Estruturas condicionais em JavaScript: como usar if e if else em JS
Neste artigo, explicaremos como as estruturas condicionais funcionam em JavaScript.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Torne-se um profissional completo capaz de trabalhar com habilidades de UX/UI e Front-end. Você vai aprender desde a criação da interface até a programação de produtos digitais. Aumente as suas chances de empregabilidade numa das áreas mais promissoras do mercado e se destaque como um Full Stack Designer.
Em vez de executar ações lineares, um programa, geralmente, tem que alterar a maneira como executa o código quando são cumpridas certas condições. Por exemplo, um jogo sempre continua enquanto o jogador tiver pelo menos uma vida. Se essa condição não é cumprida, o jogo termina. Para fazer com que os programas se comportem como desejado, os desenvolvedores de jogos usam estruturas condicionais em JavaScript. Neste artigo, vamos te contar o que são e como funcionam as estruturas condicionais if, if…else e switch.
O que são as estruturas if e if…else em JavaScript?
As sentenças if e if…else são estruturas de controle de fluxo usadas em JavaScript. O fluxo de código condicional permite escolher a instrução seguinte, dependendo da resposta ou resultado. Graças às estruturas if e if…else, o programa toma uma decisão de como executar o código quando é cumprida ou não uma condição necessária.
A estrutura if simples tem a seguinte sintaxe:
if (condição) { // bloco de código a ser executado se a condição for verdadeira }
If avalia a condição dentro dos parênteses () como uma expressão booleana: verdadeira ou falsa. Estas expressões são obtidas usando os operadores de comparação ==, ===, >, <, >=, <=, !==, !=. Se a condição for verdadeira (true), o código será executado dentro das chaves {}. Se a condição for falsa (false), o bloco de código será ignorado.
Se você quiser que seu programa tenha uma opção adicional de ação, adicione a palavra-chave else para executar outro bloco de código se a condição for falsa. A sintaxe da instrução será:
if (condição) { // bloco de código a ser executado se a condição for verdadeira } else { // bloco de código a ser executado se a condição for falsa }
Se houver mais de duas variantes, você poderá usar uma estrutura else if aninhada, especificando uma nova condição se a primeira condição for falsa.
if (condição 1) { // bloco de código a ser executado se a condição 1 for verdadeira } else if (condição 2) { // bloco de código a ser executado se a condição 1 for falsa a condição 2 for verdadeira } else { // bloco de código a ser executado se a condição 1 for falsa e a condição 2 for falsa }
Quando usar a estrutura switch?
A estrutura switch é uma alternativa a múltiplas estruturas condicionais aninhadas. Use-a para comparar algum valor com várias opções (cases) ao mesmo tempo e executar o trecho de código correspondente. Quando o programa atinge a indicação break, sai da estrutura switch. Se nenhuma coincidência for encontrada, é executada a cláusula predeterminada (default).
A estrutura switch tem a seguinte sintaxe:
switch(expressão) { case valor1: // bloco de código 1 break; case valor2: // bloco de código 2 break; default: // bloco de código 3 }
Operadores e estruturas if…else em JavaScript
Para criar condições compostas, você também pode usar os seguintes operadores:
- O operador lógico Y (&&) retorna true se ambas as condições forem verdadeiras e executa o bloco de código if. Caso contrário, o operador retornará false e será executado o código else.
- O operador lógico O (||) executa o código dentro da estrutura if se uma ou ambas as condições forem verdadeiras.
- O operador lógico NO (!) retorna o valor oposto: se um valor for verdadeiro, ele o tornará falso e vice-versa.
- O operador condicional ou ternário (?:) é composto por três partes e permite receber um valor dependendo da condição: (condição) ? valor1 : valor2. Se a condição for verdadeira, é retornado o valor entre o sinal de interrogação ? e dois pontos :. No caso da condição ser falsa, prossegue para o valor após :.
Embora, à primeira vista, as variantes com operadores apareçam de forma mais curta, não abuse delas. As estruturas if… else são mais óbvias e mais legíveis.
Exemplos
Agora vamos brincar com um exemplo de código. Usamos o método prompt() que mostra uma caixa de diálogo com uma mensagem. O retorno depende da entrada do usuário.
Você pode copiar este código e executá-lo aqui. Selecione a guia JavaScript, cole o código, pressione Run e divirta-se!
let senha = prompt ('Fale amigo e entre'); if (senha === 'amigo') { alert ('Oi'); } else { alert('Não te conheço'); throw "stop"; } // Conseguiu entrar? Decida para onde vai: let rota = prompt ('Escolha uma das três rotas'); switch (rota) { case '1': alert ('Você se perdeu na Floresta Negra'); throw "stop"; case '2': alert ('Você chegou à Montanha do Dragão'); break; case '3': alert ('Você foi comido por um troll'); throw "stop"; default: alert ('Melhor voltar para casa'); throw "stop"; } // Agora tome uma decisão séria: let escape = prompt ('Cuidado! O dragão acorda. Correr ou se esconder? ') if (escape === 'se esconder') { alert ('O dragão foi embora'); } else if (escape === 'correr') { alert ('Volte para casa agora'); } else { alert('O dragão te queimou'); } // Por fim veremos o resultado final: result = (escape === 'se esconder') ? alert('Você encontrou o tesouro!') : alert ('Tente outra vez!');
Se você sonha em desenvolver seu próprio game, você pode fazê-lo com JavaScript. Essa é uma das melhores linguagens de programação para começar a desenvolver jogos de navegador, bem como aplicativos móveis e de desktop.
Na EBAC recomendamos que você se inscreva no curso online Profissão: Full Stack Designer. Você vai conhecer todos os detalhes de como os aplicativos são feitos, aprenderá os fundamentos do JavaScript e sua sintaxe básica, trabalhará com as bibliotecas e frameworks mais populares.
O curso é composto por videoaulas e atividades práticas que você pode fazer no seu próprio ritmo, de qualquer lugar e com feedback individualizado dos tutores. Seu projeto final será criar um site e uma aplicação web do zero. Após a conclusão do curso, você receberá um certificado EBAC e terá acesso vitalício à plataforma.
Quer ter acesso a mais conteúdos da área de programação & dados? Então, confira os nossos próximos webinars! Eles acontecem de forma semanal e são ministrados por profissionais renomados. Neles, você vai ficar por dentro do que está em alta nessas áreas, além de receber dicas preciosas para exercer a sua profissão. Clique aqui e aproveite!
Profissão: Full Stack Designer
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Torne-se um profissional completo capaz de trabalhar com habilidades de UX/UI e Front-end. Você vai aprender desde a criação da interface até a programação de produtos digitais. Aumente as suas chances de empregabilidade numa das áreas mais promissoras do mercado e se destaque como um Full Stack Designer.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!