Como produzimos nossos cursos? Da seleção de tópicos e definição do programa de estudos ao lançamento

Última atualização
29 set 2023
Tempo de leitura
10 min

Entender o que está por trás do ensino pode te ajudar a fazer uma melhor escolha e optar por um curso mais alinhado aos seus objetivos.

Escolher um curso ou uma especialização pode ser uma tarefa bastante difícil. Hoje em dia, encontramos muitas escolas que oferecem cursos aparentemente similares, muitas vezes com tempo de conclusão e preços diferentes. Nesta situação, fazer uma má escolha pode ser um grande desperdício de tempo e esforços para você.

Portanto, antes de escolher um curso, você deve decidir quais características são importantes para você e avaliar os cursos que se baseiam nelas. Seriam as tarefas e práticas mais importantes para você, ou o currículo dos professores?

Atualmente nós temos mais de 100 cursos em 7 áreas de estudos diferentes. Todos eles criados cuidadosamente com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Conversamos com Ekaterina Lukianova, nossa Head de Business Development e Novos Cursos, e ela revelou o “por trás das câmeras” dos nossos cursos.

Análise de tendências e demandas do mercado de trabalho

Antes de definir uma área de estudo ou um tema para um novo curso, nosso time de Business Development realiza alguns estudos de mercado em busca de tendências e demandas reais das áreas.

Nesta fase é importante analisar os diferentes tipos de tendência que surgem no mercado, a fim de compreender e projetar qual será a relevância de determinados temas em um futuro próximo. Ekaterina pontua que há anos falamos sobre marketing no Instagram, por exemplo, e o assunto não perdeu sua relevância. Em contrapartida, há alguns meses especulou-se muito sobre novas tendências de marketing com a chegada da nova rede social Clubhouse, mas atualmente já não é mais uma plataforma tão relevante.

Fonte: Unsplash

Durante o período de estudo de mercado, também é levada em consideração a opinião e os insights de gestores, profissionais e especialistas que atuam em diferentes segmentos e vivenciam as mudanças em suas rotinas.

Como exemplo temos a análise do mercado de games, um dos que mais cresce no mundo todo e o Brasil não é exceção. Segundo a Comscore, consultoria especializada na medição de audiência, já nas primeiras semanas de pandemia, em março de 2020, o Brasil registrou um crescimento de 20% nas compras do setor de games. Com isso, a demanda por profissionais nas desenvolvedoras cresceu, ficando evidente a falta de mão de obra qualificada para o setor.

“Além de gigantes globais, como Sony e Microsoft, cujo faturamento relacionado aos games mais que dobrou nos últimos anos, estamos de olho nas empresas brasileiras, tais como a WildLife, Tapps Games, Fanatee, entre outros. Para mapear a demanda das empresas locais, analisamos desde vagas anunciadas por elas, até os currículos dos profissionais da área para identificar as principais tecnologias usadas” disse Ekaterina.

Durante essa pesquisa, também conversamos com os profissionais sêniores da área de games para sentir as necessidades e entender as tendências. O resultado se deu no lançamento dos cursos de Unreal e Unity, as principais tecnologias utilizadas nos games hoje em dia. Ekaterina conclui que, dessa forma, sentimos a nossa contribuição com a formação de futuros profissionais da área que, devido à expansão do mercado, certamente terão a oportunidade de brilhar. Estamos plantando uma sementinha de conhecimento hoje, para colher os frutos no futuro.

Selecionando profissionais reconhecidos para serem nossos professores

Finalizado o mapeamento de mercado e definido o tema do próximo curso a ser produzido, passamos para a seleção dos professores. Esse processo funciona quase como um procedimento de recrutamento e seleção, no qual há uma pesquisa por profissionais atuantes na área, que vivenciam o tema em seu dia a dia e que fazem parte de empresas importantes para seu setor.

Por exemplo, o curso de UI Design é ministrado por Thiago Barcelos, Staff Product Designer do Nubank. Se explorarmos outros cursos, veremos outros nomes influentes, como os premiados Irmãos Meirelles, a jornalista Cíntia Borsato, o Product Manager Fábio Mendonça (iFood), todos com mais de 10 anos de experiência em suas áreas, capazes de unir teoria e prática.

Dessa forma, a dinâmica e o conteúdo de estudo dos cursos leva em consideração o que de fato é necessário conhecer para atuar no mercado de trabalho, com um foco maior no aprendizado através da prática.

Além dos professores, cada curso conta também com tutores que, da mesma forma, são profissionais que atuam ativamente no mercado de trabalho. Usando o curso de UI Design ainda como exemplo, os alunos contam com o apoio de tutores como Guilherme Zaia, UX Designer Sênior no Carrefour Brasil, e Hugo Carvalho, Designer de Produto Sênior na Catho. Estes tutores ficarão responsáveis por avaliar o desempenho dos alunos através de suas tarefas, enviar feedbacks e auxiliar no desenvolvimento dos estudantes.

Imagem: como nosso tutor recebe e envia o feedback das tarefas em nossa plataforma.

Elaborando o programa de estudos e a estrutura do curso

Nossos cursos são divididos em módulos, cada módulo possui um tema central que é dividido em aulas. Sendo assim, a primeira missão dos professores selecionados é elaborar um rascunho de como seria a sequência de ensino do curso, parecido com o índice de um livro, que determinará o tema principal de cada módulo. É a partir deste “índice” que a estrutura e o programa de estudos serão montados.

