O que é linguagem C

Última atualização
02 out 2023
Tempo de leitura
8 min
Fonte: Shutterstock

Conheça os principais fundamentos desta que é uma das primeiras linguagens de programação criadas

A linguagem C existe desde antes da internet e foi criada pelo cientista da computação Dennis Ritchie e Ken Thompson, em 1972. O propósito inicial era que fosse uma linguagem usada no desenvolvimento de uma nova versão do sistema operacional Unix, mas hoje é aplicada para criar softwares. É também muito usada em banco de dados para todos os tipos de sistemas: financeiro, governamental, mídia, entretenimento, telecomunicações, saúde, educação, varejo, redes sociais, etc. Grandes empresas como Apple, Microsoft, Oracle usam a linguagem C.

As principais características da linguagem C

Em programação, a linguagem é por onde o hardware (máquina) e o programador se comunicam. É um processo formal que funciona por meio de uma série de instruções, símbolos, palavras-chave e regras semânticas.

É por meio da linguagem que o programador controla o comportamento físico e lógico de uma máquina. A chamada linguagem de baixo nível tem instruções mais diretas e o sistema é constituído apenas por sequências de 0 e 1 (chamado de código binário). Esse tipo de linguagem requer conhecimento para utilizá-las, assim como domínio do hardware do equipamento que se está programando. Não só o seu laptop, mas também a máquina de lavar roupas, a cafeteira ou microondas usam essa linguagem.

A linguagem C é chamada de linguagem nível intermediária, pois combina os elementos das linguagens de alto nível com o funcionalismo da linguagem nível máquina. Com C é possível ter controle exato de como um programa se comporta e dá acesso direto à partes do hardware, como o espaço na memória do computador.

Suas características e aplicações são:

  • Portabilidade: significa que a linguagem pode ser compilada em diversas arquiteturas, em Mac ou PC, com Linux ou Windows. Uma característica que nem toda linguagem possui.
  • Simplicidade: seguindo as regras, dificilmente vai cometer erros que possam comprometer o seu programa. O compilador (um programa de sistema que traduz o código legível para os seres humanos e converte para a linguagem binária que o processador “entende”). também avisa a maior parte dos erros de sintaxe que você cometer.

Onde a linguagem C pode ser aplicada

A linguagem C nos permite fazer diferentes aplicações, escritas em diferentes linguagens, e interagem entre si. Veja alguns exemplos de como programar em C é usado:

Sistemas embutidos

Digamos que todas as manhãs você use sua cafeteira para fazer o café. Logo, todos os dias você está utilizando um objeto que foi programado em C. Assim como a TV ou o sistema operacional do painel do carro que acionam o botão das travas de porta e vidro para crianças. Esses também são os chamados sistemas embutidos, programados em C. Quando você abre a porta da garagem com o controle remoto, também está usando um sistema embutido que provavelmente está programado em C.

Com a linguagem C é possível programar microcontroladores – sistemas eletrônico, físico, que se assemelham a um computador muito pequeno capaz de realizar determinadas tarefas de maneira eficaz e sob um tamanho altamente compacto. Um carro, por exemplo, possui cerca de 60 microcontroladores.

A programação em C faz com que o programa ocorra em níveis bem próximos do hardware, tornando a execução dos programas mais eficiente.

Se você quiser fazer mais do que programar um aplicativo web, C é uma ótima linguagem. Você pode escrever um sistema operacional inteiro em C.

Quanto mais eficientes forem, menos tempo levará para os artistas e animadores gerarem as cenas do filme, e mais dinheiro a empresa economiza.

Filmes e jogos em 3D

Os filmes 3D são criados com aplicativos ou softwares que geralmente são escritos em C e C++. Os softwares precisam ser muito eficientes e rápidos, pois lidam com uma enorme quantidade de dados e fazem muitos cálculos por segundo.

Quanto mais eficientes forem, menos tempo levará para os artistas e animadores gerarem as cenas do filme, e mais dinheiro a empresa economiza. Um exemplo é o jogo Quake II, programado em C:

Quake II (1997) | Fix Guide

Base de dados

As bases de dados mais populares do mundo, incluindo Oracle Database, MySQL e MS SQL Server são programadas em C.

Print de uma tela do banco de dados MySQL

Quais são as vantagens e desvantagens da linguagem C

Como C é considerada a base de outras linguagens de programação, se você puder aprender os conceitos usados nessa linguagem, será mais fácil entender outras linguagens mais tarde.

Programar em C permite entender os processos ocultos que acontecem em nossas máquinas. Essa linguagem nos permite chegar mais perto do hardware do computador sem mexer com a linguagem Assembly (uma linguagem de baixo nível, voltada apenas à comunicação com a máquina). Ele também nos permite lidar com uma infinidade de tarefas de baixo nível enquanto permanece legível a nós.

