O que é um moodboard, por que ele é útil e como criar o seu
O moodboard ajuda você a definir, visualizar sua ideia e esclarecer todos os detalhes na hora de criar um projeto.
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Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.
Para não ficar com medo da “folha em branco”, quem trabalha com profissões criativas recorre a uma ferramenta muito simples e útil: o moodboard. Numa tradução literal, o termo significa “quadro de humor” e pode ser pensado como uma colagem.
Para que serve um moodboard?
O principal objetivo é visualizar o que você deseja criar. Não importa o que você precisa fazer – pode ser o brandbook de uma marca famosa ou um cartão para o aniversário do seu sobrinho – em qualquer situação, o moodboard ajuda você a encontrar uma direção criativa.
É importante definir as especificações do projeto. Se você cria um moodboard para mostrá-lo ao cliente, é mais provável que todos tenham as mesmas expectativas quanto ao resultado final. O cliente na fase inicial entenderá qual o seu objetivo e estará na mesma página que você.
Em que consiste um moodboard
- Esquema de cores
A cor é um elemento importante para posicionar uma marca no mercado. Escolher a cor errada é algo que pode arruinar uma primeira impressão com os clientes.
Existem combinações de cores que costumam ser mais bem aceitas pelo público. Por exemplo, quase todas as farmácias têm tons de verde ou azul. Poucos representantes dentro dessa indústria optam pelo roxo. Então, se você vai experimentar com uma cor inusitada, é bom pesquisar e tentar visualizar o resultado final primeiro. Já os restaurantes são mais variados, por isso é mais difícil escolher uma cor. Vai depender do seu conceito de marca.
Em primeiro lugar, você precisa decidir que estado de espírito deseja que sua marca suscite no cliente. Uma dica é utilizar uma base de dados especializada para escolher a melhor combinação de cores. Vamos ver algumas?
Dessa forma, você consegue entender quais cores combinam com seu projeto e quais não têm nada a ver. Uma boa ferramenta para definir matizes e combinações é o círculo de cores Paletton:
Esta ferramenta é especialmente útil para quem não conhece as regras de combinação, o programa se ajusta automaticamente segundo a teoria das cores.
Outra forma de escolher a cor é selecionar uma foto ou criar uma colagem, com base no que você imagina para o seu projeto. No Pinterest, é possível encontrar exemplos como estes:
Você também pode subir uma foto ou colagem no Imgonline e configurar o número de cores requeridas. Tente encontrar esquemas de cores e criar uma paleta completa.
- Fontes
A fonte também é uma parte importante do design e têm bastante influência na impressão geral do projeto. Determine o tipo de letra: com ou sem serifas, manuscrita ou decorativa Assim, será mais fácil encontrar a melhor fonte.
Você pode fazer sua busca entre as fontes gratuitas do Google: existem muitas opções com licença gratuita. Ou seja, não é necessário pagar pelo uso.
- Slogans
Não inclua explicações em texto muito detalhadas no seu moodboard – o objetivo não é descrever, mas passar o “mood” do seu projeto. Porém, se você já tiver um slogan, pode colocá-lo para reforçar a ideia que quer passar.
- Patterns
São desenhos ou ilustrações com elementos repetitivos. No moodboard, uma repetição de padrões ajuda você a encontrar a autenticidade do projeto. No design de interiores, essas estampas vão funcionar como um guia para você criar seus próprios elementos de decoração: por exemplo, para de desenhar um papel de parede para cozinha.
- Ilustrações
Podem ser de qualquer estilo e também influenciam a percepção do projeto. Por exemplo, desenhos diferentes de um mesmo animal podem transmitir conceitos totalmente diferentes.
Você precisa decidir não só o espírito do seu projeto, mas também a técnica: por exemplo, lápis ou aquarela, desenho digital ou feito à mão, colorido ou só com traços.
- Fotos
Na criação de um moodboard, as fotos são ótimas para passar emoções.
Vamos imaginar que você precisa definir o conceito de uma nova cafeteria e escolher o público-alvo. O objetivo do projeto é criar uma ambiente relaxado para os clientes se reunirem com amigos ou terem reuniões de trabalho. Use sua imaginação visual para criar o conceito que você quer projetar.
As fotos mostram a mesma situação: uma mulher em um café. Só que a da esquerda retrata um ambiente acolhedor, onde você pode encontrar seus amigos. Na da direita, temos um coworking ou espaço criativo. Esses dados iniciais são importantes para definir o ponto de partida do projeto.