Como os profissionais escolhidos conhecem muito bem as suas áreas de atuação, mas não costumam ter longa experiência como professores, nosso time de design instrucional, responsável por desenvolver o curso e facilitar o aprendizado do aluno, reúne-se com o novo educador para elaborar o programa com uma abordagem o mais clara e fácil de entender possível. Sendo assim, todo profissional que se torna um professor na EBAC passa por um processo de mentoria e alinhamento junto com nossa área educacional.

Entendemos que nosso público é diverso, com estudantes que também são profissionais que buscam por atualização ou especialização em sua área. Por isso, os programas possuem conteúdos introdutórios nos módulos iniciais e vão contemplando outros mais complexos e aprofundados no decorrer do seu desenvolvimento.

Os primeiros módulos são elaborados para transmitir os conhecimentos primordiais do tema. Eles funcionam como uma forma de revisão para quem já possui algum conhecimento prévio, ou como um conteúdo introdutório para quem está aprendendo pela primeira vez. É por este motivo que a maioria dos nossos cursos não necessita de conhecimento prévio da área, pois o nível de conhecimento dos módulos evolui junto com o desenvolvimento do curso.

Da metade do curso em diante, os módulos passam a ser mais aprofundados, com foco na especialização e profissionalização do aluno. Ao final do curso, o estudante deve entregar um trabalho de conclusão que contempla o aprendizado de todos os módulos.

Todos os cursos da EBAC são transmitidos em um formato “seriado”, ou seja, a cada semana que passa o aluno recebe o acesso a um novo módulo. Dessa forma, o aluno pode assistir ao conteúdo com tranquilidade, ter tempo para realizar a tarefa da semana e receber o feedback do seu tutor antes de iniciar o módulo seguinte.

Imagem: página de acesso ao módulo liberado da semana em nossa plataforma.

Como é o processo de produção dos cursos

Com a estrutura e programa de estudos já definidos, passamos para o processo de produção e gravação do material audiovisual do curso. Entendemos que um curso online precisa ser bastante atrativo e dinâmico para quem está assistindo, uma vez que o aluno geralmente está cercado por outros estímulos visuais que podem roubar sua atenção.

“Sabemos que o material de ensino precisa prender a atenção do aluno que está consumindo todo aquele conteúdo através de uma tela. Portanto, sempre levamos em consideração a temática do curso e buscamos fazer uma imersão no assunto. Por exemplo, nosso curso de história da arte possui cenas gravadas dentro do MASP (Museu de Arte de São Paulo), o curso de paisagismo tem passagens por viveiros e casas de campos”, relata Ekaterina. Essa é uma forma de fazer com que o aluno se envolva ao máximo com o tema, buscando sempre melhorar a compreensão e qualidade de aprendizado.

Fonte: Unsplash

Além da gravação das aulas, nessa etapa também acontece o desenvolvimento de todos os materiais necessários para o lançamento, como a landing page com todas as informações sobre curso e materiais de apoio a serem entregues ao aluno. Dessa forma, quando os primeiros módulos estiverem prontos para serem liberados aos alunos, todos os ítens necessários para divulgar o novo conteúdo também estarão disponíveis.

O processo de lançamento

Depois de todo o processo de pesquisas, planejamento e produção, finalmente chegamos à etapa de lançamento do material para o público. Como vimos, parte do projeto de lançamento começa a ser feito em paralelo à produção do curso. Dessa forma, a etapa de lançamento já conta com todos os insumos necessários para que os alunos possam iniciar os estudos.

Além disso, muitas vezes nossos lançamentos contam também com eventos gratuitos e ao vivo. Estes eventos podem ser demonstrações, workshops, webinars, masterclasses, intensivos e maratonas. Neles, participam professores, tutores ou profissionais da área falando sobre tópicos que envolvem o novo curso e tirando dúvidas do público.

Em algumas ocasiões realizamos o sorteio de bolsas de estudos para quem acompanha o evento ao vivo. Ainda, em determinados tipos de eventos, como alguns dos nossos workshops e maratonas, também oferecemos um certificado de participação para inscritos no evento.

Fonte: EBAC

Se você deseja participar de eventos futuros, ou deseja rever algum conteúdo já transmitido, é possível encontrar todos os nossos eventos online em nosso site, na página webinars.

Do início ao fim, todo o processo de criação e produção de um curso na EBAC tem como propósito tornar o ensino efetivo de uma maneira mais prática, atendendo às necessidades que o mercado de trabalho realmente procura. Pois, quando pensamos no futuro deste mercado, a ideia de possuir novas habilidades, ou aprimorar as que já possuímos, é um conceito que precisa estar sempre em mente. Você pode acessar todos cursos e navegar pelas diferentes áreas de estudos diretamente em nosso site, clicando aqui.

Página inicial / Carreira
Michele Lopes

O conteúdo

UI Design para Web e Mobile

Aprenda a propor soluções visuais criativas ao criar landing pages, e-mail marketing, páginas responsivas, aplicativos e websites completos com diferentes elementos de navegação e interface para que a experiência do usuário em multiplataformas seja excelente.

12x de
R$ 280,83
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.370
R$ 5.620
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
10 jan 2024
5 min
Como foi a Semana Preta da EBAC

Em parceria com a consultoria da Indique uma Preta, a EBAC promoveu ações internas e externas para falar sobre mercado de trabalho e negritude

10 jan 2024
5 min
24 dez 2023
10 min
EBAC realiza 2º Hackathon para estudantes

Em 48 horas, alunos de diversas áreas da EBAC tiveram que desenvolver uma solução para um problema da empresa de logística The Martin Brower.

24 dez 2023
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!