O que é faz um desenvolvedor de software?

Saiba tudo sobre o desenvolvimento de software e como começar nessa profissão.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Torne-se um Engenheiro de Qualidade e comece uma carreira promissora e bem paga em TI mesmo sem conhecimento prévio em programação. Planeje e implemente planos de testes em múltiplas plataformas, linguagens e bancos de dados, seguindo a cultura DevOps.
O ritmo constante dos avanços tecnológicos traz uma alta demanda por profissionais do setor digital. Segundo estimativas do BID , até 2025 a América Latina vai precisar de 1,2 milhão de desenvolvedores de software para atender à demanda. Neste artigo, vamos te explicar o que é uma das profissões mais exigidas mundialmente e como ser um desses profissionais.
Quem é o desenvolvedor de software?
Um desenvolvedor de software é responsável por elaborar sistemas computacionais e implementá-los utilizando diversas linguagens de programação, tais como Java, JavaScript, Python, C++ ou C#. Seu objetivo é criar programas, sistemas e aplicativos móveis eficientes que atendam às necessidades dos usuários.
Quais são as tarefas que realiza?
Dependendo das etapas do projeto, o desenvolvedor de software:
- Analisa os requisitos do projeto: Cria a especificação do produto, determinando seus requisitos, possibilidades e funcionalidades, bem como os critérios de qualidade.
- Desenha uma interface e adapta a lógica interna: É o desenvolvedor que determina como será o funcionamento geral. É ele que considera a linguagem a ser usada, os gráficos, o hardware, os casos para utilização, etc.
- Escreve e documenta o código: O desenvolvedor escreve o código do programa usando uma das linguagens de programação como С, С#, Python ou Java. Em seguida, documenta o código, para que seu funcionamento fique registrado e todos os usuários possam acessá-lo.
- Realiza testes e revisões: É necessário verificar se o software funciona corretamente. Para isso, os testes de cada módulo são feitos separadamente e depois de forma integral. As revisões servem para garantir a qualidade do produto.
- Faz manutenção, oferece suporte e propõe melhorias: O trabalho de desenvolvedor não termina com o lançamento do programa. Ele deve garantir que o funcionamento esteja correto e que o programa ofereça a resposta esperada. O desenvolvedor fornece suporte ao computador, soluciona problemas, depura e atualiza o software existente, além de criar um manual do usuário.
Quais são suas habilidades?
-
Hard skills
As habilidades técnicas que um desenvolvedor precisa para executar suas tarefas profissionais são:

Fonte: Freepik
- Álgebra booleana: Descreve as operações lógicas e serve para o desenvolvedor definir as variáveis e operadores no código, utilizando uma linguagem determinada de programação.
- Paradigmas de programação: Permitem melhorar as formas como o código é produzido. Existem dois tipos de paradigmas:
- Programação imperativa: Nesta categoria estão as primeiras linguagens de programação (Pascal, C, C++), nas quais o código responde ao “como”.
- Programação declarativa: Aqui o código busca responder ao “quê”. Estes paradigmas são, geralmente, mais precisos. Alguns exemplos são SQL, ML e Prolog.
- Linguagens de programação como C, C++, Python e Java.
- Bancos de dados e sistemas de mapeamento objeto-relacional como o Hibernate.
- Web design básico para melhorar a experiência do usuário.
- Idiomas: A maioria das informações está em inglês, dessa forma, um desenvolvedor deve dominar este idioma.
- Novidades do setor: Os desenvolvedores se mantêm em constante atualização para acompanhar o ritmo de desenvolvimento tecnológico. Geralmente, são capacitados em cibersegurança, inteligência artificial (IA), programação orientada a objetos, etc.
-
Soft skills
Entre as habilidades relacionadas à personalidade de um especialista, que agilizam seu trabalho, estão:

Fonte: Freepik
- Trabalho em equipe: O desenvolvedor de software deve saber adaptar-se às metodologias ágeis, que envolvem o trabalho em equipe. Os membros da equipe, responsáveis por diversas áreas do projeto, colaboram na criação do produto, realizando entregas e testes parciais para incorporar mudanças e alcançar um resultado final de forma rápida e adaptada às circunstâncias. As três metodologias mais utilizadas são:
- Scrum, quando o projeto é dividido em sprints ou processos curtos.
- Kanban, que se baseia na comunicação em tempo real dentro da equipe.
- XP (Extreme Programming ou Programação Extrema), que requer uma constante interação e retroalimentação do cliente.
- Comunicação assertiva: A importância da comunicação na área de desenvolvimento de software está em transmitir informação clara sobre o projeto em que se está trabalhando, tanto dentro da equipe como para o cliente.
- Solução de problemas: Os desenvolvedores contam com capacidades analíticas e de resolução de problemas, que lhes permitem encontrar soluções eficientes e rápidas, à medida em que surgem os problemas.
- Adaptabilidade: O avanço tecnológico faz com os que profissionais precisem estar preparados para se adaptarem ao surgimento de novas linguagens de programação, atualizações de software e tendências do mercado.
Conclusão
Elaborar e implementar sistemas computacionais para resolver as necessidades dos usuários é a tarefa principal do desenvolvedor de software; uma profissão com alta demanda de mercado, em nível mundial. Para se tornar um desenvolvedor de software, você precisa dominar as linguagens de programação, conhecer bancos de dados, lidar com estratégias de comunicação e resolução de problemas.
Na EBAC, temos os cursos de Programação & Data que você precisa para se tornar um profissional, sem precisar de experiência anterior. Os cursos contam com aulas online, que você pode fazer no seu ritmo. Você estará sob orientação de tutores qualificados, terá atividades para que possa colocar tudo o que aprendeu em prática, além de feedbacks personalizados. Após a conclusão do curso, você receberá um certificado, atestando suas capacidades, além de acesso vitalício aos materiais.


Profissão: Engenheiro de Qualidade de Software
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Torne-se um Engenheiro de Qualidade e comece uma carreira promissora e bem paga em TI mesmo sem conhecimento prévio em programação. Planeje e implemente planos de testes em múltiplas plataformas, linguagens e bancos de dados, seguindo a cultura DevOps.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!