Mercado audiovisual: o que você precisa saber
A área de audiovisual está em expansão. Saiba quais profissões estão sendo requisitadas no mercado, prós e contras da área e dicas para entrar nesse universo
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Aprenda a criar e escrever histórias fascinantes para filmes, séries e games. Crie personagens cativantes, dê vida a sua criatividade e transforme suas ideias em roteiros para diferentes gêneros e formatos. Comece já sua carreira no cinema, na TV, streamings ou na indústria dos jogos.
Nos últimos anos, a demanda por conteúdos audiovisuais vem crescendo. Não é à toa que, ao entrar nas redes sociais hoje em dia, o formato de mídia que predomina é o vídeo. Por isso, a requisição por profissionais para atuar na área também está em alta.
No webinar “Produzir conteúdo audiovisual: o que você precisa saber!”, o diretor audiovisual e produtor de conteúdo Julio Piccin trouxe algumas visões dele sobre a área e nós trouxemos alguns destaques aqui a respeito desse mercado.
O mercado de audiovisual está em expansão
A cada ano que passa, a demanda para produção de vídeos para a internet se torna maior. De acordo com o Statista, “nos últimos anos, o vídeo se tornou um dos formatos on-line mais populares, abrangendo desde conteúdo educacional até análises de produtos”. Ao compararmos como eram as redes sociais há dez anos e como elas estão hoje, é possível perceber de forma clara esse crescimento. Antigamente:
- O YouTube ainda não era uma grande rede;
- O Facebook ainda não aceitava vídeos;
- O Instagram era uma rede social de fotos;
- O Twitter era o local onde só se escrevia textos;
- O TikTok ainda nem existia.
Ao longo do tempo, essas redes sociais – e várias outras – passaram por mudanças. Hoje, ao rolar o feed de todas elas, dificilmente não se encontrará vídeos.
“Muitas empresas pedem vídeos para o LinkedIn, que é uma rede mais profissional. Às vezes os clientes querem vídeos só para o WhatsApp. A Twitch, em geral, tem um mercado audiovisual grande… Então, hoje, a produção de conteúdo no mundo gira em torno de vídeos. Isso vem mudando a cada ano que passa. Não se sabe onde vai se chegar, mas o mercado está em expansão, por isso que eu falo que o mundo nunca precisou tanto de produção de vídeo quanto agora”, conta Julio.
É importante lembrar que cada rede social tem públicos, linguagens e características diferentes. Por isso, uma mesma empresa pode estar presente em diversas redes e, em cada uma delas, a produção de vídeo ser distinta.
O mercado está precisando de profissionais
Por conta do aumento da demanda por vídeos, a procura por profissionais da área do audiovisual também está em crescimento.
“O mercado vem crescendo, eu acompanho isso de perto. Em 2017, eu cobri o Rock’n’Rio pela L’Oréal Paris, e a equipe era formada por mim, uma fotógrafa e duas pessoas para a parte de mídias. Já esse ano, só na equipe do TikTok tinham 24 pessoas fazendo o conteúdo em vídeo. Então, você vê como está crescendo e tem mais para crescer. Para isso, a gente precisa de profissionais bons de várias áreas diferentes e tem muitas oportunidades para quem quer entrar no setor”, pontua Julio.
No audiovisual, há diversas profissões que podem ser seguidas. Entre elas:
- Roteirista
O roteirista pode criar e escrever histórias para filmes, séries e games, por exemplo. Este profissional é responsável por desenvolver narrativas – como uma história vai começar e terminar – e por escrever os textos que podem aparecer ao longo dos vídeos.
O roteirista vai guiar o público, fazendo que ele se conecte com a peça que está assistindo. Por isso, é importante que o profissional desenvolva um roteiro envolvente, que prenda a atenção e tenha interações marcantes, independente do gênero e da plataforma na qual o vídeo vai ser publicado.
“Hoje em dia, o roteirista faz textos para as redes sociais também. Tem gente que cobre o Rock’n’Rio, o Lollapalooza, o Planeta Brasil e faz os textos para as redes sociais das empresas que estão no evento. Roteirista que fica apenas no computador já é um pouco ultrapassado. Hoje ele também precisa saber escrever texto rápido para a rede social de uma forma inteligente e com técnica”, pontua Julio.
