5 geradores de imagens com IA que você precisa conhecer
Pinte um quadro sem usar pincel nem tinta.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.
Avanços significativos da artificial intelligence (AI) ou, em português, inteligência artificial (IA) transformaram o ato de criar imagens do zero, influenciando o mundo da arte, design e entretenimento. Neste artigo, você vai conhecer cinco geradores de imagens com IA, que podem inspirar seus projetos e transformar suas ideias em ilustrações incríveis, com um só clique.
O que são os geradores de imagens com IA e como eles funcionam
Os geradores de imagens com IA, também conhecidos como modelos generativos, são sistemas de inteligência artificial treinados para criar novas imagens de forma automatizada, a partir de dados inseridos pelo usuário. Essas ferramentas têm a capacidade de transformar um texto, uma foto, uma imagem de referência ou até um esboço em imagens únicas. As imagens geradas por inteligência artificial podem ter uma gama variada de aplicações, como na arte, no design, na moda, nos games, ciência e muito mais.
Os geradores de imagens com IA utilizam técnicas de deep learning (aprendizado profundo), especificamente as redes neurais generativas adversárias, também conhecidas como GANs (Generative Adversarial Networks). As GANs são compostas por duas partes: um gerador e um discriminador. O gerador cria imagens a partir de dados aleatórios, enquanto o discriminador avalia se essas imagens são reais ou geradas por IA. Esses dois componentes competem entre si e, à medida que avançam as interações, o gerador se torna mais capacitado para criar imagens que possam “enganar” o discriminador e fazê-lo crer que elas são reais.
O resultado são imagens tão realistas que essa distinção fica difícil até para o olho humano. Em alguns casos, as imagens podem ser abstratas ou completamente incompreensíveis. A qualidade do produto final vai depender muito do modelo, dos dados de treinamento e da tarefa passada para a IA.
Vantagens do uso de geradores com IA
- Produção de conteúdo criativo: a criação automatizada de conteúdo visual acelera o processo criativo e pode servir como fonte de inspiração para artistas e designers.
- Criação rápida: os geradores são capazes de criar uma grande quantidade de imagens em segundos, muito mais rápido do que os métodos tradicionais.
- Redução de custos: os geradores tornam possível a criação de conteúdos visuais para projetos com orçamentos limitados.
- Exploração do desenho: em áreas como a arquitetura ou o design industrial, os geradores permitem a visualização de conceitos e designs, antes de levá-los à realidade.
- Entretenimento e jogos: os geradores de imagens com IA facilitam a criação de personagens e cenários na indústria de games e na produção de efeitos visuais em filmes e animações.
Atenção: ainda que usar IA para criar imagens possa facilitar o trabalho de alguns profissionais, essa ferramenta ainda não é capaz de substituí-los. Inclusive, o resultado da imagem gerada sempre precisará de uma avaliação de um especialista.
5 geradores de imagens com IA mais populares (além do Midjourney)
Em janeiro de 2021, a empresa OpenAI apresentou o primeiro gerador de texto em imagem, o DALL-E, baseado no modelo GPT-3. A rede neural foi treinada utilizando duplas de “texto-imagem” e pode gerar imagens conceituais a partir de descrições (prompts) em linguagem natural. A segunda versão do programa, o DALL-E 2, lançada em abril de 2022, permite gerar imagens ainda mais realistas, além de oferecer opções de edição e ajustes.
Outra ferramenta que vem ganhando bastante popularidade é o Midjourney. Esse gerador de imagens com IA conta com duas redes neurais: uma é responsável pelo reconhecimento de texto e a outra pela geração de imagens. Ele é fácil de usar, permite criar desenhos complexos, ilustrações criativas e imagens muito detalhadas em alta resolução. Funciona através de um bot na plataforma Discord e possui uma comunidade numerosa e muito ativa.
O uso de geradores mais avançados não é barato: por exemplo, o plano de inscrição mensal do Midjourney custa a partir de USD 10 (aproximadamente 50 reais) e pode chegar a USD 120 (cerca de 600 reais). A seguir, falaremos de cinco alternativas que você pode testar de graça agora mesmo, além de ver um exemplo de imagem gerada por cada IA a partir de um prompt em inglês, cuja tradução seria: “cachorro astronauta explora a superfície da Lua”.
