O que é SEO e como ser especialista nessa área?

Última atualização
14 nov 2023
Tempo de leitura
11 min
O que é SEO

Neste artigo contamos tudo o que você precisa saber sobre o SEO: o que é, como funciona e como pode ajudar o seu negócio a se destacar no mundo digital.

Existe um ditado entre os programadores: “O melhor lugar para esconder um tesouro é a segunda página do Google”. As pessoas valorizam o seu tempo: buscam soluções rápidas e precisas para seus problemas e necessidades, e o Google oferece isso. Se você quiser que o seu produto ou serviço esteja no topo das respostas do buscador, não pode faltar uma estratégia de SEO.

Conhecer os conceitos básicos do SEO é importante tanto para melhorar a visibilidade do seu site quanto para aumentar o tráfego e as conversões. Neste artigo investigamos o que é o SEO, como funciona e qual papel tem uma estratégia de SEO no marketing digital.

O que é SEO?

O SEO ou Search Engine Optimization é uma ferramenta usada para melhorar o ranking de websites nos motores de busca. O SEO inclui uma variedade de métodos, desde a otimização de conteúdos até a criação de links de qualidade e a melhoria das estruturas dos sites. Seu objetivo é atrair os usuários que estão buscando informação relacionada ao conteúdo do site e têm mais probabilidade de interagir com ele ou de se tornarem clientes potenciais.

Por que é importante o posicionamento SEO?

Ao otimizar o conteúdo e a estrutura de um website, a empresa tem a oportunidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, aumentando sua visibilidade e reputação online. Isso ajuda a atrair clientes potenciais e gerar conversões. Além disso, o SEO pode aumentar a credibilidade e a autoridade da marca em seu nicho.

SEO e algoritmos de busca

O essencial para desenvolver uma estratégia de SEO eficaz é entender como funcionam os motores de busca, como Google, Yahoo e Bing, que aplicam algoritmos e robôs de rastreamento para identificar, indexar e classificar o conteúdo de websites.

Os robôs de rastreamento, também conhecidos como aranhas da rede (Web crawlers), “percorrem” a web para buscar novas páginas e atualizar as existentes nos índices dos buscadores. São as bases de dados aplicadas para gerar os resultados de busca relevantes. Quando um website aparece indexado pelo Google, significa que foi adicionado e pode ser encontrado nos resultados de busca. O índice do Google é atualizado constantemente e ajustado para refletir as mudanças na web e os padrões de busca dos usuários.

O algoritmo de busca do Google é uma fórmula matemática complexa, que determina a relevância e a autoridade de um site usando diversos fatores. Ainda que a fórmula exata seja confidencial, são conhecidos alguns dos fatores mais importantes:

  • Conteúdo: o Google valoriza o conteúdo útil, claro e bem organizado. Além disso, deve ser original e atualizado.
  • Palavras-chave: as palavras-chave são o que os usuários procuram no Google. Se a sua página não contar com palavras-chave relevantes, as pessoas simplesmente não a encontrarão. Por isso, é imprescindível incluí-las no conteúdo e nos metadados do website.
  • Links: os links de entrada (backlinks) são aqueles que levam os usuários de outras páginas web à sua. Os backlinks são importantes para o SEO, uma vez que os motores de busca levam em conta o número e a qualidade dos backlinks no momento de determinar a relevância e a autoridade de um site.
  • Experiência de usuário: o Google avalia a interação do usuário com o website, considerando a velocidade de carga, a navegação, o design e a acessibilidade para as pessoas com capacidades diferentes.

Tipos de busca em SEO

  • De marca: refere-se à busca que inclui o nome da empresa. Neste caso, é mais fácil para os buscadores entenderem qual é a informação relevante que deve ser mostrada nos resultados de busca, já que a consulta é específica e não há muitas variações.
Nike

Se você busca uma marca específica, a primeira da lista costuma ser sua página oficial. Imagem: Reprodução/Google

Por exemplo, se você procura “Nike” em vez de “calçados esportivos“, pretende chegar ao website da marca em lugar de obter dados genéricos sobre todos os calçados esportivos que há.

