Game Designer & Desenvolvedor Unreal

Torne-se um desenvolvedor de jogos completo usando o Unreal Engine, o motor de jogos da Epic Games. Domine o processo criativo e a programação, crie desde o conceito até o design de seus games em 2D e 3D. Ao fim, você terá desenvolvido 3 jogos que serão seu diferencial no mercado
Formação completa
3 cursos em 15 meses com mais de 80 horas de aula
Prática e mentoria
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Centro de Carreiras
Consultoria especializada e assessoria em emprego
2 projetos + 3 jogos
Para enriquecer o seu portfólio profissional

Profissão

-40%
para os primeiros 20 alunos
Promo Sticker
Gradiente
Comece a estudar agora pagando 10% de entrada. A próxima parcela é só daqui a seis meses.
Logotipo Unreal Engine
Fácil de aprender
ponto
Plataforma para desenvolvimento de jogos 2D e 3D
ponto
Compatível com jogos Mobile, PC, PlayStation, Xbox e Realidade Virtual
ponto
Pessoas

Games: o setor que mais cresce no mundo do entretenimento

13º lugar
Posição do Brasil no ranking dos maiores países no mercado de games e líder entre os latino-americanos
US$ 2,3 bilhões
Projeção da receita que o mercado de games no Brasil deve atingir em 2021
controle
dólar
140%
Crescimento do mercado de jogos no Brasil de 2019 a 2020
+ 375 estúdios
De criação no Brasil cheios de oportunidades (e ótimos salários) em que você pode trabalhar
Foguete
facas
*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo
Para um Desenvolvedor de Games
R$ 6.000/mês

Salário médio mensal*

Podendo chegar a até R$ 13.840* para profissionais seniores

Jogos famosos feitos no Unreal Engine

O Unreal é um dos principais motores (engine) para desenvolvimento de jogos do mercado e possui uma vasta lista de games que conquistaram o coração dos gamers no mundo todo
Fortnite
Days Gone
Mortal Kombat 11
S.T.A.L.K.E.R. 2
Fortnite
Days Gone
Mortal Kombat 11
S.T.A.L.K.E.R. 2
Mass Effect
Valorant
Borderlands
Sea of Thieves
Batman: Arkham
Gears of War
Deus Ex
Bioshock
Batman: Arkham
Gears of War
Deus Ex
Bioshock

Para quem este curso é indicado

Ideal para quem quer dominar o Unreal Engine e os princípios do Game Design no desenvolvimento de projetos incríveis
Para quem ama games e quer desenvolvê-los
Programadores que visam a área de games
Designers e artistas visuais que desejam migrar para o desenvolvimento de jogos
Aprenda todas as habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor de jogos completo, mesmo sem qualquer experiência na área. Desenvolva 3 games ao longo do curso e conquiste bons trabalhos em um mercado que não para de crescer
Aprofunde seus conhecimentos em narrativa de jogos e planos de negócios, trabalhe com modelos 2D e 3D e construa seus próprios games com a tecnologia de alguns dos melhores jogos de todos os tempos. Receba feedbacks de profissionais bem-sucedidos e dê um salto na sua carreira
Amplie suas habilidades no desenvolvimento de jogos com os mecanismos mais utilizados e linguagem C++. No final do curso, você dominará estes processos e será capaz de executar projetos autorais complexos ou trabalhar em estúdios, inclusive em cargos de liderança
Planeje e crie narrativas de jogo completas, padrões, personagens e histórias. Construa conceitos de mapa e seu enredo
Crie itens colecionáveis, diferentes tipos de armas interativas, poderes especiais e inimigo
Crie modelos, cenas e texturas 2D e 3D para desenvolver jogos interativos e de diferentes complexidades
Use diferentes plug-ins deste motor para tornar o jogo mais realista, focar nas preferências do usuário, integrar seu trabalho e obter o melhor desempenho em diversas plataformas
Processo criativo
Domínio do Unreal Engine
Games 2D e 3D
Incremento de jogo
Aprenda a linguagem de programação C++ e use blueprints para conectar e gerenciar cenas, objetos, eventos e gatilhos no desenvolvimento de games
Crie efeitos visuais e sonoros para dar mais dinamismo em objetos e cenas
Efeitos visuais e sonoros
Programação C++
certificado
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
5 projetos para seu portfólio
1.
Game Design Document (GDD)
2.
Cenário 3D
3.
2 jogos de plataforma estilo Super Mario
4.
1 jogo de aventura estilo Metal Gear

