O que significa a cor verde no Marketing?

Última atualização
19 ago 2023
Tempo de leitura
7 min
O que significa a cor verde no Marketing

Analisamos como a cor verde é aplicada no Marketing para criar uma identidade de marca de destaque.

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 260,42
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.125
R$ 5.205
Inscreva-se no curso

Os consumidores contam com uma grande variedade de opções e pouco tempo para tomar decisões. De acordo com um estudo realizado pela consultoria CCI, as pessoas formam uma opinião sobre um produto 90 segundos depois de vê-lo. Entre 60% e 90% dessa preferência é baseada na cor. A escolha da cor no branding é usada na criação de logotipo, uniformes e produtos promocionais, bem como no design das lojas, e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma marca.

Se falamos em percepção, imagine que você está cercado por árvores altas e frondosas, e que pode sentir o aroma da natureza, o frescor do gramado e a harmonia do ambiente. Certamente, o verde veio à sua mente. Neste artigo explicamos o que a cor verde transmite e por que algumas empresas a escolhem na hora de criar sua identidade corporativa.

Psicologia da cor verde

Os objetos não têm cor e refletem apenas extensões de frequências da luz. O cérebro as interpreta como cores, já que a visão de cores nos ajuda a lembrar objetos e ativa a memória emocional.

O olho humano tem mais precisão para detectar diferentes tons de verde; não precisa se ajustar, já que o verde está no centro do espectro de cores e é confortável para os olhos. Se voltarmos a uma concepção evolutiva, nossos ancestrais desenvolveram habilidades de sobrevivência no ambiente natural, cercado de verde, e é por isso que essa cor gera uma sensação de segurança e calma.

Segundo a Psicologia, é o ponto de equilíbrio entre o coração, as emoções e a mente. Está associada ao frescor, à saúde, ao crescimento e à renovação energética. Geralmente, é utilizada no design e decoração de ambientes para proporcionar relaxamento: salas de espera, spas e espaços terapêuticos. O verde é a cor predominante do reino vegetal; estando relacionado à nascente e ao ambiente.

Verde em suas diversas tonalidades

Para obter uma tonalidade necessária de uma cor, adicionamos corantes e aumentamos ou diminuímos a saturação. Daí derivam os vários tons de verde. Vamos rever seus significados mais comuns:

Verde esmeralda: Identifica-se com a pedra que dá origem a este tom. Significa clareza e criatividade, além de proporcionar uma sensação de bem-estar.

Verde limão: É amarelado, vivo e brilhante. Seu nome deriva das cascas de limão e evoca frescor, energia e vitalidade.

Verde escuro: Está associado ao dólar, à moeda internacional, portanto, está relacionado às finanças, à economia e à prosperidade.

Verde oliva/azeitona: Como o próprio nome diz, este tom deriva das oliveiras. Significa fertilidade, equilíbrio e longevidade, pois essas árvores podem viver mais de 2.000 anos, mesmo em condições adversas.

Verde musgo: Por ser sombreado com o cinza, simboliza elegância, traz equilíbrio, calma e paz nos ambientes onde é aplicado.

Verde água: É a cor do frescor. Evoca a pureza associada ao mundo marinho.

Verde nas empresas

As cores são protagonistas na primeira impressão, já que é a primeira coisa que vemos e lembramos. Por isso, existe uma relação entre a escolha da cor e o comportamento esperado do consumidor. De acordo com um artigo publicado na Digital Information World, 93% dos consumidores dizem que se focam na aparência visual ao comprar um produto. Desse percentual, 80% dizem que é a cor que mais os atrai na hora de tomar uma decisão de compra. Por isso, a escolha da cor é um fator fundamental no reconhecimento de uma marca.

Guiados pelos princípios da Psicologia das Cores, os profissionais de Marketing escolhem esquemas de cores para criar a identidade de uma marca, desde seu logotipo, embalagem e design da loja, até particularidades do serviço pós-venda. A empresa Ithaca, responsável pela comercialização de impressoras para pontos de venda, realizou uma pesquisa indicando que adicionar cor aos recibos gerava atitudes positivas em relação à marca. Mais de 60% dos consumidores que receberam esses recibos, mensagens promocionais e cupons com logos coloridos, retornaram à loja, gerando um aumento nas vendas.

Agora vamos ver como algumas marcas conhecidas têm usado o verde para transmitir as ideias de bem-estar, calor, energia, respeito à biodiversidade, esperança e saúde.

Bem-estar e aconchego: Holiday Inn

O Holiday Inn é uma das cadeias hoteleiras mais reconhecidas em todo o mundo, com mais de 3.125 hotéis e 400.000 quartos. Foi fundada em 1952 por Kemmons Wilson, no Tennessee. Ele queria fornecer acomodações econômicas em casas de família para viajantes dos Estados Unidos. O estilo e a fonte de seu logo foram mudando, mas ele sempre manteve sua cor principal: o verde. A identidade corporativa e a cultura da empresa transmitem a sensação de “sentir-se em casa”. Em suas publicações, a marca afirma o seguinte: “Nosso logo representa uma recepção calorosa. Holiday Inn é um lugar onde você pode relaxar e ser você mesmo. Nós estamos lá para que você possa estar também.”

