do texto corresponde a uma situação descrita, seja ela real ou imaginária. A percepção do leitor é ancorada pela compreensão desta situação. Às vezes o autor pode ignorar alguns detalhes, supondo que eles possam ser subentendidos pelo leitor, por conta do contexto. Nesses casos, o nível de compreensão e percepção não deve ser alterado pela supressão dos detalhes.

  • Coerência

As orações com as quais o texto é construído devem estar organizadas seguindo uma ordem lógica. Do mesmo modo, devem estar ligadas tanto em conexão semântica quanto gramatical. Às vezes, para expressar coerência formal, é utilizada a repetição de palavras, como pronomes demonstrativos e conjunções.

Tipos de textos e suas estruturas

Textos diferentes, textos importantes. De acordo com seu objetivo final, destacamos os 4 tipos principais:

Texto narrativo

O texto narrativo conta uma história que pode ser real ou fictícia. É um texto que costura cronologicamente uma série de acontecimentos. Podemos incluir dentro deste tipo textos literários (romances, contos) e literatura científica (ensaios, biografias).

As narrações costumam ser compostas por cinco partes: a situação inicial, o conflito, o clímax, o desenlace e o epílogo. As narrativas mais complexas podem utilizar subestrutura, incisos, retrospectivas, antecedentes e múltiplos pontos de vista. Consideremos os elementos clássicos da estrutura.

Texto narrativo

Fonte: Unsplash

A ideia ou o por que da obra. É a ideia principal da obra, que expressa a visão do escritor diante dos acontecimentos nela representados.

A trama, ou sobre o que é a obra. É um conjunto de acontecimentos e relações entre os personagens da obra, que se desenvolvem em um tempo e espaço determinados. A trama muitas vezes é confundida com a fábula, que estabelece os acontecimentos em ordem cronológica.

A composição. Trata-se da organização interna de uma obra literária, a construção de episódios, um sistema de acontecimentos e jeito de ser dos personagens.

A exposição. É uma introdução à ação, informação sobre a vida dos personagens, antes dos principais acontecimentos.

Uma epígrafe. Uma citação que precede uma obra ou capítulo, que expressa a ideia principal da obra.

Prólogo. Trata-se de uma espécie de introdução da obra, que conta os eventos que ocorreram antes de começar a história.

Incidente Incitante. É onde começa a ação da obra, um evento que acentua ou cria contradições, aquilo que leva ao conflito.

Conflito. É uma contradição escondida no desenvolvimento da ação, um choque entre personagens, pontos de vista ou princípios.

Desenvolvimento da ação. É uma sequência de acontecimentos que revela relações e contradições entre personagens e aprofunda o conflito.

Clímax. É o momento de maior tensão da ação, o agravamento do conflito até o limite. No clímax, o caráter e os objetivos dos personagens se manifestam de maneira clara.

Desenlace. É o momento em que se resolve o conflito ou se determinam formas para isso.

Epílogo ou “15 anos depois”. Uma descrição dos acontecimentos depois de passado algum tempo do desenlace.

Conclusão. O final da obra traz informações adicionais sobre os protagonistas e esclarece a história.

Digressões líricas. São pensamentos do autor sobre diferentes questões, momentos em que é possível expressar sua postura sobre os personagens e acontecimentos descritos.

Texto expositivo

O texto expositivo traz informações de maneira clara e concisa. Alguns exemplos desse tipo de texto poderiam ser: o desenvolvimento da educação no mundo atual, políticas de saúde pública durante a pandemia etc.

A estrutura do texto expositivo inclui:

Tese ou a opinião do autor.

Argumento ou descrições, acompanhadas de dados científicos que suportem a tese.

Confirmação ou suporte final à tese.

Texto argumentativo

Os textos argumentativos buscam convencer o leitor para que ele pense ou aja de certa maneira. Esse tipo de texto inclui artigos jornalísticos, filosóficos, judiciais, científicos e publicitários.

