O que significa a cor verde no Marketing?
Analisamos como a cor verde é aplicada no Marketing para criar uma identidade de marca de destaque.
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Os consumidores contam com uma grande variedade de opções e pouco tempo para tomar decisões. De acordo com um estudo realizado pela consultoria CCI, as pessoas formam uma opinião sobre um produto 90 segundos depois de vê-lo. Entre 60% e 90% dessa preferência é baseada na cor. A escolha da cor no branding é usada na criação de logotipo, uniformes e produtos promocionais, bem como no design das lojas, e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma marca.
Se falamos em percepção, imagine que você está cercado por árvores altas e frondosas, e que pode sentir o aroma da natureza, o frescor do gramado e a harmonia do ambiente. Certamente, o verde veio à sua mente. Neste artigo explicamos o que a cor verde transmite e por que algumas empresas a escolhem na hora de criar sua identidade corporativa.
Psicologia da cor verde
Os objetos não têm cor e refletem apenas extensões de frequências da luz. O cérebro as interpreta como cores, já que a visão de cores nos ajuda a lembrar objetos e ativa a memória emocional.
O olho humano tem mais precisão para detectar diferentes tons de verde; não precisa se ajustar, já que o verde está no centro do espectro de cores e é confortável para os olhos. Se voltarmos a uma concepção evolutiva, nossos ancestrais desenvolveram habilidades de sobrevivência no ambiente natural, cercado de verde, e é por isso que essa cor gera uma sensação de segurança e calma.
Segundo a Psicologia, é o ponto de equilíbrio entre o coração, as emoções e a mente. Está associada ao frescor, à saúde, ao crescimento e à renovação energética. Geralmente, é utilizada no design e decoração de ambientes para proporcionar relaxamento: salas de espera, spas e espaços terapêuticos. O verde é a cor predominante do reino vegetal; estando relacionado à nascente e ao ambiente.
Verde em suas diversas tonalidades
Para obter uma tonalidade necessária de uma cor, adicionamos corantes e aumentamos ou diminuímos a saturação. Daí derivam os vários tons de verde. Vamos rever seus significados mais comuns:
Verde esmeralda: Identifica-se com a pedra que dá origem a este tom. Significa clareza e criatividade, além de proporcionar uma sensação de bem-estar.
Verde limão: É amarelado, vivo e brilhante. Seu nome deriva das cascas de limão e evoca frescor, energia e vitalidade.
Verde escuro: Está associado ao dólar, à moeda internacional, portanto, está relacionado às finanças, à economia e à prosperidade.
Verde oliva/azeitona: Como o próprio nome diz, este tom deriva das oliveiras. Significa fertilidade, equilíbrio e longevidade, pois essas árvores podem viver mais de 2.000 anos, mesmo em condições adversas.
Verde musgo: Por ser sombreado com o cinza, simboliza elegância, traz equilíbrio, calma e paz nos ambientes onde é aplicado.
Verde água: É a cor do frescor. Evoca a pureza associada ao mundo marinho.
Verde nas empresas
As cores são protagonistas na primeira impressão, já que é a primeira coisa que vemos e lembramos. Por isso, existe uma relação entre a escolha da cor e o comportamento esperado do consumidor. De acordo com um artigo publicado na Digital Information World, 93% dos consumidores dizem que se focam na aparência visual ao comprar um produto. Desse percentual, 80% dizem que é a cor que mais os atrai na hora de tomar uma decisão de compra. Por isso, a escolha da cor é um fator fundamental no reconhecimento de uma marca.
Guiados pelos princípios da Psicologia das Cores, os profissionais de Marketing escolhem esquemas de cores para criar a identidade de uma marca, desde seu logotipo, embalagem e design da loja, até particularidades do serviço pós-venda. A empresa Ithaca, responsável pela comercialização de impressoras para pontos de venda, realizou uma pesquisa indicando que adicionar cor aos recibos gerava atitudes positivas em relação à marca. Mais de 60% dos consumidores que receberam esses recibos, mensagens promocionais e cupons com logos coloridos, retornaram à loja, gerando um aumento nas vendas.
Agora vamos ver como algumas marcas conhecidas têm usado o verde para transmitir as ideias de bem-estar, calor, energia, respeito à biodiversidade, esperança e saúde.
Bem-estar e aconchego: Holiday Inn
O Holiday Inn é uma das cadeias hoteleiras mais reconhecidas em todo o mundo, com mais de 3.125 hotéis e 400.000 quartos. Foi fundada em 1952 por Kemmons Wilson, no Tennessee. Ele queria fornecer acomodações econômicas em casas de família para viajantes dos Estados Unidos. O estilo e a fonte de seu logo foram mudando, mas ele sempre manteve sua cor principal: o verde. A identidade corporativa e a cultura da empresa transmitem a sensação de “sentir-se em casa”. Em suas publicações, a marca afirma o seguinte: “Nosso logo representa uma recepção calorosa. Holiday Inn é um lugar onde você pode relaxar e ser você mesmo. Nós estamos lá para que você possa estar também.”
Energia: Monster
Monster Energy é uma marca de bebidas energéticas que foi lançada em 2002 pela Hansen Natural Company. Nos últimos cinco anos, o consumo de bebidas energéticas cresceu 25%, com Brasil, Argentina e México liderando o ranking. Os profissionais de Marketing escolheram o verde neon para o logo representando um arranhão de uma fera. Este logo interage com seus consumidores, transmitindo a energia do verde que a bebida proporciona, combinando-a com a força do arranhão.
Respeito ao meio ambiente: Acer
Acer Inc. é uma companhia taiwanesa de eletrônicos fundada em 1976. Atualmente, é uma das principais empresas inovadoras de hardware, fabricando desktops, PCs, tablets, smartphones, monitores, dispositivos de armazenamento e servidores. Desde 2001 a empresa tem escolhido a cor verde para o seu logo e identidade corporativa, reforçando seu compromisso de implementar políticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente em seu processo de produção. Em 2021, a Acer completou 45 anos de mercado e celebrou o marco com a incorporação da iniciativa global RE100. Este projeto reúne empresas multinacionais que estão empenhadas em trabalhar com energias renováveis.
Saúde: Whole Foods
A Whole Foods é uma rede de lojas de alimentos que oferece produtos naturais e orgânicos. Foi fundada em 1980 e tem mais de 500 filiais nos Estados Unidos e outras no Reino Unido. A marca foi adquirida pela Amazon em 2017. Sua missão é alimentar as pessoas e o planeta. A cor verde representa não só o frescor de seus produtos, mas também seu compromisso com o meio ambiente. A rede possui projetos de tratamento de resíduos, redução do consumo de plástico, uso de energia solar em suas lojas, proibição do uso de substâncias perigosas ao meio ambiente, etc.
Recapitulando
A cor verde simboliza a conexão com o ambiente natural, além de bem-estar, saúde e felicidade. Por seus significados, diversas empresas reconhecidas mundialmente escolheram essa cor para alcançar o impacto desejado em seu público.
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