Gamers recomendam: esses são os melhores jogos da história

Última atualização
28 nov 2023
Tempo de leitura
10 min
Gamers recomendam

Conheça os 20 jogos de videogame que conquistaram milhões de consoles e corações.

De aventuras como Super Mario World até mundos abertos e expansivos como Minecraft, os games vêm criando experiências inesquecíveis para várias gerações, influenciando nossa cultura a nível global. Neste artigo, reunimos uma lista com os 20 jogos mais mencionados em resenhas feitas pelos próprios jogadores.

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG (do inglês role-playing game, em que os jogadores assumem o papel de personagens imaginários em um mundo fictício) de mundo aberto. Nesse tipo de jogo, as decisões do jogador afetam tanto o desenrolar da história quanto as interações com outros personagens.

Em The Witcher 3, você é Geralt de Rivia, um caçador profissional de monstros, que precisa encontrar sua filha adotiva. Se você ainda não jogou, está perdendo uma obra-prima.

Nota dos jogadores: 9.1/10

The Witcher 3: Wild Hunt

StarCraft

Plataformas como IGN, GameSpot e Metacritic consideraram StarCraft um dos títulos mais importantes do gênero RTS (Real Time Strategy ou Estratégia em Tempo Real).

Lançado em 1998, StarCraft tinha três raças únicas de personagens (Terran, Protoss e Zerg), cada qual com suas unidades, habilidades e estilos de jogo. Os Terran são humanos tecnologicamente avançados com unidades mecânicas e táticas de defesa; os Protoss são alienígenas com habilidades psíquicas, unidades protegidas por escudos e tecnologia avançada. Por fim, os Zerg são criaturas biológicas que preferem quantidade a qualidade e têm a habilidade de soterrar o inimigo com hordas e hordas de unidades.

Nota dos jogadores: 9.1/10

StarCraft

Super Mario World

Um dos jogos de plataforma mais conhecido, povoado por monstros simpáticos e pelo icônico herói bigodudo. Sua missão é abrir caminho, através de 96 fases diferentes, e resgatar a princesa Peach. Yoshi, um dinossauro fofinho, ajuda você a esmagar os inimigos.

Cada fase traz um novo desafio, com segredos, moedas e poderes especiais como capas voadoras e bolas de fogo para lançar.

Nota dos jogadores: 9.0/10

Super Mario World

Bloodborne

Monstros, mistérios e muita ação o esperam em cada esquina de Bloodborne. Segura firme na sua arma e vem enfrentar as trevas!

Nota dos jogadores: 9.0/10

Bloodborne

Diablo II

Em Diablo II, você adentra um mundo sombrio cheio de criaturas infernais, no papel de um tipo de personagem com habilidades únicas, como um necromante, uma amazona ou um druida. A mecânica do jogo o leva a uma jornada por diversos níveis e masmorras, onde você enfrenta inimigos cada vez mais difíceis.

O jogo é conhecido pelo seu sistema de loot aleatório, que faz com que cada partida seja nova e desafiadora. O objetivo é simples, mas complicado: você precisa derrotar o Diablo e outros grandes demônios que ameaçam o mundo.

Nota dos jogadores: 8.8/10

Diablo II

Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge

É um jogo cheio de piadas, enigmas e referências da cultura pop. Apesar do personagem principal, Guybrush Threepwood, querer ser um pirata, o verdadeiro objetivo do jogo é derrotar o malvado LeChuck. Todos esses elementos se unem em um dos melhores jogos que você pode jogar.

Nota dos jogadores: 8.8/10

Monkey Island 2: LeChuck's Revenge

Bioshock

Em Bioshock, você mergulha na cidade submarina de Rapture e joga como Jack, um sobrevivente de um acidente aéreo. Nesse ambiente misterioso, você enfrenta inimigos incomuns, como os Splicers e os icônicos Big Daddies. O jogo desafia você a explorar e descobrir a história por trás da cidade, enquanto adquire habilidades conhecidas como Plasmídeos, que permitem manipular fogo, eletricidade e mais. O objetivo é sobreviver, resolver enigmas e desvendar os segredos obscuros de Rapture.

Nota dos jogadores: 8.6/10

Bioshock

Yakuza 0

Em Yakuza 0, você vive como um mafioso japonês: entre brigas de rua, intrigas mortais e sessões de karaokê, o jogo oferece uma visão profunda do submundo do crime no Japão.

