Seis editores de áudio gratuitos para Windows e Mac

Última atualização
20 mar 2024
Tempo de leitura
10 min

Conheça os programas que podem auxiliar você na produção de músicas, podcasts ou outros projetos que precisem de áudio

Quando você pensa no processo de gravação de uma música, pode vir à sua mente a imagem de um estúdio composto por vários equipamentos de som. Os estúdios continuam existindo, porém, por conta do avanço tecnológico, já foram desenvolvidos programas que ajudam as pessoas, sejam iniciantes ou profissionais, que queiram gravar suas músicas em casa.

Os programas mais simples são chamados editores de áudio e, os mais completos, de Digital Audio Workstation (DAW) ou, em português, estação de trabalho de áudio digital. Muito mais do que música, esses programas podem auxiliar na produção de áudio para projetos audiovisuais, podcasts e até jogos de videogame, por exemplo.

Existem diversos programas com essa finalidade e hoje trouxemos uma lista com seis editores de áudio e DAWs gratuitos que podem ajudar quem deseja desenvolver projetos de áudio. Para compor essa lista, conversamos com o audio lead na Wildlife Studio Fernando Pepe, que também é professor do curso Profissão: Sound Designer da EBAC.

A diferença entre editores de áudio e DAWs

Os editores de áudio são programas básicos que disponibilizam para o usuário ferramentas que permitem, de maneira geral, fazer a gravação de áudio; remover ruídos; aplicar efeitos sonoros; cortar, copiar e colar trechos de áudios; mixar faixas, além de converter arquivos em diversos formatos.

Já as DAWs podem englobar todas as funções de um editor de áudio, mas são programas mais robustos e profissionais. Elas dão ao usuário a possibilidade de criar efeitos sonoros, possuem vários recursos para editar áudios, criar músicas, além de fazer mixagem (unir faixas gravadas) e masterização (“polir” a mixagem) de som.

A seguir, apresentamos dois editores de áudio e quatro DAWs gratuitos, disponíveis para Windows e/ou Mac, e as características de cada um.

Dois editores de áudio para boas produções

Audacity

O Audacity é um editor popular principalmente entre as pessoas que não possuem experiência em edição de áudio. O programa é intuitivo e disponibiliza para o usuário várias ferramentas que permitem:

  • Gravar áudio ao vivo através de um microfone ou mixer (mesa de som);
  • Importar, editar e combinar arquivos de som;
  • Editar arquivos de som do tipo WAV, AIFF, FLAC, MP2, MP3 e Ogg Vorbis;
  • Exportar gravações em formatos de arquivos diferentes, incluindo vários arquivos de uma só vez;
  • Editar arquivos de som com opções de recortar, copiar, colar e excluir, além de permitir que a pessoa tenha a opção de desfazer e refazer edições de forma ilimitada;
  • Colocar diversos efeitos durante a edição como alterar a velocidade ou o tom de uma gravação.

“O Audacity é um editor que consegue manipular bem arquivos isolados de som. Por outro lado, ele não é muito recomendado para fazer a produção de uma música, por exemplo, porque ele não tem esse propósito”, conta Fernando. Para quem quer iniciar um podcast, por exemplo, utilizar o Audacity pode ser uma boa ideia, já que ele possui ferramentas básicas que vão ajudar nesse processo, principalmente se a pessoa não possui conhecimento técnico.

Programa Audacity que possui ferramentas básicas para fazer edição de áudio. A imagem ilustra o programa durante uma gravação de áudio. Image: Programme Audacity

Além disso, o Audacity é um programa open source ou, em português, de código aberto. Isso significa que ele dá acesso para que qualquer pessoa não só visualize o seu código-fonte como também faça seu download, estude, modifique e distribua o programa de forma gratuita independente da finalidade.

Além de ser compatível com Windows e macOS, o programa também é compatível com o GNU/Linux.

TwistedWave

O TwistedWave é um editor de áudio que, em sua versão gratuita, pode ser usado em navegadores como Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Isto significa que não há necessidade de fazer download nem instalação do programa no computador.

Em sua versão gratuita, o TwistedWave possibilita:

  • Gravar ou editar arquivos monofônicos com até cinco minutos de duração;
  • Ao fechar o navegador, o trabalho ficará salvo automaticamente no servidor. Ao reabri-lo, os arquivos de áudios ainda vão estar disponíveis, com o seu histórico de edição;
  • Exportar arquivos em vários formatos como MP3, AIFF, Ogg Vorbis, AAC, WMA, entre outros;
  • Colocar efeitos como subir e descer gradualmente o volume e inverter polaridade.

