Carreira & Design

Mudar de emprego após os 50 anos de idade é possível, sim!

Nunca é tarde demais. Dedicar-se a uma nova modalidade pode ajudar a dar um novo significado para sua trajetória
Buscando o que sempre quis
Foi esse o caso da Darci Silveira Selani, de Guaxupé (MG), agora com 72 anos, 4 filhos e 6 netos na conta.
“Eu me formei em Magistério [um tipo de curso profissionalizante que é realizado junto ao Ensino Médio] em História, Pedagogia e Geografia. Trabalhei 42 na área”, conta ela, que foi até convidada para ser secretária da educação de seu município, cargo que preencheu por 12 anos.

Após se aposentar, aos 60 anos de idade, ela viajou por diversos países e sempre se interessou pela arquitetura dos lugares. “Eu sempre fui apaixonada por design e até já tinha colocado isso em prática opinando na construção das casas dos meus filhos.”
Darci Silveira, aluna EBAC
Ela “fez uns rabiscos” para o consultório da filha, que a aconselhou a fazer o curso de design de interiores. “Eu imaginei que não ia dar conta porque eu sou leiga com computadores, mas ela me inscreveu, eu iniciei e vi que, apesar do medo, os programas são bem fáceis de manusear, não tive dificuldade”. 

Hoje, na metade do curso, ela faz as aulas no seu tempo, tira ótimas notas (“eu até mando para meus netos para sacanear com eles”) e a arquiteta que fez o consultório da filha até disse que seguiu o desenho de Darci. 
“O que eu não entendia na profundidade, passei a entender com o curso e pretendo continuar. Outros cursos virão, porque a vida é um constante aprendizado”, diz ela. “Meu objetivo é fazer o que eu gosto, com prazer.”
Por que as pessoas com mais de 50 anos estão mudando de carreira
“Fazer o que gosta”, como foi o caso de Darci é uma das razões para essa tendência de mudança de carreira após os 50 estar cada vez mais em alta. Veja outras:

Para reduzir o estresse
Uma das principais razões pelas quais as pessoas mudam de carreira é que estão cansadas de trabalhar em um ambiente estressante. Mesmo que uma carreira tenha vários benefícios -- licença remunerada, assistência médica, alto salário -- chega um ponto em que o estresse não compensa os benefícios.
Para aprender algo novo
Não importa o quão empolgante seja no início, qualquer carreira pode se tornar entediante depois de anos de serviço. Como mostra um estudo publicado no Science Daily, aprender novas habilidades e informações não é apenas divertido, mas atende a uma necessidade humana básica que as pessoas têm de experimentar coisas novas e inovadoras. 

Para seguir a paixão (sem se preocupar com grana)
Às vezes, a necessidade de ganhar dinheiro ou de viver uma vida mais estável pode impedir uma pessoa de seguir sua paixão mais cedo na vida. Mas, uma vez que você tem uma vida mais estável, com dinheiro guardado, fazer essa mudança pode ser mais fácil.
Como fazer uma mudança de carreira após os 50 anos
Darci não é a única a fazer esse desvio de trajetória mais tarde na vida. Muitas pessoas têm essa vontade mas não sabem por onde começar. Se você é uma delas, anote as dicas:

Determine o que você deseja fazer
Ao mudar de carreira, é importante considerar o tipo de estilo de vida que você deseja viver e como sua mudança de emprego apoiará esse estilo de vida. Será que você quer ter mais tempo livre? Horários mais flexíveis? Ou apenas fazer o que gosta? Considere tudo isso. 

Busque suporte
Quando você está pensando em se reinventar, você precisa do apoio de amigos e familiares. Diga a eles o que você gostaria de fazer e peça a ajuda. Eles podem ajudar te inscrevendo em um curso -- como fez a filha de Darci -- ou até com o simples fornecimento de apoio emocional.

Liste suas habilidades
Isso deve incluir tudo, desde habilidades de informática e conhecimento especializado em seu campo atual até habilidades como comunicação e escuta.
A próxima etapa é comparar essas habilidades com as necessárias no novo campo de carreira. 

Considere mais educação
As habilidade mais técnicas da profissão podem sempre ser adquiridas com cursos. Dessa forma, você encontrará as qualificações quando estiver pronto para começar seriamente a procura de emprego ou mesmo para atuar com mais propriedade quando estiver fazendo um projeto pessoal.

Renove sua marca
Isso envolve atualizar seu perfil e currículo do LinkedIn. Pequenas coisas como ter uma foto de perfil atual no LinkedIn e usar uma plataforma de e-mail popular como o Gmail podem evitar “bandeiras vermelhas” sobre a idade.

Teste as águas
Procure maneiras de testar sua nova carreira, até mesmo fazendo projetos gratuitos para conhecidos. Essa experiência em primeira mão o ajudará a determinar se esse tipo de trabalho -- e o setor como um todo -- é o que você busca.
Não importa qual sua paixão: a EBAC tem o curso ideal para você! 

A Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de graduação, especialização e iniciação.


Nossos programas em formato de videoaulas, são ideais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, quer aprender novas habilidades para evoluir profissionalmente ou até mesmo migrar de profissão.