O que significa a cor azul na psicologia, marketing e design de interiores?

Última atualização
14 jul 2023
Tempo de leitura
6 min
O que significa a cor azul

Aprenda o significado da cor azul, as emoções que ela suscita e como utilizar esses conceitos na área de marketing.

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 255,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.060
R$ 5.105
Inscreva-se no curso

A cor azul é uma presença constante no nosso dia a dia, por isso, não é de se estranhar que seja uma cor tão popular. De acordo com um estudo da Iconic Fox, 57% dos homens e 35% das mulheres consideram o azul sua cor favorita. Ela é agradável aos olhos e gera um efeito de calma. Os especialistas em marketing e design aproveitam a psicologia do azul em seu trabalho para passar uma boa impressão e atrair novos clientes.

O significado da cor azul na psicologia

A percepção de uma cor se baseia em emoções subjetivas e, dependendo da experiência pessoal e cultural, o impacto de cada cor pode ser distinto para diferentes pessoas. De modo geral, a cor azul costuma estar ligada a elementos da natureza como a água e o ar, estabelecendo associações positivas à paz e tranquilidade. Além disso, ela inspira sentimentos de amizade, lealdade, segurança e confiança. Graças às suas propriedades, o azul é muito utilizado em vários aspectos da vida cotidiana, como na moda ou decoração de interiores. Ele amplia visualmente um espaço e dá um ar de frescor. O azul é muito utilizado em lugares próximos à praia, criando essa conexão com a tonalidade do mar.

O azul claro é associado à saúde, compreensão e alívio, sendo, portanto, muito utilizado no design de interiores de locais como hospitais e farmácias. Também é utilizado em quartos por seu efeito tranquilizante. O azul ajuda a normalizar os hábitos de sono.

Os tons de azul ajudam você a se concentrar e ativar a mente, por isso é uma cor encontrada com frequência nos interiores de escritórios e escolas.

Na nossa percepção social, o azul é ligado à ideia de masculinidade e evoca sensações (cuja associação à masculinidade também é socialmente construída) de poder, confiança e estabilidade. Por isso, essa cor costuma ser bastante aplicada no campo profissional. Por exemplo, em muitos países os uniformes policiais costumam ser azul-escuros, demonstrando formalidade e seriedade. Pelo mesmo motivo, também é muito escolhido para roupas elegantes e formais.

Os tons de azul costumam ser aplicados no design corporativo de bancos, seguradoras, empresas farmacêuticas e meios de comunicação, entre outros, para transmitir segurança e credibilidade.

Tons de azul

Sendo uma das cores primárias do espectro, o azul pertence à gama de cores frias. Entre elas, podemos ressaltar as cores celeste, turquesa, índigo e violeta com suas respectivas matrizes. Abaixo, veremos em detalhes o que significa o azul em suas tonalidades mais comuns:

  • Azul claro ou celeste: é visto como um símbolo de serenidade, proteção, calma, paz e confiança. Representa a amizade e simpatia.
  • Azul marinho: é associado às ideias de compromisso, elegância e poder econômico.
  • Azul escuro: é associado aos conceitos de verdade, estabilidade e seriedade. Por conta do seu caráter frio, também pode evocar sensações como insensibilidade, frigidez e isolamento.
  • Azul turquesa: tem uma conotação de inspiração, tranquilidade e crescimento. Evoca a criatividade e o equilíbrio emocional.

Exemplos de usos no marketing

No marketing, as cores são utilizadas para influenciar o comportamento dos consumidores e, dessa forma, incentivar as vendas. Uma cor bem escolhida ajuda a criar uma imagem atraente e profissional, além de transmitir os valores da empresa. O azul é uma das cores mais populares no marketing, por ser neutro e não provocar sentimentos negativos. A seguir, analisaremos alguns exemplos de marcas que escolheram esta cor para sua logo e branding.

Por conta de suas características, o azul é considerado uma das melhores cores para representar produtos relacionados com higiene pessoal e limpeza do lar. A marca Comfort, que produz amaciantes, escolheu o azul em seu logo, para simbolizar a sensação de frescor e suavidade da roupa lavada, efeito que tanto apreciam seus consumidores.

