Marketing Digital: seu guia está aqui

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
6 min

Parece óbvio dizer que o profissional em Marketing Digital é a profissão do futuro. Na verdade, o futuro já começou! Em tempos de pandemia, o Marketing Digital é essencial para garantir a sobrevivência e continuação de qualquer empresa ou negócio. Vivemos num contexto de transição do físico para o virtual em todos os setores da sociedade. Já parou para pensar em todas as transformações recentes provocadas pela revolução do digital? Então leia o artigo o na íntegra.

Parece óbvio dizer que o profissional em Marketing Digital é a profissão do futuro. Na verdade, o futuro já começou! Em tempos de pandemia, o Marketing Digital é essencial para garantir a sobrevivência e continuação de qualquer empresa ou negócio. Para garantir a formação destes profissionais de um futuro já presente, a EBAC lançou seu curso online em Marketing Digital em parceria com a incrível agência Jüssi, clique aqui e saiba mais.

Vivemos num contexto de transição do físico para o virtual em todos os setores da sociedade. Já parou para pensar em todas as transformações recentes provocadas pela revolução do digital? Formações acadêmicas online, a grande novidade do Pix que transformará pagamentos e transferências no país, compras e anúncios interativos nas redes sociais, o Uber & iFood nosso de cada dia, entre tantos outros exemplos do nosso cotidiano.

Neste contexto de disrupção e ascensão constante, o profissional em Marketing Digital é essencial para não somente entender estas mudanças, mas também para colocar em prática estrategicamente um plano de ações em comunicação & marketing através da internet e canais digitais. Portanto, não é à toa que profissões que envolvem o universo digital estão entre as mais procuradas do mercado de trabalho atualmente.

MAS O QUE EXATAMENTE FAZ O PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL, HEIN?

Em simples palavras, este profissional é responsável pelo uso de canais digitais para divulgar os produtos e serviços de uma empresa, prospectar novos clientes e criar consciência de marca.

Multinacionais, organizações não governamentais, instituições sem fins lucrativos, startups de todos os setores e empresas de pequeno e médio porte estão sempre – sempre mesmo – em busca desses profissionais.

Segundo o portal Glassdoor, um Especialista de Marketing Digital possui um salário médio de R$ 10.000,00 na região metropolitana de São Paulo. Na mesma região, um Analista Pleno de Marketing Digital possui salário médio de R$ 7.000,00 e um Analista Júnior tem renda mensal média de R$ 3.000. Está aí uma profissão para você investir!

Certo! Mas o que preciso saber para ser um profissional nesta área?

Ser um profissional em Marketing Digital também significa entender tudo sobre métricas e KPI’s.

Métricas são dados quantitativos usados para avaliar o desenvolvimento de um processo, estratégia ou ação. Resumidamente, é um número que representa a medida para compreender aquilo está dando certo (ou não) num determinado projeto.

Já o termo KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Performance. Um indicador-chave de performance demonstra e mede os resultados que uma empresa ou organização busca.

Embora métricas e KPI sejam ambos indicadores de gestão, há uma diferença fundamental entre os dois. As métricas são dados sobre um negócio, campanha ou projeto e os KPI’s são justamente resultados das ações tomadas com base nas métricas.

No universo do Marketing Digital, você irá ver métricas e indicadores específicos para este universo que se cruzarão com outros do Marketing tradicional. Com isso em mente, fizemos uma listinha dos principais que você precisa saber desde já:

Sites

Número de visitantes: através de ferramentas como o Google Analytics, você poderá saber o número de pessoas que entraram no site de suas empresas e/ou cliente;

Taxa de rejeição: é a proporção de usuários que visitam um site e saem imediatamente, aqueles que só entram na página inicial. Este é uma métrica que poderá indicar um tráfego de baixa qualidade. Cuidado, marketeiro!

Tempo de permanência na página: esta métrica indica a quantidade de tempo um usuário gastou num determinado site. Além desta, o mapa de cliques – uma imagem especial que mostra em quais pontos da página os usuários clicam com mais frequência – pode ser do interesse de um especialista em UX. Aliás, já viu nosso curso online sobre UX Design?

Redes Sociais

Alcance: representa o número de pessoas que visualizaram uma determinada publicação. Se alguém viu o mesmo post 5 vezes, este será ainda será contabilizado como usuário único. Já anotou?

Impressões: O número de vezes em que uma publicação e/ou anúncio foi exibido para os usuários. Se um anúncio for visto 5 vezes por 10 usuários, o número de impressões será de 50;

Seguidores: essa você precisa saber! O número de seguidores indica quantos usuários se inscreveram em sua página, perfil ou canal para acompanhar o conteúdo de uma empresa, por exemplo;

Engajamento: é o número de curtidas, repostagens e comentários em publicações nas redes sociais. Quanto mais comentários, compartilhamentos, curtidas, mais sua página será considerada relevante!

Outras métricas e indicadores importantes

Taxa de abertura de e-mail: numa campanha de CRM, é importante que você saiba a porcentagem de pessoas que abriram um e-mail em relação à base de usuários cadastrados. Para isso, existem ferramentas de layout e disparo como o MailChimp, SalesForce, entre outras.

Conversão de landing pages: você sabe o que são landing pages? Elas são páginas independentes, usadas em campanhas digitais para atingir um determinado objetivo. Ao lançar uma landing page, é necessário ter em mente que o layout destas pode influenciar diretamente os resultados deste indicador. UX que chama novamente, né, amores?

O sucesso neste processo de conversão, porém, depende dos objetivos de uma ação. Imagine, por exemplo, que você lançará um curso online, mas precisa ter informações sobre os potenciais clientes para engajá-los. Que tal fazer uma troca? Você pode oferecer um e-book gratuito sobre o curso ao pedir que seus potenciais clientes preencham antes um formulário detalhando dados como nome completo, telefone e e-mail. Quantos mais leads, melhor!

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Equipe EBAC

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