- Editor
O editor é aquele profissional que é responsável pela edição, montagem e finalização do vídeo. É ele que vai deixar o vídeo pronto para ser publicado no Instagram, YouTube ou Facebook, por exemplo.
É o editor que vai lapidar o material bruto (tudo o que foi filmado), analisar as melhores partes que podem ser usadas e as que mais fazem sentido para a plataforma em que o vídeo vai ser publicado. Esse profissional domina ferramentas como o Adobe Premiere Pro e tem conhecimento de roteirização, estrutura narrativa e um olhar artístico.
“É um trabalho bom para quem gosta de fazer home office. Também é um mercado que tem muito espaço. Canais do YouTube precisam muito de editores bons que sejam rápidos. É uma profissão que você ganha dinheiro relativamente rápido. Você consegue editar um ou dois vídeos por dia, a depender da demanda, e já vai ganhando em cima deles. O editor tem que ter um computador bom e uma internet legal”, explica Julio.
- Técnico de áudio
O técnico de áudio é o profissional responsável pelo som de uma gravação. Entre as atividades que desempenha estão: montar aparelhos e equipamentos de som, conectar amplificadores e garantir que a transmissão do som seja feita de maneira eficiente.
“Essa é uma área que precisa de profissionais bons. A gente precisa de som bom porque essa parte faz muita diferença no audiovisual, então é muito importante”, conta Julio.
- Motion graphics
Também conhecido como motion design, essa é uma área que junta animação e design. O profissional que trabalha na área dá movimento a elementos gráficos através da animação.
Este é um recurso que pode fazer com que os vídeos sejam mais dinâmicos e explicativos. O motion graphic pode ser usado em diversos tipos de vídeos: institucionais, propaganda ou vídeos de música.
- Direção de fotografia
O profissional responsável pela direção de fotografia domina composições de cenas, entende de iluminação e linguagens visuais para criar filmes e vídeos. Enquadramentos, movimentos de câmera e ângulos de gravação são áreas que o diretor de fotografia precisa dominar para que o resultado visual das produções saia como planejado.
- Filmmaking
O filmmaker, como o nome diz, é aquele que produz filmes. Este é um profissional que assume diversas funções durante uma produção, ou seja: ele tem conhecimento sobre equipamentos básicos de filmagem, entende de técnicas de roteiro assim como de edição de áudio e vídeo, marketing e publicação.
O filmmaker tem uma visão geral do trabalho, consegue cuidar de diversas funções relacionadas ao audiovisual e pode trabalhar em pequenas e grandes produções audiovisuais.
Prós e contras da área do audiovisual
Como toda área profissional, atuar no audiovisual tem seus prós e contras. Julio deu destaque a alguns prós que são: horários flexíveis, conhecer lugares e pessoas diferentes, acessos exclusivos e adquirir conhecimento geral.
Já alguns contras são: horários de trabalhos não convencionais, estar constantemente fora da área de conforto e lidar com críticas.
- Horários flexíveis
Quando se trabalha com audiovisual, é comum que não se tenha um horário fixo, principalmente quando se atua como freelancer. Isso porque os eventos que vão ser registrados pelos profissionais podem ser variados e acontecer em diversos horários: um festival de música no final de semana, a virada do ano, o Carnaval, uma festa de aniversário ou gravações de videoclipes.
Por isso, esses profissionais muitas vezes trabalham em horários diversificados. Para quem não gosta de rotina, essa é uma boa característica.
- Conhecer lugares e pessoas diferentes
Os profissionais que trabalham com audiovisual podem estar presentes nos mais diferentes lugares: desde casamentos até campeonatos de surfe. Por conta dessa diversidade, é comum que eles conheçam pessoas e lugares diferentes a cada trabalho. Além disso, muitas vezes a equipe de audiovisual de cada evento pode ser diferente, característica que proporciona ainda mais encontros entre os profissionais da área.
“Eu já viajei para sete países, fui para Dubai quatro vezes, rodei São Paulo quase inteira, já fui para Recife, Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro… Por conta da profissão, você acaba conhecendo várias pessoas e histórias interessantes. Eu gosto muito disso, vale muito a pena”, destaca Julio.
- Acessos exclusivos
Devido à profissão, as pessoas que trabalham com audiovisual acabam tendo acesso exclusivo a alguns lugares. Por exemplo: espaço VIP de um show musical e camarins de artistas.
