Especialista em SEO: o que é, o que faz, salário e como se tornar um?

Última atualização
02 out 2023
Tempo de leitura
10 min
o que é, o que faz, salário e como se tornar um

O especialista em SEO tem a missão de garantir que um site esteja bem posicionado nas ferramentas de busca da internet. Neste artigo, vamos explicar como ele faz isso e quais são os passos para seguir nessa carreira.

Você provavelmente já utilizou o Google para fazer algum tipo de pesquisa. Também há grandes chances de que você tenha clicado no primeiro resultado que visualizou na ferramenta ou que não tenha passado da primeira página de sugestão de resultados.

Esse é um dos comportamentos mais comuns entre os usuários da ferramenta de buscas. Isso porque o primeiro resultado que aparece no Google tem uma taxa de cliques de cerca de 30%, enquanto a segunda página de resultados não é visitada por cerca de 45% pessoas.

Isso mostra como é muito importante ter um site na primeira página de resultados de ferramentas de busca, como o Google. Essa é justamente a missão de um profissional especialista em SEO.

Por isso, para entendermos um pouco melhor sobre o que faz um especialista em SEO e como se tornar esse profissional, consultamos Lica Ornelas, tutora do curso de SEO da EBAC.

O que é SEO e para que serve?

O SEO, ou search engine optimization (otimização para mecanismos de busca, em português), pode ser definido como um conjunto de técnicas e boas práticas que buscam melhorar o posicionamento de sites nas páginas de resultados de buscadores como o Google e o Bing.

Usamos SEO pois toda vez que um usuário faz uma busca, uma plataforma como o Google exibe um ranking com resultados que correspondem à essa pesquisa. A própria plataforma organiza estes resultados do “melhor”, ou seja, mais relevante para a busca, até o pior, no caso o menos relevante mas que ainda possui conexão com a pergunta.

como funciona o SEO

Exemplo de pesquisa para “blog EBAC online”, mostrando que o primeiro resultado é, de fato, o blog da EBAC. Ou seja, é o resultado mais adequado para a busca. Especialista em SEO

Porém, essa classificação é feita pela plataforma de forma automática, através de “robozinhos” que vasculham a internet e analisam praticamente todos os sites em busca de informações que eles entendem como relevantes para as pesquisas.

As técnicas de SEO consistem em incluir nos sites justamente estas informações que os robozinhos dos buscadores precisam encontrar para classificar o seu site como relevante para determinadas buscas.

Nossa tutora, Lica Ornelas, também ressalta a importância que a qualidade do conteúdo possui como parte das técnicas de SEO. Um conteúdo que atende as necessidades dos “robôs do Google”, mas que não possui coerência e que gere uma boa experiência para o usuário, não é benéfico para o site e pode receber penalidades do Google.

O que é um especialista em SEO?

A pessoa especialista em SEO é quem fica responsável por conhecer o funcionamento dos buscadores, quais são as melhores práticas e as técnicas corretas para fazer com que um site tenha um bom ranqueamento nessas plataformas.

Sendo assim, a pessoa especialista em SEO é quem faz o planejamento e a aplicação dessas técnicas e boas práticas nos sites e seus conteúdos. Além disso, esse profissional também deve acompanhar o desempenho dos sites, podendo identificar qualquer necessidade de melhoria para que o site suba de posição no ranking.

O que devo saber para me tornar um especialista em SEO

O profissional especialista em SEO trabalha dentro do time de marketing e está diretamente relacionado à escrita, estratégia e produção de conteúdo. Por isso, quem deseja ser especialista em SEO deve dominar alguns conhecimentos de marketing e redação para trabalhar na área.

SEO

Esse deve ser, de fato, o foco central de aprendizado de quem deseja ser um especialista em SEO. Para dominar as técnicas que farão um site ocupar as melhores posições nas páginas de resultados, é preciso conhecer bem como funcionam os buscadores e o que eles buscam nos sites para colocá-los como os melhores resultados.

Essa é uma parte muito importante do trabalho, pois plataformas como o Google estão sempre passando por atualizações. Portanto, o que é considerado um fator essencial para um bom ranqueamento hoje, pode não ser mais relevante em uma atualização futura.

Compreendendo como funcionam os buscadores e quais são os objetivos da empresa, o especialista em SEO pode realizar pesquisas de forma adequada e elaborar planejamentos estratégicos para otimizar o posicionamento da empresa nos buscadores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado no conceito de produzir conteúdos para informar, educar e entreter usuários. Por exemplo, este mesmo artigo que você está lendo agora pode ser parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. O objetivo é que os usuários passem a ver relevância na sua marca para determinados assuntos e, em dado momento, considerem adquirir seus produtos ou soluções.

Aqui, as técnicas de SEO são utilizadas tanto para o planejamento dos conteúdos, identificando as melhores oportunidades de termos e palavras-chave que podem ser vantajosas para empresa, quanto na produção do conteúdo, utilizando a melhor formatação e composição do texto.

Nesse sentido, podemos pensar em uma empresa de software de CRM. No planejamento de conteúdo, ela deverá realizar uma pesquisa dos termos relacionados ao seu produto que podem ser abordados nos conteúdos. Já na execução, seus conteúdos devem levar em consideração esses termos, sua distribuição pelo conteúdo e como o texto é estruturado.