Fonte: Unsplash

Os textos argumentativos são compostos pelas seguintes partes:

Tese ou proposta: o ponto de partida do texto argumentativo é uma tese que expressa o ponto de vista que será defendido. A tese pode ser facilmente identificada pelas seguintes características:

  • É uma oração forte e curta.
  • A tese é expressada de forma clara e precisa, evitando possíveis confusões da parte do leitor.
  • É uma ideia que abre espaço para discussão e debate.

Um exemplo de tese ou frase para um texto argumentativo poderia ser a seguinte: “Desvantagens do uso de redes sociais por menores de idade”.

Desenvolvimento ou argumentação: o desenvolvimento de um texto argumentativo consiste de uma série de enunciados que contém informação, sejam dados, evidências ou opiniões e servem para sustentar a tese.

Conclusões: as conclusões são frases que encerram o texto argumentativo e contém a declaração final do autor.

Texto descritivo

A função deste tipo de texto é mostrar ao leitor as características dos objetos e personagens que compõem a narrativa, ou seja, ele dá ao público uma ideia precisa do que ele está lendo.

Ler um livro

Fonte: Unsplash

A estrutura desse tipo de texto pode ser linear ou circular.

  • Estrutura linear

As descrições costumam seguir uma ordem cronológica, para contar uma história simples e específica. Esta estrutura se destaca em trabalhos científicos e alguns romances, onde encontramos a seguinte organização:

Apresentação do tema. O autor expõe do que se trata a obra, por exemplo: “A reunião do Congresso em Angostura, 17 de dezembro de 1819, dita a Lei Fundamental da República da Colômbia”. Desde o início, vemos que a trama é objetiva e explicará como a Colômbia foi formada.

Características do tema ou personagem. Descrevem os traços dos personagens em detalhes ou expressam por que um assunto acadêmico é importante: “Esta lei levou ao desaparecimento da República da Venezuela e sua inclusão em um projeto político mais amplo, ao se unir à Colômbia”. Conta como a Venezuela deixou de ser um país independente.

Associação de um objeto com a realidade externa. Isso ocorre quando se descreve um ambiente ou se revela o objetivo final de um projeto: “No entanto, a nova república durou pouco porque os ideais dos venezuelanos e colombianos não eram os mesmos. Assim, os estados estavam divididos”. O texto expressa que a ideia de unir esses dois povos nunca irá se concretizar.

  • Estrutura circular

Os textos descritivos que têm uma estrutura circular são textos de ficção (por exemplo, romances ou contos) e se caracterizam por mudanças tanto no tempo quanto no espaço da narração. Ou seja, uma história pode começar pelo final ou começar e terminar com uma mesma oração.

Isso pode ser observado no romance “El obsceno pájaro de la noche” de José Donoso, que começa com uma descrição do final.

A estrutura do texto, em muitos aspectos, determina seu sucesso com os leitores. Em cada caso particular, a estrutura se define a partir dos objetivos estabelecidos para o texto. O mais importante é que o leitor possa obter a informação que procura com a maior clareza possível, sem se cansar ou se perder na leitura.

Aprenda a estruturar seus textos no curso online de Copywriting da EBAC. Este curso se dirige a escritores iniciantes e profissionais da comunicação e de marketing de social media, que queiram aperfeiçoar suas técnicas de redação e criação de conteúdo, além de empresários que precisam criar textos para seu próprio negócio.Ao final do curso, você vai poder trabalhar em diferentes setores, redigindo textos publicitários, propagandas ou textos para blogs.

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Copywriting

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine as principais técnicas de criação de textos publicitários e saiba como capturar a atenção dos leitores por meio de peças promocionais e posts em mídias sociais. Aprenda a escrever em diferentes formatos, tamanhos e gêneros para atender às expectativas do seu cliente e promover seu próprio negócio.

5 meses
12x de
R$ 215,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.580
R$ 6.450
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min