O que significa a cor azul na psicologia, marketing e design de interiores?

Última atualização
14 jul 2023
Tempo de leitura
6 min
O que significa a cor azul

Aprenda o significado da cor azul, as emoções que ela suscita e como utilizar esses conceitos na área de marketing.

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 260,42
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.125
R$ 5.205
Inscreva-se no curso

A cor azul é uma presença constante no nosso dia a dia, por isso, não é de se estranhar que seja uma cor tão popular. De acordo com um estudo da Iconic Fox, 57% dos homens e 35% das mulheres consideram o azul sua cor favorita. Ela é agradável aos olhos e gera um efeito de calma. Os especialistas em marketing e design aproveitam a psicologia do azul em seu trabalho para passar uma boa impressão e atrair novos clientes.

O significado da cor azul na psicologia

A percepção de uma cor se baseia em emoções subjetivas e, dependendo da experiência pessoal e cultural, o impacto de cada cor pode ser distinto para diferentes pessoas. De modo geral, a cor azul costuma estar ligada a elementos da natureza como a água e o ar, estabelecendo associações positivas à paz e tranquilidade. Além disso, ela inspira sentimentos de amizade, lealdade, segurança e confiança. Graças às suas propriedades, o azul é muito utilizado em vários aspectos da vida cotidiana, como na moda ou decoração de interiores. Ele amplia visualmente um espaço e dá um ar de frescor. O azul é muito utilizado em lugares próximos à praia, criando essa conexão com a tonalidade do mar.

O azul claro é associado à saúde, compreensão e alívio, sendo, portanto, muito utilizado no design de interiores de locais como hospitais e farmácias. Também é utilizado em quartos por seu efeito tranquilizante. O azul ajuda a normalizar os hábitos de sono.

Os tons de azul ajudam você a se concentrar e ativar a mente, por isso é uma cor encontrada com frequência nos interiores de escritórios e escolas.

Na nossa percepção social, o azul é ligado à ideia de masculinidade e evoca sensações (cuja associação à masculinidade também é socialmente construída) de poder, confiança e estabilidade. Por isso, essa cor costuma ser bastante aplicada no campo profissional. Por exemplo, em muitos países os uniformes policiais costumam ser azul-escuros, demonstrando formalidade e seriedade. Pelo mesmo motivo, também é muito escolhido para roupas elegantes e formais.

Os tons de azul costumam ser aplicados no design corporativo de bancos, seguradoras, empresas farmacêuticas e meios de comunicação, entre outros, para transmitir segurança e credibilidade.

Tons de azul

Sendo uma das cores primárias do espectro, o azul pertence à gama de cores frias. Entre elas, podemos ressaltar as cores celeste, turquesa, índigo e violeta com suas respectivas matrizes. Abaixo, veremos em detalhes o que significa o azul em suas tonalidades mais comuns:

  • Azul claro ou celeste: é visto como um símbolo de serenidade, proteção, calma, paz e confiança. Representa a amizade e simpatia.
  • Azul marinho: é associado às ideias de compromisso, elegância e poder econômico.
  • Azul escuro: é associado aos conceitos de verdade, estabilidade e seriedade. Por conta do seu caráter frio, também pode evocar sensações como insensibilidade, frigidez e isolamento.
  • Azul turquesa: tem uma conotação de inspiração, tranquilidade e crescimento. Evoca a criatividade e o equilíbrio emocional.

Exemplos de usos no marketing

No marketing, as cores são utilizadas para influenciar o comportamento dos consumidores e, dessa forma, incentivar as vendas. Uma cor bem escolhida ajuda a criar uma imagem atraente e profissional, além de transmitir os valores da empresa. O azul é uma das cores mais populares no marketing, por ser neutro e não provocar sentimentos negativos. A seguir, analisaremos alguns exemplos de marcas que escolheram esta cor para sua logo e branding.

Por conta de suas características, o azul é considerado uma das melhores cores para representar produtos relacionados com higiene pessoal e limpeza do lar. A marca Comfort, que produz amaciantes, escolheu o azul em seu logo, para simbolizar a sensação de frescor e suavidade da roupa lavada, efeito que tanto apreciam seus consumidores.

Logotipo da marca Comfort

Logotipo da marca Comfort. Imagem: Reprodução Comfort

Os aeroportos e linhas aéreas muitas vezes optam pelo azul nos seus designs por conta da sua semelhança com o tom do céu. Um exemplo é a Azul Linhas Aéreas, uma companhia aérea que conquistou a confiança da região onde atua. Seu logo azul celeste combinado ao uniforme azul escuro da sua equipe passam as sensações de tranquilidade e segurança aos passageiros ao longo da viagem.

