Domine os princípios do game design (conceito, narrativa, planos, 2D e 3D) e da programação Unity para se tornar um desenvolvedor completo com as mesmas tecnologias que deram vida a Angry Birds, Call of Duty e tanto outros jogos. Crie seus próprios games com cenários, sons e efeitos visuais incríveis para ampliar suas oportunidades de carreira.

Profissão

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Game Designer e Desenvolvedor Unity

Gradiente
Comece a estudar agora pagando 10% de entrada. A próxima parcela é só daqui a seis meses.
50% de desconto até 29 de novembro
Para enriquecer o seu portfólio profissional
3 jogos + 2 projetos
Consultoria especializada e assessoria em emprego
Centro de Carreiras
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Prática e mentoria
3 cursos em 15 meses com mais de 80 horas de aula
Formação completa
Logo Unity
Fácil de aprender
A plataforma mais popular para desenvolvimento de jogos
Compatível com jogos Mobile, PC, PlayStation e Xbox

Games: o setor que mais cresce no mundo do entretenimento

posição do Brasil no ranking dos maiores países no mercado de games e líder entre os latino-americanos
ponto
13º lugar
projeção da receita que o mercado de games no Brasil deve atingir em 2021
ponto
US$ 2,3 bilhões
crescimento do mercado de jogos no Brasil de 2019 a 2020
ponto
140%
de criação no Brasil cheios de oportunidades (e ótimos salários) em que você pode trabalhar
ponto
+ 375 estúdios
*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo
Para Desenvolvedor de Games
R$ 6.000/mês

Salário médio inicial

Podendo chegar a até R$ 18.000* de acordo com região, carga horária e nível de experiência

Jogos famosos feitos no Unity

O Unity é um dos principais motores (engine) para desenvolvimento de jogos do mercado e possui uma vasta lista de games que conquistaram o coração dos gamers no mundo todo
Genshin Impact
Rust
Monument Valley
Escape from Tarkov
Genshin Impact
Rust
Monument Valley
Escape from Tarkov
Battletoads
Pokemon GO
Hearthstone
Valheim
Call of Duty: Mobile
Fall Guys
Cuphead
Ori
Call of Duty: Mobile
Fall Guys
Cuphead
Ori

Para quem este curso é indicado

Ideal para quem quer dominar o Unity e os princípios do Game Design no desenvolvimento de projetos incríveis.
Aprenda o essencial na criação, programação e desenvolvimento de jogos em uma das plataformas mais populares do mundo. Desbrave os recursos básicos para construir jogos multiplataforma e criar seu portfólio com 3 games para ingressar no mercado de trabalho.
Designers que queiram migrar para o desenvolvimento de games
Descubra como transformar suas ideias e habilidades visuais em jogos multiplataforma 2D e 3D com C# e os recursos usados nos jogos mais famosos do mundo. Execute projetos complexos e qualifique-se para bilhar em um dos mercados que mais crescem no mundo.
Qualquer pessoa que queira desenvolver jogos
Conheça os recursos 2D e 3D necessários para a programação de jogos multiplataforma e domine as principais funcionalidades do Unity. Aprenda a trabalhar com animações, texturas e materiais para ingressar neste mercado em empresas renomadas.
Programadores que desejam ingressar na área de games
Aprenda a linguagem de programação C#, conecte e gerencie cenas, objetos, eventos e gatilhos no desenvolvimento de games
Planeje e crie narrativas de jogos completas, padrões, histórias, perfis de personagens e habilidades. Construa conceitos de mapa e seus enredos
Crie itens colecionáveis, diferentes tipos de armas interativas, poderes com diferentes skins e inimigos
Conheça cada etapa do desenvolvimento de jogos utilizando os recursos do Unity. Use diferentes plug-ins para as preferências do usuário, progresso de jogos, efeitos especiais e plataformas de uso
Programação C#
Domínio do Unity
Incremento de jogo
Conceito e Storytelling
Crie modelos, cenas e texturas 2D e 3D para desenvolver jogos interativos e de diferentes complexidades
Importe modelos e texturas 2D e 3D do Unity Asset Store, adicione animações e implemente efeitos visuais em objetos e cenas
Efeitos visuais e sonoros
Jogos 2D e 3D
certificado
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
5 projetos para seu portfólio
1.
Game Design Document (GDD)
2.
Cenário 3D
3.
Jogo de plataforma 2D
4.
Jogo hipercasual
5.
Jogo de aventura

