O que é e no que consiste o design editorial?

Última atualização
24 dez 2023
Tempo de leitura
6 min
Design editorial

Seus textos vão se tornar mais interessantes e fáceis de ler, se você pensar em cada elemento visual da apresentação dele.

Profissão: Designer Gráfico

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Aprenda todos os aspectos do Design Gráfico com os melhores profissionais da área. Construa sua carreira em um mercado crescente e cada vez mais valorizado. Domine os softwares mais usados da Adobe, obtenha noções avançadas de Tipografia e Branding, e se torne um designer requisitado! Estude com aulas e projetos práticos, entregando peças gráficas desde os primeiros módulos.

12 meses
12x de
R$ 399,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.799
R$ 9.600
Inscreva-se no curso

Os primeiros segundos em que começamos a ler um texto podem ser cruciais para decidirmos se vamos ou não prosseguir com a leitura. A forma como os elementos do texto estão organizados influencia em como vamos perceber a informação e se o texto vai ou não chamar a nossa atenção.

O design editorial é justamente o responsável por organizar esses elementos, produzindo coerência entre forma e conteúdo. Neste artigo, vamos explicar o que é design editorial e quais são os elementos que precisam da sua atenção para cativar o leitor.

O que é e para que serve o design editorial?

O design editorial é uma área do design gráfico que é responsável por estruturar um conteúdo escrito e determinar como ele será visualmente apresentado ao leitor. O design editorial organiza todos os elementos do texto: títulos, cabeçalhos, colunas de texto, imagens etc.

O design editorial conversa com o nosso subconsciente. O objetivo é que o leitor entenda o que se quer comunicar por meio de imagens, tipografias, cores, tamanhos de letra, espaços, entre muitos outros elementos.

As principais funções do design editorial são:

  • Cativar visualmente o leitor;
  • Dar personalidade ao conteúdo;
  • Facilitar a legibilidade do texto;
  • Estabelecer uma hierarquia e pontos de atenção dentro do conteúdo.
design gráfico

Fonte: Unsplash

Tipos de design editorial e onde são aplicados

Criar a capa de um livro e diagramar uma revista de moda não são o mesmo trabalho; tudo muda: o conteúdo, o público-alvo, o tratamento dado ao leitor. Existem vários contextos onde podemos utilizar o design editorial. Por exemplo:

  • Livros: o design de livros inclui vários elementos: a capa, a estrutura interna do texto, o espaçamento entre as linhas, a tipografia e as ilustrações. Muitas vezes, o sucesso de um livro depende do seu design: um livro mal diagramado pode parecer pesado de ler e fazer com que o leitor perca o interesse.
  • Jornais: num passar de olhos, o leitor precisa ser capaz de entender a importância de cada notícia, por isso a diagramação de um jornal foca principalmente na hierarquização da informação.
  • Revistas: as revistas possuem mais liberdade criativa e costumam ser mais visuais do que os jornais. Elas podem expressar sua identidade por meio de diagramas, imagens, cores, tipos de letra e, dessa forma, conversar melhor com o seu público-alvo.
  • Catálogos de compras: no caso dos catálogos, a maneira como a informação é apresentada afeta diretamente a decisão de compra do consumidor. Por exemplo, vamos pensar na marca Avon: no catálogo, a empresa mostra claramente os seus produtos, informa ao leitor quais são os componentes de cada um deles e os seus benefícios. Além disso, há fotos de modelos utilizando os produtos e as maquiagens da marca.
design editorial

Fonte: Unsplash

Principais elementos do design editorial

Antes de sair pensando nos elementos, é importante que você saiba a quem está se dirigindo: conheça seu público-alvo e os elementos que vão atrair o olhar deles. Quanto mais informações, mais ferramentas você terá para criar seu projeto gráfico.

  • Retícula

No design gráfico e editorial, esse termo se refere a uma estrutura que forma a caixa tipográfica e equilibra a composição do texto por meio de elementos como margens, distribuição de colunas, linhas de fluxo e outros. Ela é a base para diagramar e organizar o conteúdo.

  • Espaçamentos

É importante encontrar o tamanho certo do espaçamento entre linhas e letras para que o leitor não force muito os olhos e a leitura flua naturalmente. Além disso, é importante pensar no dispositivo a partir do qual o usuário irá acessar o conteúdo.

elementos do design editorial

Fonte: Unsplash

  • Texto

O tema do texto vai ajudar você a escolher a melhor fonte, assim como o seu tamanho, cor e tamanho dos blocos de texto. Lembre-se de que a distribuição do texto afeta a experiência de leitura. O tamanho recomendado para melhorar a legibilidade é entre 16 e 18 px.

  • Tipografía

A tipografia faz referência aos tipos de letras, números e símbolos utilizados no texto. Dependendo da publicação ou da sua importância, você pode usar diversas tipografias para vários propósitos: destacar um cabeçalho, dar ênfase ao início do texto ou destacar uma frase em relação ao corpo do texto.

