O que é e no que consiste o design editorial?
Seus textos vão se tornar mais interessantes e fáceis de ler, se você pensar em cada elemento visual da apresentação dele.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda todos os aspectos do Design Gráfico com os melhores profissionais da área. Construa sua carreira em um mercado crescente e cada vez mais valorizado. Domine os softwares mais usados da Adobe, obtenha noções avançadas de Tipografia e Branding, e se torne um designer requisitado! Estude com aulas e projetos práticos, entregando peças gráficas desde os primeiros módulos.
Os primeiros segundos em que começamos a ler um texto podem ser cruciais para decidirmos se vamos ou não prosseguir com a leitura. A forma como os elementos do texto estão organizados influencia em como vamos perceber a informação e se o texto vai ou não chamar a nossa atenção.
O design editorial é justamente o responsável por organizar esses elementos, produzindo coerência entre forma e conteúdo. Neste artigo, vamos explicar o que é design editorial e quais são os elementos que precisam da sua atenção para cativar o leitor.
O que é e para que serve o design editorial?
O design editorial é uma área do design gráfico que é responsável por estruturar um conteúdo escrito e determinar como ele será visualmente apresentado ao leitor. O design editorial organiza todos os elementos do texto: títulos, cabeçalhos, colunas de texto, imagens etc.
O design editorial conversa com o nosso subconsciente. O objetivo é que o leitor entenda o que se quer comunicar por meio de imagens, tipografias, cores, tamanhos de letra, espaços, entre muitos outros elementos.
As principais funções do design editorial são:
- Cativar visualmente o leitor;
- Dar personalidade ao conteúdo;
- Facilitar a legibilidade do texto;
- Estabelecer uma hierarquia e pontos de atenção dentro do conteúdo.
Tipos de design editorial e onde são aplicados
Criar a capa de um livro e diagramar uma revista de moda não são o mesmo trabalho; tudo muda: o conteúdo, o público-alvo, o tratamento dado ao leitor. Existem vários contextos onde podemos utilizar o design editorial. Por exemplo:
- Livros: o design de livros inclui vários elementos: a capa, a estrutura interna do texto, o espaçamento entre as linhas, a tipografia e as ilustrações. Muitas vezes, o sucesso de um livro depende do seu design: um livro mal diagramado pode parecer pesado de ler e fazer com que o leitor perca o interesse.
- Jornais: num passar de olhos, o leitor precisa ser capaz de entender a importância de cada notícia, por isso a diagramação de um jornal foca principalmente na hierarquização da informação.
- Revistas: as revistas possuem mais liberdade criativa e costumam ser mais visuais do que os jornais. Elas podem expressar sua identidade por meio de diagramas, imagens, cores, tipos de letra e, dessa forma, conversar melhor com o seu público-alvo.
- Catálogos de compras: no caso dos catálogos, a maneira como a informação é apresentada afeta diretamente a decisão de compra do consumidor. Por exemplo, vamos pensar na marca Avon: no catálogo, a empresa mostra claramente os seus produtos, informa ao leitor quais são os componentes de cada um deles e os seus benefícios. Além disso, há fotos de modelos utilizando os produtos e as maquiagens da marca.
Principais elementos do design editorial
Antes de sair pensando nos elementos, é importante que você saiba a quem está se dirigindo: conheça seu público-alvo e os elementos que vão atrair o olhar deles. Quanto mais informações, mais ferramentas você terá para criar seu projeto gráfico.
- Retícula
No design gráfico e editorial, esse termo se refere a uma estrutura que forma a caixa tipográfica e equilibra a composição do texto por meio de elementos como margens, distribuição de colunas, linhas de fluxo e outros. Ela é a base para diagramar e organizar o conteúdo.
- Espaçamentos
É importante encontrar o tamanho certo do espaçamento entre linhas e letras para que o leitor não force muito os olhos e a leitura flua naturalmente. Além disso, é importante pensar no dispositivo a partir do qual o usuário irá acessar o conteúdo.
- Texto
O tema do texto vai ajudar você a escolher a melhor fonte, assim como o seu tamanho, cor e tamanho dos blocos de texto. Lembre-se de que a distribuição do texto afeta a experiência de leitura. O tamanho recomendado para melhorar a legibilidade é entre 16 e 18 px.
- Tipografía
A tipografia faz referência aos tipos de letras, números e símbolos utilizados no texto. Dependendo da publicação ou da sua importância, você pode usar diversas tipografias para vários propósitos: destacar um cabeçalho, dar ênfase ao início do texto ou destacar uma frase em relação ao corpo do texto.
Pense bem na mensagem que você quer transmitir: por exemplo, se estiver diagramando um artigo sobre noivas, uma letra cursiva pode ajudar a dar um toque romântico. Agora, se você quer chamar atenção para uma notícia, pode fazer isso com uma letra grande, fácil de ler e impactante, que vai atrair o olhar para o artigo.
- Cor
A cor é um recurso que pode ressaltar informações e criar pontos focais. Ela também pode ajudar você a estabelecer uma conexão emocional entre a ideia do texto e o leitor.
- Elementos gráficos
Outra forma de reforçar a ideia do texto, se conectar emocionalmente com o público-alvo e facilitar a compreensão da informação é utilizar elementos visuais: fotos, ilustrações, diagramas, colagens, infográficos, tabelas, figuras, ícones, mapas, linhas do tempo e muito mais.
Fonte: Unsplash
O processo do design editorial
A seguir, listamos algumas dicas para você criar o seu projeto gráfico editorial:
- Saiba qual a mensagem você quer passar;
- Conheça bem o seu público-alvo e as necessidades dele;
- Entenda qual a melhor linguagem para você se comunicar com o seu público;
- Escolha o formato para apresentar o seu conteúdo: livro, revista, catálogo etc.;
- Analise cada parte do texto e crie uma estrutura hierárquica do conteúdo;
- Escolha a tipografia e as cores que pretende utilizar;
- Selecione imagens e outros elementos gráficos que podem ajudar a transmitir sua mensagem;
- Aplique os elementos selecionados ao conteúdo no formato escolhido e comece a diagramar.
Recapitulando
A forma como uma informação é apresentada ajuda a fazer com que o leitor interprete corretamente sua mensagem. O design editorial cria uma estrutura visual lógica para apresentar o conteúdo, permitindo destacar as ideias mais relevantes e torná-las mais memoráveis para o público-alvo.
Se design editorial é a sua paixão, convidamos você a se inscrever no nosso curso online Profissão: Designer Gráfico. Nele, você aprende sobre todo o processo criativo: desenvolvimento de tipografias, branding, gestão de projetos, softwares de design e packaging. Nossos professores têm muita experiência em grandes empresas e publicações, como Adobe e Editora MOL. Esse é um curso que vai preparar você para entrar nesse mercado de trabalho que cada vez mais busca profissionais capazes de desenvolver soluções visualmente criativas.
Ah, e se você quiser acessar mais conteúdos gratuitos sobre a área de design, confira a agenda dos nossos eventos online!
Profissão: Designer Gráfico
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda todos os aspectos do Design Gráfico com os melhores profissionais da área. Construa sua carreira em um mercado crescente e cada vez mais valorizado. Domine os softwares mais usados da Adobe, obtenha noções avançadas de Tipografia e Branding, e se torne um designer requisitado! Estude com aulas e projetos práticos, entregando peças gráficas desde os primeiros módulos.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!