Nota dos jogadores: 8.6/10

Yakuza 0

Doom

O avô dos os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS – First-person Shooter), Doom continua sendo um exemplo perfeito de design (para a época) e ação frenética. No jogo, você assume o papel de um soldado espacial que deve lutar contra hordas de demônios em um ambiente infernal. O jogo foca na ação rápida e tática, testando seus reflexos e estratégias.

Nota dos jogadores: 8.5/10

Doom

Halo 3

Em Halo 3, você joga como o supersoldado Master Chief John-117 e defende a galáxia de extraterrestres. As grandes batalhas, os veículos alucinantes e a história envolvente tornam esse um dos jogos mais icônicos da história.

Nota dos jogadores: 8.2/10

Halo 3

Minecraft

Neste jogo, você é transportado para um mundo de blocos. Apesar de não ter uma história propriamente dita, o jogo oferece diferentes modos que dão ao jogador um propósito. No modo sobrevivência, o objetivo é coletar recursos e construir abrigos para sobreviver a criaturas hostis. No modo criativo, você tem acesso ilimitado a recursos e pode se concentrar em construir estruturas complexas ou paisagens. O objetivo final é utilizar todo o seu potencial criativo para criar uma aventura ou um mundo.

Nota dos jogadores: 8.2/10

Minecraft

God of War: Ragnarök

Kratos e seu filho Atreus voltam nesse jogo para continuar a épica jornada que começaram em God of War de 2018. A missão principal transporta você para diversas batalhas com o objetivo de evitar o apocalipse da mitologia nórdica, o famoso Ragnarök. Só que o jogo não é só de combate, ele também se aprofunda em temas como família, destino e deixar sua marca no mundo.

Nota dos jogadores: 8.0/10

God of War: Ragnarök

Rise of the Tomb Raider

A nova Lara Croft em Rise of the Tomb Raider é mais do que apenas uma aventureira, é uma personagem profunda, que enfrenta dilemas emocionais e morais. Uma trama emocional bem desenvolvida combinada com uma jogabilidade que equilibra ação e exploração tornam esse jogo uma das maiores referências no gênero de aventura.

Nota dos jogadores: 8.0/10

Rise of the Tomb Raider

SimCity 2000

Este jogo é um simulador urbano. Você pode planejar e controlar todos os aspectos de uma cidade como um gênio urbanista. Desde o sistema educacional até desastres naturais, sua decisão é lei.

Nota dos jogadores: 7.9/10

SimCity 2000

Resident Evil 4

Resident Evil 4 é um capítulo icônico da famosa série de games de horror e sobrevivência. No jogo, você assume o papel de Leon, lutando para realizar uma missão de resgate em um lugar ermo e assolado por zumbis e monstros. Com gráficos incríveis e momentos cheios de tensão e suspense, esse título conseguiu ressuscitar a franquia.

Nota dos jogadores: 7.7/10

Resident Evil 4

Street Fighter II

Desde os anos 90, essa série transforma os jogadores em mestres das artes marciais. O objetivo é derrotar o oponente em uma série de rodadas, usando uma combinação de movimentos ágeis e ataques especiais, como o famoso “Hadouken”.

Nota dos jogadores: 7.7/10

Street Fighter II

Pokémon Moon

Em Pokémon Moon, você é um treinador Pokémon na exótica região de Alola. O jogo o desafia a capturar e treinar Pokémon para participar de uma série de batalhas. Seu objetivo final é derrotar os melhores treinadores da região e conquistar a Liga Pokémon.

Nota dos jogadores: 7.6/10

Pokémon Moon

World of Warcraft

No mundo dos jogos MMO (Massively Multiplayer Online ou multiplayer massivo online), World of Warcraft é conhecido por seu rico universo de fantasia, Azeroth. O mundo é dividido em múltiplas regiões e reinos, cada um com sua própria história, cultura e ecossistema. O jogo oferece uma ampla variedade de classes de personagens e profissões que permitem aos jogadores personalizar a experiência de jogo em níveis muito específicos.

Nota dos jogadores: 7.4/10

World of Warcraft

Tetris

O Tetris é um jogo do tipo puzzle (quebra-cabeças), no qual você precisa encaixar blocos de diferentes formatos. A ideia é fechar linhas horizontais para eliminá-las e ganhar pontos. Aclamado no mundo todo, Tetris é um jogo que sobreviveu ao teste do tempo e se tornou um clássico, jogado por pessoas de todas as idades.

