Hard skills: 10 exemplos de hard skills mais solicitadas
Saiba quais são as hard skills mais solicitadas, para que servem e como você pode desenvolvê- las.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Destaque-se em uma das carreiras mais promissoras do momento. Você aprenderá a produzir conteúdos envolventes para seus seguidores, a criar anúncios eficientes em diversas plataformas e a promover negócios, marcas e personalidades nas mídias sociais.
Ao longo da sua carreira profissional, você será avaliado principalmente por suas hard skills. Um informativo do LinkedIn revela as aptidões que têm mais demanda nas empresas: habilidades de cálculo, manuseio de equipamentos informáticos, habilidades de redação e gestão de linguagens de programação. Os conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação e experiência conformam nosso perfil profissional.
O que são as hard skills?
As habilidades técnicas, ou hard skills, indicam o quanto você está apto(a) para realizar um trabalho com sucesso. É um conjunto de capacidades técnicas que você desenvolve durante o seu aprendizado e experiência profissional.
Quando você procura um trabalho, compara as suas hard skills com os requisitos da vaga publicada pelo departamento de recursos humanos que, por sua vez, filtra os candidatos na etapa inicial.
Diferença entre hard skills e soft skills
O domínio das hard skills não garante que você vá conseguir uma vaga. Os recrutadores também avaliam as soft skills.
As habilidades comportamentais, ou soft skills, são características sociais e interpessoais. Nós as desenvolvemos ao longo da vida e, portanto, é preciso maior esforço para adquiri-las e melhorá- las.
As habilidades técnicas são adquiridas mediante estudos na universidade, programas de capacitação, cursos online, programas de certificação e capacitações de trabalho. Hard skills são mais fáceis de identificar e avaliar que soft skills, já que existem várias escalas.
Hard skills
- Incluem conhecimentos técnicos
- São verificáveis (títulos, certificados ou experiência profissional)
- Exemplos de hard skills são programação, idiomas, contabilidade, etc.
Soft skills
- São características pessoais
- Não se quantificam de maneira objetiva
- Seus exemplos são a liderança, dicção, entusiasmo, etc.
Para que servem em uma empresa?
A empresa que consegue identificar os candidatos com habilidades solicitadas é beneficiada pelo seguinte:
- Tem seus recursos otimizados. Se a sua equipe analisa a rentabilidade dos recursos, eliminando os gastos desnecessários, você pode distribuir seu orçamento para o desenvolvimento da sua marca. Além disso, os gerentes que sabem gerir e planejar o processo de trabalho aumentam o rendimento dos seus empregados, fazendo o máximo uso de seu tempo laboral.
- Diminui o tempo de execução das tarefas. Um especialista sabe como fazer um trabalho de alta qualidade em menos tempo.
- Melhora o problem solving. Se a sua equipe está segura de suas habilidades, enfrentará situações complexas em seu trabalho sem pânico e escolherá a melhor opção para resolvê-las.
Para aumentar a possibilidade da sua contratação e assinalar suas habilidades durante uma entrevista, lembre do seguinte:
- Estruture o relato sobre a sua experiência e formação para explicar como você chegou a ter as hard skills necessárias.
- Siga a estrutura narrativa: explique o problema, suas tarefas, ações e realizações.
- Indique suas habilidades técnicas, aquelas que estejam de acordo com os requisitos da posição em seu currículo.
- Leve o tempo que precisar para responder com segurança e clareza as perguntas técnicas relacionadas ao trabalho.
- Não hesite em fazer perguntas sobre a vaga.
As hard skills mais solicitadas
Para se desenvolver profissionalmente, o autodesenvolvimento é essencial. Se você está pensando quais habilidades técnicas adicionar ao seu portfólio, baseie-se na lista das mais procuradas:
- Habilidades analíticas: reunir, analisar e interpretar dados de pesquisas e gerir bases de dados. A maioria das profissões como análise de dados, contabilidade, administração de empresas, programação, engenharia e marketing exigem estas hard skills
- Habilidades avançadas em TI: aqui se incluem conhecimentos de linguagens de programação como HTML, CSS, JavaScript, manipulação de sistemas CRM e criação de protótipos. O mundo da engenharia, programação e desenvolvimento web não serviria sem estas habilidades.
- Conhecimentos básicos em computação: na época digital, a operação de Microsoft Office, Google Drive, correio eletrônico e redes sociais é um pré-requisito para ser contratado.
- Habilidades no atendimento ao cliente: personalização da oferta, conhecimento de produtos e serviços, e manuseio de dados. Todo o setor de vendas e serviços depende destas capacidades. Segundo um estudo da Salesforce Research, 89% dos consumidores retornam para comprar produtos da mesma marca se a compra tiver gerado uma experiência positiva de atendimento ao cliente.
- Habilidades de apresentação: a visualização clara dos dados permite identificar as tendências, analisar as métricas e elaborar estratégias bem-sucedidas.
- Gestão de equipes: o gerenciamento de pessoal requer habilidades de negociação, conhecimentos de contratação, finanças e logística.
- Gestão de projetos: os especialistas em planejamento estratégico podem realizar qualquer tipo de projeto graças às habilidades de modelação financeira, gerenciamento de orçamento e monitoramento de desempenho.
- Marketing: estar familiarizado com as bases de marketing é um valor agregado para qualquer candidato, já que a finalidade das empresas é promover o reconhecimento da marca, conseguir clientes e aumentar as vendas. Os conhecimentos em SEO, SEM, Google Analytics, Search Console, Tag Manager, email marketing ou gestão de redes sociais farão você se destacar dos demais.
- Escrita: as hard skills de redação, edição e copywriting garantem uma comunicação eficaz e amigável tanto com o público como dentro de uma mesma empresa.
- Design: a operação de programas de redação e design como Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign, bem como a criação de projeções 3D ajuda a visualizar dados e elaborar a identidade gráfica de uma marca.
Como fortalecer as hard skills
O melhor caminho para melhorar suas habilidades técnicas é buscar um curso especializado.
Na EBAC, a plataforma educativa online, você pode se capacitar em áreas como Design, Gaming, Programação e Data, Software e Marketing. Temos programas profissionais que permitirão que você adquira um conjunto completo de hard skills correspondentes a uma carreira e cursos mais curtos que focam no ABC de uma hard skill concreta. Ao final de qualquer uma dessas capacitações, você receberá um certificado para demonstrar os conhecimentos adquiridos se decidir mudar de trabalho ou começar na área. O projeto profissional vai ajudar você a polir técnicas e tornará você mais competente. Graças ao feedback personalizado de tutores especializados, você conseguirá os conhecimentos necessários, obterá conselhos práticos e aprenderá de uma forma mais rápida.
Social Media Manager
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Destaque-se em uma das carreiras mais promissoras do momento. Você aprenderá a produzir conteúdos envolventes para seus seguidores, a criar anúncios eficientes em diversas plataformas e a promover negócios, marcas e personalidades nas mídias sociais.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!