Estudante da EBAC é uma das ganhadoras do Buu! Awards 2023
Maryna Gonçalves, após passar 10 anos na Polícia Militar, começou a sua transição de carreira para a área de redação publicitária com o pé direito. Confira o nosso bate-papo!
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda as principais técnicas de redação publicitária para capturar leitores e gerar maiores receitas para qualquer negócio. Desenvolva sua criatividade, crie conteúdos atrativos e escreva em diversos formatos. Prepare-se para se tornar um copywriter valorizado pelo mercado.
Transições de carreira, quase sempre, são momentos desafiadores. Para Maryna Gonçalves, de 29 anos, não está sendo diferente. Após passar 10 anos na Polícia Militar (PM), Maryna se encontrou em uma área completamente diferente: a de redação publicitária. Apesar da insegurança que engloba este período, Maryna já começou a trilhar seu novo caminho profissional com o pé direito: ela foi uma das ganhadoras da primeira edição do prêmio Buu! Awards 2023.
Maryna, que hoje é formada em marketing e é aluna do curso Profissão: Copywriter, nos contou um pouco da sua trajetória profissional, compartilhou como foi participar de um concurso da área publicitária pela primeira vez e o que ela espera para o seu futuro. Confira a entrevista!
Maryna ficou 10 anos na PM até decidir mudar de área
“A minha família sempre teve a cultura de fazer concurso público, tanto é que 90% dos meus familiares são concursados. Só não segue a carreira pública a geração mais nova que veio depois de mim. Por conta dessa tradição na família, quando eu era mais nova, o meu pai fez a minha inscrição em dois concursos, o da PM e o da Secretaria de Educação. Eu passei nos dois concursos e escolhi o da PM que tinha os melhores benefícios. E aí, eu fiquei lá até este ano, quando resolvi mudar de área.”
Após concluir faculdade de marketing, Maryna se encontrou na área de copywriting
“Infelizmente a carreira policial priva as pessoas de tudo. Ao entrar lá, você não tem tempo para nada mais. Como o trabalho é por escala, um dia você pode estar trabalhando de dia e, no outro, à noite. Então, eu acabei ficando muito tempo presa nesse universo.
E aí, quando eu comecei a fazer faculdade de marketing, conheci um outro mundo, onde as pessoas pensavam diferente. Eu comecei a fazer amizades fora da polícia e entendi que eu não gostava efetivamente do que fazia.
Quando veio a pandemia, eu concluí a faculdade aos trancos e barrancos, aproveitei que estavam surgindo cursos gratuitos e fiz todos eles. Como nessa época eu trabalhava um dia sim, um dia não, tinha tempo para me dedicar aos estudos. E foi nesse período que eu fiz um curso básico e gratuito na área de copywriting e achei bem interessante. Fui pesquisar mais sobre o assunto até que eu encontrei o curso da EBAC. Eu comecei a fazer e percebi que era aquilo que eu queria para a minha vida, e não mais continuar na PM.”
Avaliações e tutores criteriosos fizeram Maryna perceber a qualidade do curso da EBAC
“Assim que eu vi a grade de conteúdo do curso da EBAC, achei tudo bem interessante. Mas, até então, eu não tinha noção de como seria o dia a dia no curso. Só quando eu comecei a fazer os exercícios e enviá-los para a avaliação dos tutores é que eu vi que o curso era realmente bom.
Isso porque, ao enviar os primeiros exercícios, eles foram reprovados algumas vezes. E essas reprovações me fizeram perceber que o nível de exigência do curso era alto e que os tutores eram realmente criteriosos. Eu vi ali que não era só mandar qualquer coisa escrita. Isso me fez ver que o curso era bom, de fato. Tem todo um critério de avaliação e os tutores estão ali para orientar e ajudar você a entregar o seu melhor. Foi nesse momento que eu entendi que o curso era muito bom e eu fiquei feliz em ter decidido fazer.”
Apesar da insegurança, Maryna se inscreveu no Buu! Awards
“Eu estava mexendo no LinkedIn e apareceu uma publicação na minha timeline sobre o Buu! Awards. A postagem chamou a minha atenção e eu fui atrás de mais informações.
Entrei no site para poder saber como tudo funcionava e achei bem legal. Só que aí eu fui perceber que faltavam apenas quatro dias para que as entregas dos trabalhos fossem feitas. Eu fiquei muito insegura e, para falar a verdade, eu não ia me inscrever. Achei que não daria para fazer algo bom nesse prazo. Mas, depois, pensei melhor. Era gratuito, eu não tinha nada a perder e seria uma oportunidade para me testar também, ver até onde eu poderia chegar. Então, decidi me inscrever, mas não falei para ninguém. E aí, eu fiz o trabalho em três dias e ainda entreguei antes do prazo. No final, deu tudo certo!”