Nota dos jogadores: 7.3/10

Tetris

Mortal Kombat 11

A nova versão desse legendário jogo de batalha tem gráficos alucinantes, lutas táticas para todos os níveis de jogador e um enredo que daria um filme. Além disso, o jogo oferece narrativas individuais para cada personagem. E se você gosta de competir, Mortal Kombat tem uma comunidade de eSports bem forte.

Nota dos jogadores: 7.1/10

Mortal Kombat 11

Por que a gente gosta tanto de jogar videogame?

Os games têm muitas faces. Eles são ferramentas que podem nos ajudar em vários aspectos da vida, como:

  • Aprender. Os games nos permitem explorar diferentes culturas e histórias baseadas em fatos reais.
  • Aliviar o estresse. Os jogos podem ser uma ótima válvula de escape e nos faz relaxar e aliviar tensões, nos ajudando a lidar com o estresse do dia a dia.
  • Socializar. Facilitam nossa interação social, seja jogando pessoalmente com amigos ou conhecendo gente nova online.
  • Aumentar a criatividade. Eles nos permitem explorar mundos fantásticos e pensarmos em soluções engenhosas para todo tipo de desafio.
  • Superar adversários. Os games nos oferecem a oportunidade de competirmos contra outros jogadores, o que pode ser uma experiência bem gratificante e emocionante.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Muitos jogos online requerem coordenação e colaboração, o que nos ajuda a melhorar nossas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Desenvolver o pensamento crítico. Através de quebra-cabeças e labirintos, os games nos ensinam a tomar decisões estratégicas rapidamente.
  • Conectar gerações. Os jogos muitas vezes conseguem transpor a barreira da idade, criando experiências compartilhadas por diferentes gerações, fomentando o diálogo entre elas.

Os games são um reflexo da engenhosidade humana, da nossa capacidade de criar, conectar e entreter. Os melhores jogos se tornam ícones de uma arte em constante evolução, de um universo cheio de surpresas. Se você ainda não mergulhou de cabeça no mundo dos games, seja como jogador ou como criador, saiba que um mundo maravilhoso o espera.

***

Se você já sonhou em trabalhar com games, nosso curso online Profissão: Game Designer e Desenvolvedor Unity pode ser sua porta de entrada. O curso tem 15 meses de duração, com mais de 80 horas de vídeos e atividades práticas, que culminam em um projeto de desenvolvimento do seu próprio protótipo completo de. Você vai aprender a dominar o design, a programação em C# e a criação de cenários, trilhas e efeitos visuais.

Ah, e se você é um designer ou programador que deseja migrar para o desenvolvimento de jogos, esse curso é a ponte perfeita para traduzir as suas habilidades para a linguagem dos games.

Além disso, ao final do curso, você ainda obtém um certificado da EBAC para validar suas habilidades e se preparar para entrar nesse mercado que está em alta no mundo todo.

Página inicial / Games
Equipe EBAC

O conteúdo

Game Designer e Desenvolvedor Unity

Domine os princípios do game design (conceito, narrativa, planos, 2D e 3D) e da programação Unity para se tornar um desenvolvedor completo com as mesmas tecnologias que deram vida a Angry Birds, Call of Duty e tanto outros jogos. Crie seus próprios games com cenários, sons e efeitos visuais incríveis para ampliar suas oportunidades de carreira.

15 meses
12x de
R$ 447,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 5.370
R$ 8.950
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

22 fev 2024
11 min
Inteligência artificial nos games: como ela está sendo utilizada?

Saiba quais foram os impactos, positivos e negativos, do uso da IA no universo dos games até o momento.

22 fev 2024
11 min
11 out 2023
8 min
O que é realidade virtual?

Entenda o que é realidade virtual, como é possível criar uma experiência imersiva e onde essa tecnologia pode ser aplicada.

11 out 2023
8 min
23 ago 2023
9 min
As melhores frases de personagens de videogames que entraram para a história

Confira 42 frases de videogames para usar em diversas situações

23 ago 2023
9 min
04 jul 2023
7 min
O que faz um(a) desenvolvedor(a) de videogames e como ser um(a)?

Desenvolvedor(a) de videogames: descubra uma das profissões de maior êxito na atualidade.

04 jul 2023
7 min
03 abr 2023
11 min
O que é a Unreal Engine?

Essa ferramenta otimiza o desenvolvimento de jogos. Entenda a sua popularidade, como está o mercado para os profissionais que a dominam e receba dicas para começar a usá-la

03 abr 2023
11 min
O que é um desenvolvedor Unity e como se tornar um?

O Unity é um dos motores de jogo mais populares do mundo e os profissionais que trabalham com ele têm destaque

28 dez 2022
10 min