O que é um plano de conteúdo e como criar um?
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Domine as habilidades e estratégias para criar conteúdo de alta qualidade e ser valorizado por pessoas e empresas. Aprenda a definir seu público-alvo, se posicione nos mecanismos de busca, avalie métricas, fidelize clientes e impulsione sua carreira no mundo do marketing.
Imagine que você foi encarregado de criar conteúdo para redes sociais ou outro tipo de plataforma online. Cedo ou tarde, vão acabar as ideias do que escrever. Aí, você começa a planejar antecipadamente as suas publicações futuras, mas isso exige mais tempo do que você tem disponível. Você fica inquieto e tenta correr com as publicações, mas a qualidade do conteúdo gerado de forma apressada é menor, o que reduz o número de visitantes e inscritos.
Esse tipo de situação desagradável pode ser evitada com a criação de um plano de conteúdo. Trata-se de uma ferramenta indispensável para especialistas em marketing, redatores e qualquer profissional que tem que lidar com conteúdo de sites ou redes sociais. Neste artigo, analisamos o que é um plano de conteúdo, como fazê-lo e usá-lo corretamente, de forma que a criação de conteúdo não cause nenhum tipo de pânico, nem vire uma obrigação indesejada.
O que é um plano de conteúdo?
O plano de conteúdo é um guia que organiza as suas publicações em redes sociais, blogs ou qualquer outra plataforma, e faz com que elas sejam eficientes.
O plano de conteúdo vai ditar que tipo de conteúdo (pragmático, de entretenimento ou de vendas, por exemplo) você deve publicar, em quais canais você vai estar presente e como os seus conteúdos serão promovidos.
Se você for elaborar planos de conteúdo para diferentes plataformas, recomendamos preparar instruções com uma lista de conteúdos para cada uma delas. O plano de conteúdo pode ter diferentes formatos: bloco de notas, planilha ou calendário, por exemplo. Na maioria das vezes, os administradores de conteúdo criam esse plano no Excel ou Google Sheets. Isso ajuda muito quando você trabalha com uma grande quantidade de contas.
Além disso, é recomendável compartilhar o plano de conteúdo com todos os membros da equipe de marketing. Dessa forma, todos os responsáveis estarão conscientes de suas atribuições e prazos, podendo trabalhar de forma mais eficaz.
Vantagens de planejar conteúdos
Criar um plano de conteúdo traz uma série de vantagens:
- Economia de tempo e de recursos
Quando você tem um plano estabelecido, fica mais fácil elaborar cada publicação com tempo hábil. Isso permite você trabalhar com calma, sem prejudicar a qualidade do seu conteúdo.
- Coerência e consistência
Planejar ajuda a evitar o improviso, o que reduz as inconsistências nas suas publicações, um problema que pode afetar a sua reputação online. Com um plano em mãos, você pode criar uma linha editorial que permitirá manter a coerência, estilo e unidade temática em suas publicações.
- Melhorias na comunicação com seus seguidores
Ao receber conteúdos organizados, relevantes e de qualidade, seu público-alvo irá se identificar e se sentir mais satisfeito com as suas publicações. Assim, você poderá estabelecer uma comunicação mais direta e efetiva.
Como fazer um plano de conteúdo?
Depois de descobrir as vantagens de criar um plano de conteúdo, você com certeza está com pressa para criar logo um. Para ajudar você a elaborar um plano eficaz, trazemos um passo a passo:
- Defina seu público-alvo
A efetividade das suas publicações e campanhas de marketing vai depender da precisão da análise do seu público-alvo. Algumas perguntas para guiar nessa definição:
- Quais as características demográficas e psicográficas do meu público-alvo?
- Como meus produtos ou serviços podem resolver os problemas do meu público-alvo?
- Quem são meus concorrentes e que tipo de conteúdo eles produzem?
- Defina seus objetivos
A decisão dos conteúdos e canais de publicação vai depender do que você quer fazer; atrair mais tráfego, criar uma comunidade de usuários, aumentar as vendas? Antes de mais nada, decida:
- O que você espera conseguir com as suas publicações?
- Como você pode medir se seu conteúdo foi bem-sucedido?
- Que mensagem você deseja transmitir?
- Elabore sua estratégia
A estratégia deve incluir táticas específicas para promover e distribuir seu conteúdo. Isso aumenta a probabilidade de que o conteúdo alcance um número maior de pessoas e tenha mais impacto. Considere algumas questões:
- Quais redes sociais você vai utilizar?
- Você pretende lançar uma campanha publicitária?
- Você vai criar um blog?
- Crie um mapa de conteúdo
O mapa vai ajudar você a planejar, organizar e visualizar o conteúdo que deve ser criado e publicado em um determinado período. Você pode incluir diversos dados sobre cada peça de conteúdo, como título, descrição, palavras-chave, formato (texto, imagem ou vídeo), a plataforma em que devem ser publicados, entre outros.
- Crie um calendário de publicações
Com um calendário, você garante que duas peças parecidas de conteúdo não vão ser publicadas ao mesmo tempo. O calendário também permite que você programe a publicação de conteúdo relacionado a eventos ou datas específicas com antecedência, o que ajuda a evitar erros ou publicações atrasadas.
- Desenvolva conteúdos
Existem diferentes tipos de materiais que você pode incorporar no seu plano de conteúdo, a depender dos seus objetivos de marketing e das necessidades do seu público-alvo:
- Artigos de blog
- Infográficos
- Vídeos
- Guías e manuais
- Check-lists
- Podcasts
- Newsletters
- Meça os resultados
Medir e comparar o rendimento do conteúdo com frequência permite tirar conclusões, fazer ajustes e melhorias no futuro. Pense no seguinte:
- Quais foram as suas publicações com maior alcance?
- Qual foi a reação do seu público-alvo a cada peça de conteúdo?
- Quais mudanças você pode fazer para melhorar seus resultados no futuro?
Erros a evitar, quando você está elaborando um plano de conteúdo
Para encerrar, compartilhamos aqui alguns erros comuns que você deve evitar:
- Não ter um enfoque ou estratégia claros: se as suas publicações são muito variadas e não estão unidas por uma ideia ou estratégia dominante, pode ser que você perca a atenção e o interesse do seu público.
- Não prestar atenção nas métricas: meça os resultados das suas publicações para entender o que está funcionando e o que não está. Caso contrário, você não vai conseguir identificar nem os erros, nem os acertos das suas publicações.
- Não acompanhar tendências: se você não ficar atualizado nas tendências e notícias na sua área de atuação, você vai ficar para trás e perder relevância nas suas publicações.
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Podemos concluir que:
- Um plano de conteúdo bem estruturado é imprescindível para ter uma presença digital relevante. Ele também pode ajudar você a melhorar a qualidade das suas publicações, a se conectar com o seu público de maneira mais próxima e alcançar seus objetivos de marketing.
- Identificar seus objetivos, definir o público-alvo, criar uma estratégia e estabelecer um calendário de publicações permite criar um conteúdo relevante e útil, com publicação contínua.
- É importante lembrar que o planejamento é apenas o primeiro passo. Com o plano em mãos, depois de começar a criar conteúdos, você deve sempre medir e analisar os resultados de cada publicação. Isso vai permitir melhorar a sua estratégia, implementar mudanças rapidamente e garantir seu sucesso.
Marketing de Conteúdo
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