Torne-se um game artist com domínio completo das etapas de criação de conceitos, noções de negócios e gerenciamento de projetos. Crie suas próprias histórias, personagens e cenas com texturas e modelos 3D para trilhar uma carreira de sucesso no mundo dos games.

Curso online de

Profissão:
Game Artist

Gradiente
-50%
para os primeiros 20 alunos
Ellipse
ellipse
Para enriquecer o seu portfólio profissional
8 projetos
Consultoria especializada e assessoria em emprego
Centro de Carreiras
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Prática e mentoria
4 cursos em 15 meses com mais de 80 horas de aula
Formação completa

Game artist:
a profissão mais procurada nos jogos

Game
Design
Concept
Art
Modelagem
3D
Adobe
Photoshop
Controle
Caneta
Cubo
Adobe Photoshop

Games: o setor que mais cresce no mundo do entretenimento

posição do Brasil no ranking dos maiores países no mercado de games e líder entre os latino-americanos
ponto
13º lugar
projeção da receita que o mercado de games no Brasil deve atingir em 2021
ponto
US$ 2,3 bilhões
crescimento do mercado de jogos no Brasil de 2019 a 2021
ponto
163%
de criação no Brasil cheios de oportunidades (e ótimos salários) em que você pode trabalhar
ponto
+ 375 estúdios
Logo Netflix
Logo O2
Logo Blizzard
Logo Nintendo
Logo EA
Logo Capcom
Logo Disney
Logo Pixar
Logo DeamWorks
Logo WildLife

A busca por game artists está em alta nas grandes produtoras de games e filmes nacionais e internacionais

*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo
Para Game Artist
R$ 5.176/mês

Salário médio inicial

Podendo chegar a até R$ 18.000* de acordo com a região, carga horária e nível de competência.

Para quem este curso é indicado

Qualquer pessoa que queira criar jogos
Artistas Visuais e Designers
Desenvolvedores que queiram se tornar game artists
Aprenda a pesquisar, planejar e desenvolver um projeto de game mesmo sem nunca ter trabalhado com isso antes. Crie imagens 2D e modele em 3D a partir de pesquisas e atividades práticas para começar uma carreira como Game Artist
Explore os recursos de planejamento, criação e a condução de projetos de jogos, do início ao fim. Transforme seus conceitos em visuais 2D e 3D, e veja como interagir com equipes de desenvolvimento para crescer na área
Complete suas habilidades com recursos específicos para pesquisa, criação e desenvolvimento de games. Aprenda a trabalhar em todas as etapas do processo e explore um mercado vasto, versátil e promissor
Controle
Imagem
Imagem
Crie um documento completo para produzir seu próprio jogo, entenda as ferramentas utilizadas na criação de personagens, enredos, regras, objetivos, sistema de pontuação, recompensas etc
Descubra técnicas no mapeamento de texturas, incluindo mapeamento UVW. Entenda como fazer texturas procedurais no Blender e pintá-las no Substance Painter
Aprenda fotobashing e outras técnicas para economizar tempo com a preparação de esboços para seus objetos 2D
A partir do GDD, desenvolva conceitos visuais e sonoros para os diversos ambientes do seu jogo
Game Design Document (GDD)
Conceitos e cenários
Imagens e gráficos 2D
Cores e texturas
Aprenda a usar ferramentas que agilizem a criação de uma base 3D para os seus projetos. Crie métodos para modelar personagens, paisagens, elementos arquitetônicos e adereços
Aprimore sua habilidade de dar vida aos personagens por meio de gestos e posturas. Crie o personagem e suas variações levando em conta o nível de um jogo e texturas
Acting: personagem e variações
Modelagem 3D
certificado
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
8 projetos para seu portfólio
1.
Game Design Document
2.
Classe de personagens 3D
3.
Cena 3D
4.
Modelo de adereço 3D
5.
Duas texturas para modelos 3D
6.
Dois modelos 3D para games
Utilize recursos do Photoshop para refinar o estilo visual das peças, realize restaurações conceituais de geometria, estudo de câmera e enquadramento para melhor finalização
Gerencie o pipeline completo de Game Design e entenda o papel de cada profissional (artistas e programadores) na sua equipe
Gestão de projeto e equipe
Photoshop e objetos poligonais
ponto
ponto

