Como saber que profissão escolher: conselhos para você entender com o que quer trabalhar
Escolher a carreira certa vai ajudar você a ter sucesso profissional
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Projete diferentes produtos digitais como apps, sites e plataformas. Aprenda técnicas de design, UX, UI e métodos ágeis de gestão de produtos. Transforme a necessidade de usuários em soluções lucrativas e significativas. Torne-se um profissional fundamental no mercado digital.
Uma das decisões mais importantes na nossa vida é decidir qual carreira seguir. Escolher bem a sua profissão pode proporcionar uma autorrealização, já que você vai estudar o que interessa, trabalhar com o que dá satisfação e não vai passar pelo arrependimento de ter gastado seu tempo numa profissão que não gosta.
Escolher a carreira certa é algo que exige tempo; existem diferentes profissões e, se você não faz ideia do que quer fazer, descobrir não será tarefa fácil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cedaspy Professional School, cerca de 60% dos jovens estão indecisos a respeito de qual carreira seguir. Para não se tornar parte desse percentual, o melhor caminho é tomar uma decisão bem informada. Para isso, nós temos algumas dicas.
5 dicas para escolher uma profissão:
Autoconhecimento
Antes de escolher uma carreira, tente pensar sobre os seus interesses, habilidades, valores e aptidões. Pense nas seguintes questões:
- Quais são suas forças e fraquezas?
- Quais são seus principais valores?
- Quais são as características que definem você?
- Quais são seus interesses?
- O que o inspira?
- Como você vê seu futuro?
Se você teve dificuldade em responder essas perguntas, pode tentar pedir a opinião da sua família e amigos. Escutar a opinião de quem o conhece bem pode ajudá-lo a perceber qualidades que nem você sabia que tinha.
Saiba o seu tipo de personalidade. Este teste pode ajudar a identificar o tipo de inteligência que você possui e, de acordo com os resultados, pode recomendar diferentes carreiras:
- Inteligência interpessoal: antropologia, comunicação, direito, marketing, medicina, recursos humanos, sociologia.
- Inteligência intrapessoal: pedagogia, psicologia, trabalhos sociais.
- Inteligência espacial: arquitetura, artes plásticas, desenho, fotografia, publicidade.
- Inteligência musical: cinematografia, dança, engenharia de som, música, produção audiovisual.
- Inteligência naturalista: agronomia, biologia, biotecnologia, botânica, geografia, medicina, química, turismo, veterinária.
- Inteligência lógico-matemática: administração de empresas, ciências exatas, filosofia, informática, engenharia.
- Inteligência corporal-cinestésica: dança, educação física, fisioterapia.
- Inteligência linguística: ciências políticas, ciências humanas, jornalismo, publicidade, relações públicas.
Analise seu contexto
Leve em consideração o seu contexto social, econômico, cultural e familiar para tomar uma decisão realista e alcançar seus objetivos.
É possível que alguns dos seus parentes, amigos, vizinhos ou conhecidos tenham profissões interessantes. Tente lembrar se conhece alguém que sirva como modelo para seguir numa carreira.
Informe-se sobre profissões que busquem resolver problemas que você considere relevantes para a sociedade e que também queira ajudar a resolver.
Veja quais universidades, escolas ou instituições de ensino mais próximas de você podem contribuir para o seu desenvolvimento. Plataformas de ensino online, como a EBAC, oferecem cursos ao alcance de qualquer pessoa e são uma opção interessante na hora de escolher um caminho profissional, já que permitem que o aluno estude em qualquer hora e lugar.
Avalie bem suas opções
Faça uma lista para explorar todas as suas opções: inclua nela tanto as profissões que chamam a sua atenção quanto as que você não conhece muito bem; é bem possível que você encontre nelas um caminho novo e surpreendente.
Comece a pesquisar informações básicas de cada carreira e busque descrições de como é o dia a dia do trabalho: para isso, você pode olhar sites de orientação profissional ou redes sociais como o LinkedIn. Na hora que estiver pesquisando sobre as diferentes carreiras, pense nos seguintes critérios:
- Compatibilidade com a sua personalidade e estilo de vida
- Oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal
- Salário
- Carga horária
- Satisfação profissional
- Certificações exigidas
- Localização geográfica das empresas
- Mercado de trabalho
- Opiniões de família e amigos
Continue filtrando e eliminando opções de carreira que não pareçam convenientes, seja pela pouca demanda de profissionais, pela exigência de muito esforço, baixos salários ou habilidades exigidas que estejam fora do seu alcance.
Você também pode ampliar seu conhecimento conversando pessoalmente com profissionais de uma área que o interessa, procurando comunidades ou mentores nessa área e indo atrás de oportunidades práticas.
Planeje seu futuro
Depois de filtrar as carreiras, crie um plano de ação. Pense bem nos seus objetivos e necessidades, nos passos necessários para progredir e em possíveis obstáculos no seu caminho.
Comece com passos pequenos, tenha paciência e seja realista. O futuro que você imagina para a sua vida deve estar alinhado com a carreira que você escolher.
Tome uma decisão
Esse é o passo final e determinante. Depois de analisar as opções de carreira tendo em mente suas habilidades e aspirações, torne a pensar nas vantagens e desvantagens de cada profissão. Combine suas descobertas sobre sua personalidade com as informações que você obteve sobre cada profissão.
O que fazer quando ainda não sei que carreira seguir?
Dê tempo a o tempo. Pouca gente termina o ensino médio sabendo claramente o que quer estudar. Por ser uma decisão muito importante, ela não deve ser tomada às pressas.
Reflita. Continue pesquisando, aprendendo sobre os seus interesses e potenciais profissões.
Informe-se. Use as tendências do mercado de trabalho e profissões emergentes como guias, assista a entrevistas com profissionais e veja quais oportunidades existem no mercado.
Tire um ano sabático, se possível. Você pode viajar, fazer cursos livres, workshops, conseguir um estágio ou trabalho provisório, que o ajude a ganhar experiência e entender o que você quer para o seu futuro profissional.
Sua profissão vai definir seu futuro e é muito importante que você escolha com cuidado. Pense nas suas habilidades e interesses, pesquise sobre as profissões que chamam sua atenção, planeje seu futuro e tome uma decisão que esteja de acordo com seus objetivos e valores.
Profissão: Designer de Produtos Digitais
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Projete diferentes produtos digitais como apps, sites e plataformas. Aprenda técnicas de design, UX, UI e métodos ágeis de gestão de produtos. Transforme a necessidade de usuários em soluções lucrativas e significativas. Torne-se um profissional fundamental no mercado digital.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!