O que é o Google Ads e como utilizá-lo de forma eficaz

Última atualização
18 jun 2023
Tempo de leitura
9 min
O que é o Google Ads

O Google Ads usa todo o poder do Google para aumentar a visibilidade e melhorar a imagem de qualquer negócio.

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Para gerir negócios e administrar a maneira de promovê-los, é recomendável aprender a lidar com as melhores ferramentas ao seu alcance e adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso.

Para isso, o Google Ads é uma das plataformas publicitárias mais poderosas. Neste artigo, vamos contar o que é e para que serve, e ajudaremos você a criar uma conta para que comece a mexer na ferramenta você mesmo.

O que é o Google Ads?

O Google Ads (anteriormente chamado de Google AdWords) permite a criação de publicidade online para chegar ao público-alvo interessado em produtos e serviços que as empresas oferecem.

Funciona através da seleção e compra de palavras de busca, que se relacionam com o produto ou serviço que a empresa deseja promover. Então quando um usuário ou cliente potencial utiliza os motores de busca do Google, obtém recomendações de anúncios vinculados aos seus interesses e necessidades.

Há muitos benefícios pelos quais fazer publicidade com o Google Ads é uma boa opção:

  1. O Google tem um alcance massivo, a tal ponto que “dar um Google” é um termo aceito por dicionários internacionais em vários idiomas; e são feitas aproximadamente 36000 buscas por segundo. Usar esta vitrine de exposição sem dúvida aumenta o tráfego dos websites promovidos.
  2. A plataforma facilita a seleção de um público-alvo com interesses específicos.
    O Google Ads oferece diferentes ferramentas, como o uso de palavras-chave, opções para filtrar por idade, linguagem e localização, disponibilidade em múltiplos dispositivos e ad location para mostrar resultados em sites que são parte das redes de display.
  3. O Google Ads permite controlar custos sem que o valor mínimo importe: é possível escolher quanto investir por mês, dia e publicidade. Esta plataforma funciona com o tipo de publicidade “pague por clique” (PPC): quem faz a publicidade tem que pagar cada vez que um usuário faz clique no anúncio.
  4. Permite rastrear métricas para identificar quais anúncios publicitários atraíram mais clientes, qual deles comprou produtos, se baixaram alguma coisa, se fizeram contato, etc. As ferramentas analíticas do Google ajudam você a decidir em qual campanha investir e prever os hábitos de compra dos clientes com a finalidade de oferecer produtos que se adequam às suas necessidades.
  5. A plataforma é imediata, fácil de operar e personalizável; adapta-se a qualquer tipo de negócio, permite analisar os concorrentes e, como somente é paga por clique, a exposição visual é gratuita.

Para que serve o Google Ads?

O Google Ads aumenta o tráfego de uma página web, gerando maior difusão para que as empresas exponham seus produtos, aumentem sua visibilidade e tenham a possibilidade de melhorar a imagem da marca.

Tipos de campanhas

Campanhas de busca

Cada vez que realizamos uma busca no Google, os primeiros resultados são anúncios sugeridos pelo Google Ads relacionados com aquilo que estamos procurando.

São anúncios de texto “camuflados” como resultados de busca com títulos relevantes e uma descrição atrativa que nos convida a acessar o website promovido.

Campanhas de busca

Ao buscar por “limpeza de pele”, o Google apresenta vários resultados, inclusive de anúncios patrocinados. Imagem: Reprodução/Google.

Campanhas de display

São anúncios em formato de imagem estática, animada, vídeo ou texto, que aparecem em sites, blogs e aplicativos unidos à rede de displays do Google. São ideais para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de uma marca.

Campanhas de shopping

Este tipo de anúncio também é visto durante a busca no Google, mas está relacionado exclusivamente à exposição de lojas online.

É composto de uma imagem do produto, seu nome, o preço e o link do website. O cliente vê a informação principal instantaneamente e faz clique somente se tiver interesse, economizando passos de navegação.

Campanhas de shopping

Reprodução: Imagem/Google

Campanhas de vídeo

São anúncios usados principalmente no YouTube e websites adicionados às redes de parceiros do Google. São vídeos de diferente duração que estão orientados pelos interesses do usuário por ferramentas de segmentação que se reproduzem automaticamente.

Campanhas de vídeo

Reprodução: Imagem/YouTube

Campanhas de aplicação universal

Este tipo de publicidade é visto em smartphones e outros dispositivos móveis, principalmente em lojas de apps como o App Store e Google Play, bem como em resultados de busca através de celulares e tablets, redes de displays de AdMob, etc.

Geralmente, estes anúncios focam no download de aplicativos, pelo que redirecionam a lojas de apps onde é possível efetivar a compra.

Campanhas de remarketing

São campanhas de display, vídeo e buscas, mas neste caso trata-se de anúncios para os usuários que já visitaram os sites promovidos. Ou seja, o objetivo deste tipo de campanha é que o cliente volte a visitar um determinado website.