O editor de áudio TwistedWave permite que os usuários o utilizem de forma gratuita diretamente do navegador, sem necessidade de instalação. Na imagem, vemos a versão grátis do programa que é simples e intuitiva. Image: Programme TwistedWave

Esta opção que pode ser usada no navegador é uma versão mais simples do programa. Para ter acesso a todas as ferramentas que o TwistedWave disponibiliza é preciso comprá-lo e fazer o download do programa. Porém, quem utiliza Mac pode usar o programa de forma gratuita durante 30 dias.

Quem utiliza Windows também pode ter acesso ao TwistedWave, porém não de forma integral. Isso porque o programa ainda está sendo desenvolvido para esse sistema. Por enquanto, ele está em sua versão beta que pode ser baixada gratuitamente.

Para Fernando, a versão completa do TwistedWave o torna um dos melhores editores de áudio da atualidade. Nesta versão, além de gravar, ele detecta silêncio nos arquivos automaticamente, edita áudio de vídeos, converte arquivos em vários formatos e faz masterização.

“O TwistedWave é bom, tem muitas features (recursos) interessantes. Nele você pode manipular, editar, processar e corrigir arquivos de som, por exemplo. Então, no geral, é muito bom”, pontua.

Quatro boas opções de DAWs para um trabalho ainda mais profissional

Apple Garageband

O Apple Garageband é mais voltado para quem deseja criar e produzir músicas, tanto é que ele se autodenomina um estúdio pessoal de criação musical. Ele possui:

  • Biblioteca completa de sons, incluindo instrumentos e pré-ajustes para violão e voz, além de uma seleção de bateristas e percussionistas;
  • Sons sintetizadores de Eletronic Dance Music (EDM) e hip hop;
  • Aulas de piano e guitarra;
  • Edição de notas ou decibéis;
  • Ajuste de ritmo;
  • Afinação de som;
  • Efeitos de compressão e equalização visual.

Segundo Fernando, o destaque do programa é o seu design intuitivo, o que é um ponto positivo principalmente para quem é iniciante. O acesso ao programa, porém, é restrito para os usuários de Mac e iOS que podem utilizá-lo de forma gratuita.

Na imagem, o programa Apple Garageband que é voltado para a criação de músicas. Nele é possível tocar vários instrumentos de forma virtual e compor músicas. Image: Programme Apple Garageband

Cakewalk

O Cakewalk, assim como o Garageband, é voltado para o universo da música. Ele contém diversas ferramentas que possibilitam o usuário:

  • Compor músicas e apresentações completas com ferramentas e instrumentos criativos de composição;
  • Gravar performances;
  • Fazer edição para corrigir erros;
  • Manipular tom, tempo e qualquer outro aspecto de suas gravações;
  • Fazer mixagem de som;
  • Criar mixagens de 64 bits e masterizações.

De acordo com Fernando, o Cakewalk é uma boa opção para quem está começando, já que é uma ferramenta gratuita e também completa. Oposto ao Garageband, ele só está disponível para quem usa o sistema operacional Windows.

Na imagem, o programa Cakewalk que é voltado para a produção de músicas. Image: Programme Cakewalk

Audiotool

O Audiotool também é um programa voltado para a produção de música, é gratuito, e funciona diretamente do navegador, sem necessidade de instalação.

Com ele, é possível criar músicas do zero e, mais do que disponibilizar efeitos, o programa dá ao usuário a possibilidade de visualizar e manipular os acessórios e equipamentos que criam esses efeitos.

O programa Audiotool funciona diretamente do navegador e também é voltado para o universo musical. Nele é possível visualizar e manipular acessórios e equipamentos que criam efeitos na música. Image: Programme Audiotool

Com o Audiotool é possível:

  • Acessar uma biblioteca com mais de um milhão de samples desenvolvidos pelos usuários do programa;
  • Convidar outras pessoas para trabalhar simultaneamente no arquivo que está sendo produzido;
  • Escolher diversas ferramentas e acessórios para sua produção, entre eles: sintetizadores, drum machines, mixadores e compressores;
  • Salvar arquivos no servidor do Audiotool para poder acessá-los de qualquer navegador.

