As 14 melhores ferramentas de SEO em 2022
Enriqueça a sua estratégia de SEO com essas ferramentas de apoio e não fique para trás nas pesquisas do Google!
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Aprenda a otimizar um site e um blog para que ele seja o primeiro a aparecer nos mecanismos de busca do Google. Selecione palavras-chave, ajuste o conteúdo e atraia tráfego de qualidade de forma orgânica. Torne-se um especialista em SEO e destaque-se no marketing digital.
Em tempos de dominação digital, quem alcança as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google é rei (ou rainha)! E por trás de um bom posicionamento há sempre uma boa estratégia, que envolve planejamento, produção de conteúdo, análise e, é claro, ferramentas de apoio.
É justamente sobre as ferramentas que vamos falar hoje. Conversamos com a Amanda Ravanini, Analista de SEO Sênior na C&A e tutora no curso de SEO aqui da EBAC, e listamos 14 ferramentas que você precisa conhecer em 2022, com direito a duas ferramentas bônus sugeridas pela tutora Amanda!
As ferramentas SEO
As ferramentas são fundamentais para a sua estratégia de SEO, afinal elas são a base de dados e de informações que indicam os próximos passos nessa jornada em busca da primeira posição nos resultados de pesquisa. Confira algumas das ferramentas mais indicadas para incluir na sua rotina e como elas podem te ajudar.
Ahrefs
Esta também está entre as ferramentas de SEO mais utilizadas no mundo todo. No que diz respeito à quantidade de ferramentas e funcionalidades disponíveis na plataforma, a Ahrefs é bastante similar ao SEMrush, outra ferramenta muito utilizada que falaremos mais adiante.
No Ahrefs é possível explorar a concorrência, obter insights sobre palavras-chaves e conteúdos relevantes para o seu negócio, acompanhar a classificação do seu site nos resultados de pesquisas e monitorar a saúde do seu site e quais melhorias podem ser feitas para SEO.
Um dos seus pontos de destaque está no detalhamento e aplicação de filtros em análises que a ferramenta permite utilizar. Por exemplo, se você deseja descobrir todas as páginas do seu site que não possuem meta-descrições (descrições “lidas” por buscadores), é possível realizar esse tipo de filtro na ferramenta de auditoria de sites e encontrar as páginas que precisam dessa melhoria.
No caso de páginas com erros e problemas de navegação, a ferramenta ainda apresenta formas de solucionar esses problemas. Também é possível exportar relatórios de erros detalhados, junto com as instruções de como solucionar o problema, o que é muito útil quando são pessoas diferentes que realizam a análise e o procedimento de solução.
Check My Links
O Check My Links é uma extensão do Google Chrome, utilizada para identificar links com erros, quebrados ou inválidos em uma página do seu site. Após fazer a instalação da extensão no seu navegador, a ferramenta pode ser usada através do ícone que fica disponível na parte superior da tela.
Links quebrados também podem impactar negativamente o SEO do site, pois isso pode gerar uma má experiência do usuário. Quando as ferramentas de pesquisas identificam esse problema, podem penalizar o ranqueamento do seu conteúdo.
Google Analytics
Se você possui um site, essa ferramenta é essencial para suas estratégias de marketing. Essa ferramenta do Google é 100% gratuita e fornece dados que são úteis tanto para SEO quanto para inúmeras outras operações de marketing.
Com o Google Analytics é possível obter informações sobre o seu público, número de acessos, suas páginas mais acessadas, de onde vieram os visitantes, visitas orgânicas e pagas, taxa de rejeição, entre outros dados que podem trazer inúmeros insights e direcionamentos para as ações de marketing da sua empresa.
Essa ferramenta precisa estar presente em sua estratégia de SEO para realizar análises de tráfego e desempenho do seu site.
Google Search Console
Outra ferramenta gratuita do Google e que funciona quase como um complemento ao Analytics é o Google Search Console (substituto do Webmaster Tools, outra ferramenta do Google).
Assim como o Analytics, essa ferramenta também fornece muitos dados detalhados, mas seu principal objetivo é apresentar informações sobre ranqueamento orgânico, indexação de páginas e saúde do site.
Além de informações sobre páginas com problemas ou fora do ar, o Google Search Console apresenta dados como:
- Posição média nos buscadores;
- Cliques – quantas vezes a página recebeu um clique;
- Impressões – quantas vezes a página apareceu para um usuário nos resultados de pesquisa;
- CTR (Click Through Rate, ou Taxa de Cliques) – a porcentagem de vezes que algum usuário viu a página nos resultados de pesquisas e de fato clicou para acessá-la;
- Indexação das páginas, ou seja, se elas estão visíveis e aparecendo nos resultados de pesquisas;
- Linkagem interna – quais páginas do seu site possuem links para outras páginas do mesmo site.