- Materiais de amostra
Até mesmo as sensações físicas podem ajudar você a passar uma ideia. Quando você está trabalhando com design de interiores, por exemplo, é importante ter amostras dos materiais e texturas que pretende utilizar: lisos, rugosos ou suaves. O mesmo se aplica ao design de moda. Você deve apresentar o estilo e decidir os tecidos.
Imagine que você está trabalhando em uma empresa agrícola sustentável. Neste caso, adicionar um cartão de visitas feito de madeira no seu moodboard pode ser uma boa.
Coisas a evitar no seu moodboard
❌ Contradições. O moodboard serve para mostrar uma única ideia por diferentes ângulos, como cor, fonte ou imagens. Os exemplos não devem brigar entre si. Por exemplo, não adicione imagens coloridas de filmes modernos se o seu projeto é baseado em filmes antigos em preto e branco. Mas você pode fazer mais de um moodboard, para que seja mais fácil escolher o melhor caminho para o seu projeto.
❌ Preferência pessoal. Os seus gostos só funcionam para projetos pessoais. A não ser que o seu ponto de vista pessoal seja exatamente igual ao do cliente.
❌ Associações complexas. O propósito do moodboard é refletir uma ideia de forma simples. Quanto mais claro ele for, mais fácil é explicar seu conceito. Você pode aplicar simbolismos complexos mais para frente no projeto, por exemplo, quando for criar um logotipo.
❌ Fotos e ilustrações clichês. Escolha fotos com emoções sinceras e naturais, sem aqueles sorrisões de Hollywood ou outros clichês visuais.
Por exemplo, dê uma olhada nessas duas fotos de ambiente de escritório:
A segunda imagem tem bem mais vida, porque as pessoas em um escritório podem estar rindo ou sorrindo, mas é muito pouco provável que estejam pulando de alegria como na primeira foto.
Onde buscar ideias
✈️ Procure fotos e ilustrações em sites de imagens pagos ou gratuitos.
Shutterstock é um site com mais de 400 milhões de opções de conteúdos: fotos, vídeos, áudio e 3D. Existe um período de teste gratuito em que você pode escolher até dez imagens, além de utilizar um editor de imagens incorporado.
O Stock.adobe pertence à Adobe, por isso possui integração com o Creative Cloud. Ele é bastante utilizado por designers, editores de vídeo e ilustradores.
O Unsplash é uma base gratuita com mais de 2 milhões de imagens em alta resolução, que se especializa apenas em conteúdo fotográfico.
✈️ Serviços para encontrar inspiração
Um dos mais populares é o Pinterest. A plataforma é excelente para ter ideias. Basta colocar palavras chave na área de busca. Por exemplo, “festa de casamento em estilo escandinavo”. O serviço vai mostrar uma variedade enorme de conteúdo sobre o tema – os pins. Estas imagens – desenhos, fotos, moodboards prontos ou produtos – podem ser fontes de inspiração para o seu projeto. Vá na aba pins e abra um link com os detalhes da compra.
Outros serviços similares:
✈️ Comunidades temáticas de designers
O Behance é uma rede social onde designers, videomakers, ilustradores e visualizadores 3D compartilham seus melhores projetos. Escolha um projeto sobre um tema que interessa a você ou veja os melhores designs de um período determinado.
O Dribbble é uma plataforma parecida com o Behance em função. Muitas vezes, especialistas publicam seus trabalhos em diferentes serviços para atrair mais gente. Aqui também, você pode utilizar filtros para buscar por categorias como: branding, ilustração, design de produto, fontes e mais.
A Awwwards é uma comunidade especializada em ideias para designers web e desenvolvedores de aplicativos.
✈️ Offline
O ambiente que cerca você pode ser uma fonte de inspiração infinita. As pessoas em um café, anúncios na rua ou um pôr do sol bonito podem provocar uma ideia que vai dar origem ao moodboard.
Como criar um moodboard
1️⃣ Analisar o trabalho dos concorrentes
Você deve se guiar só pelas sensações, mas é legal ver também o que seus competidores estão fazendo. Ao criar uma marca, estude o mercado. Analise exemplos: existe algum costume ou tradição na sua indústria? Se sim, tente entender o porquê. Isso vai ajudar você a evitar erros. Por exemplo, não criar um logo de empresa com as mesmas cores de um competidor bem estabelecido no mercado.
2️⃣ Escolher um conceito
Escolha uma única ideia e trabalhe todos os ângulos dela: mood, cores e materiais. Se você estiver na dúvida entre várias opções, veja no que elas se diferenciam. Mas não misture todas no mesmo moodboard. É melhor fazer moodboards diferentes e escolher o que mais se aproxima do que você tem em mente.
