O que é V-Ray e porque é tão importante para visualização em arquitetura
Tudo o que você precisa saber sobre este software que faz parte do processo de trabalho de quem trabalha com modelagem 3D, especialmente na área da arquitetura e design de interiores.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Com o SketchUp você pode fazer seus projetos em menos tempo e com acabamento profissional. Se você é iniciante, mas quer aprender a usar o programa sem limitações, na EBAC ensinamos a modelar em 3D com o curso de SketchUp e V-Ray, do zero ao profissional. Em 3 meses, você aprenderá a transformar um esboço de projeto em um modelo 3D, descobrirá como dar um acabamento incrível e profissional aos seus projetos com o Photoshop, além de aprender a usar os recursos do V-Ray para renderizar em 3D e muito mais.
O V-Ray é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo quando o assunto é renderização de imagens em projetos de modelos 3D, formando imagens em alta qualidade e super realistas.
Separamos algumas informações essenciais sobre este software e consultamos Luís Favilla, arquiteto e tutor da EBAC no curso de Sketchup e V-Ray do Zero ao Pro, para que você entenda o que é o V-Ray e qual a sua importância na área de arquitetura e design de interiores.
O que é V-Ray?
O V-Ray é um software de renderização de projetos em 3D em imagens realistas. O software trabalha em conjunto com programas de modelagem 3D, como Sketchup, 3DS Max, Revit, entre outros.
O programa vem sendo desenvolvido desde 2002 pela empresa Chaos Group e faz parte do trabalho de profissionais de diversas áreas, como construção civil, arquitetura, design e produções audiovisuais. Isso porque a ferramenta é capaz de transformar modelos 3D em imagens super realistas, sendo muito útil para mais de um setor do mercado.
Por que o V-Ray é tão importante na arquitetura?
Há mais de um motivo que fazem do V-Ray um software tão importante e tão popular na arquitetura e design de interiores.
A representação realista das ideias e do projeto elaborado que o V-Ray proporciona é uma forma de “prever” o resultado antes mesmo de colocá-lo em prática. Isso torna o software muito importante para arquitetos e designers de interiores em dois quesitos principais:
- Relacionamento com cliente: ao elaborar um projeto, o profissional é capaz de visualizar como será o resultado do que está sendo projetado mas, na maioria dos casos, os clientes não “enxergam” o projeto de forma tão clara. Visualizar essa representação realista permite ao cliente ter mais segurança com o trabalho do profissional e com o resultado que será obtido. A prévia também permite ao cliente entender melhor o que deseja manter ou alterar no projeto antes que ele seja executado, o que nos leva ao próximo quesito.
- Economia de recursos: projetos de arquitetura e design de interiores necessitam de investimento financeiro e de tempo. Portanto, ter uma prévia realista do projeto permite ao profissional fazer escolhas mais assertivas, seja em questões de cores, texturas, objetos ou qualquer outro elemento que faça parte do ambiente. Dessa forma, é possível economizar financeiramente, investindo apenas no necessário, e evitar perda de tempo com retrabalhos.
Para que serve o V-Ray?
A principal finalidade do V-Ray é transformar projetos em 3D, como maquetes eletrônicas, em imagens super realistas através da renderização. Mas vale lembrar que o software funciona em parceria com outros programas, como os que veremos a seguir, que são os responsáveis pela criação 3D.
V-Ray para Sketchup
O V-Ray é um forte aliado ao Sketchup, funcionando diretamente no programa como um “plugin”. Ou seja, você não precisa sair do Sketchup para utilizar o software.
Aqui, o software combina a renderização em tempo real (real-time render), uma forma de visualização de cenas 3D renderizadas em tempo real, com imagens realistas como resultado.
O V-RAY for Sketchup foi pensado para profissionais da área de arquitetura e design, portanto conta com ferramentas completas para quem é da área, como ferramentas para ajuste de luz, sombras e texturas.
V-Ray para 3DS Max
No 3DS Max, o V-Ray é utilizado para auxiliar na criação de cenas de animações e efeitos visuais de alta qualidade. Para este tipo de produção, o software é conhecido como versátil e habilidoso, pois é capaz de realizar a renderização de diversos tipos de projeto com qualidade, sejam cenas com muitos elementos ou cenários mais simples e menos poluídos.
