SEO

CURSO ONLINE DE
Aprenda a otimizar um site e um blog para que ele seja o primeiro a aparecer nos mecanismos de busca do Google. Selecione palavras-chave, ajuste o conteúdo e atraia tráfego de qualidade de forma orgânica. Torne-se um especialista em SEO e destaque-se no marketing digital.
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Duração
3 meses, com mais de 13 horas de aula
Online
Estude no seu tempo, onde e quando quiser
Prática e feedback
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Projeto profissional
Desenvolva um projeto de SEO para o seu portfólio
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O mercado demanda por especialistas em SEO

Estar bem posicionado nas pesquisas do Google é um bom negócio — afinal, estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são mais econômicas e tão eficientes quanto investir em anúncios no buscador.
A demanda por profissionais capazes de fazer isso organicamente é alta, e os especialistas em SEO se destacam no marketing digital.
R$ 4.138
Analista de SEO
R$ 5.500
Especialista em SEO
*Glassdoor.com.br para a região de São Paulo
Salário médio mensal*
1ª estratégia mais utilizada
em ações digitais orgânicas de pequenas e médias empresas
70 mil pesquisas
são realizadas por segundo no Google em todo o mundo
62% das empresas brasileiras
apostam no SEO como estratégia de marketing digital

Para quem este curso é indicado

Iniciantes que querem trilhar uma carreira em SEO
Seja capaz de explorar ferramentas de otimização de conteúdo, aprenda a selecionar palavras-chave e avaliar sua eficácia para levar um site ou blog ao topo dos rankings de pesquisa do Google. Domine uma profissão com alta demanda e esteja apto a concorrer às melhores oportunidades em agências ou como freelancer.
Empreendedores e empresários
Coloque seu site no topo das pesquisas do Google, seja aplicando você mesmo as estratégias mais eficazes de SEO ou orientando seus fornecedores. Entenda como promover uma empresa em determinado local ou região, e aprenda a analisar sua eficácia. Atraia tráfego orgânico de qualidade e venda mais que seus concorrentes.
Profissionais de marketing
Aprenda a selecionar as palavras-chave eficazes, auditar sites e escalar posições nos mecanismos de busca, destacando-se na configuração de tarefas para especialistas e redatores de SEO. Aprimore seus conhecimentos sobre links externos, qualidade de tráfego, iniciativas estratégicas e relatórios.

O que você aprenderá

Otimizar sites
Promova sites em uma busca regional, otimize catálogos em uma loja online, aumente a velocidade de carregamento e crie uma boa versão mobile.
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Desenvolver estratégias de SEO
Determine o potencial e os pontos de crescimento do projeto, faça previsões e trace um plano de trabalho.
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Trabalhar com o conteúdo
Aprenda a analisar o conteúdo do site e refine-o para que chegue às primeiras posições de pesquisa. Entenda sobre palavras-chave, layout da página e meta tags.
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Direcionar tráfego de alta qualidade
Audite os links de um site, coloque links externos relevantes e remova os que rebaixam a sua posição nos resultados de pesquisa. Ajude os clientes a encontrarem você nas buscas.
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Criar relatórios visuais
Aprenda a usar o Google Search Console e desenvolva um painel com os principais indicadores de SEO no Google Data Studio. Analise métricas e a eficácia do trabalho executado.
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certificado
No final do curso, você receberá o certificado da EBAC

Nossa especialista

Rosana Amaral
Coordenadora de Tech - SEO na C&A Brasil
Rosana é analista de sistemas com MBA em Gestão Estratégica em Marketing e Vendas, Historiadora e Mestre em História Econômica. Descobriu o SEO em 2011 e trabalhou em empresas como a Wine.com.br, apis3, Descomplica, Ellus, Richards, Salinas e Nuvem Shop. Como especialista em SEO na Resultados Digitais, atuou na construção da estratégia do Canal Orgânico e na área de Marketing Conversacional, tornando-se líder do squad de CRO.
imagem da professora

Programa do curso

As videoaulas são separadas por módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser — e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.
PARTE 01: Mecanismos de busca online e SEO
Neste início, você vai entender as bases do SEO e o universo dos buscadores com foco, principalmente, nos usuários. Vai também entender o SEO de forma holística.

  • A evolução do SEO
  • Como os mecanismos de busca funcionam
  • A história dos mecanismos de busca
  • Pesquisa Google - Algoritmos e atualizações
  • Como os mecanismos entendem os diferentes resultados de uma busca: pesquisa local, imagens e vídeos
  • SERP - páginas de resultados de pesquisa
  • SEO e a multidisciplinaridade

Atividades: Faça uma análise comparativa de websites com rankings diferentes.
Analise o caso de um site construído do zero e em quais pontos um SEO pode e deve ser usado.
PARTE 02: Otimização de site: fundamentos e boas práticas do SEO
Nesta parte, você vai aprender os fundamentos do SEO para entender como lidar com as regras e sinais enviados ao Google. Aprenda teorias de pesquisas sobre palavras-chave para pensá-las na prática e conectá-las ao nicho de negócio do cliente.


