Como foi a Semana Preta da EBAC

Última atualização
11 jan 2024
Tempo de leitura
5 min
Semana Preta da EBAC

Em parceria com a consultoria da Indique uma Preta, a EBAC promoveu ações internas e externas para falar sobre mercado de trabalho e negritude

No começo de Dezembro, a EBAC promoveu a Semana Preta. A iniciativa, que foi em parceria com a consultoria da Indique, teve o objetivo de posicionar a EBAC como uma empresa que acredita na educação inclusiva e que age para conectar a comunidade negra ao mercado de trabalho.

Através de palestra, mesa redonda e conteúdos desenvolvidos por especialistas em mercado e negritude, a Semana Preta convidou o público da EBAC e os seus colaboradores a refletirem sobre o tema.

Semana Preta no Instagram da EBAC

Durante a Semana Preta, a EBAC fez uma paralisação em seu Instagram e publicou diversos vídeos com conteúdos sobre mercado de trabalho e negritude, que tiveram como base a pesquisa Potências (In)visíveis.

Nos vídeos, as porta-vozes – que foram as sócias e cofundadoras da Indique uma Preta, Daniele Mattos, Verônica Dudiman e Amanda Abreu -, falaram sobre a importância de buscar a diversidade racial no mercado de trabalho, explicaram por que um plano de carreira destinado a pessoas negras é fundamental, contaram que diversidade tem a ver com inovação e, também, apresentaram informações sobre a dificuldade que pessoas negras têm para acessar o mercado de trabalho.

Além disso, a EBAC também publicou as histórias de alguns de seus colaboradores, como foi o caso da analista de marketing Victória Nascimento, do videomaker Pedro Kalli e do Wallace Santos que atua na área de vendas.

Através desse conteúdo, a EBAC se posicionou como uma empresa que acredita na diversidade de etnias, colocou holofotes em informações que são importantes para conscientizar a sociedade e, principalmente, reconheceu os profissionais negros como mentes valiosas para o mercado de trabalho.

A Semana Preta dentro da EBAC

Internamente, a EBAC também promoveu ações para a Semana Preta. Os colaboradores tiveram a oportunidade de conferir a palestra de duas das sócias e cofundadoras da Indique uma Preta, Danielle Mattos e Verônica Dudiman.

No evento, elas falaram do trabalho que desenvolvem e, também, trouxeram mais informações sobre negritude, mercado de trabalho para profissionais negros e falaram como empresas e marcas brasileiras podem se tornar aliadas nesse diálogo. Além disso, elas propuseram exercícios para que os colaboradores pudessem refletir sobre a realidade que vivem e pensar nas pessoas que os cercam e os inspiram.

Para Danielle, ter uma conversa com as pessoas que fazem o trabalho da EBAC acontecer foi fundamental para consolidar o conteúdo publicado nas redes sociais e fortalecer a jornada a favor da diversidade.

“A mensagem principal da palestra foi a de que a gente precisa abrir espaços para potencialidades negras no mercado de trabalho. Intelectualidade negra, criatividade negra, repertório negro como um todo. E, também, falamos da responsabilização de pessoas brancas para que elas ingressem com a gente nessa luta”, pontuou Danielle.

Sócias e cofundadoras da Indique uma Preta, Danielle Mattos e Verônica Dudiman, fizeram palestra na Semana Preta da EBAC. Imagem: EBAC

Depois da palestra, os colaboradores também puderam participar de uma mesa redonda que contou com a presença do influenciador digital PH Côrtes, da Danielle Mattos e da jornalista e apresentadora Nayara de Deus, que ficou responsável pela mediação.

A conversa foi uma continuação da palestra e trouxe mais perspectivas sobre o tema negritude e mercado de trabalho. Nela, os colaboradores também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e expressar os seus pontos de vista acerca do assunto.

Na Semana Preta ainda aconteceu uma mesa redonda com a participação da Danielle Mattos, o influenciador digital PH Côrtes e da jornalista e apresentadora Nayara de Deus, que ficou responsável pela mediação. A conversa foi uma continuação da palestra e trouxe mais perspectivas sobre o tema negritude e mercado de trabalho. Imagem: EBAC

Próximos passos

A Semana Preta foi o pontapé inicial que a EBAC deu em relação a esse tema. O intuito é que a pauta, daqui para frente, esteja sempre presente nas ações internas e externas da empresa.

“O resultado da Semana Preta foi positivo. O público recebeu bem e elogiou a nossa proposta. A partir de agora, o meu desejo é que as pessoas coloquem em prática o que foi apresentado ao longo desses dias e que o assunto vá além das discussões. A área de Recursos Humanos, por exemplo, vai continuar agindo para garantir diversidade e inclusão na EBAC e nós vamos continuar produzindo conteúdo sobre o tema”, conta a branded content producer na EBAC e idealizadora do projeto, Rebecca Gomes.

Colaboradores da EBAC no final da mesa redonda que aconteceu durante a Semana Preta. Imagem: EBAC

Rebecca ainda reforçou que a instituição também está comprometida em potencializar o mercado de trabalho através de profissionais negros. Em dezembro, a EBAC, junto com a Indique, desenvolveu o Programa de Bolsas e disponibilizou bolsas de estudos gratuitas nas áreas de Design, Programação & Data, Audiovisual, Games, Marketing, Software e Negócios para pessoas que se autodeclararam pretas, pardas ou indígenas de todo o Brasil.

Com mais de 4000 inscrições no Programa, 50 pessoas foram selecionadas e já começaram a estudar na EBAC. Além disso, elas vão receber uma mentoria, também gratuita, a ser ministrada pela equipe da Indique uma Preta de janeiro a março.

Fique por dentro do que acontece na EBAC!

Quer ter acesso aos conteúdos que a EBAC produz e ficar por dentro dos projetos que estão acontecendo? Então, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. Esperamos você!

Página inicial / Carreira
Bruna Montenegro

O conteúdo

Profissão UX/UI Designer

Você aprenderá como projetar interfaces amigáveis para ambientes digitais com foco na experiência do usuário e criar designs incríveis e eficientes para navegação. Torne-se um Designer que entende as necessidades do seu público, traga soluções visuais inovadoras para o usuário e ótimos resultados para os negócios.

10 meses
12x de
R$ 412,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.950
R$ 9.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

23 abr 2024
10 min
Como fazer um portfólio acadêmico de sucesso: dicas e exemplos

Portfólio Acadêmico: eleve seu trabalho acadêmico a outro nível, destacando-se profissionalmente com um portfólio que valoriza cada projeto e conquista. É a sua chance de brilhar e mostrar ao mundo o que você é capaz!

23 abr 2024
10 min
20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
24 dez 2023
10 min
EBAC realiza 2º Hackathon para estudantes

Em 48 horas, alunos de diversas áreas da EBAC tiveram que desenvolver uma solução para um problema da empresa de logística The Martin Brower.

24 dez 2023
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!