Pense bem na mensagem que você quer transmitir: por exemplo, se estiver diagramando um artigo sobre noivas, uma letra cursiva pode ajudar a dar um toque romântico. Agora, se você quer chamar atenção para uma notícia, pode fazer isso com uma letra grande, fácil de ler e impactante, que vai atrair o olhar para o artigo.

  • Cor

A cor é um recurso que pode ressaltar informações e criar pontos focais. Ela também pode ajudar você a estabelecer uma conexão emocional entre a ideia do texto e o leitor.

  • Elementos gráficos

Outra forma de reforçar a ideia do texto, se conectar emocionalmente com o público-alvo e facilitar a compreensão da informação é utilizar elementos visuais: fotos, ilustrações, diagramas, colagens, infográficos, tabelas, figuras, ícones, mapas, linhas do tempo e muito mais.

Fonte: Unsplash

O processo do design editorial

A seguir, listamos algumas dicas para você criar o seu projeto gráfico editorial:

  1. Saiba qual a mensagem você quer passar;
  2. Conheça bem o seu público-alvo e as necessidades dele;
  3. Entenda qual a melhor linguagem para você se comunicar com o seu público;
  4. Escolha o formato para apresentar o seu conteúdo: livro, revista, catálogo etc.;
  5. Analise cada parte do texto e crie uma estrutura hierárquica do conteúdo;
  6. Escolha a tipografia e as cores que pretende utilizar;
  7. Selecione imagens e outros elementos gráficos que podem ajudar a transmitir sua mensagem;
  8. Aplique os elementos selecionados ao conteúdo no formato escolhido e comece a diagramar.

Recapitulando

A forma como uma informação é apresentada ajuda a fazer com que o leitor interprete corretamente sua mensagem. O design editorial cria uma estrutura visual lógica para apresentar o conteúdo, permitindo destacar as ideias mais relevantes e torná-las mais memoráveis para o público-alvo.

Fonte: Unsplash

Se design editorial é a sua paixão, convidamos você a se inscrever no nosso curso online Profissão: Designer Gráfico. Nele, você aprende sobre todo o processo criativo: desenvolvimento de tipografias, branding, gestão de projetos, softwares de design e packaging. Nossos professores têm muita experiência em grandes empresas e publicações, como Adobe e Editora MOL. Esse é um curso que vai preparar você para entrar nesse mercado de trabalho que cada vez mais busca profissionais capazes de desenvolver soluções visualmente criativas.

Ah, e se você quiser acessar mais conteúdos gratuitos sobre a área de design, confira a agenda dos nossos eventos online!

Página inicial / Design
Equipe EBAC

O conteúdo

Profissão: Designer Gráfico

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Aprenda todos os aspectos do Design Gráfico com os melhores profissionais da área. Construa sua carreira em um mercado crescente e cada vez mais valorizado. Domine os softwares mais usados da Adobe, obtenha noções avançadas de Tipografia e Branding, e se torne um designer requisitado! Estude com aulas e projetos práticos, entregando peças gráficas desde os primeiros módulos.

12 meses
12x de
R$ 399,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.799
R$ 9.600
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

04 nov 2024
11 min
Elementos básicos de design de interiores

Descubra os fundamentos da disciplina por trás da criação de ambientes que inspiram e encantam clientes e modificam a forma de ver e usar os espaços.

04 nov 2024
11 min
03 nov 2024
8 min
Urbanista: o que faz, funções e preocupações

Você já se perguntou como as cidades são planejadas? O urbanista é o profissional responsável por essa tarefa complexa, buscando soluções para os desafios urbanos e garantindo que as cidades sejam lugares mais habitáveis e inclusivos para todos.

03 nov 2024
8 min
Biofilia: o que é, benefícios e como aplicar na arquitetura e ambientes

Estamos transformando a forma como projetamos nossos espaços, aproximando cada vez mais a natureza ao ambiente projetado e construído. Isso ocorre no contexto da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo, onde a biofilia busca incorporar elementos naturais para criar espaços mais saudáveis e inspiradores para seus usuários. Mas como isso impacta nosso bem-estar? E de que maneira podemos aplicar essa ideia em projetos arquitetônicos? Descubra a seguir o que é biofilia e como ela pode beneficiar sua vida e seus espaços.

11 out 2024
8 min
O que é Mobile UX Design e porque é tão importante

Descubra os fundamentos do Mobile UX Design e conheça dicas valiosas para começar com o pé direito!

11 out 2024
14 min
09 out 2024
7 min
O que é Retail Design?

Neste artigo vamos explorar o que é Retail Design, e como essa estratégia fundamental pode transformar a experiência de compra ao conectar marcas e clientes.

09 out 2024
7 min
22 jun 2024
12 min
10 ferramentas de IA para criar logos

Descubra o que é e como funciona uma plataforma que usa Inteligência Artificial para gerar logotipos

22 jun 2024
12 min