Nossos professores

Sandro Morishita
Sandro possui mais de 10 anos de experiência como Game Designer e já passou por diversas produtoras do mercado de games, como Ubisoft, Glu mobile, Dreams on Demand, Aplay Studios. Você certamente já jogou algum game produzido por ele. Sandro trabalhou em projetos para diversas plataformas, como “Michael Jackson: The Experience (DS e PSP)”, Tim Burton (VR), Vigilante Ranger (VR), Tiny Force (iOS e Android), Tiny Force Deluxe (PC), entre outros.
Daniel Rivers
Daniel atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory, que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia.
Rafael Ferrari
Com mais de 14 anos de experiência no mercado de jogos, Rafael Ferrari já trabalhou em empresas como Skyzone, Glu Mobile e Black River Studios/Samsung, onde foi pioneiro no desenvolvimento de jogos de Realidade Virtual. É cofundador e CEO da Skullfish Studios, empresa focada no desenvolvimento de jogos de alta qualidade para PC, consoles e dispositivos móveis.
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Program Manager na Kokku
Artista 3D
CEO da Skullfish Studios
As videoaulas são separadas por 78 módulos para facilitar o aprendizado.
O aluno assiste quando e onde quiser - e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.

Programa do curso

Curso 1
Game Designer

Parte 1 - Introdução ao mercado de jogos
Uma imersão no universo dos Games, passando por dados de jogadores no Brasil e no mundo, oportunidades de mercado, as maiores empresas, produções independentes, os principais eventos de games do país e muito mais.

  • Introdução ao Game Design
  • Visão geral do projeto e do produto
  • Público-alvo e plataformas
Parte 2 - Produção
Compreenda o desenvolvimento do jogo e o ciclo de lançamento.

  • Pré-Alfa, Protótipo e Feedbacks
  • Desenvolvimento e Balanceamento da versão Alpha
  • Versão Beta: do início ao fim
  • Polimento e versão final do Jogo
Parte 3 - Jogabilidade e mecânica
Aprenda sobre a estrutura de um jogo passando, ponto a ponto, por todas as fases do jogo, tais como: desafios, recompensas, regras, personagens, motivação do jogador, fluxo do jogo, controles do sistema, mecanismos do jogo e prototipagem.

  • OCR e 3Cs
  • Regras e Diretrizes
  • Fluxo
  • Sistema e protótipo
  • Mecânica
Parte 4 - Design de níveis e narrativa
Passe por todos os níveis de design necessários para a produção de um jogo, incluindo o design aplicado aos níveis de dificuldade, progressão do jogo, pontuação, entre outros.
Aprenda a usar a narrativa com foco na jogabilidade, além do conceito de arte aplicado a jogos e animações.

  • Nível tutorial
  • Power-ups
  • Níveis de dificuldade
  • Equilíbrio
  • História e Narrativa
  • Conceito de arte
Parte 5 - UX, IU e programação
Aplique os conceitos de UX e UI para planejar telas do jogo, menu, sistema visual, status do jogo e o que for necessário para que o jogador tenha a melhor experiência, incluindo trilha e efeitos sonoros. Entenda como essas informações são aplicadas à programação, com dicas de engenharia de jogos e especificações técnicas, bem como testes, tutoriais e correção de erros.