Isso porque, o profissional muitas vezes recebe uma credencial para que possa entrar nesses lugares que, normalmente, possibilita que ele faça os registros para o seu trabalho a partir dos melhores ângulos.
Julio, por exemplo, fez a cobertura do show da Banda Eva, que contou com a presença de mais de 30 mil pessoas, e ele estava na frente do palco, uma posição privilegiada e que deu a ele a possibilidade de fazer bons registros.
- Adquirir conhecimento geral
Por conta da variedade de temas que podem ser registrados pelos profissionais do audiovisual, eles acabam adquirindo, indiretamente, conhecimentos gerais sobre diversos assuntos.
“Esse ano eu filmei um documentário sobre relacionamentos, outro sobre batata frita e agora estou fazendo um sobre DJs. Já filmei cavalos, pessoas tirando células tronco… São mundos que eu jamais imaginei estar e o trabalho me levou até lá”, conta Julio.
- Horários de trabalhos não convencionais
As pessoas que trabalham com audiovisual podem ter horários e dias de trabalho não convencionais: ter que começar as atividades às 23h e terminar às 6h e trabalhar aos finais de semana, por exemplo.
Para quem gosta de ter uma rotina com horários certos, esse pode ser um lado negativo da profissão. Ainda mais porque, com essa falta de rotina, é comum perder datas importantes como aniversários de familiares e passar o réveillon e feriados trabalhando.
- Estar fora da área de conforto
Cada dia de trabalho dos profissionais do audiovisual pode ser bem diferente um do outro. A cada trabalho, eles podem encontrar cenários e desafios diferentes. Por isso, eles estão constantemente fora da área de conforto.
“Quando você faz a mesma coisa todos os dias, você sabe o que esperar. É a sua zona de conforto. No audiovisual, você pode nem saber onde vai ser a gravação, quem vai encontrar, o que vai ser feito… às vezes você está sozinho, não tem com quem conversar”, conta Julio. Por isso, a área do audiovisual pode ser desafiadora e é preciso estar preparado para encarar situações diferentes a cada dia.
- Lidar com críticas
Com exceção de projetos autorais, o trabalho dos profissionais do audiovisual passa por aprovações de outras pessoas – a empresa que fez a contratação, por exemplo. Por isso, receber críticas faz parte da rotina dos profissionais.
“Tem que saber lidar com críticas. Às vezes eu faço um vídeo que eu gosto muito, mando para o cliente, ele não gosta e eu tenho que fazer tudo de novo.Tem que aprender a lidar com as críticas. Ao longo do tempo você vai aprendendo”, conta Júlio.
É preciso lembrar que, antes de tudo, o trabalho está sendo desenvolvido para outras pessoas. Por isso, ter a mente aberta para aceitar comentários sobre o seu trabalho criativo é necessário.
Como entrar no mercado audiovisual
Não há um único caminho para entrar na área de audiovisual. Porém, há alguns passos que podem abrir portas para esse universo como: estudar, conhecer o trabalho de pessoas da área, criar um portfólio, divulgar o trabalho e criar uma rede de contatos.
- Estudar para se especializar
Como qualquer outra profissão, aqueles que trabalham no ramo do audiovisual precisam estar, continuamente, atualizados. Para isso, é preciso estudar.
“A gente precisa de mais profissionais, de pessoas que saibam o que estão fazendo. Então, a gente precisa de profissionais que estudam, que têm algum diferencial e que consigam agregar conteúdo”, explica Julio.
O estudo dá uma base teórica para os profissionais que, junto com a prática do dia a dia, permite que eles tenham um bom desempenho. “Quando o cliente vem para mim e fala que quer filmar um evento e que vai precisar de determinados registros, cabe a mim saber com que câmera vai ser feita a filmagem e a quantidade de profissionais necessários para a cobertura, por exemplo. E esse conhecimento você ganha com estudo e com a prática do trabalho em si, mas o começo de tudo é o estudo”, pontua Julio.
Para quem é iniciante nesse universo, Julio recomenda fazer cursos mais abrangentes porque eles vão dar uma visão geral da prática profissional. Já para quem tem experiência são recomendados cursos mais específicos.