Logotipo da empresa Azul

Logotipo da empresa Azul. Imagem: Reprodução Azul Linhas Aéreas

O uso de tons de azul no setor bancário reflete um caráter mais formal e atitude profissional. O grupo BBVA é uma das maiores instituições financeiras do mundo, operando em vários países da Europa e América Latina. Sua imagem corporativa utilizando o azul escuro transmite credibilidade e estabilidade, alimentando a confiança e lealdade dos clientes.

Logotipo do grupo BBVA

Logotipo do grupo BBVA. Imagem: Reprodução BBVA

O azul é associado à tecnologia e inovação, por isso é o preferido das startups e empresas de comunicação. Por exemplo, a operadora telefônica Tim, que utiliza a cor azul para passar a ideia de confiança a seus usuários.

Logotipo da operadora Tim

Logotipo da operadora Tim. Imagem: Reprodução Tim

Ainda que o azul não seja a melhor opção para o branding de alguns produtos alimentícios por ser considerado um supressor de apetite, ele é utilizado com sucesso em marcas de águas minerais, refrescos e bebidas energéticas. Por exemplo, a empresa produtora de sucos Prat’s tira proveito das características do azul para dar um toque refrescante aos seus produtos, prometendo um sabor rico e intenso.

Logotipo do suco Prat’s

Logotipo do suco Prat’s. Imagem: Reprodução Prat’s

Se você se interessa por temas como branding e o uso de cor no marketing e quer aprender mais sobre estratégias de marketing para impulsionar sua carreira, a EBAC oferece cursos online nas áreas de Branding e Identidade Visual e Design Gráfico. Aprenda a gerenciar projetos, criar identidade visual e comunicar os valores da sua marca de forma eficaz. Você irá realizar atividades práticas durante o curso, no seu ritmo, em qualquer lugar, recebendo feedback personalizado de um tutor. Você também aplica seus conhecimentos em um projeto profissional, que o ajudará a enriquecer seu portfólio. Ao final do curso, você tem acesso vitalício à nossa plataforma, além de um certificado de conclusão.

Página inicial / Design
Equipe EBAC

O conteúdo

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 260,42
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.125
R$ 5.205
Inscreva-se no curso
Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

12 maio 2025
9 min
O que é Arte Conceitual?

Imagine um mundo sem concept art. Jogos seriam sem graça, filmes de fantasia não teriam criaturas épicas, e até a publicidade perderia o seu impacto visual. O concept artist é o profissional que transforma ideias em imagens, criando personagens, cenários e objetos que dão vida a histórias antes mesmo de serem animadas ou modeladas em 3D. Se você quer entender o que faz um concept artist, quais habilidades são essenciais e como entrar neste mercado, este artigo vai mostrar tudo que você precisa saber para transformar a sua criatividade em profissão.

12 maio 2025
9 min
05 maio 2025
15 min
18 ferramentas de IA que criam apresentações e slides

Criar apresentações impactantes pode ser um desafio, especialmente quando o tempo é curto e o design não é o seu forte. Felizmente, as ferramentas de IA de slides estão revolucionando esse processo, permitindo que qualquer pessoa produza apresentações visuais de alta qualidade de forma rápida e eficiente. Com automação, sugestões inteligentes e ajustes automáticos, estas plataformas facilitam a organização do conteúdo e garantem um resultado profissional sem necessidade de habilidades avançadas em design.

05 maio 2025
15 min
Como um designer de interiores pode encontrar referências além do Pinterest?

Descubra na entrevista exclusiva com Maria Augusta Marinelli e Marcela Guerreiro da Jacobsen Arquitetura

11 abr 2025
8 min
07 mar 2025
5 min
A Curadoria na Arte Brasileira: Práticas e Influências no Cenário Atual

A Curadoria e o Papel Essencial no Mundo da Arte Brasileira

07 mar 2025
5 min
Como organizar a iluminação da área de churrasco

A iluminação para área de churrasco desempenha um papel essencial para criar um espaço funcional e aconchegante, perfeito para reunir amigos e família. Combinando estética e praticidade, a escolha certa da iluminação vai destacar a decoração e garantir o clima ideal para eventos ao ar livre!

17 jan 2025
6 min
Melhores ideias de decoração para sala de estar

Decorar a sala de estar é uma arte que equilibra funcionalidade, estética e personalidade. Neste artigo, você encontrará inspirações e dicas práticas para escolher cores, texturas, móveis e elementos decorativos que transformarão sua sala em um ambiente acolhedor e estiloso. Descubra como as tendências atuais e os estilos atemporais podem ajudar a compor o espaço dos seus sonhos!

17 jan 2025
7 min