  • UI / UX
  • Programação
  • Música e SFXs (efeitos sonoros)
Parte 6 - Garantia de Qualidade
Entenda as responsabilidades do Game Designer na organização de uma série de informações que serão compartilhadas, via Game Design Document (GDD), com outras áreas do estúdio.

  • Teste de jogo
  • Correções de bugs
  • Polimento
  • Tutorial
Parte 7 - Softskills
Para que o projeto seja executado corretamente, é importante trabalhar as competências que você aprenderá neste módulo: liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, resiliência, como trabalhar com prazos apertados, dar e receber feedbacks.

  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Flexibilidade
Parte 8 - Projeto Autoral
É chegado o momento de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores para realizar seu trabalho final, criando o seu próprio Game Design Document (GDD).

  • Criação de seu próprio GDD
  • Apresentando seu trabalho

Curso 2
Desenvolvedor Unity

Parte 1 - Introdução ao Unity
Configure seu ambiente Unity, funções centrais, classes e plug-ins, como sistemas de entrada do usuário, preferências do jogador e DOTween, baixar ativos, modelos e criar objetos primitivos.

  • Configurando o ambiente de modelagem
  • Baixando ativos
  • Trabalhando com materiais primitivos e luzes
  • Objetos de jogo e Prefabs
  • Criação de objetos básicos para modelagem
  • Sistema de entrada do usuário e preferências do jogador
  • Animações dinâmicas com DOTween

Atividades: Configure recursos e plug-ins básicos do Unity e crie itens primitivos.
Parte 2 - Desenvolvimento C# para jogos
Aprenda a codificar jogos e, C# para criar, recursos especiais de otimização, receber entradas do teclado dos usuários, classes e polimorfismo, gerenciar estados, criar animações, eventos, física e modelos.

  • Métodos C# para desenvolvimento Unity
  • Editando variáveis C# visualmente com o inspetor Unity
  • Receber entradas do teclado para gerenciar eventos
  • Classes, interfaces, herança e namespaces
  • Condicionais, loops e caso de switch
  • Gestão de estados e eventos
  • Otimizando o processamento do jogo com objetos pooling e scriptable
  • Física, gatilhos e aceleradores.

Atividades: Pratique exercícios de sintaxe C#, usando o C# para gerenciamento de eventos, física e gatilho, manipulação de classes e polimorfismos.
Parte 3 - Unity UI Components
Trabalhe com layouts do Unity, crie e manipule componentes visuais e interativos, trabalhe com grades e máscaras e integre animações.

  • Espaço de trabalho de componentes + layouts do Unity
  • Criação de componentes visuais e interativos
  • Autolayout e integração de animação
  • Grades e máscaras

Atividades: Crie um botão, adicione e modifique diferentes estados nele.
Parte 4 - Desenvolvimento colaborativo com Unity Collab e Github
Aprenda a importância de trabalhar com ferramentas de colaboração como Unity Collab e Git para acompanhar as atualizações do projeto de forma centralizada e trabalhar em equipe.

  • Introdução ao Collab Unity
  • Armazenamento e recuperação de projetos e atualizações
  • Conflitos comuns e suas soluções
  • Gerenciando arquivos grandes
  • Realizando commits e pulls no Git
  • Trabalhando com branches do GIT

Atividades: Crie repositórios e armazene lá seu primeiro jogo.
Parte 5 -Desenvolvendo um jogo de plataforma 2D completo, como o Super Mario
Crie e publique um jogo de plataforma 2D completo com inimigos interativos, itens colecionáveis, vidas, mortes e renascimentos, diferentes skins, menus, som ambiente, efeitos sonoros e visuais.