Logotipo da marca Comfort

Logotipo da marca Comfort. Imagem: Reprodução Comfort

Os aeroportos e linhas aéreas muitas vezes optam pelo azul nos seus designs por conta da sua semelhança com o tom do céu. Um exemplo é a Azul Linhas Aéreas, uma companhia aérea que conquistou a confiança da região onde atua. Seu logo azul celeste combinado ao uniforme azul escuro da sua equipe passam as sensações de tranquilidade e segurança aos passageiros ao longo da viagem.

Logotipo da empresa Azul

Logotipo da empresa Azul. Imagem: Reprodução Azul Linhas Aéreas

O uso de tons de azul no setor bancário reflete um caráter mais formal e atitude profissional. O grupo BBVA é uma das maiores instituições financeiras do mundo, operando em vários países da Europa e América Latina. Sua imagem corporativa utilizando o azul escuro transmite credibilidade e estabilidade, alimentando a confiança e lealdade dos clientes.

Logotipo do grupo BBVA

Logotipo do grupo BBVA. Imagem: Reprodução BBVA

O azul é associado à tecnologia e inovação, por isso é o preferido das startups e empresas de comunicação. Por exemplo, a operadora telefônica Tim, que utiliza a cor azul para passar a ideia de confiança a seus usuários.

Logotipo da operadora Tim

Logotipo da operadora Tim. Imagem: Reprodução Tim

Ainda que o azul não seja a melhor opção para o branding de alguns produtos alimentícios por ser considerado um supressor de apetite, ele é utilizado com sucesso em marcas de águas minerais, refrescos e bebidas energéticas. Por exemplo, a empresa produtora de sucos Prat’s tira proveito das características do azul para dar um toque refrescante aos seus produtos, prometendo um sabor rico e intenso.

Logotipo do suco Prat’s

Logotipo do suco Prat’s. Imagem: Reprodução Prat’s

Se você se interessa por temas como branding e o uso de cor no marketing e quer aprender mais sobre estratégias de marketing para impulsionar sua carreira, a EBAC oferece cursos online nas áreas de Branding e Identidade Visual e Design Gráfico. Aprenda a gerenciar projetos, criar identidade visual e comunicar os valores da sua marca de forma eficaz. Você irá realizar atividades práticas durante o curso, no seu ritmo, em qualquer lugar, recebendo feedback personalizado de um tutor. Você também aplica seus conhecimentos em um projeto profissional, que o ajudará a enriquecer seu portfólio. Ao final do curso, você tem acesso vitalício à nossa plataforma, além de um certificado de conclusão.

Página inicial / Design
Equipe EBAC

O conteúdo

Branding e Identidade Visual

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Você vai aprender a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando estratégia de branding para fidelizar seu público. Amplie seu portfólio com projetos de impacto e destaque-se como brand designer.

4 meses
12x de
R$ 255,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.060
R$ 5.105
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

04 nov 2024
11 min
Elementos básicos de design de interiores

Descubra os fundamentos da disciplina por trás da criação de ambientes que inspiram e encantam clientes e modificam a forma de ver e usar os espaços.

04 nov 2024
11 min
03 nov 2024
8 min
Urbanista: o que faz, funções e preocupações

Você já se perguntou como as cidades são planejadas? O urbanista é o profissional responsável por essa tarefa complexa, buscando soluções para os desafios urbanos e garantindo que as cidades sejam lugares mais habitáveis e inclusivos para todos.

03 nov 2024
8 min
Biofilia: o que é, benefícios e como aplicar na arquitetura e ambientes

Estamos transformando a forma como projetamos nossos espaços, aproximando cada vez mais a natureza ao ambiente projetado e construído. Isso ocorre no contexto da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo, onde a biofilia busca incorporar elementos naturais para criar espaços mais saudáveis e inspiradores para seus usuários. Mas como isso impacta nosso bem-estar? E de que maneira podemos aplicar essa ideia em projetos arquitetônicos? Descubra a seguir o que é biofilia e como ela pode beneficiar sua vida e seus espaços.

11 out 2024
8 min
O que é Mobile UX Design e porque é tão importante

Descubra os fundamentos do Mobile UX Design e conheça dicas valiosas para começar com o pé direito!

11 out 2024
14 min
09 out 2024
7 min
O que é Retail Design?

Neste artigo vamos explorar o que é Retail Design, e como essa estratégia fundamental pode transformar a experiência de compra ao conectar marcas e clientes.

09 out 2024
7 min
22 jun 2024
12 min
10 ferramentas de IA para criar logos

Descubra o que é e como funciona uma plataforma que usa Inteligência Artificial para gerar logotipos

22 jun 2024
12 min