Em parceria com a consultoria da Indique uma Preta, a EBAC promoveu ações internas e externas para falar sobre mercado de trabalho e negritude
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Você aprenderá como projetar interfaces amigáveis para ambientes digitais com foco na experiência do usuário e criar designs incríveis e eficientes para navegação. Torne-se um Designer que entende as necessidades do seu público, traga soluções visuais inovadoras para o usuário e ótimos resultados para os negócios.
No começo de Dezembro, a EBAC promoveu a Semana Preta. A iniciativa, que foi em parceria com a consultoria da Indique, teve o objetivo de posicionar a EBAC como uma empresa que acredita na educação inclusiva e que age para conectar a comunidade negra ao mercado de trabalho.
Através de palestra, mesa redonda e conteúdos desenvolvidos por especialistas em mercado e negritude, a Semana Preta convidou o público da EBAC e os seus colaboradores a refletirem sobre o tema.
Semana Preta no Instagram da EBAC
Durante a Semana Preta, a EBAC fez uma paralisação em seu Instagram e publicou diversos vídeos com conteúdos sobre mercado de trabalho e negritude, que tiveram como base a pesquisa Potências (In)visíveis.
Nos vídeos, as porta-vozes – que foram as sócias e cofundadoras da Indique uma Preta, Daniele Mattos, Verônica Dudiman e Amanda Abreu -, falaram sobre a importância de buscar a diversidade racial no mercado de trabalho, explicaram por que um plano de carreira destinado a pessoas negras é fundamental, contaram que diversidade tem a ver com inovação e, também, apresentaram informações sobre a dificuldade que pessoas negras têm para acessar o mercado de trabalho.
Além disso, a EBAC também publicou as histórias de alguns de seus colaboradores, como foi o caso da analista de marketing Victória Nascimento, do videomaker Pedro Kalli e do Wallace Santos que atua na área de vendas.
Através desse conteúdo, a EBAC se posicionou como uma empresa que acredita na diversidade de etnias, colocou holofotes em informações que são importantes para conscientizar a sociedade e, principalmente, reconheceu os profissionais negros como mentes valiosas para o mercado de trabalho.
A Semana Preta dentro da EBAC
Internamente, a EBAC também promoveu ações para a Semana Preta. Os colaboradores tiveram a oportunidade de conferir a palestra de duas das sócias e cofundadoras da Indique uma Preta, Danielle Mattos e Verônica Dudiman.
No evento, elas falaram do trabalho que desenvolvem e, também, trouxeram mais informações sobre negritude, mercado de trabalho para profissionais negros e falaram como empresas e marcas brasileiras podem se tornar aliadas nesse diálogo. Além disso, elas propuseram exercícios para que os colaboradores pudessem refletir sobre a realidade que vivem e pensar nas pessoas que os cercam e os inspiram.
Para Danielle, ter uma conversa com as pessoas que fazem o trabalho da EBAC acontecer foi fundamental para consolidar o conteúdo publicado nas redes sociais e fortalecer a jornada a favor da diversidade.
“A mensagem principal da palestra foi a de que a gente precisa abrir espaços para potencialidades negras no mercado de trabalho. Intelectualidade negra, criatividade negra, repertório negro como um todo. E, também, falamos da responsabilização de pessoas brancas para que elas ingressem com a gente nessa luta”, pontuou Danielle.
Depois da palestra, os colaboradores também puderam participar de uma mesa redonda que contou com a presença do influenciador digital PH Côrtes, da Danielle Mattos e da jornalista e apresentadora Nayara de Deus, que ficou responsável pela mediação.
A conversa foi uma continuação da palestra e trouxe mais perspectivas sobre o tema negritude e mercado de trabalho. Nela, os colaboradores também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e expressar os seus pontos de vista acerca do assunto.
Próximos passos
A Semana Preta foi o pontapé inicial que a EBAC deu em relação a esse tema. O intuito é que a pauta, daqui para frente, esteja sempre presente nas ações internas e externas da empresa.
“O resultado da Semana Preta foi positivo. O público recebeu bem e elogiou a nossa proposta. A partir de agora, o meu desejo é que as pessoas coloquem em prática o que foi apresentado ao longo desses dias e que o assunto vá além das discussões. A área de Recursos Humanos, por exemplo, vai continuar agindo para garantir diversidade e inclusão na EBAC e nós vamos continuar produzindo conteúdo sobre o tema”, conta a branded content producer na EBAC e idealizadora do projeto, Rebecca Gomes.
Rebecca ainda reforçou que a instituição também está comprometida em potencializar o mercado de trabalho através de profissionais negros. Em dezembro, a EBAC, junto com a Indique, desenvolveu o Programa de Bolsas e disponibilizou bolsas de estudos gratuitas nas áreas de Design, Programação & Data, Audiovisual, Games, Marketing, Software e Negócios para pessoas que se autodeclararam pretas, pardas ou indígenas de todo o Brasil.
Com mais de 4000 inscrições no Programa, 50 pessoas foram selecionadas e já começaram a estudar na EBAC. Além disso, elas vão receber uma mentoria, também gratuita, a ser ministrada pela equipe da Indique uma Preta de janeiro a março.
Fique por dentro do que acontece na EBAC!
Quer ter acesso aos conteúdos que a EBAC produz e ficar por dentro dos projetos que estão acontecendo? Então, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. Esperamos você!
Profissão UX/UI Designer
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Você aprenderá como projetar interfaces amigáveis para ambientes digitais com foco na experiência do usuário e criar designs incríveis e eficientes para navegação. Torne-se um Designer que entende as necessidades do seu público, traga soluções visuais inovadoras para o usuário e ótimos resultados para os negócios.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!