IAs na moda: como as ferramentas estão sendo usadas
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A Inteligência Artificial (IA) tem inovado a maneira como diferentes negócios são desenvolvidos. No mundo da moda especificamente, a IA já está influenciando etapas como a de idealização de produtos, de marketing e de vendas. É por isso que essa ferramenta, para muitos especialistas, já está trazendo impactos ao mercado atual.
Neste artigo, falaremos sobre como a IA está sendo usada na área da moda e listaremos, também, algumas ferramentas que já estão sendo utilizadas por profissionais do setor. Além disso, abordaremos alguns desafios que envolvem a IA e essa indústria.
Este texto teve como base as informações compartilhadas no webinar Inteligência Artificial na Moda: aliada ou inimiga, ministrado pela Gestora de Moda e Negócios Digitais Eva Coutinho.
O usa da tecnologia na área da moda
Foi a partir do ano 2000 que a indústria da moda começou a olhar para a informática e para os processos de informatização. Desde lá, a tecnologia vem sendo uma das bases da inovação do mundo fashion.
Atualmente, a influência da tecnologia é ainda maior na área. Hoje é possível encontrar ferramentas de IA, por exemplo, que auxiliam várias marcas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, em seus processos. Algumas delas são: Dior, GAP, Nolando, Mormaii, NetShoes, Riachuelo, etc. A tradicional e mundialmente conhecida Gucci, por exemplo, possui dois projetos que incluem o uso da IA, sendo um deles o Art Space Gucci.
Portanto, já é possível dizer que a IA está inovando o processo criativo de muitos profissionais, uma vez que ela é usada em diversas etapas da cadeia da moda e está incentivando o cenário da experimentação.
Para entendermos mais essa relação entre IA e moda, vamos listar, aqui, algumas ferramentas que já estão sendo utilizadas nesse meio.
- IA para idealizar roupas
Hoje diversas ferramentas são utilizadas para auxiliar profissionais da área da moda na parte de idealização de roupas. Ao usá-las, os especialistas conseguem economizar tempo nesse processo e podem, também, utilizá-las como fonte de inspiração. Algumas IAs que podem ajudar nessa etapa são:
Pareto: esta é uma plataforma de IA. Através dela, os usuários têm acesso a diversos tipos de IAs, entre elas a de criação de imagens. Segundo o site, com a Pareto é possível: enviar instruções no formato de texto para que a IA produza uma imagem; criar vídeos a partir de uma foto; aumentar a qualidade de uma imagem; e, também, pedir para que a IA crie um fundo profissional nas fotos.
MidJourney: uma das pioneiras quando falamos de IA, esta é uma ferramenta gratuita de geração de imagens. A partir de parâmetros definidos pelo usuário, ela gera ilustrações com diferentes traços e formas.
Fotor: é um editor de fotos online que também disponibiliza para os usuários uma ferramenta de IA generativa que cria imagens a partir de textos; aprimora fotos; remove fundos; entre outros recursos. É uma ferramenta que permite dar estilos diferentes a fotografias, desde desenho animado a esboços artísticos. Ela é muito usada para redes sociais.
Craiyon: também uma ferramenta de geração de imagens, mas focada em criações com efeito de giz de cera, pastéis e esboços. Ideal para quem deseja criar estampas ou imagens com estilo feito à mão.
The Fabricant: considerado uma das plataformas que tem revolucionado a indústria da moda, esse é um site que permite criar roupas digitais com IA, além de estar envolvido com NFTs (do inglês non-fungible tokens).
- IA para marketing e vendas na área da moda
Nos campos de marketing e vendas na moda, a IA é usada para prever tendências, personalizar recomendações de produtos e otimizar campanhas publicitárias. É possível encontrar também ferramentas que oferecem insights e auxiliam no crescimento de vendas. Algumas delas são:
Hubspot: é uma plataforma com variadas funções que, de acordo com o site, promete turbinar o trabalho com o auxílio da IA. Com ela, é possível que os profissionais que trabalham com marketing tenham assistência na geração de conteúdo; personalização de campanhas; e análises de dados, por exemplo. Para a área de vendas, a IA do Hubspot promete ajudar na criação de e-mail; previsão de vendas e descrições automáticas do fluxo de trabalho.
