Como atrair clientes sendo um profissional autônomo: 7 ideias

Última atualização
07 maio 2024
Tempo de leitura
6 min
Como atrair clientes sendo um profissional autônomo

Descubra ideias práticas para atrair clientes sendo um profissional independente.

Marketing Digital

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Em uma empresa, a tarefa de conseguir novos clientes é atribuída a vários departamentos, envolvendo equipes inteiras no processo. Como autônomo, você precisa se encarregar de fazer isso por conta própria, já que não conta com uma equipe de marketing ou de vendas que possa apoiar você. Pode ser algo difícil, especialmente no início. Para ajudar você, neste artigo daremos algumas ideias sobre como atrair clientes.

Como conseguir clientes sendo um profissional autônomo

Fonte: Unsplash

1. Invista em sua marca pessoal

Ser autônomo significa desenvolver sua marca pessoal. Neste caso, é indispensável investir na maneira como as pessoas veem você. Pense em seus pontos fortes e crie uma estratégia de marketing para se promover.

Conselhos:

  • Segmente seu público e chegue até ele com uma proposta de valor. Você pode promovê-la investindo em publicidade assertiva. Use o Google Ads para chegar ao seu público no motor de busca. Essa é uma boa estratégia de como atrair clientes.
  • Crie um website, blog ou perfil nas redes sociais que dê a visibilidade necessária ao seu trabalho, e gere conteúdo nas plataformas que você escolher. É importante que você se mantenha ativo e interaja com a sua audiência, já que são seus clientes potenciais.
Invista em sua marca pessoal

Fonte: Unsplash​​​​

2. Aproveite as recomendações “boca a boca”

Não existe melhor publicidade do que um cliente satisfeito, por isso é importante que você ofereça ao cliente o melhor tratamento, desde a oferta até o serviço pós-venda.

Conselho:

  • Cuide da relação com seus clientes e mantenha-se em contato com eles. Crie estratégias de lealdade oferecendo bônus e enviando mensagens de parabéns no aniversário. Entre em contato assim que o produto ou serviço tiver sido entregue para conhecer a opinião deles sobre a experiência que tiveram com você.

3. Faça networking

Dizem que é melhor ter amigos do que dinheiro. Na área de negócios seria “é melhor ter contatos”. A maneira mais eficaz de conseguir contatos – e, consequentemente, de como atrair mais clientes – é participando de eventos sociais e profissionais. O contato cara a cara e uma boa conversa continuam sendo a melhor forma de se fazer conhecer e conseguir uma futura relação laboral.

Conselhos:

  • Participe de meetups, eventos especializados, feiras e conferências. Eles permitem fazer contato com pessoas que estão interessadas no mesmo que você para negociar uma colaboração ou oferecer-lhes uma solução com seu produto ou serviço no futuro.
  • É importante que você aproveite esses eventos para agendar reuniões com seus novos conhecidos. Você pode até fazer convites via Google Calendar lá mesmo.
  • Evite “se vender” de forma desesperada, dê prioridade à pessoa com a qual está falando, mostre seu interesse por ela e suas necessidades; deste modo, a conexão se estabelecerá de maneira mais fácil.

4. Utilize espaços de coworking

O trabalho a distância se tornou comum para profissionais de TI, marketing e design. No entanto, para muitos, é um esforço se concentrar se estiverem em casa, o que popularizou a ideia de se transferir aos entornos de trabalho colaborativo. Aproveite as oportunidades que esses espaços oferecem, porque nunca se sabe se o diretor de marketing com quem você tratou de fazer contato ao longo de uma semana vai sentar ao seu lado. Essa também pode ser uma estratégia de como atrair clientes.

Conselho:

  • Conheça bem os representantes de startups ou PMEs (pequenas e médias empresas) e os freelancers que visitam o coworking regularmente. Avalie se eles poderiam ser seus clientes potenciais ou se você poderia prestar alguma colaboração a eles que ajudasse você a chegar aos seus clientes potenciais.
Utilize espaços de coworking

Fonte: Unsplash

5. Atualize o seu perfil de LinkedIn

O LinkedIn é considerado uma rede social profissional. As marcas usam a rede cada vez mais, não apenas para buscar candidatos e integrá-los às suas equipes de trabalho, mas também para contratar especialistas freelancers e terceirizar alguns processos.

Conselhos:

  • Escolha a sua foto de perfil com cuidado, já que ela deve projetar uma imagem profissional, gerando confiança e atraindo clientes.
  • Mantenha a sua informação pessoal e profissional atualizada: os perfis sem publicações recentes parecem inativos e abandonados.
  • Faça contato com seus antigos clientes e peça a eles que deixem recomendações que possam respaldar a qualidade dos seus serviços.

6. Transforme-se em um especialista convidado

Ser um especialista reconhecido em algum assunto dará a você uma vantagem automática sobre outros profissionais. Escreva artigos sobre um tema no qual você seja especializado, conceda entrevistas ou participe em conferências para alcançar o reconhecimento profissional.

Conselhos:

  • Se você já tiver artigos de pesquisas escritos, entre em contato com meios especializados para que os mesmos sejam publicados.
  • Você também pode contatar bloggers ou plataformas web para oferecer colaborações: você fornece o conteúdo e eles publicam. Você pode fazer vídeos, fotografias e podcasts, entre outros conteúdos.
  • Interaja com comunidades de usuários de recursos web respondendo dúvidas sobre o tema no qual você se especializou.
Transforme-se em um especialista convidado

Fonte: Unsplash

7. Consiga clientes nas redes sociais

As novas ferramentas digitais permitem segmentar o público de maneira precisa segundo seus interesses e necessidades. Use as redes sociais para direcionar a sua publicidade exclusivamente para as pessoas que você considera seus clientes potenciais.

Conselhos:

  • Atraia seu público-alvo mostrando um conteúdo de qualidade. Incorpore vídeos ou reels segundo as tendências no Instagram para aumentar o alcance de sua publicação.
  • Crie desenhos profissionais para as suas campanhas nas redes sociais no Canva e use CapCut para editar vídeos.
  • Analise as estatísticas para comprovar que você está segmentando adequadamente os clientes e que as suas publicações estão recebendo as reações desejadas. AdEspresso é uma ferramenta que ajuda a analisar os dados de suas campanhas em redes sociais.

Uma grande oportunidade

Agora existem múltiplas opções para você se especializar como profissional autônomo e trabalhar na área que mais gosta, seja marketing, design, programação ou gaming.

O primeiro passo para a carreira dos seus sonhos é adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias, base com a qual ajudamos você na EBAC. Respeitamos o seu tempo e por isso desenvolvemos cursos de curta duração com um foco prático desde o início.

Os professores são profissionais que trabalham atualmente na área em que você quer se formar, e a visão deles está ancorada na realidade do mercado. Ao concluir o curso, você enriquecerá o seu portfólio com um certificado e um projeto final que poderá mostrar aos seus potenciais clientes. Ajudaremos você a criar um currículo e um perfil profissional para que você possa iniciar sua carreira como autônomo.

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Walter Lencina

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