  • Criar um conceito de jogo, preparar e organizar a produção
  • Criar menus e interface de jogo
  • Criar um gerenciador de jogo
  • Criar os primeiros movimentos e recursos da câmera
  • Adicionar vida, morte e renascimento
  • Criar inimigos interativos
  • Criar itens colecionáveis
  • Animar, revelar objetos e criar estados
  • Implementar animações no fluxo do jogo
  • Configurar personagens e preferências do jogador
  • Adicionar efeitos visuais e sonoros
  • Pesquisar o seu próprio jogo e apresentá-lo

Atividade: Planeje, organize, crie e dê um toque pessoal a um Super Mario como um jogo de plataforma 2D antes de publicá-lo.
Parte 6 - Projeto - Desenvolvendo um jogo hipercasual completo
Planeje, organize e crie seu próprio jogo hipercasual com diferentes níveis, cenas aleatórias, itens colecionáveis com diferentes funções e power-ups, animações, feedback e efeitos visuais 3D.

  • Introdução aos jogos hipercasuais
  • Organizar um jogo para produção
  • Receber entradas de dispositivos móveis
  • Criar objetos colecionáveis e obstáculos
  • Adicionar diferentes power-ups
  • Integrar personagens e animações 3D
  • Adicionar gerenciador de animação
  • Ajustar recursos de animação
  • Criar cenários interativos com objetos e temas aleatórios
  • Gerar diferentes níveis de jogo
  • Feedbacks com Lerp e Tweens
  • Criar e integrar efeitos visuais 3D

Tarefas: Planeje, organize, crie e dê um toque pessoal a um jogo hipercasual para celular antes de publicá-lo.
Parte 7 - Publicação de um jogo nas lojas
Aprenda a organizar preferências e arquivos do jogador para publicar seu jogo mobile em uma loja virtual.

  • Trabalho com extensões
  • Preferências do jogador
  • Vídeos e fotos com o Unity Recorder
  • Adicionando menus

Atividades: Publique seu jogo para celular em uma loja online.
Parte 8 - Projeto - Desenvolvendo um jogo de aventura completo
Planeje, crie e publique um jogo de aventura 3D completo, com diferentes armas, tipos de inimigos e chefes, itens coletados de objetos destruíveis e baús, skins que criam diferentes power-ups, efeitos de câmera, efeitos visuais e sonoros para objetos e muito mais.

  • Conceito do jogo e organização do projeto
  • Implementar a State Machine
  • Usar State Machine como o gerenciador do jogo
  • Desenvolver e integrar personagens 3D
  • Criar e integrar armas
  • Criar inimigos interativos
  • Gerar diferentes tipos de inimigos
  • Criar pontos de controle, renascimento, vida e morte do herói
  • Manusear efeitos de câmera e efeitos de pós-processamento
  • Criar inventário e itens colecionáveis 3D com base em eventos
  • Implementar um gerenciador de tecidos
  • Adicionar efeitos visuais a personagens, objetos e ambientes
  • Criar um sistema de jogo para salvar/carregar
  • Criar um gerenciador de som e gerenciador de piscina

Atividades: Planeje, organize, crie e dê um toque pessoal a um jogo de aventura 3D completo antes de publicá-lo.

Curso 3 (Bônus)
Modelagem 3D do Zero

Parte 1 - Fundamentos da modelagem 3D
Você vai mergulhar no universo tridimensional com exercícios focados em modelagens de peças 3Ds básicas de baixa e média complexidade. Desde o início, pratique com a modelagem poligonal de objetos inorgânicos.

  • Noções básicas de modelagem 3D
  • Modelagem de objeto 3D
  • Toques finais de modelagem
  • Introdução aos UVs
  • Desembrulhando o modelo
  • Conjuntos UVs
Software: Blender

Atividades: Pratique a modelagem poligonal de diversos objetos básicos e simples, sua blocagem e finalização, além da abertura de malha com a técnica de projeção e pelting. Separe e organize os layouts de UVs por materiais.
Parte 2 - Mapas e texturas
Conheça diferentes técnicas para realizar a texturização de peças e escolha a melhor opção de acordo com cada necessidade, como cores, brilhos, reflexos e sombras, entre outras.