O V-Ray for 3DS Max é muito utilizado na produção de jogos eletrônicos e cinema
V-Ray para Maya
O V-RAY for Maya também é bastante popular na produção de séries, TV, cinema e games, sendo parte de produções vencedoras de Oscar e Emmy. A proposta do software é fornecer uma renderização de alta qualidade para projetos de todos os tipos, incluindo cenas maiores e projetos grandes.
Apesar de lidar com projetos pesados, o V-Ray busca garantir o máximo de aproveitamento do hardware do computador, permitindo que a renderização seja distribuída em várias máquinas, podendo acontecer nas CPUs (Unidade central de processamento), GPUs (Unidade Gráfica de Processamento) ou ambas.
V-Ray para Blender
O Blender é um software bastante utilizado por profissionais da área de games e animações 3D. Portanto, aqui o V-Ray funciona como um poderoso plugin de renderização das imagens com velocidade e qualidade.
Diferente dos outros citados, o V-Ray for Blender é gratuito para a comunidade que utiliza essa ferramenta de criação de projetos em 3D.
Principais funções do V-Ray
Como vimos, o software se adapta muito bem a cada programa de produção e edição em três dimensões e atua como um excelente renderizador de imagens. Para isso, o V-Ray dispõe de algumas funcionalidades muito importantes, com destaque para as que listamos abaixo.
- Configurações amplas e ajustáveis para cada tipo de material a ser trabalhado;
- Possibilidade ilimitada de configuração e criação de novos materiais, caso eles ainda não estejam disponíveis na sua plataforma;
- Possibilidade de salvar estes novos materiais para que sejam utilizados em outros projetos;
- Integração com grande parte dos softwares de modelagem 3D, incluindo os mais utilizados no mercado;
- Capacidade de simular relevos, reflexos e refrações em texturas, o que proporciona alta qualidade no resultado, com uma renderização bastante realista.
Diferenciais do V-Ray
O V-Ray é um dos softwares de renderização mais utilizados em todo o mundo. Isso acontece em razão de alguns diferenciais que o fazem se destacar em relação a outros programas “concorrentes”.
Um dos primeiros pontos que podemos destacar é sua usabilidade. O programa é bastante intuitivo, fácil de aprender e fácil de ser utilizado por diferentes profissionais, inclusive por quem está começando. Apesar de ser necessário certo tempo de prática e estudo para se ter um melhor aproveitamento da ferramenta, com conhecimentos básicos já é possível utilizar o V-Ray em diversos trabalhos.
Outro diferencial, que já falamos algumas vezes mas é importante ressaltar, é a qualidade de imagens que se consegue obter com o software. Com a renderização através do V-Ray é possível obter imagens de alta qualidade, definição e com alto nível de detalhes.
Por fim, um último ponto que vale ser destacado como diferencial é a proposta de agilidade que o software traz. O software procura oferecer um menor risco de sobrecarga nas máquinas dos profissionais com a renderização distribuída entre diferentes CPUs e GPUs. Isso possibilita a renderização de imagens de forma mais rápida, o que confere mais agilidade ao projeto e melhor aproveitamento do tempo de trabalho do profissional.
Como começar a usar o V-Ray?
Primeiramente precisamos lembrar que o V-Ray é um software que trabalha em conjunto com outros softwares de modelagem 3D. Portanto, o primeiro passo é identificar qual destes programas te atende melhor e, em seguida, verificar como funciona a integração com o V-Ray.
Após toda a criação do modelo 3D, você utilizará o V-Ray para fazer a configuração de posicionamento da câmera, determinando a captura de luz natural e, caso necessário, onde será feita a aplicação de luzes artificiais. Além disso, é nesta ferramenta que você realiza a configuração de texturas e materiais do projeto. Feito isso, o processo é finalizado com a renderização da imagem.
Para projetos de arquitetura e design de interiores, é muito comum que o V-Ray seja usado em conjunto com o Sketchup. Por isso, é normal encontrar cursos que ensinam as duas ferramentas em conjunto, como o curso de Sketchup e V-Ray da EBAC.
SketchUp e V-Ray do Zero ao Pro
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Com o SketchUp você pode fazer seus projetos em menos tempo e com acabamento profissional. Se você é iniciante, mas quer aprender a usar o programa sem limitações, na EBAC ensinamos a modelar em 3D com o curso de SketchUp e V-Ray, do zero ao profissional. Em 3 meses, você aprenderá a transformar um esboço de projeto em um modelo 3D, descobrirá como dar um acabamento incrível e profissional aos seus projetos com o Photoshop, além de aprender a usar os recursos do V-Ray para renderizar em 3D e muito mais.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!