  • Transacional: é a busca feita com a intenção de comprar. Por exemplo, se buscar “Comprar entradas para o show da banda X“, a única coisa que você deseja é adquirir esse serviço, e significa que não está interessado em dados relacionados.
Comprar entradas para o show da banda X

O Google mostra as ofertas comerciais que considera mais relevantes. Imagem: Reprodução/Google.

Esse tipo de busca frequentemente inclui palavras-chave como “comprar”, “oferta”, “desconto” e outros termos relacionados a uma transação e é relevante para o e-commerce, já que oferece oportunidades para gerar vendas através de tráfego orgânico.

  • Informativo: o objetivo principal da busca informativa é encontrar informação relevante e confiável que permita satisfazer as necessidades do usuário. De modo geral, as palavras-chave usadas neste tipo de busca são “o que é”, “quando”, “como fazer”, “tutorial”, etc. Os resultados desse tipo de busca são definições, descrições, tutoriais, notícias, resenhas e outros.
Informativo

Se você não quer comprar um bolo, mas prepará-lo você mesmo, o Google mostra as melhores receitas segundo seus critérios. Imagem: Reprodução/Google.

Principais estratégias de SEO

Para melhorar o posicionamento de uma página web, existem várias estratégias que se dividem em dois grupos grandes: On-Page e Off-Page. Vejamos suas características mais importantes:

Conceito On-Page Off-Page
Definição É a otimização de elementos dentro do website. São as estratégias levadas a cabo fora do website.
Exemplos Conteúdos, estruturas de URLs, meta tags, imagens, velocidade de carregamento. Link building e estratégia de conteúdos nas redes sociais.
Objetivos Melhora a qualidade e relevância do conteúdo. Aumenta a autoridade do site e a popularidade online.
Impacto Ajuda os motores de busca a encontrarem o website. Influencia na percepção que os usuários têm do site.
Resultados Melhora a classificação de resultados de busca e gera tráfego orgânico. Os resultados são vistos a longo prazo e são duradouros. Aumenta a visibilidade do site e o reconhecimento de marca. Os resultados são mais rápidos e duram menos.
Estratégias Investigação de palavras-chave, análise da concorrência, melhoria da experiência do usuário. Criação de conteúdos de qualidade, estratégias de link, relações públicas digitais.

Ainda que exista uma diferença entre On-Page e Off-Page, as duas são essenciais para uma estratégia de SEO bem-sucedida. Elas se complementam e funcionam em conjunto para melhorar o posicionamento e a visibilidade do website.

Black Hat SEO: o que não agrada o Google

O Black Hat SEO é uma prática para “hackear” os motores de busca com a finalidade de subir a página necessária dentro do ranking. Considera-se fraudulenta e pode ser penalizada pelos mesmos motores de busca.

Algumas dessas técnicas são:

  1. Cloaking (ou encobrimento): a página web que o Google percebe é diferente daquela que é mostrada ao usuário.
  2. Keyword stuffing (ou recheio de palavras-chave): o conteúdo é preenchido com uma grande quantidade de palavras-chave sem muito sentido.
  3. Páginas-porta: são criadas várias páginas com o mesmo conteúdo, porém diferentes palavras-chave para enganar os motores de busca.
  4. Texto oculto: inclui-se o texto que não é visível para os usuários, mas o Google percebe.
  5. Link Farm (ou fazenda de links): cria-se uma grande quantidade de links de baixa qualidade com a finalidade de melhorar o posicionamento.

Por outro lado, o White HatSEO é uma prática ética que implementa métodos legais e respeita as regras dos motores de busca. Caracteriza-se pela criação de conteúdos e links de qualidade, através de palavras-chave, e pela melhoria da experiência do usuário.

Inteligência artificial e SEO

As redes neurais, como o ChatGPT, Jasper, Copy AI e outras, que têm a capacidade de interpretar e reproduzir linguagens orgânicas, podem ajudar a gerar meta tags, descrições e fragmentos (snippets) destacados.