Além destes dados, ainda é possível utilizar a ferramenta para fazer a inspeção de URL (verificar se há algum erro de leitura ou se a URL está indexada no Google), gerar relatórios com Site Map (mapa das páginas do site) e listas de links que apontam para o seu site. No caso se mudanças no site, como a alteração do seu domínio (URL), você pode utilizar o Google Search Console para sinalizar a alteração para o Google.
Google Trends
Por meio do Google Trends é possível identificar assuntos e termos que são tendência no momento.
Além de uma visão geral, é possível realizar buscas por termos ou assuntos, fazer a comparação entre o desempenho deles, filtrar por país ou região e, também, acompanhar a evolução do volume de buscas desses termos ao longo do tempo.
Digamos que você possui um e-commerce que vende bicicletas no Brasil e deseja saber se as pessoas buscam mais pelo termo “bicicletaria” ou “loja de bicicleta”. Com a possibilidade de comparação de termos da plataforma você pode rapidamente solucionar essa dúvida. Ainda é possível acompanhar em quais regiões do país cada termo é mais relevante.
Essa ferramenta é essencial para coletar informações e insights sobre termos e assuntos relacionados a sua marca, produto ou serviço.
KWFinder
O KWFinder faz parte do conjunto de ferramentas de SEO da Mangools e é uma excelente opção para estratégias de palavras-chave.
É possível utilizar a plataforma pesquisando tanto por uma palavra-chave específica, quanto pelo domínio de um site. Ao realizar a sua busca, a ferramenta irá apresentar um resultado com palavras-chave relacionadas que podem ajudar a impulsionar a sua estratégia de ranqueamento.
A ferramenta também apresenta uma visão geral dos resultados de pesquisa, apresentando a dificuldade que determinados termos possuem para ter um bom ranqueamento, qual o seu volume de busca e quais páginas estão aparecendo nos resultados de busca deste termo.
Linkstant
O Linkstant é uma ferramenta que pode te auxiliar a monitorar menções e usos de links do seu site por outros sites.
É importante ter outros sites trazendo tráfego para o seu, mas é preciso ter controle sobre isso. Um site com má reputação apontando para o seu site pode acabar impactando a boa reputação que você trabalha para construir no seu próprio site.
Por isso, essa é uma ótima ferramenta para acompanhar de onde estão vindo as referências para o seu site e solicitar ajustes de links ou remoções quando for necessário.
Majestic
Nesta lista, o Majestic destaca-se por sua avaliação de links. A plataforma apresenta relatórios como:
- Trust Flow, que representa a qualidade dos links que estão direcionando usuários para o seu site;
- Citation Flow, uma pontuação sobre a quantidade de links que apontam para o seu site (nesse caso, a qualidade não é levada em consideração);
- Visibility Flow, que auxilia na busca por bons links no mesmo estilo editorial;
- Topical Flow, que mostra a relevância e posição do seu site comparados a outros em mais de 800 tópicos diferentes;
- Pontuação Flow Metric, representando o impacto do seu conteúdo com um conjunto de diferentes pontuações.
Além disso, a ferramenta também conta com algumas outras funcionalidades, como avaliação e gerador de palavras-chave, comparação entre domínios e análise de concorrentes.
Moz
Essa é uma das ferramentas mais recomendadas por especialistas de SEO, tanto por sua plataforma descomplicada quanto por suas inúmeras funcionalidades que estão sempre atualizadas com as constantes mudanças do algoritmo do Google.
Assim como outras ferramentas apresentadas, a plataforma Moz também possui diversas funcionalidades para auxiliar suas estratégias de marketing e otimização de site.
Seu foco principal é a otimização das páginas do site para que tenham melhor desempenho nos resultados de buscas, apresentando o que deve ser melhorado, em ordem de prioridade, e quais páginas estão com erros e problemas de navegação.
Mas a plataforma também conta com ferramentas de análise e pesquisa de palavras-chave – inclusive há uma funcionalidade de acompanhar em tempo real os termos, avaliação de relevância e autoridade de links, seja um específico ou todos os links de um domínio, monitoramento de ranking de páginas e palavras-chave, entre outras.
Além disso, no site da plataforma é possível acessar conteúdos educativos sobre SEO como o Guia para Iniciantes, o Centro de Aprendizado e o próprio blog do site. Mas vale o aviso: os conteúdos estão todos em inglês.
SEMRush
SEMRush é considerada uma das plataformas mais completas do mercado. Mundialmente conhecida, a plataforma conta com mais de 50 ferramentas que vão auxiliar estratégias de marketing para SEO, produção de conteúdo, campanhas pagas, social media e análise da concorrência.
Em meio a tantas possibilidades, destacam-se algumas de suas ferramentas. Nas de SEO temos as que monitoram a saúde do site, apontando erros e falhas, ferramentas que fazem o monitoramento da posição nos rankings de pesquisa e análise de backlinks, mostrando a qualidade de outros sites que possuem links direcionando para o seu.