Nossos professores

Sandro Morishita
Sandro possui mais de 10 anos de experiência como Game Designer e já passou por diversas produtoras do mercado de games, como Ubisoft, Glu mobile, Dreams on Demand, Aplay Studios. Você certamente já jogou algum game produzido por ele. Sandro trabalhou em projetos para diversas plataformas, como “Michael Jackson: The Experience (DS e PSP)”, Tim Burton (VR), Vigilante Ranger (VR), Tiny Force (iOS e Android), Tiny Force Deluxe (PC), entre outros.
Daniel Rivers
Daniel atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory, que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia.
Rafael Lima
Rafael é programador e Game Designer do SHINY, um jogo lançado para PlayStation, XBox e PC, que foi premiado como melhor jogo brasileiro pela IGN, na BGS de 2016, e também ganhou o Dev Award, da ID@XBOX 2016. É cofundador do Garage227 Studios, uma empresa de desenvolvimento de jogos que presta serviços em diversas áreas desse segmento.
Logotipo Kokku
Logotipo
Logotipo Ubisoft
Logotipo glu
Logotipo glu
Logotipo
Logotipo glu
Logotipo
Program Manager na Kokku
Artista 3D
Programador na Webcore Games
Logotipo Netflix
Logotipo
Logotipo
Logotipo
As videoaulas são separadas por 78 módulos para facilitar o aprendizado.
O aluno assiste quando e onde quiser - e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.

Programa do curso

Curso 1
Game Designer

1. Introdução ao mercado de jogos
Uma imersão no universo dos Games, passando por dados de jogadores no Brasil e no mundo, oportunidades de mercado, as maiores empresas, produções independentes, os principais eventos de games do país e muito mais.

* Introdução ao Game Design
* Visão geral do projeto e do produto
* Público-alvo e plataformas
2. Produção
Compreenda o desenvolvimento do jogo e o ciclo de lançamento.

* Pré-Alfa, Protótipo e Feedbacks
* Desenvolvimento e Balanceamento da versão Alpha
* Versão Beta: do início ao fim
* Polimento e versão final do Jogo
3. Jogabilidade e mecânica
Aprenda sobre a estrutura de um jogo passando, ponto a ponto, por todas as fases do jogo, tais como: desafios, recompensas, regras, personagens, motivação do jogador, fluxo do jogo, controles do sistema, mecanismos do jogo e prototipagem.

* OCR e 3Cs
* Regras e Diretrizes
* Fluxo
* Sistema e protótipo
* Mecânica
4. Design de níveis e narrativa
Passe por todos os níveis de design necessários para a produção de um jogo, incluindo o design aplicado aos níveis de dificuldade, progressão do jogo, pontuação, entre outros.

Aprenda a usar a narrativa com foco na jogabilidade, além do conceito de arte aplicado a jogos e animações.

* Nível tutorial
* Power-ups
* Níveis de dificuldade
* Equilíbrio
* História e Narrativa
* Conceito de arte
5. UX, IU e programação
Aplique os conceitos de UX e UI para planejar telas do jogo, menu, sistema visual, status do jogo e o que for necessário para que o jogador tenha a melhor experiência, incluindo trilha e efeitos sonoros. Entenda como essas informações são aplicadas à programação, com dicas de engenharia de jogos e especificações técnicas, bem como testes, tutoriais e correção de erros.

* UX/UI
* Programação
* Música e SFXs (efeitos sonoros)
6. Garantia de Qualidade
Entenda as responsabilidades do Game Designer na organização de uma série de informações que serão compartilhadas, via Game Design Document (GDD), com outras áreas do estúdio.

* Teste de jogo
* Correções de bugs
* Polimento de jogos
* Tutorial
7. Softskills
Para que o projeto seja executado corretamente, é importante trabalhar as competências que você aprenderá neste módulo: liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, resiliência, como trabalhar com prazos apertados, dar e receber feedbacks.

* Liderança
* Trabalho em equipe
* Flexibilidade
8. Projeto Autoral
É chegado o momento de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores para realizar seu trabalho final, criando o seu próprio Game Design Document (GDD).

