Audiovisual

Matte Painting: sonhando com cenários incríveis no cinema, publicidade e games
Você sabe o que é Matte Painting? Matte Painting é a criação de cenários impressionantes em ambientes digitais através de softwares e técnicas de efeitos visuais. Do cinema às series da Netflix, Amazon Prime, HBO e Disney+, passando por games e publicidade, praticamente todos utilizam o Matte Painting para trazer mais criatividade e realismo às suas produções audiovisuais. Quer saber mais sobre esta incrível profissão? Então confira este artigo na íntegra.

Você sabe o que é Matte Painting? Matte Painting é a criação de cenários impressionantes em ambientes digitais através de softwares e técnicas de efeitos visuais. Do cinema às series da Netflix, Amazon Prime, HBO e Disney+, passando por games e publicidade, praticamente todos utilizam o Matte Painting para trazer mais criatividade e realismo às suas produções audiovisuais.

Quer saber mais sobre esta incrível profissão? Então, clique aqui confira o curso que a EBAC lançou sobre Matte Painting para cinema, publicidade e games em parceria com a premiada produtora O2 Filmes.
Matte Painting no cinema

O paulistano Fernando Meirelles é um dos maiores diretores do cinema brasileiro. Em 2003, seu filme “Cidade de Deus” surpreendeu plateias do mundo inteiro e orgulhou brasileiros de norte a sul com as quatro indicações ao Oscar que recebeu pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas.

No final do último ano, Meirelles cativou novamente o planeta com uma nova produção para a Netflix, “Dois Papas” estrelando os atores britânicos Anthony Hopkins e Jonathan Price. A história conta a amizade repleta de nuances entre o papa emérito Bento XVI (Hopkins) e o cardeal argentino Jorge Bergoglio e futuro pontífice Francisco (Price).

No filme, os dois atores circulam em ambientes que revelam toda a suntuosidade do Vaticano com seus corredores quase avenidas, obras de artes inestimáveis, arquitetura renascentista e tantos outros tesouros, sem falar na própria Capela Sistina decorada por pinturas de Michelangelo. É como se o cenário fosse também um personagem que não possuísse falas no roteiro, mas está sempre em destaque em praticamente todos os segundos do filme.

Mas será mesmo que a produção com direção de Meirelles realmente utilizou a locação original do Vaticano como cenário? A resposta é não. A verdade foi revelada pelo próprio Meirelles após o lançamento de “Dois Papas”: todo o cenário religioso foi recriado em estúdio utilizando técnicas como o chroma-key e Matte Painting. Chocado/a. Amém!

Com todos os protocolos do Vaticano, rodar um filme com uma produção de tamanho considerável como este nos apartamentos papais teria sido impossível. Por esta razão, a equipe de pós-produção se encarregou de recriar impressionantemente todos os cenários históricos da trama. E os detalhes impressionam! Confira o vídeo abaixo:
Mas o que faz um matte painter especificamente?

Ser matte painter é ter a habilidade de criar cenas e cenários surpreendentes em ambientes digitais. Ao aprender como utilizar os principais softwares do mercado de efeitos visuais, um matte painter desenvolverá principalmente seu lado de artista visual.

Esta é uma profissão para quem sonha em criar cenários incríveis com ilustração e ambientes digitais! Não tenha dúvidas, para ser um matte painter, ter aquela veia artística é essencial. Porém, curtir a indústria do entretenimento e marketing é importantíssimo: cinema, publicidade e games! A missão de um matte painter é transportar o público para dimensões inexploradas: uma ilha exótica perdida no Pacífico, uma cidade futurística numa paisagem cyberpunk ou galáxias muito além da Via Láctea.
A missão de um matte painter é transportar o público para dimensões inexploradas: uma ilha exótica perdida no Pacífico, uma cidade futurística numa paisagem cyberpunk ou galáxias muito além da Via Láctea.
Aliás, o Matte Painting também se coloca como uma disciplina 3D. Portanto, se deseja se especializar nesta área, você irá precisar de fortes habilidades em 3D, mas também de treinamento em arte tradicional e habilidades de pintura digital em 2D. Para isso, é necessário conhecer softwares que serão verdadeiras ferramentas de sucesso para um matte painter, são eles: Blender 3D, ideal para cenários futurísticos, Nuke, um aplicativo de composição digital e efeitos visuais e o bom e sempre útil Photoshop, software de manipulação de imagens.

Uau! Mas como posso aprender todas essas habilidades e adquirir o conhecimento para ser um matte painter?

Em parceria com a O2 Filmes, premiadíssima casa de finalização e efeitos visuais, a EBAC lançou o curso online Matte Painting para cinema, publicidade e games.

Você irá estar mais perto de uma das maiores produtoras da América Latina, responsável pela realização de grandes campanhas publicitárias para Amazon, Apple, Itaú e Santander, além de produções nacionais e internacionais do cinema como Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel. Os trabalhos que você fará neste curso são inspirados em demandas reais do dia a dia da O2. Quer uma amostra do trabalho deles? Então assista aos vídeos abaixo:
Quer ser um Matte Painter? Venha com a gente!

O curso online de Matte Painting está estruturado em 13 módulos que abordam desde uma introdução geral, aplicações da técnica na indústria, práticas para um aspecto profissional em DMP até módulos de introdução ao Blender 3D, Photoshop e Nuke. Além destes, você terá um outro módulo específico sobre Marketing na área de Matte Painting. Ao final do curso, você terá desenvolvido um portfólio incrível que irá fazer qualquer diretor de cinema, produtora de games ou agência de publicidade se impressionar com seus trabalhos.


Ah, preparamos um bônus especial: ao se inscrever no curso de Matte Painting para cinema, publicidade e games, você também irá poder cursar o excelente Photoshop do Zero ao Pro, ideal para quem quer ser matte painter e ser bem sucedido na área. Você irá explorar os principais recursos do software para fazer seus efeitos visuais incríveis!


Nossos professores: Luis Dourado e Rafael Casagrande


Nosso curso com a produtora O2 apresenta aulas com dois experientes profissionais na área de Matte Painting e VFX. Se liga no curriculum de cada um deles abaixo:


Luis Dourado

Coordenador de pós-produção de uma das principais produtoras de filmes da América Latina. É concept e VFX artist (concept art, matte painting e motion graphics) e foi o matte painter de Aquarius, filme com direção de Kleber Mendonça Filho indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2016 – vencedor na categoria Melhor Atriz para Sônia Braga.


Rafael Casagrande

Compositor digital para filmes, séries e comerciais na O2. Atua como compositor digital para filmes, séries e publicidade. Formado em produção musical, migrou para o audiovisual até chegar à especialista em efeitos visuais: composição digital, motion graphics e correção de cor. Como especialista em computação gráfica, atuou na pós-produção de trabalhos de ficção com o filme A Vida Invisível, e das séries Monarca e Diablero (Netflix), além de publicidades para grandes marcas.


Quer ser um matte painter de sucesso e aprender com os melhores da indústria na área? Aprenda conosco a dominar as principais ferramentas de computação gráfica que recriam e transformam a realidade para as telas, e abra portas para uma nova profissão.