  • Boas práticas e sinais de rankeamento do Google
  • Os mais novos algoritmos do Google - Florida, Austin e Brandy
  • Atualizações do Google: Panda, Penguin, Hummingbird, Pigeon e Mobile
  • Como evitar penalizações
  • Keyword Research
  • Evoluindo e potencializando a busca de palavras-chave
  • Como a marca influencia no ranking do site

Atividade: Faça uma análise de um site de conteúdo + SERP (Search Engine Results Page) para identificar os itens conectados aos algoritmos. Crie uma lista de palavras-chave conectadas ao negócio e justifique sua escolha.
PARTE 03: Otimização dos elementos-chave de um website (On Page SEO)
Aqui você vai descobrir boas práticas de otimização dos itens técnicos básicos do site e colocar em prática um plano tático de SEO eficiente.

  • Robots.txt
  • Sitemap.xml
  • URLs
  • Tags - Título, Descrição, Tags de título, Tags canônicas, alts, título de imagens, texto alternativo

Atividade: Analise um site da sua escolha e verifique se os itens, como sitemap e robots.txt, estão corretos. Se sim, conte os motivos. Se não, faça uma proposta seguindo as boas práticas abordadas.
PARTE 04: Otimizando as referências de website (Off Page SEO)
Chegou a hora de você entender como gerenciar as referências (links), e como elas podem agregar à força da marca.

  • Backlinks
  • Estratégia para aquisição de links
  • As regras de crosslinking e as outras iniciativas
  • Uma linha do tempo para a visualização de ganhos

Atribuições: Monte uma estratégia de link building para uma empresa da sua escolha.
PARTE 05: Auditoria técnica do website
Nesta parte, você vai aprender como pesquisar erros no site, fazer teste de usabilidade e velocidade de carregamento de dados, além de determinar o que precisa ser melhorado.

  • Auditoria técnica
  • Mapeamento de erros
  • Framework para teste
  • Google Analytics
  • Google Search Console
  • SEMRush
  • Screaming Frog

Atividades: Audite um site seguindo a estrutura fornecida.
PARTE 06: Criando um SEO estratégico
Desta vez, você vai aprender a elaborar um SEO estratégico desde o início, determinar seu potencial e os pontos de crescimento do projeto, a partir de um plano de trabalho.

  • A diferença entre meta x objetivo x estratégia
  • Cenário atual de um site
  • Análise competitiva
  • Planejamento de SEO
  • Plano Tático de SEO

Atividades: Monte uma estratégia seguindo o modelo de apresentação, como se fosse a proposta de uma consultoria na vida real.
PARTE 07: Apresentando os resultados do SEO para o cliente
Por fim, você vai aprender como apresentar o valor de um SEO de forma fácil e analítica, criando relatórios visuais de SEO com os principais indicadores no Google Data Studio, além de analisar métricas que revelam a eficácia do trabalho desenvolvido.

Analisando os dados e criando um relatório
Acompanhamento de resultados
Apresentação de resultados
Folha de previsão

Atividade: Monte um relatório seguindo o framework.

Como é a rotina do curso

Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Troque conhecimento com tutores e colegas
Produza um trabalho autoral
O curso é composto por videoaulas detalhadas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Um projeto para consolidar o conhecimento adquirido e uma grande oportunidade para enriquecer o seu portfólio
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Seu currículo no futuro

Habilidades:
Domínio dos requisitos fundamentais dos buscadores
Seu nome
Especialista em SEO
SALÁRIO
R$
5.500
*Referência Glassdoor.com.br
/mes*
Criação de estratégias de SEO
Direcionamento de tráfego de qualidade
Geração de conteúdo pautado em otimização
Criação de relatórios visuais
Aplicação de ferramentas correlatas (Google Search Console e o Google Data Studio)
Avaliação de métricas e resultados

GRÁTIS:
1 MÊS DE CURSO DE INGLÊS

Aprenda inglês com a EF — English Live. Os alunos da EBAC têm direito a:

• 1 mês de acesso à plataforma online da EF
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• Teste de nivelamento
• Certificado reconhecido internacionalmente, ao final
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de cada nível

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Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação.
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"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"
Ekaterina Lukianova
Head do Centro de Carreiras
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A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.

graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
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Perguntas frequentes

POR QUE PRECISO APRENDER SEO?
Além de promover um site ou blog ao topo das pesquisas dos buscadores, o SEO faz isso de maneira orgânica, conquistando diversas visitas ao seu site sem usar anúncios pagos. Atualmente, um bom marketing digital passa por uma boa estratégia de SEO.
NÃO TENHO EXPERIÊNCIA PRÉVIA EM MARKETING, VOU CONSEGUIR ACOMPANHAR AS AULAS?
Claro! Projetamos este curso para você desenvolver suas habilidades em SEO a partir de conhecimentos que vão dos mais básicos aos mais avançados, de modo que você possa incrementar seu currículo e sua experiência. Não é preciso ter conhecimento prévio na área.
POSSO ASSISTIR OS MÓDULOS FORA DE ORDEM?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
EXISTE ALGUMA ATIVIDADE EM GRUPO?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
QUANTO TEMPO DURA O CURSO? CONSIGO CONCILIAR COM OUTRAS ATIVIDADES?
Este curso tem duração de mais de 13h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
QUANTAS HORAS POR SEMANA PRECISAREI DEDICAR AOS ESTUDOS?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
EU POSSO TIRAR DÚVIDAS COM O TUTOR?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.