Nas ferramentas de suporte à produção de conteúdo destaca-se o SEO Writing Assistant (assistente de escrita SEO, em tradução livre), que aponta sugestões de melhorias do SEO enquanto o produtor de conteúdo escreve. Também há a ferramenta de Topic Research (pesquisa de tópicos), que auxilia na busca por assuntos relacionados ao seu site para que você possa produzir novos conteúdos com palavras-chave relevantes.
Por fim, uma parte de grande destaque do SEMrush é a análise competitiva, que apresenta estratégias utilizadas por concorrentes, palavras-chave que eles utilizam, tráfego que recebem e como está a sua marca comparada ao mercado.
Siteliner
Essa é uma ferramenta um pouco diferente das que apresentamos até aqui nesta lista. A principal funcionalidade do Siteliner é identificar conteúdos duplicados no seu site. Ou seja, ele encontra conteúdos do seu site que são idênticos a conteúdos publicados em outros sites.
É importante identificar conteúdos duplicados, pois essa é uma prática muito mal vista por buscadores como o Google e, quando descobertas, podem gerar penalizações graves para o ranqueamento do seu site.
Além do conteúdo duplicado, o Siteliner apresenta um relatório com informações sobre links que não funcionam, média de palavras por página, média de links por página, média de peso e carregamento das páginas, entre outros dados. Ainda, juntamente com essas informações, a ferramenta também apresenta uma comparação com a média de outros websites.
Ubersuggest
Esta é uma ferramenta criada por Neil Patel, um famoso especialista e influenciador de marketing digital. O Ubersuggest possui algumas funcionalidades liberadas para uso gratuito, mas também possui uma versão paga que apresenta dados mais detalhados.
Em seu painel é possível ter informações preciosas como uma visão geral do seu site (palavras-chave orgânicas e pagas, tráfego mensal e gasto em campanhas), a posição das páginas do seu site na busca orgânica, sugestão de palavras-chave e conteúdos relacionados ao seu site e informações sobre os backlinks.
Website Grader
O Website Grader é uma ferramenta do HubSpot que faz uma análise gratuita do seu site e gera uma pontuação de desempenho, enviando um relatório completo diretamente para o seu e-mail.
A análise apresenta uma pontuação que vai de 0 a 100, resultando uma soma de pontuações por desempenho (0 a 30 pontos), SEO (0 a 30 pontos), desempenho em dispositivos móveis (0 a 30 pontos) e segurança do site (0 a 10 pontos).
Em seu painel de resultados é possível analisar os pontos aprovados e os que precisam de melhoria e, ainda, solicitar um guia gratuito sobre como aumentar a nota do seu site.
Woorank
Outra ferramenta que vale a pena incluir nesse ranking é o Woorank. A plataforma está disponível em português e possui recursos gratuitos e pagos. Em apenas alguns segundos é possível avaliar gratuitamente a nota de um domínio, verificar quantos erros e itens a serem melhorados ele apresenta.
Seu conjunto de ferramentas inclui análise competitiva, pesquisa e monitoramento de palavras-chave, auditoria do site, relatório instantâneos e também personalizados.
A ferramenta também conta com uma extensão para navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, capaz de apresentar alguns dados sobre as páginas de forma simples e rápida.
Bônus: Keyword Planner e Screaming Frog
Como bônus, a tutora Amanda Ravanini sugeriu mais duas ferramentas bastante úteis e que vão te ajudar muito no dia a dia de SEO.
Keyword Planner do Google Ads
Esta é uma ferramenta gratuita que faz parte da plataforma de anúncios do Google, o Google Ads. O Keyword Planner traz dados bastante precisos sobre volume mensal de pesquisa das palavras, junto com outras informações úteis para compra de palavras-chave para anúncios na plataforma. Essa é uma forma muito simples e útil para pesquisa e planejamento de palavras-chave.
Screaming Frog
O Screaming Frog é um crawler – rastreador web automatizado, que rastreia até 500 URLs de forma gratuita, o que é ótimo para sites pequenos, com uma opção de URLs ilimitadas em um plano pago. Essa ferramenta é muito útil na parte técnica de SEO, por rastrear as URLs e apresentar dados de redirecionamento, H1, Meta description, title, heading tags, canonical.
Além disso, o Screaming Frog também gera sitemaps, o que pode vir a ser uma necessidade em alguns casos de solicitação de indexação e mudanças estruturais de um site.
Muitas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto, de forma complementar. A escolha da qual ou quais plataformas farão parte do seu dia a dia como profissional de SEO depende das funcionalidades que você precisa.
Além disso, é válido levar em consideração a sua afinidade com a interface das plataformas e a experiência que cada ferramenta oferece, pois você poderá trabalhar de forma mais eficiente com uma plataforma que você se identifica.
SEO
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