  • Mapas e Texturas
  • Pintura de textura
  • Canais e mapas compactados
  • Exportação de mapas organizados por material
Software: Substance Painter

Atividades: Faça a pintura de mapa por mapa em cada material, aplicando brilhos, cores, reflexos e outros. Pratique também a exportação e separação de mapas por massas.
Parte 3 - Configuração de cena
Aprenda o essencial para preparar uma cena e tirar fotos profissionais do modelo, considerando cenário, iluminação e outros parâmetros técnicos.

  • Configuração de renderização
  • Iluminação
Software: Marmoset Toolbag

Atividades: Administre os arquivos 3D para importação em cena para renderizar com estudos de composição. Aplique luzes em locais e ângulos adequados.

Parte 4 - Finalização
Saiba como finalizar sua modelagem 3D utilizando uma ferramenta de renderização, com tratamento específico e realista da peça, incluindo efeitos de câmera e fotografia.

  • Renderização, câmera e fotos
  • Renderização de detalhamento
Software: Marmoset Toolbag e Photoshop

Atividades: Pratique a criação de câmeras, o estudo de enquadramentos, a personalização de fundos e a renderização. Manipule imagens para a melhorar a apresentação pública do processo de trabalho.
Parte 5 - Portfólio
Aprenda a gerar imagens de progresso do seu trabalho para tornar o seu portfólio mais atraente para o mercado.

  • Introdução à plataforma do ArtStation
  • Upload das imagens do projeto, edição de legenda e thumbs

Atividade: Crie seu portfólio no ArtStation.
Crie seus próprios jogos e trabalhe com o que você ama em um mercado promissor. Conheça alguns projetos do professor e inspire-se:

Seus projetos podem ser assim

Seu currículo no futuro

R$ 6.000,00/mes*
Salário mensal:
Habilidades
Seu nome
Game designer e desenvolvedor Unity
*Ref. Glassdoor.com.br para a região de São Paulo
certificado
Certificado pela EBAC
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Expertise em documentos de Game Design
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Gerenciamento de equipe
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Pensamento criativo com foco em UX
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Programação C#
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Desenvolvimento de jogos multiplataforma
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Conhecimento de APIs Unity
Trabalho com texturas, cenas e modelos 2D e 3D
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Programação da lógica de jogo
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Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis
1 mês de curso de inglês
Grátis
Logotipo English First

Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na preparação do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn
ponto
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação
ponto
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais
ponto
Casos de projetos finais preparados por empresas reais
ponto

Renato Costa

Head do Centro de Carreiras

"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"

Início:
Restam:
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11 vagas
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Investimento

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Comece a estudar agora pagando 10% de entrada. A próxima parcela é só daqui a seis meses*
*Inscreva-se e consulte condições.
50% de desconto até 29 de novembro
Entrada: R$ 230,93. Valor total em 24x: R$ 4.151,47. O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF dependendo do meio de pagamento e data de contratação escolhidos.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+25 000
+40

Perguntas frequentes

Por que eu deveria fazer este curso?
O mercado de games está em constante crescimento e adquirir conhecimento em Unity vai te preparar para ingressar na área de games em grandes corporações.
Eu nunca trabalhei com desenvolvimento de jogos, vou conseguir acompanhar as aulas?
Claro! O curso foi desenvolvido para iniciantes e profissionais sem experiência em programação. Se você já conhece o básico da codificação, você pode atualizar e aprimorar seus conhecimentos. Caso contrário, nós te ensinaremos o essencial para ingressar na carreira como desenvolvedor Unity.
Quais programas eu devo baixar?
As atividades são realizadas no Unity e você pode baixar a última versão gratuitamente no site oficial da Unity 3D.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 80 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis por tempo ilimitado na plataforma para acessar quando e onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos daqui algum tempo, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. A EBAC verificará as tarefas e fornecerá feedbacks por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso, mas os conteúdos continuarão disponíveis para você relembrar quando quiser.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.