O que é HTML5 e para que serve?
Neste artigo vamos mostrar os novos recursos e características do HTML5, a última versão de HTML; uma tecnologia fundamental para construir páginas na internet.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Desenvolva sites e aplicativos fáceis e rápidos de usar. Aprenda a estruturar com HTML, estilizar com CSS e a implementar funcionalidades com JavaScript, JQuery, Bootstrap. Torne-se um desenvolvedor Front-end e comece sua carreira no aquecido mercado de TI.
Desde a sua implementação, no início dos anos 90, o HTML passou por diversas melhorias tornando-se a base para blogs, plataformas de e-commerce, redes sociais e todo tipo de página que se pode acessar através de um navegador web. Em 2014, o W3C (The World Wide Web Consortium) publicou a quinta revisão do padrão HTML, que está se atualizando até hoje. As mudanças visam facilitar o trabalho dos desenvolvedores web, além de melhorar a experiência do usuário.
O que é HTML5?
O HTML5 é a última versão do HyperText Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Combina três tecnologias web: HTML, para construir a estrutura da página; CSS, para melhorar a apresentação; e JavaScript, para adicionar funcionalidade aos elementos HTML. Suas tags ou marcas fazem com que textos, imagens e elementos multimídia sejam visualizados corretamente na tela, bem como permitem que as páginas web tenham um formato unificado, padronizado e sejam compatíveis com diferentes navegadores como Chrome, Edge, Firefox e Safari.
Para que serve o HTML5?
As funções da linguagem HTML5 não se limitam a definir a configuração básica de uma página web. Veja as funções mais importantes desta versão:
- Incorpora elementos multimídia sem utilizar outros plugins como o Adobe Flash. Isto ajuda a reduzir o tamanho do documento e o tempo de carregamento.
- Adiciona opções de geolocalização para melhorar a experiência do usuário, oferecendo a possibilidade de mudar o idioma ou redirecionar a uma página específica, dependendo da região.
- Permite animações em 2D e a inclusão de ações específicas para que o teclado, mouse ou controle de videogame possam interagir com uma página.
- Desenvolve aplicações web com design adaptativo, que sejam acessíveis de qualquer dispositivo como tablets, smartphones, desktops e até Smart TVs.
Quais são as novidades?
Em comparação com as versões anteriores, o HTML5 introduz muitas melhorias para solucionar problemas complexos. Os novos recursos incluem:
- Tags ou elementos semânticos ( <header>, <nav>, <section>, <article>, <footer>, etc.).
- Tags de multimídia (<audio>, <video>).
- Novas formas de controle como atributos, tipos de entrada, barra de progresso, etc.
- A tag <canvas> para desenhos 2D usando JavaScript.
- A tag <svg> para desenhos baseados em vetores, formas, gráficos de pizza e de barras, mapas, etc.
- A geolocalização para descobrir a localização do usuário.
- Armazenamento web de até 5 MB de dados no Front-end.
- Novos eventos em JavaScript, como arrastar e soltar, etc.
Vantagens de usar a linguagem do HTML5
- É gratuito: você não precisa de nenhum software caro para começar a programar.
- A linguagem tem um código claro, eficiente e fácil de aprender.
- O HTML5 é compatível com os navegadores web mais populares e tem um design responsivo.
- As tags descritivas oferecem um melhor posicionamento dos mecanismos de busca como o Google.
- O HTML5 suporta multimídia e funcionalidades interativas.
- As APIs permitem incluir elementos complexos como desenhos 3D ou mapas, diretamente no documento.
- Podem ser executadas consultas SQL.
- O HTML5 permite criar aplicativos web.
- A linguagem otimiza o tempo de carregamento de um site.
- A informação do site fica melhor protegida.
O que faz um programador HTML5?
O conhecimento do HTML5 é uma habilidade muito difundida entre os web designers. Um programador profissional domina as regras desta linguagem para construir sites responsivos e atualizados. Os desenvolvedores HTML5 usam programas especializados. Segundo um estudo da Stack Overflow Developer Survey 2021, entre os editores de HTML mais populares estão o Visual Studio Code, o Notepad++, o Sublime Text e o Atom. Trabalhar com o HTML5 permite criar sites altamente eficientes, tanto para os algoritmos de buscadores (graças às tags), como para os usuários, por meio do design visual das páginas web, desenvolvidas com a linguagem CSS.
Aprenda a criar sites e comece sua carreira na área de TI, com nosso curso online de Desenvolvimento Front-End: do Zero ao Pro. Nossos professores especialistas vão te ensinar a programar em HTML, a criar layouts usando CSS, a animar páginas da web com JavaScript, entre outras coisas. Você terá atividades práticas durante todo o curso, no seu ritmo e de qualquer lugar, contando com feedback personalizado de um tutor. Ao final do curso, você vai desenvolver quatro projetos profissionais que vão enriquecer seu portfólio. Você receberá o certificado da EBAC e terá acesso vitalício à plataforma.
Desenvolvimento Front-end do Zero ao Pro
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Desenvolva sites e aplicativos fáceis e rápidos de usar. Aprenda a estruturar com HTML, estilizar com CSS e a implementar funcionalidades com JavaScript, JQuery, Bootstrap. Torne-se um desenvolvedor Front-end e comece sua carreira no aquecido mercado de TI.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!