Nossos professores

Sandro Morishita
Sandro possui mais de 10 anos de experiência como Game Designer e já passou por diversas produtoras do mercado de games, como Ubisoft, Glu mobile, Dreams on Demand, Aplay Studios. Você certamente já jogou algum game produzido por ele. Sandro trabalhou em projetos para diversas plataformas, como “Michael Jackson: The Experience (DS e PSP)”, Tim Burton (VR), Vigilante Ranger (VR), Tiny Force (iOS e Android), Tiny Force Deluxe (PC), entre outros.
Décio Júnior
Ilustrador e concept artist com mais de 10 anos de experiência, Décio Junior começou a carreira colorindo jogos de tabuleiro. Como freelancer, já trabalhou para estúdios nacionais e internacionais como Wild Life, Tapps Games, Fantasy Flight Games, Dire Wolf Digital, Immutable, entre outros. É palestrante sobre o mercado de games e também professor de pintura digital
Daniel Rivers
Daniel atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory, que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia
Luiz Lima
Designer gráfico e professor há 10 anos, Luiz é certificado em Adobe Photoshop e After Effects, e ensina também computação gráfica e animação. Além de especialista em pós-produção para o audiovisual, é também desenvolvedor Front-end. Atualmente é tutor na EBAC e criador de conteúdo no segmento de jogos, com um canal na plataforma Twitch.
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Program Manager na Kokku
Lead 2D Artist na Puga Studios
Artista 3D
Adobe Certified Expert e Tutor na EBAC
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As videoaulas são separadas em 79 módulos para facilitar o aprendizado.
O aluno assiste quando e onde quiser - e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.

Programa do curso

Curso 1
Game Designer

Parte 1 - Introdução ao mercado de jogos
Uma imersão no universo dos Games, passando por dados de jogadores no Brasil e no mundo, oportunidades de mercado, as maiores empresas, produções independentes, os principais eventos de games do país e muito mais.

  • Introdução ao Game Design
  • Visão geral do projeto e do produto
  • Público-alvo e plataformas
Parte 2 - Produção
Compreenda o desenvolvimento do jogo e o ciclo de lançamento.

  • Pré-Alfa, Protótipo e Feedbacks
  • Desenvolvimento e Balanceamento da versão Alpha
  • Versão Beta: do início ao fim
  • Polimento e versão final do Jogo
Parte 3 - Jogabilidade e mecânica
Aprenda sobre a estrutura de um jogo passando, ponto a ponto, por todas as fases do jogo, tais como: desafios, recompensas, regras, personagens, motivação do jogador, fluxo do jogo, controles do sistema, mecanismos do jogo e prototipagem.

  • OCR e 3Cs
  • Regras e Diretrizes
  • Fluxo
  • Sistema e protótipo
  • Mecânica
Parte 4 - Design de níveis e narrativa
Passe por todos os níveis de design necessários para a produção de um jogo, incluindo o design aplicado aos níveis de dificuldade, progressão do jogo, pontuação, entre outros.
Aprenda a usar a narrativa com foco na jogabilidade, além do conceito de arte aplicado a jogos e animações.

  • Nível tutorial
  • Power-ups
  • Níveis de dificuldade
  • Equilíbrio
  • História e Narrativa
  • Conceito de arte
Parte 5 - UX, IU e programação
Aplique os conceitos de UX e UI para planejar telas do jogo, menu, sistema visual, status do jogo e o que for necessário para que o jogador tenha a melhor experiência, incluindo trilha e efeitos sonoros. Entenda como essas informações são aplicadas à programação, com dicas de engenharia de jogos e especificações técnicas, bem como testes, tutoriais e correção de erros.

  • UI / UX
  • Programação
  • Música e SFXs (efeitos sonoros)
Parte 6 - Garantia de Qualidade
Entenda as responsabilidades do Game Designer na organização de uma série de informações que serão compartilhadas, via Game Design Document (GDD), com outras áreas do estúdio.

  • Teste de jogo
  • Correções de bugs
  • Polimento
  • Tutorial
Parte 7 - Softskills
Para que o projeto seja executado corretamente, é importante trabalhar as competências que você aprenderá neste módulo: liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, resiliência, como trabalhar com prazos apertados, dar e receber feedbacks.

  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Flexibilidade
Parte 8 - Projeto Autoral
É chegado o momento de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores para realizar seu trabalho final, criando o seu próprio Game Design Document (GDD).

  • Criação de seu próprio GDD
  • Apresentando seu trabalho

Curso 2
Concept Art

Parte 1 - Introdução: Concept Art
Aprenda sobre a profissão de concept artist e as perspectivas de carreira. Conheça o processo de produção de concept art e principais referências para começar a desenvolver seu próprio estilo.

