O que faz um Copywriter?

Última atualização
03 out 2023
Tempo de leitura
5 min

O poder das palavras é decisivo no mundo dos negócios. Quais as habilidades necessárias para se tornar um bom profissional de copywriting. Saiba tudo neste artigo!

Profissão: Copywriter

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De forma objetiva, o copywriter é um profissional da área do marketing especializado em escrever textos irresistíveis, que guiem o interesse do leitor a ponto de fazê-los acrescentar itens ao carrinho de compras ou assinar um serviço de streaming.
Don Dodds, fundador da agência norte americana M16 Marketing e membro da Forbes Agency Council, da renomada revista de negócios, Forbes, sintetiza: “Copywriting é a arte de persuadir os leitores a ter determinada ação relacionada às vendas de um negócio” (em tradução livre).

As possibilidades de atuação profissional

O copywriter é antes de tudo um profissional versátil, que cria textos para diferentes segmentos do mercado. Mais do que escrever bem, um copywriter domina a escrita com propósito.
Ele é apto a escrever anúncios digitais, promovendo produtos e serviços: landing pages, banners, roteiros para web vídeos, e-mail marketing, anúncios patrocinados e posts para redes sociais. No offline, há também chance de trabalhar produzindo roteiros para comerciais de TV, rádio, cartas e vídeos de vendas. Muitos profissionais atuaram em outras áreas, como jornalismo, marketing, publicidade e até design.
Para se destacar no mercado é preciso estar apto a atuar na “nova publicidade”, isto é, ter em mente que o universo digital muda constantemente e lidamos com uma imensidão de informações. Como ser relevante em meio centenas de anúncios, Google Ads e “skip ads”?

Técnicas e estratégias de um bom copywriting

As habilidades do copywriter são construídas e aperfeiçoadas continuamente. Ele é, antes de mais nada, um profissional curioso, em constante busca de conhecimento e novas referências para seu próprio repertório criativo. Muitos profissionais vêm de outras áreas, como jornalismo, marketing, publicidade e até design, e essa bagagem com certeza irá ajudá-lo a elaborar ideias e conceitos mais interessantes.
Para essas pessoas ou para quem está iniciando na área, há um tanto de conhecimento teórico, com algumas estratégias para lançar peças e produtos fora da caixa. Veja as principais:

  • Criar uma história envolvente – o famoso Storytelling.
  • Persona: com quem o texto irá falar. Não há uma técnica de persuasão universal.
  • Definir a abordagem e linguagem que serão usados. O tom de voz coloquial é sua melhor aposta
  • Títulos fortes: eles devem ter síntese e ao mesmo tempo marcantes
  • Descubra elementos que o conectem com o leitor como, por exemplo, falar de situações do cotidiano
  • Tempo verbal: prefira usar verbos no imperativo. Isso leva os leitores a se sentirem compelidos à ação
  • Dados e pesquisas para corroborar seus argumentos e aumentar o nível de confiança no que você diz;
  • Quais as hipóteses de rejeição pelo leitor? Você deve se antecipar e criar argumentos
  • Hierarquização de informações e conteúdo para deixar o texto mais efetivo
  • O uso de repetições de forma inteligente e criativa

E, é claro, isso tudo sempre dizendo a verdade, sem nunca “forçar a barra” – valorizar a oferta, o produto, é diferente de exagerar nos seus benefícios Isso fica evidente no texto e compromete a credibilidade da marca.

Qual a diferença entre Copywriter e Redação Publicitária?

As duas áreas até se parecem, é verdade, e apesar de serem complementares, há diferenças marcantes: o copywriter usa um texto persuasivo, focado em marketing direto, e tem como objetivo entregar resultados imediatos – e, geralmente, com resultados mensuráveis. Já o redator publicitário se preocupa com toda a comunicação e promoção do produto, marca ou serviço, que deve estar aderente ao conceito criativo estabelecido.

Quanto ganha um copywriter?

Já falamos isso algumas vezes, mas vamos repetir: não é fácil estipular o salário de uma carreira. A remuneração, em qualquer área de atuação, se diferencia de acordo com a localidade, tipo de projeto, qualificação e experiência. Entretanto, de acordo com o site Glassdoor, a média salarial é de R$ 4.325.

Esta é uma carreira promissora: segundo a plataforma Trampo.co, as vagas para Copywriter cresceram 143% em 2020. O poder das palavras é decisivo no mundo dos negócios. Por isso, as empresas de sucesso precisam de um copywriter habilidoso, independente do segmento que atuem.

Pensando nisso, a EBAC lançou o curso de Copywriting. Com duração de 5 meses, ele oferece técnicas de criação para quem já tem noções básicas de texto, com ou sem experiência profissional, e quer ampliar as habilidades em diversos formatos de peças publicitárias. Tudo online, para que você estude no seu próprio ritmo.

Você é um empreendedor e quer promover seu produto ou marca? Esse curso também é para você! Transforme suas ideias em um conteúdo estruturado para conquistar o público e impulsionar os negócios.

Ao final do curso, você terá desenvolvido cinco projetos profissionais:anúncio para banco, título para carro/roupa, texto para tênis/biografia ou perfil em mídia social, ideia desformatada para franquia de fast-food e roteiro ou spot de rádio para um produto de higiene – esses trabalhos irão compor seu portfólio.

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Equipe EBAC

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