Inbound Marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é um tipo de estratégia que busca fazer com que o cliente procure pela empresa, ao invés de ser a empresa indo até o cliente, como acontece nas práticas mais tradicionais do marketing.

O marketing tradicional normalmente se usa de campanhas mais invasivas e que buscam criar uma necessidade em seus clientes, como comerciais em programas de televisão ou anúncios em revistas. Já o inbound busca apresentar informações, de forma que o usuário descubra que ele possui uma necessidade que pode ser solucionada com os serviços oferecidos pela empresa.

Suas ações também são pautadas na produção de conteúdo, como textos de blog, e-books, e-mail, entre outros tipos de conteúdo que façam sentido para empresa. Inclusive, o marketing de conteúdo é uma das estratégias utilizadas no inbound marketing. Muitos dizem que o marketing de conteúdo é o combustível para o inbound.

Os conceitos de SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing costumam aparecer sempre juntos pois se complementam. Por isso, quem deseja trabalhar como especialista em SEO deve entender muito bem sobre os três assuntos.

Ferramentas que vão te ajudar no dia a dia como especialista de SEO

Hoje em dia, o profissional que trabalha com SEO pode contar com o suporte de diversas ferramentas no seu dia a dia. Inclusive, muitas dessas ferramentas são gratuitas, ou possuem planos gratuitos, e fazem toda a diferença no planejamento e acompanhamento de desempenho com dados e relatórios.

Em um artigo anterior, listamos as 14 melhores ferramentas de SEO em 2022, explicando um pouco melhor sobre cada uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais da área. Abaixo separamos algumas demandas recorrentes de um especialista que se beneficiam bastante do uso dessas ferramentas.

Pesquisa de palavras-chave

Encontrar as palavras-chave ideais para trabalhar em seus conteúdos e acompanhar o seu desempenho para buscas com esses termos é parte fundamental do trabalho de um especialista em SEO.

Essa tarefa envolve identificar o volume de busca deste termo, quantas empresas estão se utilizando dele e analisar o nível da concorrência, encontrar termos relacionados ou similares que também podem ser relevantes e, até mesmo, identificar se o seu site possui termos que se destacam.

Tudo isso pode ser feito com ajuda de algumas ferramentas, como Keyword Planner (planejador de palavras-chave) do Google, Ubersuggest e Semrush.

Pesquisa de palavras-chave

Keyword Planner do Google. Fonte: Screenshot

Análise da empresa e da concorrência

Fazer uma análise comparativa do desempenho da sua empresa em relação à concorrência é parte importante do trabalho de um especialista em SEO. Dessa forma, você pode acompanhar o que pode ser melhorado para conquistar melhores posições nos buscadores, novas oportunidades de conteúdos e o que está caminhando bem.

Lembrando que no caso de SEO, seus concorrentes são os sites e marcas que trabalham com as mesmas palavras-chave que você, o que não significa que são, necessariamente, as mesmas marcas que concorrem no mesmo mercado que a sua empresa.

Para essa demanda, é possível utilizar ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Ahrefs e WooRank.

Tendências de conteúdos

Assuntos que são tendência, que possuem alto volume de buscas, também são tópicos importantes em termos de SEO. Por exemplo, é normal que assuntos sobre esportes estejam em alta em ano de Olimpíadas, ou que assuntos sobre cinema e entretenimento sejam abordados em época de premiações como Oscar e Globo de Ouro.

Acompanhar tendências que se relacionam com o seu público e os assuntos que você aborda em seus conteúdos é uma forma de produzir novos conteúdos, com temas que são tendência e podem gerar bom engajamento.

Para fazer o acompanhamento destas tendências, é possível utilizar ferramentas como o Google Trends ou Google Alerts.

Quanto ganha um especialista em SEO?

Apesar de não ser uma prática recente, hoje em dia há cada vez mais empresas procurando por profissionais que são especialistas em SEO para auxiliar a compor os times que elaboram suas estratégias de marketing.

De acordo com a plataforma Glassdoor, para cargos de analista de SEO a média salarial é de R$3.000, enquanto para cargos de especialista em SEO a média salarial é de aproximadamente R$5.800.

Como se tornar um especialista em SEO?

Trabalhar com search engine optimization requer, como vimos, diversos conhecimentos técnicos sobre as ferramentas de busca e produção de texto. Além disso, também é preciso desenvolver habilidades analíticas para compreender o que os dados sobre um site ou sobre o desempenho de uma palavra-chave significam.

Esses conhecimentos técnicos e habilidades podem ser desenvolvidos com o tempo, através do estudo, prática e experiência. Por exemplo, no curso de SEO da EBAC, ao longo de 3 meses você tem a oportunidade de aprender sobre otimização de sites, desenvolvimento de estratégias de SEO, trabalho com conteúdo, direcionamento de tráfego de alta qualidade e criação de relatórios visuais através de aulas teóricas e exercícios práticos para fixação do conteúdo.

Você também pode dar os seus primeiros passos consultando informações que os próprios buscadores ou ferramentas de suporte ao profissional fornecem para quem está começando, como o Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes que o Google fornece.

Página inicial / Marketing
Michele Lopes

O conteúdo

SEO

Aprenda a otimizar um site e um blog para que ele seja o primeiro a aparecer nos mecanismos de busca do Google. Selecione palavras-chave, ajuste o conteúdo e atraia tráfego de qualidade de forma orgânica. Torne-se um especialista em SEO e destaque-se no marketing digital.

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