  • O que é um Concept Artist?
  • Mercado
  • Etapas de Produção e Responsabilidades
  • Estilos
  • Biblioteca Visual

Atividades: Crie um mapa de influência de concept art.
Parte 2 - Fundamentos do desenho
Desenvolva objetos, personagens e cenários com 1, 2 ou 3 pontos de vista. Aprenda os fundamentos da anatomia humana e aplique no desenho de gestos e posicionamento de personagem no espaço (desenho estrutural). Descubra e pratique os princípios de cores, luz e sombra.

  • Perspectiva: Transferência de medidas e perspectiva atmosférica
  • Desenho Gestual
  • Desenho estrutural, simplificação do corpo humano e desenho de figuras
  • Luz e Cor

Atividades: Crie boards de perspectiva, boards de sessões de desenho gestual e de desenhos estruturais. Analise uma anatomia, aplique luz em grayscale e em cores.
Parte 3 - Personagens, Composições e Ambientes
Aprenda os princípios de composição e a técnica de fotobashing para mesclar fotografias ou recursos 3D enquanto pinta e compõe em uma imagem finalizada. Desenhe diferentes elementos para personagens e ambientes.

  • Composição, princípios básicos, planos e regras de composição
  • Photobashing vs Matte Painting
  • Photobahsing para personagens, props e cenários
  • Pintando personagens
  • Pintando ambientes (ambiente Interno vs. externo)

Atividades: Analise composições, produza imagens utilizando photobashing, pinte um dos personagens fornecidos no briefing e produza 3 sketches de cenários.
Parte 4 - Criando novos conceitos: metodologia e técnicas
Utilize o conhecimento de formas, as técnicas de design, esquemas cromáticos e padrões de comportamento para criar um design interessante.

  • Linguagem da forma e psicologia das formas
  • Fundamentos de design
  • Teoria cromática
  • Storytelling e arquétipos

Atividades: Crie designs de props ou personagens conforme o briefing do professor. Crie variações de paleta de cores e diferentes versões de ênfase.
Parte 5 - Introdução ao 3D (Blender)
Aprenda sobre 3D renderizado, o por quê de utilizarmos o Blender e quais as suas funcionalidades. Conheça o básico da interface e faça a modelagem básica.

  • 3D para pré-produção
  • Blander Interface
  • Modelando formas simples
  • Ferramentas auxiliares
  • 3D para o 2D
  • Materiais e Iluminação

Atividade: Crie blocagem 3D para objetos básicos.
Parte 6 - Gerenciamento de projeto e portfólio
Chegou a hora de aplicar seu conhecimento para criar diversos projetos e aprender a organizar um portfólio.

  • Pipeline do projeto
  • O projeto final - World Building: ambiente, locais, personagens, props
  • Como criar o seu portfólio

Atividades: Crie seu portfólio e os assets com base no Game Design Document.

Curso 3
Photoshop

Parte 1 - Introdução ao Photoshop
Um mergulho nas inúmeras possibilidades de criação com o Photoshop. Descubra os principais conceitos de formatos de imagem e criação de filtros.

  • Compreenda a importância do Photoshop para o mercado
  • Conheça a Adobe e as variantes de softwares existentes
  • Crie e edite fotos com o uso de filtros
Atividade: Crie um filtro para ser usado em qualquer fotografia.
Parte 2 - Seleção, composição e efeitos
Aprenda a usar as ferramentas de design para criar uma composição visual.

  • Crie composições básicas e compreenda os conceitos de camadas
  • Conheça as principais ferramentas para selecionar e refinar uma imagem
Atividade: Crie uma composição por colagem.
Parte 3 - Brush e Ilustração
Descubra as principais técnicas e ferramentas de desenho e ilustração.

  • Construa artes realistas, em pixel art e estilizadas, usando as ferramentas de pintura do Photoshop
Atividade: Desenvolva assets para games ou vídeo.
Parte 4 - Conhecimento além do básico: vetores e arte finalização
Conheça as técnicas utilizadas na preparação de interfaces de aplicativos.

  • Compreenda sobre as ferramentas vetoriais dentro do Photoshop e suas aplicações
  • Entenda como construir uma interface de aplicativo na ferramenta e como utilizar a ferramenta para finalização de ilustração
Atividade: Crie uma interface de um aplicativo.
Parte 5 - Retoque e filtros
Saiba como aprimorar fotos em nível profissional.

  • Realize tratamento de imagens utilizando filtros e ferramentas de retoque
Atividade: Edite uma fotografia para estúdio.
Parte 6 - Animações, vídeos e automações
Conheça diferentes técnicas para criar animações e ainda veja dicas de como otimizar a produção dos seus projetos.

  • Entenda como criar uma animação frame by frame
  • Crie animações por timeline
  • Automatize processos e customize a sua área de trabalho
Atividade: Crie um sprite animado para game.

