Design
Saiba mais sobre o curso
de design de games
Recentemente lançamos mais um curso online, dessa vez foi o de Game Design, coordenado por Sandro Morishita. Nessa matéria ele nos contou como desenvolveu o curso e principais aprendizados. Ao todo, o programa possui mais de 16 horas de conteúdo divididas em mais de 50 videoaulas, que foram separadas em módulos, com o objetivo de facilitar o aprendizado. Um enorme desafio de repassar tanto conhecimento em algumas horas de aula, mas que para Sandro, é uma enorme satisfação já que está lidando com o sonho de pessoas que desejam trabalhar nessa área.

O curso de Game Design da EBAC é indicado para profissionais com ou sem experiência, que querem aprender todo o processo de produção de games desde conceito, passando pelo design e usabilidade, até o seu lançamento. Ao final, o aluno terá em seu portfólio um projeto autoral completo que certamente abrirá portas para boas oportunidades profissionais.

Essa área é hoje uma das mais rentáveis da economia criativa e ganhou ainda mais força com a pandemia. Os jogos pelo celular e tablets, por exemplo, foram os que saíram na frente nesse mercado. Uma pesquisa divulgada pela Newzoo aponta que os games para dispositivos móveis devem gerar receita de 77,2 bilhões de dólares neste ano. O segmento no geral deve crescer 9,3%, chegando a uma receita de 159,3 bilhões de dólares, incluindo projeções pós pandemia.

Veja abaixo o que o coordenador do curso nos contou sobre o grande e prazeroso desafio de conceber um curso de desenvolvimento de jogos e lidar com o sonho de pessoas que desejam trabalhar com games:
EBAC - JÁ TINHA PRODUZIDO UM CURSO ONLINE ANTES? NOS CONTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA.

Essa foi a primeira oportunidade que eu tive em poder apresentar, de maneira online, a minha experiência com desenvolvimento de jogos. Durante a minha carreira, tive oportunidade em apresentar palestras em universidades e eventos de games em que pude contar um pouco da minha experiência com desenvolvimento de jogos aqui no Brasil.


Então, ter a possibilidade em apresentar esse conteúdo em formato de curso online para outras pessoas foi genial. Espero sinceramente poder contribuir com aqueles que tem o sonho em trabalhar nessa área, apresentando como essa indústria funciona e quais os passos necessários para começar trabalhar com desenvolvendo games.


EBAC - QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PREPARAR UM CONTEÚDO DE AULA PARA UMA PLATAFORMA ONLINE.


A principal dificuldade foi separar e organizar o conteúdo das aulas de maneira que ficasse claro e acessível a todos os alunos, independentemente de seu conhecimento prévio ou experiência, a respeito dos assuntos tratados no curso.


Eu queria que o curso trouxesse bastante informação, mas de maneira simples e direta para ajudar aqueles que querem começar a trabalhar com games, mas ainda não tem certeza por onde começar e o que é necessário. Minha preocupação era apresentar esse conteúdo de uma maneira em que eu não precisasse estar fisicamente com eles, mas já responder as possíveis dúvidas e interesses desse público. Esse foi o principal desafio em criar esse curso online.


EBAC - COM ESSA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA, O QUE ACREDITA QUE NÃO SE DEVE ABRIR MÃO NA HORA DE PENSAR UM CURSO DE DESIGN DE GAME ONLINE.


Ser o mais claro, simples e direto a respeito dos assuntos pertinentes no processo de design de games. Como são muitos assuntos diferentes e todos eles são bastante importantes, é vital organizar esse curso de uma maneira lógica e clara, em que o aluno vai compreendendo todo o processo de uma maneira intuitiva e natural, como se fosse uma história com começo, meio e fim, adquirindo cada vez mais informações e aplicando esse novo conhecimento com os exercícios propostos.


EBAC - ALGUMA CURIOSIDADE QUE QUEIRA COMPARTILHAR CONOSCO QUE TENHA OCORRIDO AO LONGO DESSE PROCESSO?


Uma curiosidade foi que durante a própria gravação do curso já pude verificar como as informações que eu estava passando eram compreendidas por outras pessoas que não são da área de desenvolvimento de games. Foi uma resposta bastante produtiva e positiva. Imediatamente já pude fazer pequenos ajustes para melhorar a compreensão do conteúdo que eu estava apresentando e acredito que isso melhorou ainda mais o curso online.


Se você deseja trabalhar com games e não sabe por onde começar, conheça nosso curso de Design de Games e faça parte de um dos mercados mais rentáveis da atualidade.


Game Design