ChatGPT

ChatGPT, o programa de inteligência artificial, pode processar e gerar textos em vários idiomas para diferentes propósitos

A postura do Google é clara: se o conteúdo for original, útil, confiável e focado no usuário, não importa se foi criado por uma pessoa ou um robô. No entanto, o conteúdo gerado por IA costuma ser bastante superficial e baseado em dados sem referências, então requer uma revisão detalhada para ser mais útil.

Diferenças entre SEO e SEM

Os termos SEO e SEM se confundem com frequência. O SEO foca em melhorar o posicionamento orgânico de uma página no Google, enquanto o SEM (Search Engine Marketing) permite promover um site através de mídia paga.

O SEM se baseia no pagamento por clique (PPC), isto é, as empresas que anunciam seus produtos pagam por cada vez que o usuário clica nos anúncios. Esses anúncios são mostrados na parte superior dos resultados de busca e marcados como “patrocinados”.

Assim o Google mostra os sites patrocinados. Imagem: Reprodução/Google.

Ainda que os dois sejam importantes no marketing digital, o SEO é uma estratégia a longo prazo, enquanto que o SEM serve para dar um impulso instantâneo à sua página.

Como tornar-se especialista em SEO

Tornar-se um(a) especialista em SEO não acontece da noite para o dia. Requer conhecimento profundo e atualizado das técnicas e estratégias de SEO, assim como atitude proativa e aprendizado constante.

Se você está interessado em se tornar especialista nessa área, inscreva-se em nosso curso de SEO. Nele, você vai aprender a otimizar sites e blogs, ajustar o conteúdo e atrair tráfego de qualidade de forma orgânica. Este curso oferece as habilidades essenciais para ser um(a) profissional competente e bem-sucedido(a).

E mais: se você está procurando mais conteúdos sobre SEO, convidamos você a assistir o webinar Primeiros passos em SEO: como fazer o Google se conectar com o seu conteúdo. O evento abordou temas como formatos de conteúdo, técnicas ninja em SEO, como lidar com a concorrência e muito mais. Aproveite!

Ferramentas de SEO que você vai precisar

Das várias ferramentas que podem ajudar você a melhorar a sua estratégia de SEO, as mais úteis são:

  • Google Analytics: ferramenta gratuita para analisar o tráfego do website.
Google Analytics

O Google Analytics permite ver as coincidências entre consultas de usuários e anúncios
Fonte: Google Analytics

O Google Analytics permite ver as coincidências entre consultas de usuários e anúncios
Fonte: Google Analytics

  • Google Search Console: outro serviço gratuito do Google que mostra o desempenho do site, bem como alertas sobre problemas de indexação ou outros problemas técnicos.
  • Ahrefs: serviço que detalha o perfil de links de um site.

Ahrefs

  • SEMrush: ferramenta de pagamento que proporciona informação confiável sobre as palavras-chave e o tráfego de um website, além de monitorar os resultados de SEO.
  • Moz: outro serviço de pagamento que permite ver o desempenho de SEO e oferece ferramentas para a auditoria do site e a investigação de palavras-chave.

Moz

Com estratégias de SEO, seu site sai na frente

  • SEO (Search Engine Optimization) inclui técnicas e estratégias que melhoram a visibilidade e o ranking de um website nos motores de busca.
  • O objetivo principal do SEO é aumentar e melhorar o tráfego orgânico de um site.
  • A estratégia de SEO depende do tipo de busca, que é definido pela intenção do usuário.
  • É importante evitar o uso de Black Hat SEO, que pode afetar o posicionamento da sua página.
  • Os algoritmos do Google permitem aplicar IA para criar conteúdos de alta qualidade, sempre e quando você os revisar.
Página inicial / Marketing
Walter Lencina

O conteúdo

SEO

Aprenda a otimizar um site e um blog para que ele seja o primeiro a aparecer nos mecanismos de busca do Google. Selecione palavras-chave, ajuste o conteúdo e atraia tráfego de qualidade de forma orgânica. Torne-se um especialista em SEO e destaque-se no marketing digital.

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