Conheça fórmulas prontas para escrever uma boa carta formal.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda as principais técnicas de redação publicitária para capturar leitores e gerar maiores receitas para qualquer negócio. Desenvolva sua criatividade, crie conteúdos atrativos e escreva em diversos formatos. Prepare-se para se tornar um copywriter valorizado pelo mercado.
Motivos oficiais como a solicitação de um visto, a candidatura a um emprego ou um agradecimento a um funcionário por sua ajuda, exigem que você escreva uma carta formal. Escrevê-la pode parecer uma tarefa complicada se você não souber estruturar bem o texto, escolher as palavras adequadas e relevantes para o seu objetivo e seu destinatário. Neste texto, vamos te explicar quais elementos e padrões você tem que incorporar em sua carta formal para ser eficaz.
O que é uma carta formal e para que serve
A carta formal é um documento que é endereçado a uma entidade ou a uma pessoa com uma certa hierarquia. A intenção é que você comunique um fato de forma clara e precisa, por isso a carta deve ter uma estrutura específica.
As cartas formais podem ter vários objetivos:
- Expressar gratidão ou preocupações em um ambiente profissional.
- Fornecer informações oficiais, por exemplo, notificar todos os funcionários sobre uma folga (descanso) oficial.
- Fazer solicitações, por exemplo, de emprego, visto, direitos, etc.
A carta formal permite que você se comunique com uma pessoa que você, geralmente, não conhece. É por isso que a ênfase é colocada na escrita estruturada, na exposição clara das ideias, no uso de uma linguagem cordial, respeitosa e formal.
Partes de uma carta formal
Estruture sua carta com esses principais elementos:
- Destino. Aqui é importante que você coloque o nome da pessoa a quem a carta é endereçada, bem como seu cargo, departamento e endereço. Se você não tiver o nome da pessoa, você pode colocar “A quem interessar“.
- Data. Na data você deve incluir a cidade, o dia, o mês e o ano. Lembre-se que as datas podem variar. Se você olhar para os países da América Latina, é usado esse formato, mas se for um país de língua inglesa, como os Estados Unidos, o formato seria o mês, o dia e o ano.
- Saudação. Vai antes do assunto da carta e é redigida usando as fórmulas de cortesia e respeito, por exemplo:
- Tenho o prazer de vos escrever
- Receba meu cordial cumprimento
- Saudações
- Ilustre Sr./Sra
- Introdução ao tema. Estabelece por qual motivo você está escrevendo. O objetivo da carta também pode ser acompanhado de uma saudação. Por exemplo:
Entro em contato com o (a) sr. (sra), como reitor da universidade, com a intenção de informar formalmente que será concedida folga no dia 01/01/2023 ;
- Corpo da mensagem. Nesta parte você descreve o conteúdo da carta, usando linguagem formal, vocabulário variado, frases bem construídas e evitando a repetição de palavras.
- Conclusão. É usada para terminar a carta. Pode conter um pedido, um agradecimento ou um lembrete. Tenha cuidado para não incluir informações que possam ficar incompletas.
- Despedida. Despeça-se de forma simples, sem rebuscar demais a frase para tentar ser educado. Existem diferentes fórmulas para despedir-se. Veja os exemplos:
- Sem mais por ora. Fico à espera da sua resposta e lhe envio minhas cordiais saudações.
- De antemão, agradeço pelo tempo empregado em minha candidatura.
- Fico à espera de suas notícias e lhe envio minhas cordiais saudações.
- Assinatura. A assinatura inclui os dados de quem envia a carta e se responsabiliza por ela.
Como fazer uma carta formal
Escrever uma carta formal pode parecer difícil, mas o algoritmo certo tornará o processo mais fácil.
O primeiro passo é definir o objetivo da sua carta: você está escrevendo para se candidatar a uma vaga ou para agradecer a ajuda de alguém? Saber que tipo de resposta você está procurando irá ajudá-lo a determinar quantos detalhes e formalidades deverá incluir em sua carta.
Depois de ter uma ideia do motivo pelo qual você está escrevendo, crie um esboço que incorpore todas as informações relevantes e as distribua em ordem da mais importante para a menos importante. Isso estruturará seus pensamentos ao escrever a versão final e ajudará a evitar que suas ideias não sejam coerentes ou que sejam expressas de forma pouco clara. Certifique-se de que cada frase tenha seu próprio ponto e não se esqueça de detalhes relevantes como nomes ou datas.
Finalmente, corrija sua carta já finalizada várias vezes antes de enviá-la. Evite erros ortográficos, rasuras, borrões, fontes difíceis de ler e o uso de post scriptum (o popular PS), entre outros. Erros tipográficos podem fazer com que cartas bem escritas pareçam desleixadas e pouco profissionais.
Além disso, verifique a formatação. As margens devem ser sempre consistentes. Cada borda da folha deve ter 2,54 cm de margem, enquanto o tamanho e o tipo de fonte podem variar dependendo do contexto. Algumas recomendações são: Times New Roman, Arial, Calibri e Trebuchet MS.
Exemplo de carta formal
Fulano Beltrano
Cidade do México, 1º de janeiro de 2023
Caros senhores da empresa Y
Tenho o prazer de me dirigir ao (à) sr. (sra), com o objetivo de ingressar na vaga de (colocar o nome da vaga). Anexo meu Curriculum Vitae procurando ser incluído em seu banco de dados caso haja vaga na empresa.
Em relação a isso, possuo a experiência e os conhecimentos técnicos necessários para desenvolver as atividades descritas na vaga. Ademais, tenho um nível avançado de inglês, bem como manuseio de ferramentas computacionais.
Considero que poderia integrar-me adequadamente à vaga, uma vez que sou uma pessoa proativa com capacidade para fazer parte de uma equipe de profissionais, na qual se procura, permanentemente, alcançar valores sustentados na responsabilidade.
Agradeço a gentileza de sua atenção e aguardo seus comentários. Aproveito também esta oportunidade e deixo minhas cordiais saudações.
Fulano Beltrano.
Conclusão
Embora as cartas formais, à primeira vista, possam parecer intimidatórias, uma vez que você entende o que precisa ser incluído, é muito mais fácil escrevê-las corretamente. Com a prática vem a confiança: ao fazer várias cartas formais, você não terá mais problemas para criar essas peças de comunicação escritas quando for necessário.
Se você quer se candidatar a uma vaga, deve escrever uma carta formal assertiva, a fim de destacar seus conhecimentos técnicos. Na EBAC ajudamos você a aprofundar esse conhecimento, graças a diferentes carreiras e cursos online. Temos cursos de Design, Games, Programação e Dados, Marketing, Software e Moda, orientados por tutores profissionais. Eles fornecerão feedback individualizado para as atividades que você fará, no seu próprio ritmo durante o curso, e que o levarão a um crescimento sólido em sua carreira profissional.
Profissão: Copywriter
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda as principais técnicas de redação publicitária para capturar leitores e gerar maiores receitas para qualquer negócio. Desenvolva sua criatividade, crie conteúdos atrativos e escreva em diversos formatos. Prepare-se para se tornar um copywriter valorizado pelo mercado.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!