O que é marketing de moda e como funciona?
Se você segue as tendências da moda e se interessa pelo aspecto comercial desse setor, bem-vindo ao marketing de moda.
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Domine estratégias de marketing digital e vendas para alavancar o crescimento de marcas de moda. Torne-se um profissional capaz de aumentar receitas e visibilidade no fashion business, usando redes sociais, influencers, anúncios e e-commerces.
O que é o marketing de moda?
O marketing de moda ou a mercadologia da moda são técnicas, estratégias e estudos que têm como objetivo transmitir o valor de um produto ou uma marca de moda, promovê-lo e aumentar as vendas.
Os especialistas em marketing de moda realizam estudos de mercado, analisam as preferências do público-alvo, fazem a gestão da comunicação com o cliente e buscam formas criativas de apresentar um produto para inspirar decisões de compra.
O setor de marketing de moda é exigente em relação aos requisitos profissionais. Se você quer trabalhar nessa área, tem que:
- Seguir as tendências emergentes e buscar novas formas eficazes para destacar o produto;
- Pensar fora da caixa para oferecer soluções criativas;
- Ser empático e ter uma habilidade de comunicação desenvolvida para entender as necessidades desse público-alvo;
- Ter conhecimentos comerciais e saber interpretar métricas para aumentar vendas e avaliar a rentabilidade do negócio;
- Saber equilibrar o lado inovador do setor com as necessidades dos clientes e os benefícios financeiros para a empresa.
Qual é o objetivo do marketing de moda?
O propósito do marketing de moda é aumentar o reconhecimento da marca para trazer mais vendas.
Entre os objetivos do marketing de moda, você também pode encontrar:
- Transmitir os valores de uma marca e criar uma imagem positiva: é importante que os valores de uma marca coincidam com os valores dos potenciais clientes. Isso cria mais confiança e ajuda a aumentar o reconhecimento e o posicionamento da marca no mercado.
- Melhorar a comunicação com os consumidores: as estratégias de comunicação servem para que os meios especializados, os influenciadores e o público-alvo conheçam em primeira mão tudo o que a marca oferece: detalhes do produto, benefícios que o seu uso traz, filosofia da marca, suas políticas, etc.
- Manter o público-alvo: os especialistas em marketing de moda devem assegurar que a sua estratégia de desenvolvimento e a de comunicação sejam sustentáveis não somente para atrair novos clientes, mas também para manter aqueles já existentes.
Como funciona o marketing no setor da moda?
As estratégias de marketing são muito individuais e personalizadas de acordo com o modelo de negócio, as necessidades da marca e de seu público-alvo. Aqui nós compartilhamos algumas das mais populares com você:
Segmentar o público-alvo
Se você quer oferecer ao consumidor aquilo que ele deseja, tem que conhecer suas necessidades. Faça a análise do público-alvo: determine sua idade, sexo, localização, gostos e necessidades e agrupe perfis semelhantes. A segmentação do público-alvo permite desenhar novos produtos e estender suas linhas de produtos.
Por exemplo, nos 80s, a marca de luxo Max Mara lançou Max&Co, uma linha de produtos mais acessíveis para os consumidores jovens que se vestiam com um estilo elegante. Outro exemplo é Moschino e Love Moschino: as duas linhas oferecem coleções provocantes e irônicas, mas os preços da primeira são o dobro.
Fazer a gestão das redes sociais
Por meio das redes sociais, forma-se uma imagem de marca mais pessoal e próxima. Além disso, é estabelecida a comunicação entre o cliente e a marca, o que melhora a experiência de interação e fideliza o cliente.
De modo geral, as marcas preferem as plataformas mais divulgadas, como Instagram, Youtube, Facebook, Twitter ou Pinterest.
Aplicar o storytelling
O storytelling é uma técnica de marketing que ajuda a transmitir informação de maneira simplificada e atrativa através de uma história. Tornou-se popular porque permite criar uma forte identidade de marca e atrair a audiência.
Um exemplo de storytelling bem-sucedido é a campanha da Prada de Outono-Inverno 2018. Em colaboração com o fotógrafo belga Willy Vanderperre, a marca produziu um curta-metragem no qual explicou sua visão sobre a pluralidade de papéis das mulheres e a constante mudança da identidade que ocorre através da moda.
Trabalhar com influenciadores
Para aumentar a visibilidade de uma marca e a sua interação com os usuários, os profissionais de marketing que trabalham com moda normalmente escolhem os influenciadores que têm afinidade com a marca e que podem associar-se com o produto. Há várias maneiras de colaborar com os influenciadores:
- Permuta: uma marca patrocina um influenciador e o presenteia com seus produtos ou serviços para promovê- los.
- Publicações patrocinadas: uma marca contrata um influenciador para promover seus produtos.
- Sorteios: uma marca disponibiliza peças para um influenciador com o objetivo de que ele as ofereça a seus seguidores.
O casal excêntrico da Alemanha, Sissi Pohle e Pat Scherzer, com frequência protagoniza promoções de gigantes da moda, como MM6 Maison Margiela, Marni, Uniqlo, Gant e mais. Outro exemplo é Brittany Bathgate, uma conhecida influenciadora britânica. Várias marcas, como Mango, COS, Salvatore Ferragamo, Paul Smith e Hunter apreciam seu estilo impecável de cores neutras, linhas puras e silhuetas minimalistas e a contratam para promover suas peças.
Organizar eventos de moda
É uma grande oportunidade para mostrar peças ao público e manter um contato direto com ele.
O exemplo mais evidente são as passarelas de moda. Por exemplo, na passarela da Gucci Primavera-Verão 2019 participaram estrelas como Elton John, Stevie Nicks e Courtney Love.
O desfile de Dior Primavera-Verão 2019 se tornou um verdadeiro espetáculo, quando os cavaleiros mexicanos surgiram no palco.
Por que estudar marketing de moda?
Considere tornar-se um profissional de marketing de moda pelas seguintes razões:
Primeiro, a indústria da moda é eterna: as pessoas sempre vão gostar de se diferenciar e de se expressar através de suas roupas.
Segundo, é uma profissão que requer balancear a criatividade e a análise; tem uma variedade de tarefas e inspira a busca por soluções extraordinárias, ou seja, não é monótona.
Terceiro, você poderá ver o impacto direto dos seus esforços no crescimento das métricas.
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Fashion Marketing e Vendas
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