Tiago Guimarães: um professor de inglês que quer se tornar ilustrador e designer gráfico

Conheça a história do estudante da EBAC que está em transição de carreira com o objetivo de atuar na área profissional que sempre sonhou
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine técnicas manuais e digitais de ilustração, explore diferentes gêneros e experimente seu estilo sob a orientação de renomados ilustradores. Crie um portfólio de projetos autorais para ganhar dinheiro e crescer profissionalmente na área.
Após voltar dos Estados Unidos, onde fez faculdade de História da Arte, Tiago Guimarães (33 anos) se tornou professor de inglês. Apesar de amar ser professor e atuar na área há mais de 12 anos, essa não é a profissão dos seus sonhos.
Para mudar esse cenário, este ano ele decidiu resgatar uma paixão de infância: a de desenhar. Mas ele não queria desenhar por hobby e, sim, profissionalmente. Por conta disso, Tiago se inscreveu nos cursos de Ilustração e Profissão: Designer Gráfico da EBAC.
Para saber mais sobre essa mudança, conversamos com Tiago, que nos contou sobre a sua vida profissional, do quanto está realizado com os cursos e quais os seus planos para o futuro.
Apesar de amar ser professor, Tiago sempre soube que a sua paixão era desenhar
“Depois que eu voltei dos Estados Unidos, onde fiz faculdade de História da Arte, fiquei meio sem saber o que faria profissionalmente. Comecei a dar aula de inglês, gostei e fiquei. Agora eu trabalho com aulas particulares no Brasil e no exterior.
Eu amo ser professor, mas esse nunca foi o meu sonho. A minha primeira paixão, desde pequeno, foi desenhar. O meu sonho era ser desenhista na Walt Disney. Mas eu fui crescendo e as coisas foram por outros caminhos.”
Tiago decidiu se profissionalizar em ilustração e design gráfico e está aprendendo a mexer nas ferramentas do zero
“Aos 33 anos, depois de ter feito muita coisa e de ter viajado bastante, eu decidi que iria fazer o que amava. Nos Estados Unidos, eu me apaixonei por muitos artistas e tive contato com diversas artes: museus, arquitetura, esculturas. Isso tudo me inspirou bastante na época.
De uns anos para cá, o desenho era como se fosse um hobby para mim. Eu sempre tive vontade de voltar a desenhar, então nos dias que eu estava mais livre, eu começava a fazer um desenho. Eu olhava tutoriais no YouTube, procurava alguém que já desenhava ou algum livro. Mas eu sentia que faltava técnica.
Eu também gosto muito de design gráfico. Gosto de lettering, tipos de fonte e de como as imagens são colocadas nas composições. Sempre tive vontade de trabalhar com Photoshop, já até tinha mexido na ferramenta, mas não a dominava.
Como tudo isso me atrai, eu decidi fazer os cursos este ano. Eu estou aprendendo tudo praticamente do zero. Hoje eu já faço um monte de coisas que antes eu ficava impressionado quando eu via alguém fazendo.”
Ensino on-line, site da EBAC e currículos dos professores chamaram atenção de Tiago
“O Google me ajudou a encontrar a EBAC. Fiquei olhando o site por vários meses, vendo os cursos, e eu achava tudo muito bacana. A aparência do site e o currículo dos professores chamaram atenção. Demorou um pouco para decidir, mas acabou dando certo. Eu me inscrevi primeiro para o de design gráfico. Depois que vi a propaganda do curso de Ilustrador, resolvi fazê-lo também. Os dois cursos acabam se completando.”
Ao estudar o que se ama, o sentimento é de realização
“Esse processo está sendo uma das coisas mais gratificantes para mim. Estou vestindo a camisa da EBAC, porque eu estou muito satisfeito. Até a minha autoestima melhorou muito só por eu estar fazendo algo que eu realmente amo e que é de qualidade.
Eu estou muito realizado. Eu queria há muito tempo fazer isso, só que com a rotina do dia a dia, a gente vai postergando, deixando para depois o que a gente ama e acaba focando só no que vai dar dinheiro para pagar as contas.
Mas quando você vai ficando mais velho, começa a pensar se vale a pena gastar tempo e passar a vida fazendo essas coisas. Por isso eu decidi fazer o que eu amo. E eu tenho certeza que um ilustrador ou um designer gráfico que corre atrás dos seus objetivos vive bem, com sucesso financeiro e profissional.”
Mudar de carreira e atuar em empresas internacionais estão nos planos
“Hoje eu sou autônomo. Tenho a minha empresa e os meus alunos que dou aulas particulares de inglês. Eu também faço faculdade de artes visuais para complementar. O meu desejo é, depois de terminar os cursos, tentar fazer algum trabalho nessas áreas.
Eu não vou deixar totalmente o meu trabalho como professor, que eu gosto e me dá um dinheiro bom, mas quero também começar a fazer algo na área de design gráfico e ilustração para pegar experiência. Depois, quando eu já estiver com alguma bagagem profissional, eu quero tentar algo mais sério. Um dos objetivos que eu tenho é alcançar um trabalho internacional e oferecer esses serviços para empresas de fora do Brasil.
Além disso, como eu trabalho de casa há quatro anos e já estou acostumado com essa rotina, tenho certeza que com essas duas profissões eu vou poder continuar com esse estilo de vida que eu prezo muito.”


Ilustração
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine técnicas manuais e digitais de ilustração, explore diferentes gêneros e experimente seu estilo sob a orientação de renomados ilustradores. Crie um portfólio de projetos autorais para ganhar dinheiro e crescer profissionalmente na área.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!