O Audiotool é um programa que contém diversos recursos, mas dominar a ferramenta pode ser desafiante, principalmente para quem é iniciante. Por isso, há tutoriais (em inglês) disponíveis no site que ajudam os usuários nesse aspecto e também um fórum onde é possível fazer perguntas para que outras pessoas os auxiliem.

Reaper

De acordo com Fernando, o Reaper é usado amplamente no mercado profissional e merece destaque por ser um programa completo. O Reaper é, inclusive, um dos programas usados no curso Profissão: Sound Designer da EBAC. Ele oferece:

  • Processamento de áudio interno de 64 bits;
  • Opção de importar, gravar e renderizar em vários formatos de mídia, em praticamente qualquer profundidade de bits e taxa de amostragem;
  • Suporte completo de hardware e software MIDI (linguagem que permite computadores, instrumentos musicais e outros hardwares se comuniquem);
  • Suporte para diversos efeitos de plug-in de terceiros e instrumentos virtuais, incluindo VST, VST3, AU, DX e JS;
  • Efeitos com qualidade de estúdio para processamento de áudio, MIDI e ferramentas integradas para criar novos efeitos.

O Reaper pode ser usado para várias finalidades: música, broadcast, sound design e desenvolvimento de games são alguns exemplos. “Ele é muito versátil na hora de produzir sons. Você pode editar, masterizar, mixar, produzir música, efeitos sonoros, ele é multipista… muito versátil! Além disso, quando você trabalha nele, você tem acesso ao mesmo processo de trabalho de uma empresa profissional. Ele é o melhor de longe!”, conta Fernando.

Na imagem, o programa Reaper que permite produzir áudio para diversas finalidades como música, jogos e podcasts. Image: Programme Reaper

O Reaper pode ser utilizado em computadores Windows e Mac e, apesar de ter a opção de assinar uma licença para utilizar o programa, todo mundo pode usá-lo de forma gratuita, já que ele não restringe nenhuma funcionalidade quando o seu download é feito.

Fonte: EBAC

Torne-se um sound designer!

No curso Profissão: Sound Designer da EBAC, você vai dominar a criação de projetos de som para cinema, TV, games, apps e muito mais. Juntando teoria, técnica e prática, no curso você aprenderá sobre fluxos de trabalho, processos e tecnologias da gravação à mixagem. Nele, você poderá fazer projetos que poderão enriquecer o seu portfólio e ainda contar com o auxílio do nosso Centro de Carreiras para se inserir neste mercado que está em crescimento.

Página inicial / Audiovisual
Bruna Montenegro

O conteúdo

Profissão: Sound Designer

Domine a criação de projetos de som para cinema, TV, games, apps e muito mais. Aprenda fluxos de trabalho, processos e tecnologias da gravação à mixagem. Torne-se um sound designer e transforme sua paixão por música em efeitos e trilhas sonoras de sucesso.

54 horas
12x de
R$ 399,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.799
R$ 9.600
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

30 mar 2024
8 min
O que faz um produtor executivo e como se tornar um?

Saiba a importância desse profissional no desenvolvimento de uma obra audiovisual

30 mar 2024
8 min
29 mar 2024
19 min
Mabê Bonafé: a criadora de conteúdo por trás dos podcasts Modus Operandi e Caso Bizarro

A roteirista, escritora e podcaster Mabê Bonafé conversou com a EBAC e contou como desenvolveu os seus podcasts e falou, também, sobre a sua carreira profissional

29 mar 2024
19 min
28 fev 2024
8 min
Diretor de fotografia: o que é e o que faz?

Responsável por encontrar as melhores ferramentas visuais para contar uma história, o diretor de fotografia tem um papel importante no desenvolvimento de uma obra audiovisual.

28 fev 2024
8 min
13 fev 2024
9 min
EBAC entrevista: Chico Felitti

Conversamos com o jornalista Chico Felitti sobre o universo do podcast e pedimos dicas para quem quer começar a produzir o seu. Confira!

13 fev 2024
9 min
24 jan 2024
7 min
Estudantes da área de audiovisual participam de workshop nos estúdios da EBAC

Com foco em streaming, os estudantes tiveram a oportunidade de ver na prática como a transmissão de uma live funciona e ainda tiraram dúvidas com profissionais da área

24 jan 2024
7 min
09 jan 2024
6 min
O que é um artista 3D e como se tornar um

Saiba como se tornar um artista 3D e dê vida a mundos e personagens no ambiente virtual.

09 jan 2024
6 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!