“Eu tenho doze anos de mercado e continuo fazendo cursos. Estou fazendo um de documentário porque eu quero acertar essa habilidade específica. Mês passado eu fiz um só de cor porque eu queria aperfeiçoar a minha técnica. Então, apesar de ter bastante experiência, de fazer bastante coisas, tem vários assuntos que eu não sei ainda”, exemplifica Julio.
Cursos como o da EBAC podem ajudar as pessoas a se especializarem na área desejada, tanto quem está iniciando quanto quem tem experiência.
- Conhecer o trabalho de profissionais da área
Saber o que outros profissionais do audiovisual estão produzindo também ajuda a incrementar o repertório de quem está iniciando.
“Acompanhar profissionais é importante para você entender qual é o lifestyle (estilo de vida) deles e quais novidades estão trazendo. É ver o que as pessoas estão fazendo e o que está dando certo”, conta Julio.
É possível fazer esse acompanhamento através das redes sociais desses profissionais. É preciso usar as redes não só como entretenimento, mas também como estudo.
- Criar seu portfólio
No audiovisual, é primordial ter um portfólio. De acordo com Julio, nenhum dos trabalhos atuais dele solicitaram currículo, apenas portfólio. Por isso, é importante ter um site ou perfil em alguma rede social onde seja possível publicar trabalhos já feitos.
“Deixar os seus trabalhos e ideias à mostra é o melhor jeito de conseguir um trabalho hoje em dia. Há várias plataformas para fazer portfólio como o vimeo ou até o Instagram que hoje também funciona como portfólio”, conta Julio.
Independente da plataforma, é importante deixar o portfólio atualizado. Para os que estão iniciando na carreira e não têm trabalhos para colocar no portfólio, uma alternativa é se dedicar a fazer projetos autorais.
“Se você gosta de documentário, junta uns amigos para fazer uma gravação. É legal para você praticar e ver até onde pode ir. Depois, pede a opinião de outras pessoas, vê se o que você estava pensando ficou legal ou não. Jogue o seu trabalho para o mundo e veja qual é a resposta que recebe”, aconselha Julio.
- Divulgar o trabalho
Para quem trabalha ou quer trabalhar como freelancer nesse meio, uma boa dica é falar para amigos, familiares e conhecidos sobre o trabalho que está sendo feito. “Você precisa saber vender o seu trabalho. Como autônomo, a gente tem que se vender, tem que falar sobre o trabalho. Se perguntarem o que você faz, é preciso ter a resposta na ponta da língua”, explica Julio.
Isso é importante porque essas pessoas podem ser a ponte entre o profissional e um futuro trabalho. Por isso, publicar o que está fazendo nas redes sociais, fazer do Instagram um cartão de visitas, ter um cartão on-line, por exemplo, são formas de se fazer um marketing pessoal e propagar o trabalho.
- Criar uma rede de contatos
No audiovisual, é comum que as pessoas façam e peçam indicações de profissionais da área para completar a equipe em algum trabalho. Por isso, é importante criar e estabelecer uma rede de contatos com profissionais do meio (o chamado network).
“Além de proporcionar trabalhos, o network abre muitas outras portas que você nem imaginava”, conta Julio.
Algumas formas de criar essa rede de contatos são:
- Participar de eventos e workshops da área;
- Fazer cursos remotos/presenciais;
- Participar de grupos no LinkedIn dedicados ao setor;
- Acompanhar as redes sociais de profissionais da área;
- Adicionar pessoas no LinkedIn.
A área de audiovisual está em crescimento. Cada vez mais, a demanda por vídeos aumenta e, por conta disso, a procura por profissionais que dominam as técnicas também está em alta.
Se você tem vontade de trabalhar na área, mas ainda não sabe por onde começar, dá uma conferida nos cursos de audiovisual da EBAC! Com mais de 20 cursos, há diversas áreas para você escolher em qual se especializar – desde Artista 3D para Filmes e Séries até Direção de Cinema, TV, Publicidade e Mídias Digitais.
Para conferir o webinar “Produzir conteúdo audiovisual: o que você precisa saber!” com Julio Piccion, clique aqui ou assista ao vídeo abaixo:
Roteirista
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda a criar e escrever histórias fascinantes para filmes, séries e games. Crie personagens cativantes, dê vida a sua criatividade e transforme suas ideias em roteiros para diferentes gêneros e formatos. Comece já sua carreira no cinema, na TV, streamings ou na indústria dos jogos.
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