Curso 4
Modelagem 3D do Zero

Parte 1 - Fundamentos da modelagem 3D
Você vai mergulhar no universo tridimensional com exercícios focados em modelagens de peças 3Ds básicas de baixa e média complexidade. Desde o início, você já irá praticar com modelagem poligonal de objetos inorgânicos.

  • Noções básicas de modelagem 3D
  • Modelagem de objeto 3D
  • Toques finais de modelagem
  • Introdução aos UVs
  • Desembrulhando o modelo
  • Conjuntos UVs
Software: Blender

Atividade: Modelagem poligonal de diversos objetos básicos e simples, blocagem e finalização. Abertura de malha com a técnica de projeção e pelting. Separação de materiais e organização de layout de UVs por materiais.
Parte 2 - Mapas e texturas
Conheça diferentes técnicas para realizar a texturização de peças e como escolher a melhor opção de acordo com cada necessidade, como cores, brilhos, reflexos e sombras, entre outras.

  • Mapas e Texturas
  • Pintura de textura
  • Canais e mapas compactados
  • Exportação de mapas organizados por material
Software: Substance Painter

Atividade: Pintura de mapa por mapa em cada material, aplicando brilhos, cores, reflexos e outros. Exportação e separação de mapas por massas.
Parte 3 - Configuração de cena
Aprenda o essencial para preparar uma cena e tirar fotos profissionais do modelo, como cenário, iluminação e outros parâmetros técnicos.

  • Configuração de renderização
  • Iluminação
Software: Marmoset Toolbag

Atividade: Administração de arquivos 3D para importação em cena para renderizar com estudos de composição. Aplicação de luzes em locais e ângulos adequados.

Parte 4 - Finalização
Saiba como finalizar modelagem 3D utilizando uma ferramenta de renderização, com tratamento específico e realista da peça, incluindo efeitos de câmera e fotografia.

  • Renderização, câmera e fotos
  • Renderização de detalhamento
Softwares: Marmoset Toolbag e Photoshop

Atividade: Criação de câmeras, estudo de enquadramentos, personalização de fundos e renderização. Manipulação de imagens para a melhor apresentação pública do processo de trabalho.
Parte 5 - Portfólio
Aprenda a gerar imagens de progresso do seu trabalho para tornar o seu portfólio mais atraente para o mercado.

  • Introdução à plataforma do ArtStation
  • Upload das imagens do projeto, edição de legenda e thumbs
Atividade: Criação do seu portfólio no ArtStation.

Projetos dos professores:

Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Seu currículo no futuro

R$ 5.176/mes*
Salário mensal:
Habilidades
Seu nome
Game Artist júnior
*Ref. Glassdoor.com para a grande São Paulo
certificado
Certificado pela EBAC
ponto
Desenvolvimento de Game Design Document
ponto
Criação de enredo, personagens, cenários, conceitos visuais, sonoros e ambientes
ponto
Domínio de recursos 3D / 2D
ponto
Texturização e modelagem 3D / 2D
ponto
Gestão de projeto e equipes
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis

1 mês de curso de inglês

Grátis
Logotipo English First

Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na preparação do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn
ponto
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação
ponto
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais
ponto
Casos de projetos finais preparados por empresas reais
ponto

Ekaterina Lukianova

Head do Centro de Carreiras

"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"

Início:
Restam:
...
11 vagas
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Investimento

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Preço com desconto
R$ 3.299,50
12x de
R$ 274,96
sem juros no cartão
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Preço original
R$ 6.599
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Parcele no boleto. Entrada + 24x de
R$ 160,17
Valor total em 24X
R$ 4.174,03
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
Entrada: R$ 329,95. Valor total em 24x: R$ 4.174,03. O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF dependendo do meio de pagamento e data de contratação escolhidos.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+15 000
+40

Perguntas frequentes

Eu nunca trabalhei com criação de games. Vou conseguir acompanhar as aulas?
Claro! O curso foi desenvolvido para que você aprenda os recursos de todas estas habilidades a partir do nível mais básico. O objetivo é que você saia deste curso dominando as principais ferramentas com conhecimento extra para criar os primeiros projetos profissionais.
Onde posso trabalhar depois de fazer o curso?
Você terá um panorama geral da profissão e estará hábil a trabalhar na indústria de games, animação, filmes e séries.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 80 horas de aulas, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
Quais programas eu devo baixar?
As atividades são realizadas no Blender, Adobe Photoshop, Substance Painter e Marmoset Toolbag. Se você for estudante, pode adquirir algumas licenças com desconto, verifique as orientações de cada programa. Para melhor aproveitamento dos softwares, recomendamos adquirir a versão mais recente de cada um deles.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.