3️⃣ Escolher as fotos mais relevantes
É importante se manter fiel à ideia do seu moodboard. Tente não saturá-lo com fotos de muitas cores: uma paleta reduzida é suficiente para visualizar o conceito ou material. Utilize imagens que não se contradigam. Assim, será mais fácil entender o conceito.
4️⃣ Determinar a paleta de cores
Utilize como base montagens já existentes ou crie uma com um círculo de cor. Trabalhe com as fotos que você selecionou para o moodboard. Tente encontrar esquemas em cores ou utilizar os serviços que mencionamos nesse texto. Escolha cores que você mais gosta nas fotos e veja como elas combinam.
5️⃣ Escolher a fonte
Você não precisa determinar uma tipografia específica. Basta decidir algumas características: antiqua, serif ou script – em outras palavras, definir o foco da sua busca. Assim, será mais fácil encontrar uma fonte parecida entre as opções pagas ou gratuitas.
6️⃣ Compor os materiais
Reúna os materiais em um só lugar. Não precisa alinhar todos os elementos certinhos; um moodboard não é um anúncio publicitário. Tente mostrar com lógica e de forma clara o que você tentou compilar. Por exemplo, em uma parte do moodboard, reúna as cores e do outro os materiais. Depois, inclua as fotos. Assim, o conceito do projeto ficará bem claro.
Plataformas para desenhar um moodboard
Para isso, temos programas padrão como o Paint, PowerPoint, Figma e Photoshop. Se você acha difícil trabalhar com estes programas, também pode usar serviços online como:
Canva: é um editor gráfico com uma interface intuitiva e a versão gratuita é ótima para realizar diversas tarefas. Utilize a versão desktop ou o app. Mesmo assim, tem uma pequena desvantagem: precisa de uma conexão de internet boa para funcionar.
Gomoodboard: é um serviço gratuito. Você pode pegar exemplos prontos para usar ou criar moodboards do zero.
SampleBoard: é um serviço pago, que custa a partir de $12 por mês. Você pode salvar seu moodboard como apresentação ou compartilhá-lo nas redes sociais.
Entre outros serviços pagos, destacamos o Niice, que custa a partir de $99 por mês. O pacote inclui acesso à sua própria galeria de imagens, armazenamento expandido e a possibilidade de incluir até dez usuários na conta. Também existe uma versão gratuita, na qual todos os projetos são públicos e você pode criar até cinco moodboards.
Um moodboard também pode ser feito à mão, com recortes de revistas, fotos, desenhos à mão e objetos reais. Estes objetos servem perfeitamente para ilustrar seu conceito.
Exemplos de moodboards
Abaixo, você pode ver um exemplo de moodboard, que mostra o futuro design do interior de um quarto. A paleta de cores, os materiais e o estilo geral do design estão super claros. O moodboard inclui também uma fonte, que não é necessária para um design de interiores, mas enfatiza o mood do projeto, com seu estilo refinado e sofisticação.
Abaixo, vemos um moodboard feito à mão. Ele poderia ser utilizado para mostrar a atmosfera de um futuro café francês com bolos frescos e apetitosos.
Esse terceiro exemplo de moodboard poderia ter sido criado para ilustrar o conceito de uma joalheria.
O mais importante sobre um moodboard
- Um moodboard ajuda a definir e ilustrar um conceito. Estude os elementos que compõem um projeto: cores, fotos, ilustração, fontes, estampas e materiais.
- Evite o caos. Um moodboard serve para projetar uma ideia, não encontrá-la. Os elementos não devem ser contraditórios.
- Um bom moodboard não precisa de texto. Se precisar esclarecer certos pontos, deixe notas curtas. Quanto menos texto, melhor.
- Monte seu moodboard de diversas formas: manualmente, online ou em programas gráficos específicos.
Para desenvolver suas habilidades técnicas, procure um curso especializado. A EBAC é a plataforma de ensino online ideal se o que você precisa é se capacitar em áreas como Design, Games, Programação & Data, Software e Marketing.
Temos cursos profissionalizantes, que permitirão que você adquira habilidades para começar numa nova carreira ou cursos mais curtos que focam no básico de habilidades técnicas. Ao finalizar qualquer um destes cursos, você recebe um certificado para comprovar os conhecimentos que adquiriu. Você também realiza projetos práticos que o ajudam a melhorar suas técnicas. Graças ao feedback de especialistas com experiência no mercado, você vai ter os conhecimentos necessários para aprender de forma mais rápida.
Profissão: Ilustrador
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