“Os conhecimentos do curso de UX Design têm me dado projeção dentro do meu trabalho”
Janaina Marques, estudante da EBAC, é consultora pedagógica de tecnologia numa multinacional de educação e planeja desenvolver produtos digitais para formação de professores
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Mergulhe na profissão mais promissora da atualidade. Aprenda a projetar interfaces, solucionar os problemas de usuários e crie designs incríveis e eficientes para a navegação. Torne-se um UX Designer que entende as necessidades do seu público e traz soluções inovadoras para diferentes negócios.
Economista, professora de inglês, pedagoga, especialista em docência do ensino superior, consultora de tecnologia e inovação e apaixonada por formação de professores. Toda essa bagagem é da Janaina Marques (32 anos) que, ao longo de sua jornada profissional, descobriu a vontade de desenvolver produtos digitais para educação.
Para atingir esse objetivo, um dos primeiros passos que ela deu foi se inscrever no curso de UX Design da EBAC. Logo após, resolveu se aprofundar ainda mais na área e também se matriculou no curso de Desenvolvimento Full Stack. Para saber mais sobre a sua trajetória, conversamos com Janaina, que nos contou sobre o seu caminho profissional até aqui e o que ela planeja para o seu futuro.
Experiências e formações diversas levaram Janaina à área de UX
“Com 16 anos eu comecei a dar aula de inglês. Apesar disso, eu tinha medo de ser professora, por uma questão de perspectiva de carreira. Por isso, eu escolhi fazer faculdade de economia. Depois fiz um intercâmbio profissional na Indonésia onde trabalhei para uma multinacional de Recursos Humanos. Foi uma experiência bem legal!
Na época eu estava com vontade de seguir na área de economia, mas quando eu voltei para o Brasil, vim morar em São Paulo e tive muita dificuldade de conseguir um emprego na área. Como solução, decidi voltar a dar aula de inglês.
Como eu sou inquieta e quero estar sempre fazendo algo novo, decidi fazer outra graduação, dessa vez em pedagogia. No meio do curso, eu fiz uma especialização em docência em ensino superior e comecei a dar cursos para professores de inglês sobre métodos de ensino da língua inglesa de forma on-line. Isso aconteceu em 2016, quando cursos on-line ainda não eram muito comuns.
Foi nessa época que eu comecei a flertar com desenho instrucional e UX, mas sem saber que esses eram os nomes dessas áreas. Isso porque eu tinha que ver qual era a melhor plataforma e qual eu usaria. Para isso, eu pegava feedbacks dos professores que faziam os meus cursos para entender como estava a experiência deles. Mas tudo isso eu fazia de forma muito intuitiva.”
Com objetivo de aprofundar seus conhecimentos em UX, Janaina foi à procura de cursos
“Quando comecei a dar cursos on-line, eu me apaixonei pela área de formação de professores. Depois fui trabalhar em editoras como consultora pedagógica e atendia escolas de forma presencial.
Nessa época, eu já estava desistindo das aulas virtuais porque as pessoas pareciam não acreditar nesse formato. Mas chegou a pandemia e todo mundo estava procurando por cursos remotos. Como a demanda aumentou, o meu ânimo voltou e eu percebi que tinha que estudar mais.
Como professora, eu sempre levei muito material digital para os meus alunos, usava tecnologia educacional e sempre pensava muito na experiência deles. Mas com um curso, eu conseguiria sistematizar tudo isso.
Por isso, eu tirei uma certificação em desenho instrucional, mas vi que tinha que me aprofundar mais na experiência do usuário. Isso porque, para eu poder estruturar produtos digitais para professores, eu precisava entender melhor a experiência deles. Por conta desse interesse, eu encontrei a EBAC.”
Professores experientes e junção de teoria e prática fazem o curso de UX Design se destacar
“Como eu tenho um perfil profissional no Instagram onde falo sobre tecnologia, eu via muitas propagandas da EBAC nas redes sociais. Eu me interessei e fui atrás do site e do LinkedIn da escola para ver se era uma instituição séria.
Verifiquei que a EBAC tinha muitos estudantes que davam boas devolutivas a respeito da experiência deles, que tinha muita gente em transição de carreira e que a instituição se importava com a questão da empregabilidade. Depois, fui olhar os valores dos cursos e achei um preço acessível por conta de toda a estrutura que a escola disponibiliza. Fiquei muito interessada e me inscrevi.
Quando eu comecei o curso, já fiquei apaixonada. Os professores, não têm igual. Fiquei muito contente com eles porque você vê que são profissionais que têm experiência e propriedade naquilo que estão falando. Eles têm bagagem, não é só um conhecimento que eles leram, é porque vivenciaram realmente.
O curso tem um equilíbrio entre fundamentação teórica e a parte prática que eu acho incrível porque eu realmente sinto que aprendo. Eu faço a atividade, recebo feedback e já consigo colocar em prática no meu trabalho. Inclusive, isso tem sido muito positivo para mim porque aplicar esses conhecimentos tem me dado projeção dentro do meu trabalho.”
Por conta dos estudos, Janaina mudou de área e hoje atua em um núcleo de tecnologia e inovação
“Quando eu comecei a me aprofundar nesses assuntos de design instrucional e UX, a empresa em que eu trabalho começou também a abordar esse assunto. Eles deram livros sobre experiência do usuário e jornada do cliente, por exemplo, e esses eram temas dos quais eu já estava me apropriando.
Por conta dos meus estudos, acabei mudando de área. Eu entrei como consultora pedagógica de idiomas lá na empresa, que é uma multinacional de educação, e hoje estou no núcleo de tecnologia e inovação. Lá, a gente trabalha com o objetivo de aumentar a vitalidade digital das plataformas que são oferecidas para escolas. Por isso, à medida que eu vou adquirindo os conhecimentos no curso, já consigo colocá-los em prática.
Hoje eu vejo que a minha formação diversa é muito valiosa. Às vezes, muitos produtos digitais para educação são criados por pessoas que entendem de desenvolvimento, mas que não têm experiência em escola ou em sala de aula. Eu gosto de ter vindo dessa superfície porque agora eu tenho uma noção muito melhor, rica e detalhada do que realmente um professor quer e precisa.”
Para o futuro, Janaina planeja desenvolver produtos digitais para educação
“O curso da EBAC fez com que tudo ficasse muito claro para mim. A minha intenção é trabalhar com criação e desenvolvimento de produtos digitais para educação. É isso que eu quero para mim profissionalmente.
Com o curso, explorei o meu potencial. Algumas habilidades que eu já tinha eu consegui lapidar, e desenvolvi outras habilidades analíticas e estratégicas. E o curso não fica devendo em nada, ele tem uma trilha de ensino muito robusta. Do que eu aprendi, eu me sinto confiante para aplicar.
Hoje eu estou no meio do caminho para chegar aonde eu quero profissionalmente. Isso porque eu comecei a ter interesse em criar e construir realmente produtos digitais para educação, especificamente para formação de professor.
Foi por esse motivo que eu me interessei pelo curso de Desenvolvimento Full Stack da EBAC. Já comecei o curso para perseguir esse sonho de criar produtos digitais para Educação e estou amando!”
UX Design
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Mergulhe na profissão mais promissora da atualidade. Aprenda a projetar interfaces, solucionar os problemas de usuários e crie designs incríveis e eficientes para a navegação. Torne-se um UX Designer que entende as necessidades do seu público e traz soluções inovadoras para diferentes negócios.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!