O que é o mapa de empatia e como criá-lo passo a passo
Contamos a você sobre as vantagens de conhecer o seu público-alvo através da criação de um mapa de empatia.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda a criar e manter comunidades engajadas em torno de uma marca. Você ampliará sua audiência, construirá com ela sua reputação e uma comunicação eficiente. Especialize-se para aumentar sua renda e suas oportunidades de carreira.
68% dos consumidores esperam que as marcas demonstrem empatia em relação a eles, ainda que somente 37% das empresas o façam. 66% do público quer que as empresas entendam suas necessidades, e este fato somente se realiza em 34% dos casos. Se você quer desenvolver um negócio bem-sucedido, deve entender e levar em conta o que o seu público-alvo precisa. Crie um mapa de empatia para visualizar o que o usuário vê, sente, pensa, escuta e diz. Aqui dizemos a você como fazer e, também, damos um exemplo de mapa da empatia.
O que é um mapa de empatia e para que serve?
Um mapa de empatia serve para visualizar, sistematizar e compartilhar os conhecimentos sobre o público-alvo a fim de tomar decisões inteligentes. Com o mapa de empatia você pode analisar um produto ou serviço do ponto de vista do consumidor, o que permite entender a opinião dele sobre a sua empresa, suas necessidades e medos, sua motivação para comprar e os fatores que impedem a compra. Esta ferramenta visual permite oferecer aos seus clientes exatamente o que eles querem. Em seu livro Gamestorming, Dave Gray introduziu aquilo que hoje nós conhecemos como mapa de empatia: contém uma meta, sete blocos de informação sobre o público e os resultados no centro da imagem.
Que vantagens há em fazê-lo?
O desenho do mapa de empatia tem vários benefícios. Alguns deles são:
- Torna-se um fator importante para tomar decisões: criar estratégias de desenvolvimento empresarial, lançar novos produtos, elaborar ofertas comerciais, melhorar a qualidade do serviço, etc.
- É utilizado como ponto de partida na criação da buyer persona, que representa o conjunto de usuários com necessidades, objetivos e motivações similares.
- É fundamental para o estudo das necessidades implícitas do cliente, que ajuda a personalizar a oferta.
- Serve para estabelecer o mesmo critério de trabalho para todos os membros da equipe.
Como fazer um mapa da empatia em 6 passos
1. Estabeleça o usuário sobre o qual será feito o mapa
2. Fixe o objetivo: preencha o segmento superior da meta dentro do mapa. Algumas perguntas para se guiar neste passo são: o que é preciso fazer? Como conseguir? Quais decisões você precisa tomar? Como mensurar o êxito?
3. Complete a seguinte informação sobre o consumidor:
- O que ele vê? Analise o entorno do consumidor, quais estímulos visuais o rodeiam, em que sociedade ele vive e quais ofertas encontra diariamente no mercado.
- O que ele diz? Se contar com resultados de pesquisas, você pode recorrer às palavras exatas da audiência; caso contrário, elabore uma hipótese baseada no que você já sabe a respeito do cliente.
- O que ele faz? Registre o comportamento do consumidor no momento da compra. Analise se existe alguma mudança em suas ações e se há discrepâncias entre o que ele diz e faz.
- O que ele escuta? Leve em conta que as palavras dos outros influenciam nas decisões do público-alvo; isso se refere não somente ao seu círculo próximo, mas também aos meios de comunicação.
- O que ele pensa e sente? A sua principal tarefa neste passo é documentar as emoções do consumidor: quais são suas preocupações, o que ele precisa para satisfazer as suas necessidades e como se sente em relação ao produto ou serviço oferecido.
4. Uma vez que você tiver analisado a informação, pode determinar, por um lado, os esforços ou dores (quais medos o consumidor tem, quais são seus desconfortos e que obstáculos podem impedir que a sua necessidade seja satisfeita) e, por outro, os benefícios ou conquistas que espera obter (que sonhos e esperanças tem, qual é a sua ideia de sucesso e como deseja conseguir).
5. Visualize: neste passo, você apresenta à sua equipe o resultado de cada seção.
6. Analise e verifique: uma vez terminado o mapa de empatia, recorra à investigação quantitativa por meio de pesquisas, ou qualitativa mediante entrevistas, para comprovar se as conclusões finais são válidas.
Exemplo de mapa da empatia
Analisaremos um caso da empresa NotCo que utilizou o mapa de empatia para se aproximar do seu público-alvo.
- Caso: NotCo
O objetivo do mapeamento é o lançamento de uma nova linha de produtos no mercado: milanesas, hambúrgueres e salgadinhos feitos à base de plantas, com sabor de carne ou frango.
Perfil do cliente: Juliana, 31 anos, solteira, sem filhos e mora no México. Está fazendo carreira de comércio exterior, trabalha em uma empresa internacional. Há quatro anos começou a pesquisar o assunto da alimentação à base de plantas e segue uma dieta vegetariana.
Informação sobre o cliente:
O que pensa e sente: sente que é muito difícil comer com prazer respeitando seus hábitos. Muitas vezes fica frustrada se deve levar sua própria comida quando vai comer fora de casa.
O que vê: passa a maior parte de seu tempo no trabalho ou estudando.
O que escuta: gosta de escutar podcasts sobre diversos temas atuais e documentários relacionados à indústria alimentícia.
O que faz e diz: no tempo que sobra pratica esportes ao ar livre e aprende a cozinhar pratos vegetarianos.
Esforços ou dores: esforça-se por ser parte de uma mudança de paradigma na alimentação. Preocupa-se com a falta de desenvolvimento de políticas ambientais relacionadas à alimentação sustentável e com a pouca empatia em relação aos animais.
Conquistas: quer resolver o “desconforto” que gera ser convidada para eventos sociais nos quais a comida não é apropriada para ela.
Resumimos as principais ideias sobre o mapa de empatia
Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que permite compilar a informação sobre o público-alvo, conhecê-lo e oferecer-lhe o serviço que satisfaça suas necessidades.
Conectar-se com seu público é um fator fundamental para que seu negócio alcance sucesso. A EBAC propõe capacitar você em uma das profissões mais atuais no campo do marketing digital. O curso online de Community Management permite a você ter aulas com professores experientes, além de ter o acompanhamento de tutores por todo o trajeto. Você poderá se capacitar no seu ritmo e desenvolver um projeto final para pôr em prática o aprendizado e se profissionalizar.
Community Management
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda a criar e manter comunidades engajadas em torno de uma marca. Você ampliará sua audiência, construirá com ela sua reputação e uma comunicação eficiente. Especialize-se para aumentar sua renda e suas oportunidades de carreira.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!