Craiyon
O Craiyon, que antes era conhecido como DALL-E mini, tem uma interface simples e permite que o usuário gere até 9 imagens por vez. Basta colocar uma descrição clara, especificando detalhes, cores ou estilos artísticos da sua preferência.
Canva
É um portal que oferece todo tipo de ferramenta para criar designs online, inclusive um gerador de imagens com IA. Para criar uma imagem, vá no ícone Text to Image, escreva um prompt e escolha um dos estilos disponíveis, como foto, 3D, anime ou aquarela. O Canva também pode ser acessado através de apps gratuitos para Android e iOS.
Dreamlike
Esse app conta com várias versões do modelo de IA Stable Diffusion, que determina um estilo comum a todas as imagens geradas, não importa se ela é fotorrealista ou de um estilo surreal. Além da descrição, você pode também incluir um prompt negativo, indicando o que você não quer ver na imagem final. Você também pode incluir uma imagem de referência.
NightCafe
O NightCafe é uma plataforma de geração de imagens que possui uma grande comunidade de usuários. Aqui, você pode gerar imagens únicas, transferir estilos ou transformar suas próprias imagens e fotos. A possibilidade de escolher entre diferentes modelos de IA – como Stable Diffusion, SDXL, DALLE-2 ou VQGAN+CLIP, permite que você gere imagens mais específicas.
DreamStudio
O DreamStudio, uma ferramenta baseada no modelo Stable Diffusion, possui uma interface intuitiva, que permite que o usuário ajuste vários parâmetros, como o estilo artístico, a quantidade de resultados por prompt, as dimensões das imagens geradas ou seu grau de adesão ao prompt original ou à imagem de referência. Além disso, é possível ampliar e modificar as imagens como quiser, utilizando prompts de texto.
***
Alguns designers já usam IA para criar imagens com frequência, no desenvolvimento de logotipos, para fazer designs de embalagens, para desenhar fotos realistas e criar artes conceituais, por exemplo, mas outros ainda têm medo.
Não existem motivos para se preocupar ou pensar que a inteligência artificial está aqui para competir com o trabalho humano. Apesar de serem ferramentas incríveis, as IAs para imagens possuem algumas limitações:
- Se baseiam nos padrões dos dados fornecidos durante seu processo de treinamento
- Não entendem contextos nem significados por trás das imagens que geram
- Em diversas ocasiões, o resultado se mostrou imprevisível, incoerente ou falso, uma vez que o usuário não pode controlar todos os aspectos do processo.
Mesmo que as IAs para imagens consigam produzir combinações únicas de elementos visuais, ainda falta para elas a criatividade e a visão conceitual humana. Portanto, as redes neurais não vão conseguir substituir os artistas ou designers, mas podem se tornar uma ferramenta útil para o trabalho deles.
Se você quer aprender técnicas de ilustração manual ou digital, desenvolver seu estilo próprio e aplicar seu conhecimento num projeto profissional, o convidamos para se inscrever no nosso curso online Profissão: Ilustrador. Você vai poder assistir às nossas videoaulas ministradas por ilustradores profissionais, além de realizar atividades práticas no seu ritmo, recebendo feedback personalizado. Ao finalizar o curso, você recebe um certificado da EBAC, além de ter acesso vitalício a todo o material do curso na nossa plataforma de ensino.
Estudantes da EBAC ganham curso gratuito de IA
Assim como no universo da ilustração, a IA já está presente em várias outras áreas profissionais – para alguns especialistas, inclusive, ela chegou para ficar.
E é por conta dessa crescente influência e relevância que, este mês, a EBAC disponibilizou para todos os seus estudantes, de forma gratuita, o curso de introdução à Inteligência Artificial.
Com 25 horas de duração, no curso, os alunos poderão ter acesso a diversos conteúdos relacionados à IA e o futuro de diversas profissões, entre elas: marketing, negócios, análise de dados, programação, copywriting, moda, design e arquitetura.
Assim como nos demais cursos da EBAC, o de IA também conta com exercícios para que os estudantes possam fixar o aprendizado e, após a conclusão, eles receberão o certificado de participação.
Ficou com vontade de ter acesso ao conteúdo de introdução à IA? Então, venha ser um aluno EBAC!
Profissão: Ilustrador
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!