C é uma ótima linguagem para programadores iniciantes. Não apenas porque a sintaxe (as regras para a construção de um programa em uma determinada linguagem) é simples, mas porque C influenciou a maioria das linguagens mais utilizadas hoje em dia. Depois de aprender C, você descobre que ela tem muitos pontos em comum com Java, Javascript, Shell e PHP, por exemplo.

Muitas implementações de novos algoritmos são primeiramente (ou apenas) disponibilizadas em C por seus autores. Considerando que C é uma linguagem antiga e muito difundida, é possível encontrar facilmente todo tipo de algoritmo escrito em C em fóruns da internet.

C é uma linguagem que pede muita experiência técnica para ser aprendida. É preciso entender os conceitos complexos de algoritmos. Algoritmos são “receitas” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema. E como toda receita, um algoritmo também deve ser finito. Para fazer um bolo corretamente, é preciso seguir a receita passo a passo. O problema é que para aprender C, ainda usando a metáfora culinária, é necessário ter uma base consolidada em gastronomia e conseguir criar receitas elaboradas.

Outra desvantagem é que C é dependente da plataforma: o código executável é compilado para o hardware específico em que ele irá executar.

Quais as diferenças entre a linguagem C e C++?

C é descrita como a linguagem mãe, uma vez que diversas outras surgiram com base em C. Dentre elas o C++, em 1980, por Bjarne Stroustrup. Na época foi chamada de C with Classes, mas em 1982, passou a ser conhecida como C++.

Apesar de serem parecidas, a linguagem C++ pode ser considerada mais adaptável. A diferença entre essas linguagens é a sua estrutura. Enquanto C é estruturada, C++ é orientada a objetos, sendo muito comum programar para jogos que exigem alto rendimento e mais complexidade, por exemplo.

Por onde começar a aprender C?

Para começar a programar com C ou C++, é preciso instalar um compilador: programas que podem ser executados por meio de interfaces de linha de comando (CLIs). Eles leem o programa inteiro e o convertem em código objeto – uma tradução do código-fonte do programa em um formato que o computador consegue executar.

No Windows, use o software Visual Studio, que tem um compilador para C++. O GCC (MinGW) e o Codeblocks funcionam excepcionalmente bem. Clang também é uma boa escolha no Windows e foi usado para criar o Google Chrome.

Se você estiver usando um sistema operacional Linux, provavelmente já tem o GCC instalado. Você pode instalar o GCC usando o Homebrew.

Já em um Mac, você pode usar Clang ou GCC — ambos estão disponíveis gratuitamente. Embora o GCC tenha suporte para uma ampla variedade de padrões C e C++, o Clang funcionará bem na maioria dos casos, que já deve vir instalado.

Exemplo de um código em C. A diretiva #include está dizendo que queremos incluir algo pronto no programa e o é uma biblioteca padrão do C, que significa standard input/output (“entrada/saída padrão”). Uma biblioteca é como uma coleção de recursos prontos que podemos adicionar ao nosso código. Crédito: https://dev.to/nfo94/

Se você não sabe que ambiente de programação utilizar, pode começar com o CodeBlocks, em inglês. Ele é gratuito e foi pensado para iniciantes. Muitos cursos técnicos e de Ciências da Computação iniciam os alunos na programação usando a linguagem C.

Mesmo se você pretende se concentrar na criação de aplicativos da Web ou componentes sofisticados de front-end da Web, aprender C o ajudará a entender como o software e o hardware interagem. C e C++ estão em toda parte.

Página inicial / Programação & Data
Juliana Vaz

O conteúdo

Início garantido de uma carreira de TI

Experimente diferentes profissões na prática, determine o que mais combina com você, escolha com confiança uma profissão e se especialize nela.

12x de
R$ 0,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 0
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

07 mar 2024
7 min
EBAC e Snapchat promovem workshop sobre Realidade Aumentada

No workshop, os estudantes aprenderam a desenvolver lentes a partir do software Lens Studio. Saiba como foi o evento!

07 mar 2024
7 min
09 fev 2024
8 min
O que é um desenvolvedor full stack Java e como se tornar um?

Com habilidades para atuar nas áreas de front-end e back-end, o desenvolvedor full stack Java está sendo muito procurado pelas empresas. Saiba mais sobre essa profissão!

09 fev 2024
8 min
02 fev 2024
9 min
O que é Random Forest?

Descubra como funciona esse algoritmo que auxilia empresas na construção de estratégias.

02 fev 2024
9 min
O que é uma árvore de decisão e como ela é utilizada?

Saiba tudo sobre essa ferramenta estratégica que auxilia empresas nas tomadas de decisão.

31 jan 2024
6 min
31 jan 2024
7 min
Engenheiro de dados: o que ele faz e como se tornar um?

Profissão em alta no mercado de trabalho, o engenheiro de dados contribui para que as empresas tenham insights e tomem decisões assertivas

31 jan 2024
7 min
22 jan 2024
8 min
O que é um desenvolvedor full stack Python e como se tornar um

Saiba quais são as responsabilidades desse profissional que o mercado busca cada vez mais

22 jan 2024
8 min