O que significa a cor azul na psicologia, marketing e design de interiores?
Aprenda o significado da cor azul, as emoções que ela suscita e como utilizar esses conceitos na área de marketing.
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A cor azul é uma presença constante no nosso dia a dia, por isso, não é de se estranhar que seja uma cor tão popular. De acordo com um estudo da Iconic Fox, 57% dos homens e 35% das mulheres consideram o azul sua cor favorita. Ela é agradável aos olhos e gera um efeito de calma. Os especialistas em marketing e design aproveitam a psicologia do azul em seu trabalho para passar uma boa impressão e atrair novos clientes.
O significado da cor azul na psicologia
A percepção de uma cor se baseia em emoções subjetivas e, dependendo da experiência pessoal e cultural, o impacto de cada cor pode ser distinto para diferentes pessoas. De modo geral, a cor azul costuma estar ligada a elementos da natureza como a água e o ar, estabelecendo associações positivas à paz e tranquilidade. Além disso, ela inspira sentimentos de amizade, lealdade, segurança e confiança. Graças às suas propriedades, o azul é muito utilizado em vários aspectos da vida cotidiana, como na moda ou decoração de interiores. Ele amplia visualmente um espaço e dá um ar de frescor. O azul é muito utilizado em lugares próximos à praia, criando essa conexão com a tonalidade do mar.
O azul claro é associado à saúde, compreensão e alívio, sendo, portanto, muito utilizado no design de interiores de locais como hospitais e farmácias. Também é utilizado em quartos por seu efeito tranquilizante. O azul ajuda a normalizar os hábitos de sono.
Os tons de azul ajudam você a se concentrar e ativar a mente, por isso é uma cor encontrada com frequência nos interiores de escritórios e escolas.
Na nossa percepção social, o azul é ligado à ideia de masculinidade e evoca sensações (cuja associação à masculinidade também é socialmente construída) de poder, confiança e estabilidade. Por isso, essa cor costuma ser bastante aplicada no campo profissional. Por exemplo, em muitos países os uniformes policiais costumam ser azul-escuros, demonstrando formalidade e seriedade. Pelo mesmo motivo, também é muito escolhido para roupas elegantes e formais.
Os tons de azul costumam ser aplicados no design corporativo de bancos, seguradoras, empresas farmacêuticas e meios de comunicação, entre outros, para transmitir segurança e credibilidade.
Tons de azul
Sendo uma das cores primárias do espectro, o azul pertence à gama de cores frias. Entre elas, podemos ressaltar as cores celeste, turquesa, índigo e violeta com suas respectivas matrizes. Abaixo, veremos em detalhes o que significa o azul em suas tonalidades mais comuns:
- Azul claro ou celeste: é visto como um símbolo de serenidade, proteção, calma, paz e confiança. Representa a amizade e simpatia.
- Azul marinho: é associado às ideias de compromisso, elegância e poder econômico.
- Azul escuro: é associado aos conceitos de verdade, estabilidade e seriedade. Por conta do seu caráter frio, também pode evocar sensações como insensibilidade, frigidez e isolamento.
- Azul turquesa: tem uma conotação de inspiração, tranquilidade e crescimento. Evoca a criatividade e o equilíbrio emocional.
Exemplos de usos no marketing
No marketing, as cores são utilizadas para influenciar o comportamento dos consumidores e, dessa forma, incentivar as vendas. Uma cor bem escolhida ajuda a criar uma imagem atraente e profissional, além de transmitir os valores da empresa. O azul é uma das cores mais populares no marketing, por ser neutro e não provocar sentimentos negativos. A seguir, analisaremos alguns exemplos de marcas que escolheram esta cor para sua logo e branding.
Por conta de suas características, o azul é considerado uma das melhores cores para representar produtos relacionados com higiene pessoal e limpeza do lar. A marca Comfort, que produz amaciantes, escolheu o azul em seu logo, para simbolizar a sensação de frescor e suavidade da roupa lavada, efeito que tanto apreciam seus consumidores.
Os aeroportos e linhas aéreas muitas vezes optam pelo azul nos seus designs por conta da sua semelhança com o tom do céu. Um exemplo é a Azul Linhas Aéreas, uma companhia aérea que conquistou a confiança da região onde atua. Seu logo azul celeste combinado ao uniforme azul escuro da sua equipe passam as sensações de tranquilidade e segurança aos passageiros ao longo da viagem.
O uso de tons de azul no setor bancário reflete um caráter mais formal e atitude profissional. O grupo BBVA é uma das maiores instituições financeiras do mundo, operando em vários países da Europa e América Latina. Sua imagem corporativa utilizando o azul escuro transmite credibilidade e estabilidade, alimentando a confiança e lealdade dos clientes.
O azul é associado à tecnologia e inovação, por isso é o preferido das startups e empresas de comunicação. Por exemplo, a operadora telefônica Tim, que utiliza a cor azul para passar a ideia de confiança a seus usuários.
Ainda que o azul não seja a melhor opção para o branding de alguns produtos alimentícios por ser considerado um supressor de apetite, ele é utilizado com sucesso em marcas de águas minerais, refrescos e bebidas energéticas. Por exemplo, a empresa produtora de sucos Prat’s tira proveito das características do azul para dar um toque refrescante aos seus produtos, prometendo um sabor rico e intenso.
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