Holiday Inn

Fonte: 1000marcas

Energia: Monster

Monster Energy é uma marca de bebidas energéticas que foi lançada em 2002 pela Hansen Natural Company. Nos últimos cinco anos, o consumo de bebidas energéticas cresceu 25%, com Brasil, Argentina e México liderando o ranking. Os profissionais de Marketing escolheram o verde neon para o logo representando um arranhão de uma fera. Este logo interage com seus consumidores, transmitindo a energia do verde que a bebida proporciona, combinando-a com a força do arranhão.

Monster

Fonte: Unsplash

Respeito ao meio ambiente: Acer

Acer Inc. é uma companhia taiwanesa de eletrônicos fundada em 1976. Atualmente, é uma das principais empresas inovadoras de hardware, fabricando desktops, PCs, tablets, smartphones, monitores, dispositivos de armazenamento e servidores. Desde 2001 a empresa tem escolhido a cor verde para o seu logo e identidade corporativa, reforçando seu compromisso de implementar políticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente em seu processo de produção. Em 2021, a Acer completou 45 anos de mercado e celebrou o marco com a incorporação da iniciativa global RE100. Este projeto reúne empresas multinacionais que estão empenhadas em trabalhar com energias renováveis.

Fonte: 1000marcas

Saúde: Whole Foods

A Whole Foods é uma rede de lojas de alimentos que oferece produtos naturais e orgânicos. Foi fundada em 1980 e tem mais de 500 filiais nos Estados Unidos e outras no Reino Unido. A marca foi adquirida pela Amazon em 2017. Sua missão é alimentar as pessoas e o planeta. A cor verde representa não só o frescor de seus produtos, mas também seu compromisso com o meio ambiente. A rede possui projetos de tratamento de resíduos, redução do consumo de plástico, uso de energia solar em suas lojas, proibição do uso de substâncias perigosas ao meio ambiente, etc.

Fonte: Unsplash

Recapitulando

A cor verde simboliza a conexão com o ambiente natural, além de bem-estar, saúde e felicidade. Por seus significados, diversas empresas reconhecidas mundialmente escolheram essa cor para alcançar o impacto desejado em seu público.

Grandes corporações exigem profissionais qualificados, que sejam capazes de criar uma identidade empresarial assertiva que as ajudará a posicionar sua marca no mercado. A EBAC convida você a fazer parte de uma das carreiras mais valorizadas da atualidade. O curso online de Branding e Identidade Visual permite que você aprenda no seu próprio ritmo e desenvolva um projeto profissional para enriquecer seu portfólio. Nossos tutores experientes irão acompanhá-lo durante todo o seu processo de aprendizagem.

E mais: fique por dentro dos eventos sobre branding. Semanalmente, a EBAC realiza webinars gratuitos e abertos ao público que são ministrados por profissionais que atuam no mercado de trabalho. Não perca essa oportunidade de enriquecer ainda mais os seus conhecimentos!

Página inicial / Design
Equipe EBAC

O conteúdo

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 260,42
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.125
R$ 5.205
Inscreva-se no curso
Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

12 maio 2025
9 min
O que é Arte Conceitual?

Imagine um mundo sem concept art. Jogos seriam sem graça, filmes de fantasia não teriam criaturas épicas, e até a publicidade perderia o seu impacto visual. O concept artist é o profissional que transforma ideias em imagens, criando personagens, cenários e objetos que dão vida a histórias antes mesmo de serem animadas ou modeladas em 3D. Se você quer entender o que faz um concept artist, quais habilidades são essenciais e como entrar neste mercado, este artigo vai mostrar tudo que você precisa saber para transformar a sua criatividade em profissão.

12 maio 2025
9 min
05 maio 2025
15 min
18 ferramentas de IA que criam apresentações e slides

Criar apresentações impactantes pode ser um desafio, especialmente quando o tempo é curto e o design não é o seu forte. Felizmente, as ferramentas de IA de slides estão revolucionando esse processo, permitindo que qualquer pessoa produza apresentações visuais de alta qualidade de forma rápida e eficiente. Com automação, sugestões inteligentes e ajustes automáticos, estas plataformas facilitam a organização do conteúdo e garantem um resultado profissional sem necessidade de habilidades avançadas em design.

05 maio 2025
15 min
Como um designer de interiores pode encontrar referências além do Pinterest?

Descubra na entrevista exclusiva com Maria Augusta Marinelli e Marcela Guerreiro da Jacobsen Arquitetura

11 abr 2025
8 min
07 mar 2025
5 min
A Curadoria na Arte Brasileira: Práticas e Influências no Cenário Atual

A Curadoria e o Papel Essencial no Mundo da Arte Brasileira

07 mar 2025
5 min
Como organizar a iluminação da área de churrasco

A iluminação para área de churrasco desempenha um papel essencial para criar um espaço funcional e aconchegante, perfeito para reunir amigos e família. Combinando estética e praticidade, a escolha certa da iluminação vai destacar a decoração e garantir o clima ideal para eventos ao ar livre!

17 jan 2025
6 min
Melhores ideias de decoração para sala de estar

Decorar a sala de estar é uma arte que equilibra funcionalidade, estética e personalidade. Neste artigo, você encontrará inspirações e dicas práticas para escolher cores, texturas, móveis e elementos decorativos que transformarão sua sala em um ambiente acolhedor e estiloso. Descubra como as tendências atuais e os estilos atemporais podem ajudar a compor o espaço dos seus sonhos!

17 jan 2025
7 min