*Criação de seu próprio GDD
*Apresentando seu trabalho

Curso 2
Desenvolvedor Unreal Engine

1. Introdução ao Unreal Engine
Entre de cabeça no mercado e veja como este curso pode render boas oportunidades. Aprenda a trabalhar com o Unreal Engine, navegue no espaço de trabalho, crie componentes, organize e use recursos e bibliotecas de ativos.

* Introdução ao Unreal Engine
* Mercado de trabalho: comercializar e conseguir um emprego
* Criação e navegação por cenas
* Principais componentes e organização
* Criação de componentes básicos
* Bibliotecas para ativos e modelos

Atividades: Organize sua área de trabalho e importe ativos.
2. Projeto Batalha espacial
Aqui você fará um 1º projeto para criar um jogo de batalha espacial. Aprenda a modelar, animar e programar modelos, criar interfaces e HUD para danos, resistência e pontuação. Crie e integre diferentes gatilhos, eventos e classes para diferentes objetos na cena.

* Box cinza: modelagem 3D, texturas, materiais e ferramentas de modelagem avançadas
* Programação Visual: Conceitos Gerais, Programação Blueprint e C ++, Hierarquia, Curvas de dados, Structs, enums
* HUD e Interface: ferramentas de design de interface, widgets 3D, exibição de saúde e pontuação
* Entradas do controlador: receba e programe a entrada do usuário

Atividades: No jogo, crie a primeira cena com Geometria, programe um item colecionável, um ativo interativo e a jogabilidade central do seu jogo. Construa a interface do seu game.
3. Projeto Jogo de plataforma 2D
Crie um jogo de plataforma 2D no estilo Mario Bros. Aprenda a fazer alterações em seu mecanismo Unreal, gerenciar áudio e gerar sons de fundo de cena aleatórios. Para personagens 2D, crie e programe sprites a partir de imagens externas. Trabalhe edição, utilitários de widget para modificar cenas e arquivos, utilitário de ator e plantas de utilitários.

* Áudio em jogos: introdução ao áudio, sinal de som e seus módulos, criação de parâmetros, problemas comuns de áudio e soluções
* Controle de áudio: corrente de áudio, mix de áudio, controladores
* Construindo jogos: diferentes maneiras de construir um jogo, etapas de construção, automação de construção, gerenciador de inicialização, patch e preparação de DLCs
* Papel 2D: Interface e Conceitos, Colisão de Sprites, Animação de Sprites, Programando Personagens com Sprites

Atividades: Organize e edite cenários, troque e gerencie trilha sonora, gerencie ambiente e crie animação para desenvolver um jogo simples executável de forma interativa.

Curso 3 (Bônus)
Modelagem 3D do Zero

1. Fundamentos da modelagem 3D
Você vai mergulhar no universo tridimensional com exercícios focados em modelagens de peças 3Ds básicas de baixa e média complexidade. Desde o início, pratique com a modelagem poligonal de objetos inorgânicos.

* Noções básicas de modelagem 3D
* Modelagem de objeto 3D
* Toques finais de modelagem
* Introdução aos UVs
* Desembrulhando o modelo
* Conjuntos UVs

Software: Blender

Atividades: Pratique a modelagem poligonal de diversos objetos básicos e simples, sua blocagem e finalização, além da abertura de malha com a técnica de projeção e pelting. Separe e organize os layouts de UVs por materiais.
2. Mapas e texturas
Conheça diferentes técnicas para realizar a texturização de peças e escolha a melhor opção de acordo com cada necessidade, como cores, brilhos, reflexos e sombras, entre outras.

* Mapas e Texturas
* Pintura de textura
* Canais e mapas compactados
* Exportação de mapas organizados por material

Software: Substance Painter

Atividades: Faça a pintura de mapa por mapa em cada material, aplicando brilhos, cores, reflexos e outros. Pratique também a exportação e separação de mapas por massas.
3. Configuração de cena
Aprenda o essencial para preparar uma cena e tirar fotos profissionais do modelo, considerando cenário, iluminação e outros parâmetros técnicos.

