O que são os cinco As do marketing digital?

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
7 min

Não é surpresa para ninguém, quase todos os habitantes do planeta Terra atualmente possuem dois problemas em comum envolvendo dois fatores essenciais do cotidiano: tempo e concentração. Hoje em dia, encontrar um espaço na agenda para alocar qualquer atividade exige um esforço gigantesco para quem trabalha, estuda ou está na correria do dia a dia […]

Não é surpresa para ninguém, quase todos os habitantes do planeta Terra atualmente possuem dois problemas em comum envolvendo dois fatores essenciais do cotidiano: tempo e concentração. Hoje em dia, encontrar um espaço na agenda para alocar qualquer atividade exige um esforço gigantesco para quem trabalha, estuda ou está na correria do dia a dia por qualquer outro motivo. Às vezes, temos dificuldade em ter tempo só para aproveitar instantes de qualidade de vida e lazer, aquela viagem dos sonhos, o passeio no parque com os filhos, a noite do videogame com os amigos, a lista vai longe…

Neste ritmo frenético em que vivemos, mesmo em tempos de pandemia, é difícil nos concentrarmos para digerir os inúmeros estímulos que recebemos diariamente provenientes das mídias em geral, do impacto dos dispositivos móveis como os smartphones e as redes sociais, obviamente. Os textos estão se encurtando para permitir uma leitura rápida, os anúncios estão mais chamativos para capturar nossa atenção, as campanhas publicitárias tentam ao máximo extrair de nós consumidores um mínimo de engajamento com as marcas.

Apesar de todos estes esforços homéricos e investimos altíssimos, temos ainda bastante dificuldade em priorizar o que é relevante para nós nessa avalanche de informações que recebemos constantemente. Como resultado desta conectividade excessiva, simplesmente começamos a ignorar estes anúncios e mensagens “fabricadas” recorrendo primordialmente ao nosso círculo social composto por amigos, família e pessoas próximas. Afinal, quem nunca pediu aquela recomendação de produto para um amigo ou até mesmo adquiriu algo indicado por um influenciador? A busca por aquilo que é relevante para si mesmo nunca foi tão intensa.

Se as empresas têm dificuldade em transformar potenciais clientes de um público-alvo em consumidores efetivos, há ainda um outro desafio: o de transformar clientes em advogados de marca. Contar com esses advogados é essencial para a conversão de novos clientes em busca de um determinado produto ou serviço. Além disso, a experiência de compra e o pós-venda também contam bastante para que um cliente se torne também um defensor da marca.

Os cinco As

Você já deve ter ouvido falar sobre uma outra sigla que é a mais famosa do marketing, os quatro Ps (produto, preço, ponto de venda e promoção).Os 4 Ps do marketing formam um célebre conceito que resume os quatro fundamentos básicos de qualquer estratégia de marketing. Entretanto, gostaríamos de apresentar uma outra sigla tão importante quanto esta que acabamos de mencionar.

Com base no contexto comentado no início deste artigo, apresentamos os cinco As do marketing digital. O modelo dos cinco As funciona como uma ferramenta simples para demonstrar o funil comportamental que nós consumidores percorremos ao avaliar marcas em nossos conjuntos de considerações na era da conectividade.

Para ilustrar melhor este funil que se divide em cinco etapas, iremos descrever a trajetória da personagem fictícia Ana Maria, 62 anos. Confira a seguir:

Assimilação

Numa bela noite durante o intervalo comercial do Jornal Nacional, Ana Maria vê um comercial sobre os produtos Ivone: incríveis cremes hidrantes, delineadores, batons, iluminadores. Naquele instante, ela está só contemplando as promessas dos benefícios da empresa, porém, assiste atentamente ao comercial. Sua impressão-chave é “eu sei”.

A etapa de assimilação, portanto, é caracterizada pelo processamento das informações das marcas, ou seja, quando o público-alvo toma ciência da existência de um produto ou serviço por intermédio de suas próprias experiências, esforços de comunicação, campanhas publicitárias ou defesa de uma marca por clientes ou influenciadores na internet. Ana Maria, portanto, assiste ao comercial de TV sobre os produtos Ivone. O ponto de contato, no entanto, poderia ser qualquer formato de anúncio em outra mídia como cartazes, outdoors, anúncios nas redes sociais, entre outros.

Atração

Se Ana Maria recebeu a mensagem da campanha publicitária dos produtos Ivone na “assimilação”, ela provavelmente terá visto outros comerciais de outras empresas concorrentes ou de outros produtos e serviços. Consequentemente, ela selecionará um número restrito de marcas, sendo apenas aquelas as quais se sente mais atraída e interessada. Nesta fase de “atração”, há a criação de memória de curto prazo ou ampliação das memórias de longo prazo. A impressão-chave de Ana Maria agora é “eu curto”.

Arguição

Sentindo-se atraída pela mensagem veiculada pelos produtos Ivone na TV e levada pela curiosidade, Ana Maria passa a buscar informações adicionais sobre a empresa consultando suas amigas, recorrendo à mídia e as influenciadoras de beleza e maquiagem. Ela até resolveu entrar em contato com atendimento on-line disponível no site da marca Ivone para esclarecer algumas dúvidas.

Neste estágio, é como se o consumidor buscasse razões para realizar a compra para sentir-se seguro de que está fazendo a escolha correta de acordo com suas necessidades. Assim como Ana Maria fez, um consumidor não hesitará em pedir conselhos aos seus amigos.

A expectativa é que ele também consulte fóruns e sites de avaliação na internet, assista vídeos de unboxing no YouTube, faça inúmeras pesquisas de preço e teste os produtos presencialmente nas lojas físicas para só então efetuar a compra virtualmente, como é cada vez mais frequente. A impressão-chave de Ana Maria e de outros consumidores nesta fase é “estou convencido”.

Ação

Finalmente, Ana Maria decide-se pela compra. Reforçada pelas informações obtidas por diferentes fontes, ela então interagirá profundamente com a marca Ivone durante o processo de compra de seus produtos de beleza. Sua impressão-chave nesta fase é “estou comprando”.

Nesta etapa tão decisiva, a experiência de compra contará bastante na sua formação de opinião sobre a marca. Tanto as lojas físicas ou on-line necessitam estar preparadas para oferecer uma experiência sem atritos ou imprevistos aos consumidores. Qualquer empecilho poderá significar o abandono da compra.

Se houver algum problema após a realização da compra, os clientes também buscarão atendimento nos diferentes canais disponíveis para esclarecer dúvidas ou fazer reclamações. Cuidado, hein?

Apologia

Pronto, Ana Maria fez sua compra na loja online dos produtos Ivone. Se tudo ocorrer bem, ela desenvolverá uma sensação de ligação com a marca que será refletida na sua fidelização ou retenção. A fidelização, por sua vez, contribuirá para a recompra e defesa, Ana Maria terá se tornada uma “advogada da marca”. Sua impressão-chave nesta última etapa é “eu recomendo”.

Ou seja, além de continuar usando os produtos da marca, ela também entrará num processo de recompra adquirindo outros tantos produtos e ainda os recomendará para suas amigas.

É ou não é o sonho de toda marca?

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