O que um recrutador espera de um desenvolvedor ou engenheiro de software

As etapas de um recrutamento podem variar de acordo com a senioridade da função ou ainda com a estratégia de cada empresa. No entanto, a captação e seleção de currículos, entrevistas com o RH e com o gestor da área contratante são alguns passos comuns a todos os processos.

Em conversa com Valéria Resende, co-fundadora da Onzze, consultoria focada em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, identificamos seis pontos valorizados pelos recrutadores.

Currículo mencionando as ferramentas que você usa

Mesmo que você seja um desenvolvedor front-end em uma empresa badalada, o recrutador quer saber de quais ferramentas você entende para decidir se você é um bom candidato para a posição.

Liste em seu currículo as principais ferramentas e funções atribuídas a você em cada cargo, e não apenas o título. Por exemplo: Desenvolvedor front-end da empresa X.

Neste cargo, meu maior foco era com as ferramentas CCS Bootstrap e Foundation.

Currículo que demonstre estabilidade na carreira

Para o recrutador, a quantidade de tempo que você ficou em cada empresa é um ponto importante. Você pode ter um currículo excelente, mas se está há 3 meses na empresa atual e ficou apenas 2 meses na anterior, a maioria dos recrutadores nem vai te chamar para uma entrevista. Nesse caso, a recomendação é ter uma boa justificativa para as movimentações entre empresas em tão pouco tempo.

Se você está no início da carreira e ainda não possui um histórico profissional para destacar no currículo, inclua em seu currículo:

  • Experiências na faculdade, como a realização de trabalhos acadêmicos;
  • Atribuições e resultados obtidos em estágios, caso tenha realizado;
  • Ações de voluntariado, caso tenha realizado.

Habilidade de comunicação no primeiro contato com o recrutador

Em teoria, todos os recrutadores deveriam fazer perguntas abertas que estimulam os candidatos a discursar mais sobre sua experiência. Na prática, você poderá se deparar com uma situação em que o recrutador fará uma pergunta fechada. Ou seja, em que a resposta será “sim” ou “não”. Como fazer então?

Desenvolva suas respostas em vez de responder as perguntas monossilabicamente, já que isso pode passar uma imagem de que você não entende do que está falando.

Por exemplo, se a pergunta for "você conhece java script?". No lugar de um sim ou não, elabore o seu discurso. "Sim, eu fiz tais e tais projetos com java script, etc".

Proatividade na entrevista

O recrutador está procurando alguém que vá ser parte da solução para os problemas da empresa. Durante a entrevista, faça perguntas sobre a empresa e a posição, opine sobre o que você viu nos produtos da empresa e contribua com ideias de como melhorá-los. Isso vai fazer você se destacar mais do que alguém com um currículo melhor, mas que só respondeu o básico.

Interesse genuíno no projeto, não apenas na compensação monetária

Entre os recrutadores há um profissional do qual eles fogem, conhecido como “perfil leilão”. É aquele que, ao receber uma proposta, vai buscar uma contraproposta do atual empregador. Isso demonstra falta de interesse pela oportunidade profissional.

É claro que é importante se sentir valorizado pela compensação monetária. No entanto, o recrutador irá desconsiderar o candidato que demonstrar que sua decisão é baseada apenas no dinheiro, e não na vontade de participar daquele projeto específico.

Por isso, candidate-se às vagas que despertam verdadeiramente o seu interesse.

Abertura para aprendizados

Mesmo que você tenha bastante experiência, deve ter e demonstrar vontade de aprender, ajudar os colegas e ser flexível. O recrutador está interessado em pessoas que têm a flexibilidade e a humildade de estarem dispostos a aprender novas tarefas. Essas são competências valorizadas no mercado de trabalho.

Lembre-se que o papel do recrutador é encontrar o candidato com o perfil mais adequado ao que uma empresa está procurando. Da mesma forma, um candidato deve buscar as opções que mais pareçam alinhadas com os seus interesses. Por isso, se você as encontrou, lembre-se de elaborar um bom currículo e de preparar-se para as entrevistas, utilizando as dicas deste texto para se destacar!