* Configuração de renderização
* Iluminação

Software: Marmoset Toolbag

Atividades: Administre os arquivos 3D para importação em cena para renderizar com estudos de composição. Aplique luzes em locais e ângulos adequados.
4. Finalização
Saiba como finalizar sua modelagem 3D utilizando uma ferramenta de renderização, com tratamento específico e realista da peça, incluindo efeitos de câmera e fotografia.

* Renderização, câmera e fotos
* Renderização de detalhamento

Softwares: Marmoset Toolbag e Photoshop

Atividades: Pratique a criação de câmeras, o estudo de enquadramentos, a personalização de fundos e a renderização. Manipule imagens para a melhorar a apresentação pública do processo de trabalho.
5. Portfólio
Aprenda a gerar imagens de progresso do seu trabalho para tornar o seu portfólio mais atraente para o mercado.

* Introdução à plataforma do ArtStation
* Upload das imagens do projeto, edição de legenda e thumbs

Atividade: Crie seu portfólio no ArtStation.
Crie seus próprios jogos e trabalhe com o que você ama em um mercado promissor.
Conheça alguns projetos dos professores e inspire-se:

Seus projetos podem ser assim

Seu currículo no futuro

R$ 6.000/mes*
Salário mensal:
Habilidades
Seu nome
Game designer e desenvolvedor Unreal
*Ref. Glassdoor.com para a grande São Paulo
certificado
Certificado pela EBAC
ponto
Expert em Game Design Document
ponto
Gerenciamento de equipe
ponto
Pensamento criativo com foco em experiência do usuário
ponto
Criação de jogos para diversas plataformas
ponto
UE: Atores, mundo, superfície, controladores, malhas
ponto
Programação C++. Lógica de códigos de jogo
Blueprints para programação (visual) de games completos
ponto
Domínio de mecanismo de jogo
ponto
Animação para games
ponto
Criação de jogos multijogador
ponto
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide e conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis

1 mês de curso de inglês

Grátis
Logotipo English First

Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na preparação do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn
ponto
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação
ponto
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais
ponto
Casos de projetos finais preparados por empresas reais
ponto

Ekaterina Lukianova

Head do Centro de Carreiras

"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"

Início:
Restam:
23 de agosto
11 vagas
Faça sua inscrição para o curso

Investimento

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Parcele no boleto. Até 24x de
R$ 182,67
Comece a estudar agora pagando 10% de entrada. A próxima parcela é só daqui a seis meses*
*Inscreva-se e consulte condições.
Entrada: R$ 395,90. Valor total em 24x: R$ 4.779,98. O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF dependendo do meio de pagamento e data de contratação escolhidos.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+15 000
+40

Perguntas frequentes

Por que eu deveria fazer este curso?
O Unreal Engine é uma plataforma para desenvolver projetos interativos para seus jogos de forma simples e com qualidade profissional. Além disso, o mercado de games está em constante crescimento e adquirir conhecimento em Unreal Engine vai te preparar para ingressar em estúdios e grandes empresas do setor.
Eu jogo, mas nunca trabalhei com criação de games, vou conseguir acompanhar as aulas?
Claro! O curso foi desenvolvido para iniciantes e profissionais sem experiência. Nós te ensinaremos o essencial para ingressar na carreira.
Quais programas eu devo baixar?
As atividades são realizadas no Unreal Engine e você pode baixar gratuitamente no site oficial da plataforma. Além disso, você precisa ter o Microsoft Visual Studio e o Git instalados. Recomendamos que você utilize sempre a última versão de cada um deles, pois é a mais atualizada.
Quais requisitos técnicos meu computador precisar ter?
Para melhor desempenho durante o curso, recomendamos que o seu computador tenha algumas configurações mínimas. São elas:
Processador - Quad-core Intel or AMD, 2.5 GHz
Sistema operacional - Windows 7 ou Windows 10 64-bit
Memória - 4 GB RAM
Placa de vídeo/Versão DirectX - DirectX 11 ou DirectX 12
DirectX Runtime - DirectX End-User Runtimes (versão Junho 2010)
Como posso ganhar dinheiro como desenvolvedor Unreal?
A Epic Games te incentiva a ganhar mais. Desenvolva um jogo com o Unreal Engine e a Epic não cobrará royalties do que você faturar com a venda do jogo na Store. Isso significa 12% a mais de lucro nas suas vendas.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 80h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.