Spark Studio: é uma plataforma que permite transformar produtos em filtros para o Instagram por meio da Realidade Aumentada (RA). Com as ferramentas da plataforma, é possível fazer com que lojas desenvolvam seu próprio provador virtual, por exemplo.
DressX: é um aplicativo de NFT de roupas que utiliza IA em sua plataforma digital. Nele, as pessoas podem colocar suas criações, vestir roupas digitais e compartilhar com o público. O DressX é considerado uma forma diferente de interagir com a moda.
Polymer: é uma ferramenta de análise de dados que utiliza IA. Ela se relaciona com a moda por permitir processar grandes volumes de informações e identificar padrões, tendências, estilos e preferências dos consumidores.
PixelCut: é uma aplicação de aprimoramento de imagem. Com ela, é possível fazer desde trabalhos simples, como recortar o fundo de imagens, a tarefas mais complexas, como criar um ensaio fotográfico para seus produtos.
- IA para e-commerce de moda
Na parte de e-commerce para a área de moda, a IA pode ajudar na melhoria da experiência do usuário. Ferramentas que auxiliam o empreendedor a oferecer sugestões e experiências personalizadas são algumas das mais encontradas para aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.
Vectary: é uma ferramenta para produtos. Com ela, é possível personalizar suas criações em questão de cor, tamanho e forma, além de criar apresentações, vídeos e outras aplicações para o seu e-commerce.
Adobe Textures: é um software pago que auxilia na criação de texturas. Com ele, é possível criar modelos de roupas, fazer inserção de padrões e estampas, e, inclusive, realizar testes para comprovar a eficácia da estampa no produto final.
IPaper: é um site que cria catálogos de produtos em PDF e é, também, interativo, permitindo que os clientes cliquem e comprem os produtos de determinada empresa no ambiente virtual.
Pixyle.ai: é uma ferramenta com IA totalmente relacionada à moda. Com ela, é possível fazer a marcação dos produtos, facilitando o processo de busca e a experiência do seu consumidor.
T-Fashion: também é uma ferramenta criada para o mercado de moda. Com o auxílio da IA, é possível fazer a análise de relatórios e tendências da indústria da moda e trabalhar o seu negócio a partir dessa análise automática.
Desafios sobre a implementação da IA na moda
Embora as vantagens do uso de IA na moda sejam evidentes, muito ainda é discutido no mercado atual sobre sua implementação no dia a dia. Profissionais da área já levantaram questões sobre direitos autorais, privacidade de dados e viabilidade técnica, por exemplo. Esses são pontos importantes e que merecem atenção.
Além disso, ainda há a discussão sobre a possibilidade de profissionais serem substituídos por máquinas. Neste debate, porém, é fundamental deixar claro que nenhuma criação feita por IA tem potencial para substituir o trabalho de um profissional da área. As imagens geradas por IAs e as sugestões dadas por elas devem sempre ser avaliadas por especialistas.
Ao mesmo tempo que é preciso prestar atenção em como a IA está sendo usada hoje em dia, é inevitável perceber a influência dela no universo da moda e pensar nas possibilidades futuras que ela pode dar.
Segundo Eva Coutinho, por exemplo, “essas ferramentas, com o passar do tempo, irão se integrar, começar a aprender umas com as outras e fornecer um conjunto de soluções de uma vez só, dentro de uma única ferramenta.”
Essas previsões podem ser preocupantes e podem, também, dar empolgação. Cabe a nós estarmos sempre atentos e utilizá-las com ética e da melhor maneira possível.
Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a relação entre IA e o mundo da moda, não deixe de conferir o webinar O impacto da Inteligência Artificial na Moda e, também, Inteligência Artificial na Moda: aliada ou inimiga?, ambos ministrados pela Eva Coutinho.
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