O que são a missão e a visão de uma empresa?

Última atualização
06 jul 2023
Tempo de leitura
8 min
Missão e Visão de uma empresa

Aprenda a diferenciar a missão e a visão de um negócio, conheça seus significados, importância e como desenvolvê-las.

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Uma de suas funções mais importantes, se você for gerente da sua marca, é elaborar um plano estratégico e vigiar seu cumprimento. Você deve especificar aonde quer chegar e como chegar até lá. A missão e a visão devem ser os pilares dos objetivos e as estratégias da sua empresa. Somente desse modo atribuirão valor a você.

O que é a missão de uma empresa e para que serve?

No sentido cotidiano, a missão é um objetivo e a maior motivação. Se você tiver a sua meta clara, é mais fácil encontrar a direção para ela e as ferramentas para consegui-la.

Se traduzirmos este conceito para o ambiente empresarial, podemos definir a missão como o propósito de uma empresa. Basicamente, é a razão pela qual uma marca foi criada, e explica como ela pretende beneficiar a sociedade com essa atividade. Ao ler a missão, devemos entender a filosofia da empresa.

É recomendável que a missão seja concisa e expresse o essencial da marca.

O que é a visão de uma empresa e para que serve?

A visão refere-se à capacidade de projetar uma ideia e é a maneira como a empresa percebe a si mesma no futuro.

A visão deve partir da missão e ser realista. A redação da visão costuma ser mais extensa porque explica como a empresa será vista no futuro.

É normal que a visão mude com o crescimento da marca: isso pode acontecer porque a meta inicial foi cumprida ou o mercado evoluiu. Nesse caso, a empresa fixará um novo objetivo, alinhado com as necessidades dos clientes e com os novos interesses dela.

Por que são importantes?

Declarar a visão e a missão da sua empresa permite:

  • expressar os valores da sua marca, seu produto ou serviço;
  • delimitar as suas metas e objetivos;
  • criar uma base sólida para implementar um plano de desenvolvimento estratégico eficaz e coerente;
  • definir o seu público-alvo e estabelecer o tom de voz adequado para se comunicar com ele;
  • ter mais ferramentas para analisar seus concorrentes e se diferenciar deles.

Fonte: Unsplash

Como redigir a missão de uma empresa?

Expresse a autenticidade da sua empresa a cada etapa de redação da sua missão:

Etapas e métodos

  • Autoanálise: avalie os valores da sua empresa, seu posicionamento em relação à concorrência, os objetivos financeiros e sua contribuição à sociedade.
  • Reflita: responda às seguintes perguntas e compare as respostas com o estado atual da sua marca:
    • Por que foi criada inicialmente?
    • Que produto ou serviço você oferece agora e qual é aquele que você gostaria de oferecer?
    • A qual público você quer direcionar o seu produto ou serviço?
    • De que maneira você quer se diferenciar no mercado?
  • Redação: comparando o contexto atual com o desejado, crie uma missão que expresse a essência da marca em poucas frases.
  • Comprove: a missão de uma empresa deve ser redigida da maneira mais clara e simples possível, para que tanto a equipe como os clientes possam entender, então peça a seus amigos, familiares e colegas que deem seus feedbacks.

Como criar a visão de uma empresa?

Para sedimentar suas ideias e não se perder em possíveis cenários de desenvolvimento, leve em conta os seguintes critérios para uma visão bem-sucedida:

  • Realista: embora a visão pretenda atingir um ideal, deve ser possível de realizar. Você pode estipular um tempo para alcançar seu objetivo: de modo geral, entre 5 e 10 anos.
  • Concisa: quanto mais definida e exata for a redação da sua visão, melhor a meta será entendida.
  • Motivadora: crie uma visão que seja memorável para a sua equipe de trabalho, assim ela poderá visualizá-la diariamente e sentir-se inspirada.
  • Alinhada com a missão: a visão deve projetar uma imagem coerente com o presente, complementar e expandir a missão. Relacione sua visão com os valores da sua marca, o público-alvo e o produto que você oferece.

Check-list para criar uma missão

Check-list para criar uma missão

Fonte: Unsplash

✔ Não use palavras complicadas; a missão deve ser entendida de cara, sem gerar dúvidas.

✔ Evite as redundâncias para não desviar a atenção da sua audiência.

✔ Leia novamente e corrija; a missão não deve ter nenhum erro ortográfico, já que isso pode prejudicar a credibilidade da empresa.

✔ Trate de não declarar objetivos tão genéricos como “fazer do mundo um lugar melhor” e “ajudar as pessoas e empresas”, já que isso gera desconfiança por perceber-se irreal.

✔ Cuide da coerência no tom de comunicação da sua marca para que ela não seja associada a outras empresas.

Exemplos inspiradores da missão e da visão

The Coca-Cola Company: o principal produto da empresa foi uma das bebidas mais vendidas em todo o mundo durante os séculos XX e XXI, graças a campanhas publicitárias que conseguiram posicionar a marca de maneira efetiva e fidelizar a sua audiência.

Coca-Cola

Fonte: Coca-Cola

Missão: “Refrescar o mundo. Marcar a diferença”.

Visão: “Marcas que cativam de forma sustentável por um futuro melhor para todos. Nossa visão é criar marcas e oferecer as bebidas que as pessoas desejam para refrescá-las em todos os sentidos. E fazer isso através de um negócio mais sustentável e construindo um futuro melhor para todos, que marque a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta”.

A missão da marca é concisa, memorável e chamativa: faz referência ao seu produto e é associada aos conceitos de alegria e felicidade.

Uma parte da visão é reforçar um plano de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, que inclui reduzir o uso de açúcar em suas bebidas, criar embalagens fáceis de reutilizar e reciclar para impulsionar a economia circular, investir na manutenção do equilíbrio hídrico e contribuir na redução das emissões de carbono.

Grupo Televisa: é um meio de comunicação mexicano que produz e transmite programas de televisão, rádio, filmes e revistas impressas, entre outros.

Missão: “Satisfazer as necessidades de entretenimento e informação de nossos públicos, cumprindo ao mesmo tempo com as nossas exigências de rentabilidade através dos mais altos padrões mundiais de qualidade, criatividade e responsabilidade social”.

Visão: “Ser o líder mundial da produção e distribuição de entretenimento e informação em língua hispânica”.

Em sua missão, a Televisa fala com seu público e esclarece a sua razão de ser como empresa. Sua visão é ambiciosa e está centrada em enfatizar seu segmento de mercado.

Lembre que:

A missão e a visão são os pilares para criar a sua marca. Através da missão, uma marca transmite sua filosofia e a sua contribuição para a sociedade, enquanto que sua visão traça seu caminho para o futuro. Ao desenvolver estes dois conceitos, você definirá seus objetivos, sua audiência e o impacto positivo que poderá conseguir globalmente. Isso dará a você as ferramentas necessárias para criar as estratégias que levarão a sua empresa ao sucesso.

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Walter Lencina

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