Carro do ovo foi inspiração para desenvolver projeto para o concurso
“O Buu! Awards foi criado com o intuito de levar bons briefings a pessoas que estão começando a carreira. É uma oportunidade para que trabalhos de iniciantes sejam vistos e passem por avaliações de pessoas que já têm mais experiência no mercado de trabalho – e a gente sabe que fazer isso, dentro da área da publicidade, nem sempre é fácil.
E funcionou assim: o Buu! Awards disponibilizou dois briefings, um da ESPN e outro do BIS, e eu optei pelo do BIS. Nele, o redator explicava que a BIS geralmente faz a comunicação através de vídeos, só que para esse briefing, em específico, ele estava pedindo uma ideia fora do comum, algo que as pessoas não costumavam apresentar.
E aí eu decidi trazer a ideia do carro do BIS, usando como referência o carro do ovo que passa nas ruas de várias cidades. Como a Lacta tem como prioridade tornar esse chocolate algo popular, eu segui esse pensamento e cheguei na ideia do carro do BIS.”
Curso da EBAC deu a base para que Maryna pudesse avaliar as suas ideias para o concurso
“Ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho, eu me senti bem insegura e, ao mesmo tempo, achei tudo muito legal. Como eu só tinha quatro dias para desenvolver o projeto, surgiram muitas ideias na minha cabeça, mas eu não conseguia estruturá-las muito bem. Até que eu cheguei nessa ideia do carro do BIS e achei que ela era a mais coerente, entre todas as outras.
O curso da EBAC, inclusive, me deu uma base para que eu pudesse avaliar o meu projeto. Principalmente sobre a questão de entender os critérios que estavam sendo pedidos no concurso. Eu consegui perceber que as outras ideias que eu tive não estavam tão bem formuladas e entendi que a ideia do carro do BIS estava em um modelo mais concreto. Foi graças ao curso que eu tive essa percepção.”
Maryna não acreditou quando viu o nome na lista de ganhadores
“Eu vi o resultado primeiro pelo Instagram do concurso. Quando eu abri o aplicativo, logo pela manhã, dei de cara com a publicação que anunciava os vencedores. Eu comecei a ler os nomes, eu vi o meu lá no meio e não acreditei. Olhei de novo e pensei ‘será que estou lendo direito?’ Sabe quando você fica olhando várias vezes para entender e acreditar? Foi exatamente essa a cena.
Depois eu vi que eles tinham enviado um e-mail para falar do resultado, mas eu não havia visto até aquele momento. Fiquei muito feliz!”
Prêmio deu confiança e segurança para Maryna em seu novo momento profissional
“Essa foi a primeira vez que eu me inscrevi em um concurso e também a primeira vez que eu levei o meu trabalho para fora da EBAC. E ter ganhado o prêmio foi muito importante para mim. Talvez esse seja o prêmio mais importante da minha carreira. Ele me trouxe mais confiança e eu fiquei mais segura sobre as minhas habilidades. Apesar de não ter escolhido a profissão por conta das premiações, eu ainda quero ganhar muitas outras!”
Redação publicitária deu a Maryna o que ela não tinha antes: liberdade
“O que eu gosto de contar para as pessoas sobre a minha transição de carreira é que eu decidi largar tudo que eu havia construído na PM porque, dentro da redação, eu encontrei uma liberdade que eu nunca tive. Antes eu trabalhava para cumprir e obedecer regras. E, querendo ou não, a redação publicitária traz liberdade. Hoje eu posso escrever para uma campanha da BIS e amanhã para alguma outra marca, por exemplo, de shampoo. E como eu gosto de estudar sobre assuntos variados, essa possibilidade apresentada na redação chamou a minha atenção. Hoje eu não trabalho mais na área policial e estou me dedicando aos estudos para conseguir uma vaga em alguma agência.”
Seja um(a) copywriter!
Se assim como Maryna, você quer aprender tudo sobre a área de copywriting, que tal conhecer o nosso curso Profissão: Copywriter? Nele você vai aprender as principais técnicas de redação publicitária para capturar leitores e gerar maiores receitas para qualquer negócio. Desenvolva a sua criatividade, crie conteúdos atrativos e escreva em diversos formatos. Conheça o curso e inscreva-se!
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a área de marketing? Então participe dos nossos eventos online! Semanalmente, nós realizamos webinars que são ministrados por profissionais renomados. Nos eventos, eles compartilham com o público dicas e informações importantes sobre as suas áreas de atuação. Confira aqui a nossa agenda e aproveite!
Profissão: Copywriter
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda as principais técnicas de redação publicitária para capturar leitores e gerar maiores receitas para qualquer negócio. Desenvolva sua criatividade, crie conteúdos atrativos e escreva em diversos formatos. Prepare-se para se tornar um copywriter valorizado pelo mercado.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!