Como funciona o Google Ads?

Para anunciar no Google Ads, é preciso criar uma conta e participar de um tipo de leilão que regula a classificação de qualidade e localização dos anúncios para determinar sua exposição entre os anúncios da concorrência. Este sistema de posicionamento é chamado de Ad Rank.

O que compõe o Ad Rank?

O primeiro fator a levar em conta é quanto dinheiro a empresa está disposta a pagar pelo clique para melhorar seu posicionamento no Ad Rank. Quem oferece mais, gera mais visibilidade.

No entanto, o Google tem um sistema de classificação chamado de índice de qualidade.

Trata-se de uma avaliação que classifica a qualidade do anúncio de 1 a 10, levando em conta a relevância do mesmo com respeito a uma palavra-chave determinada, o tipo de website ao que está direcionado o anúncio e o CTR (a taxa de cliques), que define a frequência com a qual as pessoas clicam em um anúncio uma vez que ele foi criado.

Em grande escala, o Ad Rank surge da multiplicação de duas variáveis:

Ad Rank = O custo por clique oferecido no leilão * o índice de qualidade do anúncio

Como criar uma conta no Ads?

Para criar uma conta, entre em https://ads.google.com/ e clique em Começar agora.

Google Ads

Reprodução: Imagem/Google

A seguir, vincule o endereço de correio eletrônico associado à empresa que vai gerir a publicidade.

Depois o Google perguntará passo a passo pela informação da empresa: o nome, o website e os objetivos. Cada resposta indicará um tipo de campanha recomendado para que, ao finalizar a configuração, você já saiba por onde começar e tenha a sua conta pronta para criar anúncios.

Como fazer um anúncio no Google Ads?

A estrutura do anúncio

A estrutura do anúncio

Reprodução: Imagem/Google

Os elementos visíveis de um anúncio típico são: o título, que aparece em azul e normalmente consta de duas linhas separadas por um traço, a descrição de no máximo 80 caracteres, que sintetiza o que o negócio oferece, e o endereço simplificado do website, que orienta o consumidor.

Existe um quarto componente não visível, o endereço completo do site. Dado que este endereço pode ser muito longo e específico, é preferível que permaneça oculto para não mostrar a informação de pouco atrativo visual.

A produção do anúncio

Para convencer o usuário do Google que a sua empresa tem aquilo que ele está buscando, você deve focar em cada um dos componentes desse anúncio para atrair o cliente potencial sem satura-lo de informação.

Para associar o seu anúncio a palavras-chaves, é preciso considerar que elas estejam no título, já que aparecerão destacadas.

Você pagará por cada clique realizado no anúncio, portanto assegure-se de que o anúncio contenha alguns dados, no título e na descrição, que ajudem a filtrar unicamente os interessados. Informações como preços ou qualificadores do tipo de público ajudarão o tráfego de visitas a ser mais preciso.

O título é o que se lê primeiro, razão pela qual deve despertar a curiosidade, provocar, assinalar a solução de um problema, dirigir-se diretamente ao público e informar.

Em relação à descrição, a ideia é assinalar o que diferencia você da concorrência e, ao mesmo tempo, oferecer informação concisa sobre o seu produto. Contas com 80 caracteres: aproveite-os para mencionar promoções com a finalidade de atrair o público e use restrições para filtrá-lo (restrições geográficas, por exemplo).

O endereço curto do site deve sintetizar o nome do seu negócio e o produto anunciado: por exemplo, www.nomedeempresa/produto. Ainda que o endereço completo do website deva redirecionar o cliente à página web buscada.

Além da estrutura básica, o Google Ads oferece ferramentas de extensão de anúncios para incluir informação adicional como o telefone e o endereço, bem como elementos interativos que farão com que a publicidade seja funcional para diferentes dispositivos, transformando-os em um anúncio dinâmico.

Por último, é necessário prestar atenção às políticas do Google sobre o que está proibido nos anúncios: o uso indevido de espaços para tentar destacar, a pontuação excessiva e símbolos não correspondentes, a repetição de palavras, as frases inaceitáveis e a utilização de superlativos para desmerecer a concorrência.

Aprenda a mexer no Google Ads!

O Google Ads é a ferramenta principal para anunciar online devido à autoridade do motor de busca e à disponibilidade de ferramentas eficazes, motivo pelo qual você deve considerá-lo no momento de criar sua estratégia de marketing. Escolhido o tipo de campanha adequado e levando em conta o Ad Rank, você poderá exibir os seus produtos e serviços de maneira simples e eficiente.

Se você ficou interessado em aprender mais sobre o Google Ads, a EBAC oferece o curso online Google Ads do Zero ao Pro. Nele, você aprende a criar, otimizar e gerenciar campanhas usando a plataforma do Google. Clique aqui e saiba mais!

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Walter Lencina

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